quinta-feira, 20 de junho de 2019

Senhor Ministro Pacheco, o quê?


Fatima Mimbire
18 de junho às 07:11 ·



Senhor Ministro Pacheco, o quê? Percebi bem? Disse que agentes sul africanos, fardados podem invadir a nossa fronteira, armados e matar dois agentes da polícia e isso não cria o quê?

Independentemente das razões acho que o Ministro deveria dizer outra coisa e mostrar um ar de mais preocupado. Não me parece pouca coisa esse "incidente" e melhor não tirar conclusões precipitadas.

Preocupa-me a facilidade com que os Sul-africanos nos atingem e acho interessante o habitual papo mole do Governo.


É inaceitável o que aconteceu na nossa fronteira, inaceitável.



YOUTUBE.COM

STV JornaldaNoite 17 06 2019
Não editado pela STV-SOICO



240240

188 comentários12 partilhas

GostoComentarPartilhar

Comentários


Álvaro Xerinda Incidente?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Lino Zacarias Zacarias Behind Enemy line
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· Ver Tradução
· 2 dia(s)

Valige Evacoolg realmente ,ficou mais relaxado em dizer #Paz a alma# dos abatidos!!
Isso não é a primeira vez que os SulAfricanos invadem as nossas fronteiras!!
Fatima Mimbire sinto e tenho vergonha desse país!!
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Rildo Rafael Fatima Mimbire....Fiquei triste com a posição do Ministro Pacheco, mais preocupado com as relações com a Africa do Sul e pouco interesse para abordar o incidente, invasão do territorio e com baleamento mortal dos nossos militares. Essa vassalagem para Africa do Sul!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Maulana Domingos Maulana De facto, não existe outro dado mais flagrante de violação da soberania nacional como esse incidente.

O Estado deve, se posicionar.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Pita Jasse Junior O estado já se posicionou através do Ministro Pacheco.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Maulana Domingos Maulana Pita Jasse Junior Que se reposicione então...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Elísio Nhantumbo E segundo o Ministro isso e pouco
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Escreve uma resposta...







Anidia Tacaiana começa assim e de não se toma medidas vai se tornar hábito
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Jose Baloi Querida Fatima a foto estampada neste post nao e do pacheco.
Nao temos duvida que estamos num pais que muitos casos ficam por esclarecer e este e um deles. Quem foi assassinado? Um pobre policia de familia sem posse que vai apenas se contentar em receber megalhas no acto do funeral de seu filho. Vi no rosto do nosso Exmo Ministro muito pouca preucupacao apenas a defender amizade daqueles que matam nosso filhos e bla bla
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Jaguarivo Da Ester Jahar Para outros paises isso chama - se ato de guerra e já teriam mobilizado militares fortemente armado na nossa fronteira, mas comi somos palhaços e todo mundo pode se aproveitar de nós ai esta o resultado. Mas se armar até os dentes para parar uma manifestação do popular é fácil para nosso dirigentes.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Linette Olofsson Adelino Buque e Jeremias Chilaw o que têm a dizer sobre o assunto ? Pela boca morre o peixe! Ter cautela é ter prudência.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Jeremias Chilaw O tenho a dizer? Neste momento o que é facto é que morreram duas pessoas das FDS. Que motivações, qual foi o móbil, as circunstâncias, etc precisam de esclarecimento e deviam deixar as pessoas nos trazerem estes dados...!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Linette Olofsson Jeremias Chilaw Pois .. quando eu no debate disse que o partido renamo tem os seus órgãos , mais do que ninguém, seria a instituição a prestar esclarecimentos dos factos ao público , tu mais o Adelino foram os primeiros a me tirar pedras a dizer de que eu não estava preparada. E as declarações do Eng Agrónomo ora diplomata??? não são de saudar ! Mas nenhum de vós se deu ao luxo de emitir uma crítica construtiva, Aqueles são seres humanos e chefes de família, e não só ! Antes que criticarmos alguém, devemos pensar e moderar. a nossa linguagem .
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Jeremias Chilaw Linette Olofsson, há pessoas que foram feitas para governar e outras para falar. Tu foste feita para falar. Em diplomacia exige-se muita prudência nos pronunciamentos e, sobretudo, conhecimento de causa. Li o comunicado das Forças Armadas da África do Sul, que falam de troca de tiros, ouvi o pronunciamento do Comandante-geral, que diz claramente que havia equipas no terreno a investigar o caso e que não havia ainda dados concretos. Ora, se aqueles que tem que produzir a informação técnica que alimenta o posicionamento político não têm dados, o que esperas que o Ministro dos negócios estrangeiros diga? São voces, com este tipo de pensamento precipitado, que colocam os dirigentes em situações embaraçosas. Deixem as pessoas trabalhar e trazer a luz do dia o que aconteceu. Por agora não vejo mal nenhum nos pronunciamentos do Ministro, Comandante-geral, etc.

Já agora, sobre a tua incompetência naquele programa penso que falamos e basta.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Gil Daniel Caro Jeremias, é com muita tristeza que a si me dirijo. Seja qual for o motivo, mas esse nao pode ser um caso de lamber os sapatos. Pra mim não é normal. É caso pra ser reflectido e não pra ser "apastilhado". Sejamos patriotas, uma vez na vida.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Jeremias Chilaw Gil Daniel, ser patriota implica, também, saber defender o que interessa ao país. Não me digas que os motivos do incidente não contam, porque para mim até são eles que vão definir o posicionamento do nosso país. Insisto que as matérias sobre as relações entre Estados precisam de ponderação e muita calma. Já imaginaste se começas a fazer barulho e o inquérito em curso mostrar que tivemos responsabilidade? Como ficamos se isso acontecesse depois de termos lançado pedras contra os sul-africanos. Repito, deixem as pessoas fazerem o seu tranalho e nos trazerem a verdade sobre o que de facto aconteceu e dai poderemos falar com conhecimento de causa. Todavia, cada um de nós é livre de se expressar como quiser, mas não conduzam o governo a cometer erros.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Adelino Buque Linette Olofsson! Prudência é sempre recomendável, no entanto, estamos comparando coisas diferentes, uma intramurros e outra extramurros! Não deixa de ter sido insensível o Ministro Pacheco, o que é lamentável.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Jeremias Chilaw Linette Olofsson, ouço isso sempre que as pessoas são incapazes de perceber o que está a ser dito e o seu alcance.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Gil Daniel Jeremias, parece-me estares envenenado com as mesmas ladaínhas de sempre: "" Estamos a trabalhar pra esclarecer o caso"", mas no final nada é esclarecido. Já pensaste se um dakeles fosse seu irmão de sangue? Já imaginaste o k é ser tirado a vida por um estrangeiro no seu proprio território? Percebes o que pode resultar dessa apoteosa realidade? Vá lá... Os sul-africanos têm a fama de serem xenófobos, e isso sabido em todo mundo. Te lembras daquele caso em a polícia sul africana mandou atacar moçambicanos por cães ate a morte? Akele caso em k cortaram dedos de moçambicanos com recurso a um fio de mecha? E tantos outros? Podes conseguir dizer por que é que fazem isso com moçambicanos e nunca com um nigeriano, ou de nacionalidade diferente? Triste realidade. Ok, continuemos a espera que o CG da PRM nos resolva o caso.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Escreve uma resposta...







Simon Cossa Se a morte daqueles guarda fosse provocada por militares da Renamo nao imagino!
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Jose Magala Particularmente não sei porquê o ministro se atreveu a falar assim.
Esse assunto é domínio do PR, no país ele é comandante em chefe das FDS, não deve aparecer para encerramentos apenas, é ele quem deve falar a nação sempre que as fds se envolvem em situações com forças doutros países.
Esse outro, a despeito de ser Ministro de Negócios estrangeiros, esse assunto extrapola suas prerrogativas.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)
Ocultar 11 respostas

Guilherme l'Afro Mozambicain Concordo que ele não seja a pessoa competente se não do que concerne relações entre estados. Mas na questão e no incidente em si ele deveria se abster....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Jose Magala fale do que sabe .... afinal quem é o MNE em Moçambique?!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Jose Magala As fds não se subordinam ao MNE, mas sim a MINT e MDN.
Em assuntos internos, quem responde se for policia envolvido é o ministro do interior e caso seja militar é ministro da defesa.
Neste caso, envolvimento de forças de dois estados quem deve vir a público é o PR. Agora, pode mandatar o MNE para esclarecimentos na Africa do Sul e este acompanhado por adido da area de segurança.
Mas este ministro de NE não pode e nem deve responder em situações extremas. Não é a ele que as forças juram bandeira e recebem comandos.

Julião, tenha juizo
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Jose Magala errar é humano. Agora, errar por gosta de errar isso não tem outro nome: é burrice.

Fale com a sua mentora, sabendo ela quem sabe explica -te ele isso na língua materna.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Jose Magala Julião Arnaldo
Teu problema é teimosia só
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Jose Magala e o seu é burrice em demasia. É por isso que disse: fale do que sabe e não para ser achado e tudo.

Estamos perante um incidente diplomático que pode ser tratado a nível de polícia dos dois países.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

António Mondlane Há que ter cuidado no tratamento destes assuntos. A via diplomática é, sempre, a melhor. Ou alguém acha que Moçambique devia declarar guerra contra a África do Sul?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Junior M Nkanone Julião Arnaldo pediste para que José Magaia falasse do que sabe, ele falou e muito bem explicado....como não esperavas, agora fazes ataques pessoais? Porquê não falas tú também do que sabes? Quando te faltam argumentos partes para ignorância...oque tem a mãe do visado à ver com este assunto? Não achas isso excesso de estupidez e arrogância?
Sinceramente
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Paulo Sean Junior M Nkanone, esse Julião Arnaldo, è um palhaço serio.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Edywhay Hallen Julião Arnaldo, este assunto não foi um incidente, e sim, terrorismo de Estado!
O Presidente devia solicitar ao Embaixador/ora da RSA e não serem meros policias a tratarem do assunto.
Mas por causa do Chang, não vão fazer nada!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Moniz S. Walunga Jose Magala, nasceu com juízo fora do lugar. Nada a fazer, kkkkkk
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Escreve uma resposta...







Miguel OM De Brito Fatima Mimbire, sem estar a comentar sobre este caso específico e sem estar a comentar sobre a legalidade destas situações, há muito tempo que o estado sul-africano aplica o princípio de “cross-border hot pursuit” e o estado moçambicano o aceita tacitamente. O princípio de “cross-border hot pursuit” (que existe em algumas jurisdições do direito internacional) dá o direito às as forças de defesa e segurança de continuar as operações de busca e captura de criminosos através de fronteiras internacionais quando, em situações de flagrante delito, a perseguição começou no país de origem dessas forças e os criminosos atravessam a fronteira para escapar à detenção.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Rildo Rafael Miguel OM De Brito : Será o caso do Marco 13?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Miguel OM De Brito Rildo Rafael Como disse no início do meu post, o meu comentário não se relaciona com este caso específico.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fatima Mimbire Miguel OM De Brito está a sugerir que os agentes mortos sao criminosos?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fatima Mimbire Compreendo que não está a falar deste caso, mas o seu comentário não é solto. Coloquei o vídeo intencionalmente:
1. Entratam,discutiram e foram embora
2. Depois voltaram e mataram
3. Sao agentes da polícia e não uma fatima qualquer!
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Dikson Sa'dia Triste isso eu acho que o governo deve mudar no sentido de não tomar decisões precipitadas dessas que mostram a fragilidade do pais.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Elísio Nhantumbo E acho que mesmo no desse principio que o ilustre Miguel de Brito indica (obrigado aprendi) algum tipo de comunicacao tem que ser as autoridades da fronteira cruzada ou seja os policias vendo nacionais a ser perseguidos devem reagir para defende los.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Escreve uma resposta...







Fidélio Tembe Eu prefiro pensar que nem ele percebeu o que falou.
Para as nossas autoridades, tudo é #normal, inclusive as dívidas ocultas.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Guilherme l'Afro Mozambicain Talvez por ser da diplomacia. Mas isto foi a princípio uma violação do estado moçambicano e sua soberania independentemente da sua dimensão. Deve se aprofundar a questão para responsabilização. Essa troca de favores e vassalagem um dia vai nos custar caro. Ser pobre não quer dizer que os seus direitos devem ser violados.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Rogerio Pinto Moreira Senti muito sim, oh mana Fatima Mimbire, quando o ministro disse que isso ñ iria afectar as nossas relações! Triste mesmo, pq foram vidas humanas e em território nacional! Quer dizer q o crime cometido independentemente das razões, é insignificante!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Domingos Correia Mascarenhas Arouca Não se preocupe Fátima, são grandes ladrões .
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Estevao Marcos Chavala com ladroes mano o nivel de preocupaçao deve subir...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Domingos Correia Mascarenhas Arouca Estevao Marcos Chavala a ponta Douro sempre foi corredor de coisa muito suja.investigue e verá.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fatima Mimbire Domingos Correia Mascarenhas Arouca os agentes mortos???
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Domingos Correia Mascarenhas Arouca Fátima converse com os moradores da ponta,corredor do crime.tudo passa por ali ,os policiais sul africanos conhecem os limites.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fatima Mimbire Domingos Correia Mascarenhas Arouca sim é corredor, como tantos outros. Estou a perguntar: os agentes- note que o comando da PRM na província de Maputo reconheceu tratar-se de agentes da corporação- sao criminosos? Se sim, okay. Depois falamos dos crimonosos nas nossas forças.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Paulo Sean Grande Gatunos.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Escreve uma resposta...







Will Lauvaldo Pedro São situações que nem essas e outras que te faz pensar o que realmente está acontecer aqui na "Pátria Amada". Se fosse ao contrário teríamos sul africanos aqui a fazer "merdas" a querer saber os motivos, mas como somos nós, #deixa_andar.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Beleza Jay-ar Jr. Onde está o presidente nessa hora, deve estar ocupado a inaugurar um novo barco, ou talvez, mais 50 autocarros... heheheheh! Tsc.
Quando o assunto é a soberania da nação ñ tem tempo, atira esses incopetentes, sem preparação alguma e o resultado foi esse desastre que vimos.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Eduardo Santos Mapata Quém matou Samora !?eu hoje e ontem choro por si papa samora,pois se estivesse vivo actos desta natureza teria resposta a altura para nao dizer exemplar.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Pita Jasse Junior Certo.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Custodio Machaieie Aqueles homens tem um comandante-em-chefe, estou áspera da reação deste.
Ou em troca teremos o Chang back home.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Adelino Buque O Ministro Pacheco foi infeliz na sua abordagem a um assunto sensivel, o que eh mau!
9
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Elísio Nhantumbo Muito infeliz e transmitiu uma impressao de que o mais importante e estar bem com os Sul africanos
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Mohamed Saide Foi lamentável
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Leandro Jaime Sitoe Correu rm dizer que " não afectará ad relações diplomáticas" sinceramente, porque não aprendem com EUA pra saber o que signofica ser cidadão americano, se fosse lá seria um ptoblema de Estado, e cá foi aprnas um incidente.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Sergio Buque Essas palavras deviam vir da parte Sul Africana .
Esse ministro é bom de boca fechada.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Alexandre Chavanguane Minha querida #Fátima os nossos servidores públicos não estão preocupados com o povo, mas sim com os seus business e ganhos pessoais. E não te esqueças que os "Sul Africanos" estiveram a favor de Moçambique no caso da extradição do M.C.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Leandro Jaime Sitoe Saudades de Oldemiro Balói.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Estevao Marcos Chavala e produto da mesma obra
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Francisco De Assis Cossa Imbecil esse Ministro, me parece que vai defender com unhas é garras os assassinos sul africanos.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Paqueleque Jose Magalhaes Quando teu filho por algum motivo chega a casa a chorar ou aleijado é preciso ser imparcial mas mesmo mesmo doendo, não podemos fazer julgamentos precipitados, ainda nem sequer sabemos das reais causas, vamos aguardar
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Fatima Mimbire mais uma vez a trocar gato por lebre.

O video que partilhas (Jornal da Noite da STV), no minuto 5.56’, ou seja, a peça onde aparece o MNE José Pacheco a falar, não consegui descortinar a parte da peça onde ele diz: as tropas sul-africanas podem entrarem no território nacional”.

Querendo, podes indicar em que parte (minutos) da peça que tu partilhas está essa declaração “grave/infeliz”?!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)
Ocultar 31 respostas

Fatima Mimbire Julião Arnaldo irmão, leia de volta o meu posto. Quemestar a vender gato por lebre és tu. A fazer contra informação do meu post. Nos poupe!

Veja as peças todas ai, leia jornais.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fatima Mimbire Julião Arnaldo MEDIA STATEMENT

DATE: 17 June 2019

EMBARGO: None

SUBJECT: THE SOUTH AFRICAN NATIONAL DEFENCE FORCE SOLDIERS INVOLVED IN A SHOOTING INCIDENT WITH THE MOZAMBICAN BORDER POLICE ALONG SOUTH AFRICAN (KWAZULU- NATAL) AND MOZAMBICAN BORDER

The South African National Defence Force (SANDF) can confirm that a shooting incident occurred between the South African soldiers and Mozambican Border Police in the area of Ndumo, east of Farazella along the RSA-Mozambique border on Sunday, 16 June 2019 at about 16:00. Our soldiers were conducting routine patrol as part of borderline protection when this incident occurred. Details around this incident are still sketchy and reasons for the shooting are not yet known. A Board of Inquiry will be convened to determine causes of the incident.

ENDS.

Issued by: ​ Department of Defence
(Defence Headquarters)

Enquiries: Brig Gen M.P.M. Mgobozi
(Director Defence Corporate Communication)

Tel: 083 410 1126
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· Ver Tradução
· 2 dia(s)

Fatima Mimbire Portanto, carissimo, eu estou a comentar a intervenção dele sobre o incidente que se pode concluir que para ele, agentes sul africanos podem entrar aqui e matar agentes. Right!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Fatima Mimbire concluis a partir de que facto?! Ou, na sua óptica as conclusões são feitas de forma avulsa? Qual é a primeira e a segunda premissa para chegares a essa conclusão?!

Cuidado com as conclusões precipitadas!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)

Martins Calima Fatima Mimbire
Oculta ou denuncia isto




Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Martins Calima todos vimos e recebemos as fotos. Assistimos até os tejornais das peienxioais Tvs do pais. Em que parte da peça onde parece Jose Pacheco a dizer que: “os sul-africanos podem entrar no nosso território e matar pessoas/militares”?!
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Martins Calima Julião Arnaldo a Fátima não vai admitir q falou bastante errado até porque o Ministro disse bem, foi prudente no seu pronunciamento
Só sei que ele sendo ministro não pode falar de modo a levantar ânimos e exaltar a revolta
A Fátima escreveu com algum propósito não sei qual é...!!!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Martins Calima o propósito da Fatima Mimbire é desviar as pessoas do foco. O foco hoje é o anuncio do DFI do Consórcio Anadarko.

Nem todos estão contentes.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fausto Julio Dias Kkkkkkkkk, por isso já não me agrada resenha semanal!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Martins Calima Julião Arnaldo
Governo moçambicano investiga o baleamento de guarda-fronteiras

O governo moçambicano mandou uma equipa das Forças de Defesa e Segurança para investigar as circunstâncias do baleamento mortal de dois agentes da guarda fronteira, na Ponta do Ouro, por supostos militares sul-africanos, no último domingo.

O facto foi anunciado esta segunda-feira pelo Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, à margem dos preparativos da Décima-segunda Cimeira Estados Unidos/África, a ter lugar em Maputo.

Segundo o Ministro Pacheco, as Forças de Defesa e Segurança, particularmente a Polícia da República de Moçambique, está a trabalhar para entender o que é que, efectivamente, motivou o incidente e, só depois disso, é que o governo poderá encetar acções com vista ao esclarecimento, sobretudo com vista a que o incidente não crie um mau estar nas relações bilaterais entre Moçambique e África do Sul.

José Pacheco adiantou que depois de colhidos os dados, no terreno, o governo moçambicano vai procurar esclarecimentos junto da parte sul-africana, preservando sempre as relações de amizade entre os dois países.

Não se sabe ainda ao certo quando serão divulgados os resultados do inquérito, mas o Ministro José Pacheco assegurou que a informação será partilhada oportunamente.

Na mesma ocasião, José Pacheco foi questionado sobre a detenção de 12 moçambicanos na República Democrática do Congo acusados, de ligações aos ataques que tem vindo a ocorrer na província nortenha de Cabo Delgado.

Pacheco disse que o governo está a trabalhar, pela via diplomática, com as Forças de Defesa e Segurança, para entender o que estará por detrás de tudo isso e, ver, que medidas de parte a parte, República Democrática do Congo e Moçambique, poderão primar pela responsabilização, em caso de confirmação do acto de treinamento para integrar grupo de malfeitores em Moçambique. (RM)
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Julião Arnaldo Martins Calima e a Fátima Mimbire prefere fazer a sua agenda.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Martins Calima Julião Arnaldo Para expandir maldade , transmitir negatividade há muitos dispostos, para dar força num momento tenso, São pouquíssimos... É assim nesta sociedade doente em que somos os principais actores.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Joaquim Gove Fatima Mimbire, é que eu não encontro parte alguma em que ele diz que podem entrar e atirar - assim como afirmas ou dás entender - nem escutei parte nenhuma que minimize o ocorrido...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Julião Arnaldo & Joaquim Govemuito frustrados com o post de Fatima Mimbire, mas indo ao fundo o que Pacheco trouxe de relevante na sua intervenção? Os dois homens ceifados pelas balas sul africanas juraram bandeira e estavam lá em defesa da nossa soberania. Este incidente é deveras grave, pois o País inteiro foi violado e Pacheco vê isto como incidente que pode desembocar em algo pior, mas srs o pior já aconteceu... Nestes casos o Ministro devia era ficar calado até trazer o relatório do que aconteceu e não tentar salvar a honra já violada...
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Joaquim Gove Buene Boaventura Paulo, (1) se não é incidente, diga-nos como pode ser chamado; (2) sobre se devia ou não pronunciar-se, depende de cada opinião. Nós estamos aqui a pensar como os outros deveriam pensar e ter pensado...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Buene Boaventura Paulo calado deve estar o senhor ..... quer dizer, a Fátima de uma vida e tu podem falar sobre matéria que não tem domínio e muito menos competências, e ele, detentor deste poder (Cooperação), não deve. Nem sei se devo rir ou chorar.

De todos nós a pessoa com competência para falar algo sobre aquele caso: PR, o MNE e eventualmente a polícia. E o resto, são palpites.

E se estivermos a falar da mesma reportagem/entrevista concedida à margem da visita de preparação do local que vai colher o evento, Pacheco disse o que a ocasião o permite até porque não tinha muita informação se não aquela que foi reportado pela midia ou outras fontes diplomáticas, mas não substanciadas.

E o termo correto em diplomacia o que aconteceu diz-se: incidente.

A vossa mania de querer ser mais papista do que o papa Francisco.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Joaquim Gove, por ventura retirei o evento como incidente? O Pacheco a dado momento é que induz que este incidente pode desembocar em algo que belisque a nossa boa relação - é isto que não deve sair da sua boca
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Joaquim Gove não sabe .... e pensam que em diplomacia o que aconteceu o ministro devia aparecer a prometer virar canhões a África do Sul ou dizer que foi grave e vamos cortar relações.

Incidente é o termo correcto para caso que envolve dois ou mais países, e que possam colocar em causa as boas relações entre estados.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Buene Boaventura Paulo é mentira não disse isso. Disse e repito: “.... o que aconteceu não vai afectar as boss relações que existem entre os dois estados”. (Sic)

Por isso que ele quer esperar o resultado que as duas delegações vão trazer e a partir daí, junto do seu homólogo encontrar soluções.

PS: Anda um jornal ou jornalista reputado de sério: a PRM sem pistas .... é o que faltava. Com cada patetice!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Julião Arnaldo, assim ele falou, deu seus pêsames e tudo ficou por aí... A polícia já tinha falado e custava ele trazer dados conclusivos sobre o incidente? Sabes quando é que é ser moleza? Preferia Khalau que dizia "aínda estamos a trabalhar" do que "... este incidente que não afecte as nossas boas relações..." (boas relações, uma ova também)
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Joaquim Gove Buene Boaventura Paulo, se afirmas que o ministro minimizou e considerou de incidente, o que queres com essa afirmação dizer??
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Julião Arnaldo, pior a tua citação...aliás de Sua Excelência. Assim já tem conclusão porque com África do Sul o casamento é eterno
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Buene Boaventura Paulo diplomacia não e advocacia que fazem e mal algumas OSC
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Julião Arnaldo, a diplomacia que envergonha o País é dispensável p
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Buene Boaventura Paulo em que termos?!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Julião Arnaldo vais perpetuar boas relações com alguém que está a ****r no traseiro, porque isso é diplomacia? Está dispensada essa diplomacia... Aqueles 2 são Moçambique inteiro e não 2 Zé ninguém... O Ministro devia trazer dados conclusivos do incidente, no qual ficaríamos a saber qual o peso que recaiu a África do Sul pela ousadia e o que se segue nas relações (aí sim pode declarar que "mantemos a chama da nossa boa relação bla bla bla)
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Buene Boaventura Paulo a pressa é inimiga da perfeição, deves saber isso.

E o ministro não procurou a imprensa para fazer declarações sobre o incidente. A imprensa e que perguntou e bem, ao titular da pasta de diplomacia.

Ele, de forma cautelosa deu a melhor resposta pra aquela altura, até porque, há duas comissões criadas para apurar as reais circunstâncias que aqueles dois polícias encontram a morte.

Independentemente da causa, dois pontos são assentes: i) dois policiais foram assaassinado a tiros por militares sul-africanos (3); ii) a força sul-africana invadiu espaço moçambicano preenchendo um ou dois tipos de legais de crime, e para além de vários protocolos violados.

E a resposta é não é à bruta, e sobretudo, quando tens escassa informação.

Julgo que, qualquer pessoa que menos pensam agiria assim.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Martins Saiete As nossas fronteiras estão a Deus dará há uma indústria de contra bando nas fronteiras invetiguem nos transportadores de Cross boder já nem temos negócio por conta disso
Vão a namaacha (entrada para Mbuzini ) catuane phuza ponta de ouro ressano Garcia será que o governo não vê ainda vão se matar pelo controlo das boladas
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Buene Boaventura Paulo Julião Arnaldo, pela primeira vez voltaste aos carris... Até a responsabilização dos Sul Africanos as nossas relações estão beliscadas... A pressa é inimiga da perfeição sim
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Simões António José 1998-moçambicanos usados para testar a ferocidade de cães, 2008-varios moçambicanos mortos em actos xenófobos, 2013-Mido Macie morto por 8 agentes da polícia sul-africana, 2014- moçambicanos mortos em actos xenófobos, 2019- 2 agentes da polícia de guarda-fronteira mortos pelos militantes sul-africanos.
Apenas alguns relatos. O que fará o governo?
Manter boas relações com África do Sul. Diplomacia uma OVA, temos que assumir que somos babacas assim como um gay assume sua condição. Ntsém.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Moniz S. Walunga Simões António José, e’ verdade. Mas recuso a pensar que TODOS os mocambicanos são babacas! Babacas em ponto maior são os que estão a “governar”, isso sim.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Escreve uma resposta...







Pita Jasse Junior As palavras e a forma de pensar da sua excelência sr. Ministro Pacheco não me surpreendem. Recordo-me quando houve subida de preço do pão em 2013 "salvo o erro", a população fez-se as ruas da cidade de Maputo para manifestar e a PRM foi autorizada a abrir fogo sem se importar com a vida de quem quer que seja. Adivinhem na altura quem era ministro do interior?
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Benamor Wakhaty Pita Jasse Junior chamou a população de vândalos..🤔
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Simon Cossa Chamo nos de vandalos!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Pita Jasse Junior Eu acho que alguns dirigentes precisam de psicólogo. Alguns comportamentos mostram claramente que alguma coisa não está bem.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Tomasia Zunguza Pita Jasse Junior ele chamou a populaçao de vandalos
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Semedo Nucho Foi 01 de setembro de 2010 a quando Ninistro do Interior
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Semedo Nucho Esta greve durou 3 dias por conta da arrogância dele
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Paulo Araujo Quando meia centenas de compatriotas nossos encarcerrados por terem se manifestado morreram sufocados numa cadeia devido a superlotacao da mesma em Montepuez, quem era o governador daquela provincia?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)


Escreve uma resposta...







Mudjadju Thovela Em paises serios as relacoes diplomaticas estariam em causa, mas em Moz epah. Por isso que venha 15 Outubro
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Henriques João Vachele Estavas lá?

Pela resposta que não terei, o Ministro também não.

Se pudéssemos ao menos ver/ouvir os gestores directos da fronteira.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)


Elísio Nhantumbo Existe algum motivo logico para esta invasao e de forma premeditada matar 2 agentes do Estado? Se nao for desprezo e arrogancia o que e?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Henriques João Vachele
Oculta ou denuncia isto



Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Vagner Basilio
🤔🤔🤔
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Moiane Telma da Gloria Não sei porquê o inspanto ah mana Fatima Mimbire ele sempre teve a língua afiada para falar nesse tipo de incidente. Não sei o porquê dele comentar enquanto ele fala mal e insensivelmente.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)
· Editado(s)


Edywhay Hallen INCIDENTE . . . ?!
MORRERAM DOIS MOÇAMBICANOS
Aquela Sra. Nossa compatriota, que foi cortada dedo pela Policia da RSA já esqueram dela, e não aconteceu nada.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Tomasia Zunguza Sabe Fatima Mimbire nós quanto ao nosso governo nunca temos razao, os sul africanos podem vir matar as pessoas num bairo inteiro aqui em moçambique sempre eles ao nosso governo ganharao razao. Nós moçambicanos nao somos considerados pelo nosso governo juro.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Abdul Raja Fatima Mimbire Não s
te preocupes com Lambe-Botas, quem sabe não é mais uma escovinha ao ministro da justiça sul africano?!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Sérgio Venenoso Fogooo muito trist essa gente nao tem coração
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Da Cruz Ja nos anos 80, os sul-africanos boers chegaram até a Matola, mataram os gajos do ANC, queimaram casas e voltaram pra casa. Não lembro qual foi a nossa reacção!!🙄😎
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Tobias Sakala Não se lembra que fomos pedir acordos de inkomati?
Kkkkkkkkkkkkkkkk
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Da Cruz Ahnmm pois... Agora vamos pedir o que? Chang? 😐😅
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Tobias Sakala É o preço da mendicidade.
Lamentável isto, triste e nojento.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Escreve uma resposta...







Tomasia Zunguza Fatima Mimbiri, eu nem admiro isso do senhor Jose Pacheco, em 2005 quando houve greve de subida de pao e combustivel, ele foi capaz de nos chamar de vandalos, ele como esta bem na vida, anda protegido por homens da PRM que esta ver como lixo que foi morto nao lhe importa a vida de outro. Sera que o Senhor Jose Pacheco tem filhos, esposa, pai e mãe? Aquele senhor nao tem coraçao, a tristesa do povo é a sua alegria. Ate parece o ex presidente da republica
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Edilson Chirindza Ele Não faz filhos!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Tomasia Zunguza Edilson Chirindza talvez seja isso fica teso ate o juizo. Guarda rancor.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Helder Mario
Oculta ou denuncia isto



TENOR



Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Escreve uma resposta...







Semedo Nucho Tomasia Zunguza esposa não sei se tem, mas filho te garanto q ele não tem.
Isso te garanto...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Edywhay Hallen E se fossem os nossos militares a violarem a fonteira da RSA?
VIOLAR um território é um crime, internacional!
De imediato o Embaixador seria chamado e não resolveriam entre Policias, isso é brincadeira, assuntos do Estado não podem ser tratados por Policias, e sim, ao nível diplomático, isso não acontece em nenhuma parte do mundo, só em Moçambique.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Tobias Sakala Foi infeliz.
Seria melhor se não tivesse se pronunciado sobre o assunto. Mas em fim os nossos dirigentes sempre nos surpreendem com uma no momento impróprio.
Saber que há pelo menos um moçambicano que trata de uma forma superficial aquele ataque a nossa soberania é triste.
Moçambique não deve continuar a ser "qualquerizado" por qualquer coisa que acha que deve nos "qualquerizar" .
Até um simples miliciano, só porque é da África do sul!
Não não.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Eugenio Jorge Evaristo So pra lembrar q a 1° guerra mundial surgiu por causa de 'incidentes" do genero, e nao esquecendo que os Americanos e o governo líbio ficaram longos anos sem relações devido ha 2 cidadoes líbios acusados de terrorismo em que os EUA enxegiam da libia a cabeça dos mesmo mas o coronel Momar Khadafi negou defendeu e protegeu os seus concidadãos. Nos nao desejamos guerra mas dexa vez devemos enxigir cabeça dos militares envolvidos os tais devem ser julgados aq em Moz , epha depois q tratem de extradição se acharem mas le queremos julgados no noxo território.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Victor Mangacao o discurso do sr ex. ministro nao tem sido novidade. ele olha mesmo para o lado dos negocios. parte humana fica para os outros.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Clamando Clamando Pela Liberdade Shi
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Ernesto Raúl Timbe Fatima Mimbire, não estás a querer agir de má fé? E criar assunto em tirar conclusões precipitadas? Onde é que o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse isso? Peço para me direccionar por favor. Pelo áudio, consegui extrair o seguinte discurso do José Pacheco.
"As fADM, em particular a PRM está a trabalhar para entender o que é que efectivamente motivou este incidente, só depois disso é que poderemos tirar ilações com vista ao esclarecimento, sobre tudo com vista a fazer com que esse incidente não crie um mal estar nas relações bilaterais entre Moçambique e África do Sul. Não creio que crie, contudo partilhamos a nossa solidariedade para com os familiares das vítimas desse incidente. Condolências à todas familias enlutadas e que os nossos compatriotas descansem em paz". José Pacheco, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Podem ver no jornal da noite da stv do dia 17 de junho, minuto 6:46-7:37.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Elísio Nhantumbo Ilustre entendo a perspectiva da sua analise mas por serem recorrentes estas agressoes a Mocambique e seus cidadaos e altura do nosso Estado mudar de discurso. Lembro me da senhora Mabasso que a sangue frio foi lhe amputado um dedo por um policia Sul Africano, o Mido Macie que arrastado ate a morte por policias e muitos outros casos. A pergunta e que tipo agressao a Africa do Sul deve fazer para azedar as relacoes bilaterais? Tem logica a indignacao
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Albertino Macuacua Ernesto Raúl Timbe Seu sei LA....
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Tobias Sakala Ele disse, vi numa reportagem da STV, seguida por essa imagem que a Fátima publicou.
O que não entendo é essa imagem fora do seu conteúdo!
Porquê Mucanheia na foto em vez do Pacheco?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Matenglane Muchanga Elísio Nhantumbo Ilídio Macia, outro caso dos cães, etc.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Edywhay Hallen Por favor não nos confunda, aquilo não foi incidente e sim TERRORISMO DE ESTADO!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fernando Rosario Mas este sr chama se Mucanheia, Deputado da Assembleia da República, chefe da comissão de Agricultura e não é o Sr Ministro Pacheco, hooo Fátima!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Fernando Rosario Tás proibida de errar minha amiga!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Edywhay Hallen Fernando Rosario Vamos acompanhar a evolução. Aquela foto em termos informático chamasse Link, ao clicar no Link direciona-lhe ao Jornal da STV.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Fernando Rosario Edywhay Hallen , thanks.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· Ver Tradução
· 1 dia(s)


Escreve uma resposta...







Marcelo Machava Menos mal que mataram agentes do Estado, assim a corporação entendera que so serve para reprimir manifestacoes pacificas
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Félix Esperança Um país que não ama os seus filhos.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Danilo Tiago Félix Esperança Bro dramatizas Maning. É o país que não ama os seus filhos ou é um grupo restrito de "iluminados" que se acha no direito de terem acesso à tudo em detrimento da maioria da população?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Félix Esperança A este nível sendo um doutor que és, eu esperava que me perguntasses sobre outras coisas e não sobre o meu estilo de escrita, ou sobre as figuras de estilo que emprego. Espero outro tipo de leitura de ti, mais profunda, que vai para além do que um incauto qualquer vê. Mas nada, continuo a equivocar-me sobre a tua pessoa. Superestimo-te demais. Na verdade não me passas de mais um acéfalo, com o cérebro do tamanho de uma ervilha. Culpa minha.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Danilo Tiago Félix Esperança nem é questão de figura de estilo, de ser acéfalo ou ter supostamente cérebro de uma ervilha como é o teu apanágio. Nos tempos que correm é preciso chamar os bois pelos nomes e não com recurso a eufemismos baratos e que não agregam valor algum. Aprenda a ser directo ASNO, deixe o teu espírito de cobarde de lado.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Félix Esperança É a mim que apelas para ser directo mesmo? Tens certeza?
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Danilo Tiago Félix Esperança sim. Sem recurso à eufemismos baratos.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Escreve uma resposta...







Fenias Manave Moçambique está entregue ao abismo.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Zito Cremilda Nhampossa Concordo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Joaquim Gove Não percebo a tua indignação, Fátima Mimbiri. Mas, consolo-me por ainda assim te permitires esperar para não se precipitar.
No fim de tudo, acho de todo inaceitável e extremamente condenável esta invasão...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Albertino Macuacua Agora em nosso solo Patrio:
Haja corajem, Essex tipos d Gov pq tem negocinhos por LA ... Nada simplesmente Nada irao fazer se nao mandar uma comitiva PRA irem curtir a custa do sangue desses Compatriotas e que o Senhor os tenha...
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Aly Assuad Sued E é ali mesmo onde iremos votar. Força
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Nanthula Nanthula Hs Aly Assuad Sued kkkk em tom irônico então!!!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Aly Assuad Sued Nanthula Nanthula Manning kkkkkk
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Manuel Ubisse Mana Fátima
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Cortez Malaquias Triste é ver agentes abatidos em missão da nação. Mais triste ainda é ver as nossas autoridades a arrearem as calças para que os sul-africanos as estuprem sem objeções. Assim vai o Moz. Saudades de GUEBUZA!
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Martins Calima Cortez Malaquias saudades mesmo gostei dessa parte
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Cortez Malaquias Kkkkk o Calima é que anda no estrangeiro. Eu estou em Moz
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Zito Cremilda Nhampossa Kkkkkk, melhor comentário Malaquias
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Edywhay Hallen Foi no tempo de Guebusa que a Policia Sul-Africana mutilaram, tirando dedo uma cidadã moçambicana a sangue frio e ele não fez nada. São farinha do mesmo saco.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Escreve uma resposta...







Hermenegildo Mambo Mambo África do sul já declarou guerra a bastante tempo com o povo moçambicano a bastante tempo muitos moçambicanos morrem na África do sul e hoje até na fronteira atacam os moçambicanos. Se a memória não me falha eles até usavam cães para assassinar os emigrantes ilegais será essa relação que o país quer? Jovem taxista foi morto de uma forma brutal e Bárbara como podemos tolerar essa falta de respeito com a vida dos moçambicanos. Eu nunca vi relação de amizade entre os dois povos talvez entre os governos. Muito triste e revoltante o que acontece. E quando estão no território nacional fazem e desfazem da nossa costa... Usam a nossa pérola do Índico como lugar para perfilarem a descriminação e o desprezo contra moçambicanos
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Elísio Nhantumbo Ilustre obrigado por reafirmar o que tentei dizer aqui sem as palavras certas. Nos merecemos dirigentes assim. Em outras paradas por pressao popular esse senhor ja devia ter caido. Vi alguns aqui a argumentarem que o Ministro foi diplomata. Diplomacia egoista e cobarde.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Edywhay Hallen Elísio Nhantumbo Diplomata das madeiras!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Luciano Justino Chemane Também notei isso da parte do Ministro Pacheco, muia falta de preocupação e demostração de repúdio contra esta gravíssima situação
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)


Cristina Martinho Luciano Justino Chemane, já há muito que nos considera vândalos. Porquê iria sem demostrar preocupação?????
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Nina Simoes teria ficado calado so
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Anastacio Matavel Depois que ouvi e exsminei o pronunciamento do ministro Pacheco sobre a intervençao militar sul africana ao pais, matando dois cidadaos moçambicanos, reconheci com pasmo que essa posicao do ministro nada serveria a bem da Naçao e tem consequencias que o ministro nao quis denunciar nos como devia, mas sao no entanto tremendos abusos, uma nova poeirada sobre a ingenuidade do estado moçambicano e uma especie de refresco destinado a impedir a iniciativa de repudio do povo mocambicano aos actos belicistas da RSA, uma arma de guerra que fica nas maos do governo contra o pais. O governo nao está dando provas de que realmente coopera com a desgraça do povo e das vitimas do regime residual do Apartheid.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Elísio Nhantumbo Infelizmente perdemos a capacidade de debater sem politizarmos os assuntos. Estamos preocupados com imagens. E os factos? Ha duvidas que nossa fronteira foi violada e 2 agentes do Estado mortos de forma premeditada? Havera humilhacao pior? Assumindo que o Ministro foi comedido nas palavras por falta de informacao. E outros casos que tratamento diplomatico mereceram? A Dona Albertina Mabasso, o Mido Macie e outros mocambicanos humilhados na Africa do Sul. Eu devo me sentir um cidadao seguro no meu pais, quando um Zulu ou xhosa pode vir aqui me dar um tiro e o meu Governo dizer que esta a investigar? Nao e o primeiro caso e seguramente nao sera o ultimo. A primeira medida seria chamar o embaixador para fazer pressao.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 dia(s)

Ernesto Simbine Fatima Mimbire estranho seria se Pacheco tivesse dito algo que console os moçambicanos. Preste atenção que em todos os discursos deste ministro, há uma mistura de sinismo e perversidade.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Martins Saiete As nossas fronteiras estão a Deus dará há uma indústria de contra bando nas fronteiras invetiguem nos transportadores de Cross boder já nem temos negócio por conta disso
Vão a namaacha (entrada para Mbuzini ) catuane phuza ponta de ouro ressano Garcia será que o governo não vê ainda vão se matar pelo controlo das boladas
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Anastacio Matavel Infelizmente, Moçambique, o nosso pais, é um " pernas abertas". Quando o ministro diz quecainda quer entender as motivações.... E nao diz que o estado mocambicano está profundamente chocado e pede explicacão do governo sul africano, que mensagem pretende passar? Humildade, medo ou desprezo pelas vidas?! Ou ainda, incapacidade de reagir! Pior das hipoteses, negociata em troca do Chang?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Elísio Nhantumbo O Ministro claramente minimizou o assunto. Espanta me que alguem ainda o tente defender. Nao somos brutos para nao entender tamanha falta de sensibilidade. Para ele somos eleitores e nao cidadaos. Pior que ele e quem lhe mantem em funcoes de gafe em gafe.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Lucas Mulima Anastacio Matavel
Realmente é babismo para que o changuito regresse sem pressão diplomática.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Altino Mario Estefane Estou revoltado! A RSA tem muitas dívidas a pagar aos moçambicanos. Pessoalmente, fui vítima deles no ano passado e em Janeiro deste ano. Simplesmente, é inaceitável!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Custodio Cumbane Não se esqueçam que esse tal de ministro já chamou moçambicanos de vândalos e arruaceiros de língua bem lavada. Não dá importância a vida de ninguém esse dai
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Muzila Wagner Nhatsave Inaceitavel mesmo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Jaime Chambule Bom dia! Eu também fiquei espantado com oque disse o sr Pacheco, cheguei a dizer que se fosse por exemplo um americano morto no seu próprio país em circunstâncias similares teriam que tomar medidas!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Estevao Mawelele Junior Olha eu não sei porque os policias não reagiram a este tiroteio ...Porque até vi uma reportagem em Brasil em que policias de Estados diferentes, desenteram-se balearam-se entre eles numa garagem .....Agora os nossos só ficaram a olhar ....

Caso não terem sido surpreendidos ...Penso que deviam reagir porque é demais ...tinham que abrir fogo contra eles ...Não deviam ter saído do nosso territorio
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Capito Semente Estou habituado a esses discursos por parte do Sr. Ministro Pacheco. Mas não me conformo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Helder David Às vezes esquecem se das delimitações do país. Onde é que está a soberania de Moçambique? É melhor que se resolva isso o mais rapidamente possível e que sejam condenados os prevaricadores. Os meus sentimentos a família
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Aunorius Andrews Simbyne Mr. Pacheco is just another man in the wrong place... what does he understand about foreign affairs??? He thinks it just to keep good relations with foreign states...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· Ver Tradução
· 1 dia(s)

Kuyengany Produções E é a mesma AK47 que tá aqui 🇲🇿
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Rufino Bambo Afonsinho Q Quatrocentos Elias
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Afonsinho Q Quatrocentos Elias Rufino foi preocupante também o posicionamento do Chissano ao dizer "isto não afecta as relações entre os dois estados", o que deixou claro que minimizam aquele acto bárbaro uma vez que defende que "Não é um crime cometido pelo Estado mas sim por indivíduos".

É crime de indivíduos quando não estão a desempenhar alguma actividade em nome do Estado, o que não é o caso daquele tiroteio. Ambos estavam revestidos do Estado, representavam o Estado.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Rufino Bambo Afonsinho Q Quatrocentos Elias a história não nos deixa enganar, as relações bilaterais entre Moçambique e RSA, sempre foram de subserviência para o lado Moçambicano.
Quantos dos nossos Compatriotas morrem por actos xenófobo e o Estado moçambicano fez praticamente nada.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Afonsinho Q Quatrocentos Elias Rufino sempre o Governo Moziano alega que as relações bilaterais são boas. Boas qual quê?

E esse Pacheco é um arrogante, que não vale o lugar que ocupa.

Esquece que está lá em representação do povo, povo esse que acaba nas mãos dos Sul africanos.

É lamentável
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Escreve uma resposta...







João Nhanengue Estes nossos políticos só se preocupam com seu bem estar e mais nada.

E palavras desta natureza saindo da boca do #Pacheco, quanto a mim não é de estranhar visto que em 2011 aquando do decorrer de uma manifestação protestando a subida do preço do pão o mesmo chegou nos apelidando de #Vándalos,de pessoas desocupadas.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 21 h
· Editado(s)

Xavier Antonio O meu conterrâneo tem sido muito infeliz nas suas intervenções. Deve estar cansado, seria melhor o mandarem descansar, há muito como governante.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h
· Editado(s)

Luzenda Mazive Pouco si importam com o seu povo esses.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

1 comentário:

  1. Caros compatriotas! Nao se esquecam que o Governo de Mocambique esta com garras para resgatar Chang, dai que nao admiremos o que tem a dizer sobre Africa do Sul. O Governo esta sequestrado pelos sul africanos para conseguir chang

    ResponderEliminar

MTQ