sábado, 15 de junho de 2019

Muitos vivem bem na cidade por conta daqueles militares. A liderança da RENAMO não entrega lista daqueles porque quer fazê-los de escudo quando a situação amargar no futuro. Só que muitos guerrilheiros já abriram vistas.


Homer Wolf
ONDE ANDA O ESTADO?...😏
Quatro homens surgem de uma mata cerrada, armados até aos dentes, para concederem uma (pseudo) Conferência de Imprensa a um grupo selecto de jornalistas.
Os homens auto-intitulam-se "Generais da Renamo", porém descontentes com a actual liderança. Basicamente porque se sentem excluidos do processo de (re)integração. E por via dessa rota de colisão, prometem assassinar o presidente da organização Ossufo Momade.
Os homens falam tudo o que lhes dá na real gana, de forma desinibida, diante das camaras. Aliás, são os próprios jornalistas que lhes sugerem os melhores planos e ângulos para a captação de imagens.
Não obstante, ao longo de toda encenaç... ops, entrevista, os homens (armados) mantem as suas armas em riste – não a tiracolo – mesmo na cara dos jornalistas. Estes, por sua vez, demonstram um à-vontade impressionante em face da situação... Como se se sentissem protegidos pelo aparelho securitário do Estado.
E só podem!... Caso contrário, como é que chegariam até aqueles homens armados, ali no meio do nada?
É obvio que alguem "deste lado" mapeou o terreno, preparou o cenário, ensaiou as cenas e depois orquestrou todo o espectáculo que a Miramar nos presenteou de bandeja em 1ª mão.
Até porque a Renamo, através do seu porta-voz Zé Manteigas, tem estado a bater com o pé, distanciando-se deste quarteto armado – capitaneado por Mariano Chissinga (que aparece em 1°plano na pic de cima).
Para a Renamo trata-se de um grupo de desertores, pois o partido continua "uno, indivisível e com um comando central"...
Ora, se a Renamo mente, ou quer lançar-nos areia aos olhos, isso é um 'blema deles, que a curto/médio prazo terá ou não as suas consequências (?) internamente. A ver vamos quais os contornos futuros deste assunto...
Mas a grande questão que se coloca: Se o Estado sabe exactamente onde se encontram esses generais dissidentes; Se eles só o são (dissidentes) porque se sentem excluídos do processo de integração; Se eles, ainda por cima, passeiam a sua classe nas TV's, de armas em riste a ameaçar de morte um cidadão moçambicano– por acaso Presidente do maior partido da oposição; SE O ESTADO SABE de tudo isso, do que está à espera para agir???
O que obsta que seja constituída uma task-force responsável por ir buscar aqueles homens lá onde se encontram, desarmá-los e quiçá integrá-los nas FDS – uma vez que a própria Renamo já se distanciou deles (ou vice-versa)...?
Uma coisa me parece indubitável: aqui há gato!!!🐈
PS: e agora anda aí nas redes uma "carta de intenções" super elaborada, cuja autoria é atribuida a estes homens (os mesmos que eu vi e ouvi na TV)... ahh, camone pah!😂... tsc
Comentários
  • Nito Ribeiro Tens muita razão...
  • Paulino Come MANDAR homens PRA SEREM ABATIDOS ENQUANTO VC ANDA POR AI
    1
  • Cadmiel Manuel Vuca Este senhor que está a falar aí não conhece nada de militarismo,, ele só conhece algo do partido.
    Antes de ser RENAMO,, primeiro foi a parti militar que revendicou os seus intentos.
    Portanto,, partido RENAMO não deve trazer informações contraditórias r
    eferente ao caso das mortes do generais na gorongosa.
    Nós queremos a verdade disso em breve. Aqueles foram lutadores da grande causa dessa luta que vem desde do tempo da criação. Sr. Issufo,, porque mexei a organização militar si não a guerra??
    Si presidente Dhlakama já tinha organizado esse processo que nem começou com ele.
    Senhores lambebotas de issufo tenham noção do problema que estão criar. Remano não é partido mas sim um movimento armado que culminou com partido.
    Perceberão!!!! 
    Aqueles homens não são malucos como vocês acham de espertos.... E nem tentam culpar a FRELIMO para distrair as pessoas.
    Queremos ver os comandantes desaparecido vivos.
    Com a presença da imprensa nacional.
    Si os matarão,, a pessoas que vão se responsabilizar nessas mortes de mocambicanos
    2
  • Isaias Miguel Mpanguiua Vão escrever muito e muito mesmo, mas nada vão convencer a ninguém... Nada mesmo... Pode pôr português pesado nos vossos textos, mas a verdade o português mal falado do general Nhongo é que está claro... Escrevam quanto puderem, mas nada vai mudar....
    1
  • Crm Crm Eu penso que esta é uma estratégia traçada no sentido de precionar o lider da Renamo a entregar os guerrilheiros com as suas armas antes dos dias 10-15 do proximo mês. No meu entender, caso isso não aconteca recorrerão a força. Acho que estão frustrados, porque se calhar pensavam que com OM tudo estava facilitado....
    1
  • Wilson Sitoe Quanto custa pra trazer ao publico ou uma gravacao atualizada ?
  • Napo Mussane algo não esta bem.....a renamo esconde alguma coisa e eu acredito que esses homens sao da renamo😞😞😞😞😞😞😞
  • Dembo Sampanha Micha Muitos vivem bem na cidade por conta daqueles militares. A liderança da RENAMO não entrega lista daqueles porque quer fazê-los de escudo quando a situação amargar no futuro. Só que muitos guerrilheiros já abriram vistas. Estão tramados.
  • Costacorreia Correia Muito xtranho. Não há fumo cem fogo,haver vamos. . . .
  • Tavares Taremba A melhor pergunta seria: onde está a renamo e não onde está o estado.
  • Wäkä Blëïz Dē Mõz Si não estou erro nitafa já publicou q yssufu momade foi comprado era mentira da sua publicação?

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ