terça-feira, 1 de janeiro de 2019

O único moçambicano que goza de imunidade, por enquanto, é o antigo ministro de Defesa nacional pelo facto de ser presidente da República em exercício.

Eis a lista das 12 figuras moçambicanas com mandado de captura internacional emitido pelo FBI: 
  1. Armando Guebuza
  2. António do Rosário
  3. Manuel Chang (já detido na África do Sul)
  4. Gregório Leão
  5. Henrique Gamito
  6. Alberto Chipande
  7. Mussumbuluko Guebuza
  8. Salimo Abdula
  9. Rogério Manuel
  10. Ernesto Gove
  11. Alberto Vaquina
  12. Celso Correia
Notícia de última da hora dá conta que o antigo presidente da República, Armando Guebuza, acaba de cancelar uma viagem ao exterior, mais concretamente à  Turquia, depois de tomar conhecimento de que o seu nome consta na lista dos 12 mandados de captura internacional emitido pelo governo dos EUA no passado dia 27/12/2018.
Ainda na segunda-feira, ultimo dia do mês, os EUA, através da sua embaixada em Maputo, solicitaram ao governo moçambicano para que colaborasse com o governo americano na entrega incondicional de todos elementos mencionados no mandado com vista o fortalecimento da sua amizade e cooperação.
Há também informações de que o FMI deu um prazo suficiente para que o governo moçambicano agisse de forma imparcial através dos seus órgãos de justiça, findo o prazo, o governo americano, através do FBI, quer resgatar os implicados nos seus respectivos esconderijos para os deter, julgar e condená-los a fim de recuperarem os «seus» dólares extraviados, em nome do povo. O único moçambicano que goza de imunidade, por enquanto, é o antigo ministro de Defesa nacional pelo facto de ser presidente da República em exercício.
(*) Jessica Alfredo

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ