Breaking!
EM TORNO DO ENCONTRO ENTRE GENERAL OSSUFO MOMADE E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FILIPE JACINTO NYUNSI.
Antes porém, Nzerru Mbawiri quer parabenizar o General Ossufo Momade, pelo um ano completado ontem ( 02/06/2018- 02/06/2019) da sua estadia na Serra da Gorrongosa. Este, é o fruto de muito Sacrifício e muito amor pelo povo moçambicano em geral e ao seu partido em particular. Parabéns Sr. Presidente.
Três elementos fundamentais a serem esclarecidos sobre o encontro entre general Ossufo Momade, Presidente da Renamo e o Presidente da República Filipe Jacinto Nyunsi, havido ontem dia dois ( 02) na Província de Manica.
1. Paz e Segurança efectiva em Moçambique: Ossufo Momade, jurou seguir o desejo do presidente Dhlakama, que é trazer a paz efectiva ao país. Até a data da morte do presidente Dhlakama, o discurso dele, era: " A Renamo quer uma paz efectiva em Moçambique ".
Com efeito, o Presidente Ossufo Momade, esta fazer tudo por tudo, para que haja paz e Segurança efectiva em Moçambique. Por isso, tudo faz para que está paz seja realmente efectiva.
Que fique claro moçambicanos, não se trata de negócios como diz os outros por aí, aliás, esses são inimigos da Renamo e do povo moçambicano. Não se trata de encontro de negócios ou dinheiro, Ossufo Momade, não precisa de sair a Gorrongosa para ir receber o dinheiro da Frelimo, se fosse assim, ele teria feito isto há muito tempo.
2. Reintegração das Forças Residuais da Renamo: o que estava escrito nisso documentos que o Afonso Dlakhama vinha negociando com Filipe Jacinto Nyunsi, é que todos os militares da Renamo devem serem enquadrados nas Forças armadas, na Polícia e no Serviço Secreto de Moçambique.
Portanto, isto é o que está fazer general Ossufo Momade. Continuar a precionar o Governo moçambicano, a reintegrar esses homens em todos esses lugar. E para tal, ele deve e tem que se encontrar com o presidente da República. E neste momento tudo esta sendo feito para isto se torne uma realidade. Não se trata de negócios.
3. Segurança Pessoal para garantir a sua pre- campanha: sobre esse ponto, quero dissipar algum equívoco. A saída de Ossufo Mamade para encontrar com o Presidente da República, a segurança é garantida pela comunidade internacional. Isto, faz com que o Presidente saia de Gorrongosa e volta segura.
Mas é preciso negociar com o governo sobre esse ponto. Estamos na porta das eleições, é preciso que o Presidente da Renamo saia ao público, fazendo pelo menos a sua pré-campanha. Mas para tal, é preciso que isto esteja segura, que não aconteça aquilo que acontecia com o falecido líder Afonso Dlakama.
É preciso deixar claro meus ilustres, neste momento, a segurança do Presidente Ossufo Momade, para suas saídas de pré-campanha, assim como encontros do partido na cidade não é segura.
Portanto, são esses elementos que devem ficar claro para o nosso povo. Se alguém quer me perguntar, então Nzeru Mbawiri, mas o presidente questionou Filipe Nhusy sobre as falcatruas do recenseamento? Sem dúvida, a nossa fonte confirma e há medidas a serem tomadas.
Por: Nzeru Mbawiri
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ