Em 2016, em meio à grave crise política que tomou conta do Brasil, produzimos uma série de artigos para o Intercept. Os textos tiveram uma repercussão incrível e nossas caixas de entrada ficaram literalmente cheias com agradecimentos, apoios e pedidos para continuarmos escrevendo sobre o Brasil. Esse processo deixou extremamente claro que havia aqui uma fome imensa por um jornalismo autônomo, feroz e de grande impacto. E foi assim, seguindo os princípios que estabelecemos para o site americano quando foi criado em 2014, que decidimos lançar o Intercept Brasil.
Na ocasião, listei os três objetivos que queríamos perseguir com a criação do TIB: fornecer uma plataforma para que jornalistas e escritores brasileiros pudessem tratar de questões políticas, econômicas e sociais de maneira independente, ajudá-los a contar ao mundo o que estava acontecendo no país e trazer as notícias internacionais do Intercept para a audiência lusófona.
Esses objetivos continuam atuais. Há grande expectativa em todo o mundo sobre o que acontece hoje no Brasil. A crise institucional que abalou o país parece não ter fim e as eleições, que poderiam apaziguar os ânimos, resultaram em um governo que cria ainda mais instabilidade. É neste cenário que o jornalismo investigativo com liberdade editorial pode fazer a diferença.
No entanto, não basta disposição para contar boas histórias, é preciso uma estrutura robusta que garanta as melhores condições de trabalho para os jornalistas, a qualidade que a audiência merece e também o amplo alcance do que é produzido.
Para crescer ainda mais, precisamos de sua ajuda.FAÇA PARTE DO TIB →O Intercept não tem fins lucrativos, por isso não estamos submetidos à pressão exercida pela publicidade ou por patrocinadores. Isto nos permite manter o foco no que é essencial: fazer jornalismo denso, de qualidade e que não arrega.
Desde que comecei a escrever sobre política em um blog gratuito em 2005, o apoio dos leitores tem sido fundamental para me permitir fazer esse tipo de jornalismo, priorizando o compromisso com o interesse público e com quem acompanha meu trabalho. Isso vale ainda hoje para a equipe do TIB, que é a melhor e mais corajosa equipe de jornalistas no país.
De maneira mais objetiva, a contribuição dos leitores permite ao TIB financiar a contratação de pessoal e a produção de mais e melhores matérias (sim! Elas demandam muitos recursos de pesquisa, visuais, jurídicos etc.). Foi o que garantiu a espetacular cobertura do Intercept Brasil durante a eleição e vai permitir que o site se expanda em 2019.
Porém, essa parceria entre o veículo e o leitor acontece também de maneira mais profunda. O nosso trabalho torna-se um tremendo esforço coletivo. No fim das contas, é o que permite que a nossa cobertura permaneça totalmente sem amarras políticas ou financeiras. A equipe continuará trabalhando sem rabo preso graças a vocês!
Por isso quero te convidar para conhecer melhor o que nós produzimos. Aqui embaixo estão algumas das melhores histórias do TIB. E quero também que você faça parte do nosso trabalho e da nossa comunidade: compartilhando nossas matérias, enviando esse texto para seus contatos e contribuindo conosco.
Mais de 2.100 pessoas já apoiam o Intercept Brasil. Faça parte do movimento. Nós não vamos te decepcionar.FAÇA PARTE DO TIB →
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ