Categoria: Política
NADA VAI MUDAR, TUDO VAI MUDAR
O ex-primeiro-ministro angolano, Marcolino Moco, considerou hoje “muito interessante e de grande alcance” a iniciativa da UNITA de destituição do Presidente angolano, sobretudo em termos políticos, considerando que o pedido indica “aspectos muito graves” que se passam em Angola. m declarações à Lusa, Marcolino Moco diz que, “em termos políticos, não há dúvidas que é uma iniciativa muito interessante, pelo menos através desta atitude está a chamar-se a atenção para aspectos muito graves que se estão a passar no país por iniciativa do Presidente da República, João Lourenço”. Marcolino Moco…
LEIA MAISO ESTERTOR DOS CANIBAIS
O MPLA, partido no poder em Angola há 48 anos, acusou hoje a UNITA (o maior partido da oposição que o MPLA ainda permite) de ser “irresponsável” e de querer ascender ao poder “sem legitimação”, afirmando que os seus deputados vão tomar providências para impedir que o parlamento angolano seja instrumentalizado. ‘bureau’ político do MPLA fez baixar uma ordem superior e chamou hoje a imprensa para a leitura de uma declaração, democraticamente sem direito a perguntas, um dia depois de a UNITA, ter anunciado que vai apresentar na Assembleia Nacional…
LEIA MAISLUDMILA DANGE, O ÁS DE TRUNFO!
Angola tem até ao próximo ano para mostrar que está a seguir as recomendações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) e evitar entrar na lista “cinzenta” com consequências no acesso a divisas e transacções financeiras. ara Ludmila Dange é uma corrida contra o tempo. A administradora executiva da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), órgão de regulação, apresentou hoje em Luanda as linhas gerais do relatório preliminar de avaliação do GAFI, concluído no passado mês de Junho, e o plano de acção de Angola para implementar as recomendações dos…
LEIA MAISPROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Em conferência de imprensa, o Grupo Parlamentar da UNITA revelou hoje uma proposta de iniciativa político-legislativa para a defesa do Estado Democrático e de Direito, resgate da Soberania Popular e asseguramento do regular funcionamento das Instituições por meio da efectiva separação de poderes e interdependência de funções do Estado. ssim, «o Grupo Parlamentar da UNITA vem, nos termos da Constituição e da Lei, tornar pública a Proposta de Iniciativa para a Constituição de Processo de Acusação e Destituição do Presidente da República, com os fundamentos seguintes: I. FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS Constituição…
LEIA MAISÉ TUDO UMA QUESTÃO DE CONVICÇÃO
«O Presidente da República do MPLA, João Lourenço, reafirmou a convicção na diversificação da economia angolana, salientando ser o único “caminho seguro”, para o crescimento económico e social inclusivo do país. oão Lourenço, que discursava na abertura da 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que decorre até sábado na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, manifestou “grande confiança e esperança” no papel do sector privado para o desenvolvimento sustentável do país. “Angola só terá uma economia forte e competitiva se tiver uma classe empresarial forte”, afirmou o Chefe de…
LEIA MAISCOLIGAÇÃO PS, PSD E CHEGA APOIA O MPLA
O projecto de voto do BE a condenar a repressão sobre as manifestações de 17 de Junho, em Angola, foi hoje chumbado pelo PS, PSD e Chega na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, segundo fonte parlamentar. Tudo bons rapazes. Os tugas de origem angolana que não se esqueçam. o texto do projecto de voto, o Bloco de Esquerda refere que a polícia (do MPLA) reprimiu uma manifestação em várias cidades angolanas “contra a subida dos preços dos combustíveis, o ataque à venda ambulante e a nova lei sobre…
LEIA MAISXÉ PRESIDENTE, NÃO FALA MENTIRA
Talvez pensando que descobriu a pólvora, o Presidente da República de Angola, general João Lourenço, disse hoje o que o MPLA tem repetido nos últimos 48 anos. No seu emblemático estilo de mais do mesmo, referiu que Angola já produz bastante, mas em quantidades ainda insuficientes, encorajando o sector privado “a ser mais ambicioso para que os níveis de produção se aproximem cada vez mais às necessidades do país”. oão Lourenço, acompanhado pelo Presidente do MPLA e do Titular do Poder Executivo, inaugurou hoje a 38.ª edição da Feira Internacional…
LEIA MAISPOLÍTICA É MÃE E PAI DA CRISE ECONÓMICA
A UNITA, o maior partido da oposição que o MPLA ainda permite em Angola, disse hoje que a crise económica de Angola tem “natureza política”, ligando-a às eleições de 2022, nas quais, acusou, “o regime do MPLA” fez uso do tesouro do Estado “como sua propriedade privada”. m conferência de imprensa, na qual abordou o estado da gestão económica e financeira do reino, Adalberto da Costa Júnior disse que “é imperioso que se diga que esta crise é estruturalmente política, as suas causas são de natureza política e estão em…
LEIA MAISACTIVOS “RECUPERADOS” VIRILIZAM ATÉ OS EUNUCOS
Na lista de activos recuperados pela Procuradoria-Geral do MPLA (ou apresentados como tal) consta duas moradias no Algarve, no valor de 4,2 milhões de dólares, um apartamento em Lisboa, avaliado em 450 mil dólares, e um apartamento em Telheiros. Tudo indica que os proprietários são marimbondos ou, quiçá, arruaceiros ligados à oposição angolana… s bens recuperados pelo Estado angolano no âmbito do suposto combate à corrupção incluem moradias no Algarve e apartamentos em Lisboa, bem como casas em São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil). A lista do Serviço Nacional…
LEIA MAISMPLA EXIGE, PORTUGAL AJOELHA
O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, reafirmou a disponibilidade dos órgãos de Justiça do seu país em continuar a cooperar com as instituições judiciais angolanas, de forma activa e empenhada, tendo em vista o sucesso do processo de recuperação de activos. Óbvio. O MPLA pede (exige) e os tugas ajoelham. E não faltam locais (e motivos) para… rezar. iz um dos órgãos de propaganda do MPLA (no caso o Jornal de Angola) que a cooperação entre as instituições da Justiça portuguesa e angolana, segundo o diplomata, encontra-se…
LEIA MAIS
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ