quinta-feira, 22 de novembro de 2018

PJ suspeita de vários subornos na Parque Escolar

5.536

54
Unidade Nacional de Combate à Corrupção fez dezenas de buscas em empresas e casas particulares de coordenadores e ex-coordenadores da empresa pública, e de responsáveis por empresas de construção.
Foi José Sócrates quem criou, quando era primeiro-ministro, a empresa pública Parque Escolar
AFP/Getty Images
A Polícia Judiciária suspeita de vários casos de subornos na Parque Escolar. Segundo o Correio da Manhã, que avança a notícia, vários empreiteiros terão pago ‘luvas’ a altos responsáveis da empresa pública criada por José Sócrates, em 2007, para a modernização de 332 escolas. Na terça-feira passada, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção fez dezenas de buscas em empresas e casas particulares de coordenadores e antigos coordenadores da empresa pública, e de responsáveis por empresas de construção civil.
Segundo avança o CM, a operação acabou com várias pessoas a serem constituídas arguidas, umas por corrupção passiva – os decisores públicos – e outras por corrupção ativa – empreiteiros –, tendo em conta a forma como se concertaram para viciar as regras de contratação pública, lucrando milhões de euros à margem da lei, em prejuízo de construtoras concorrentes e do erário público.
Em causa, neste projeto, está a comissão de análise de propostas de vários concursos públicos para remodelação de escolas, entre elas o liceu Passos Manuel, em Lisboa, escola onde se registou a maior derrapagem do orçamento inicial de obra, de 18 para 23 milhões. Neste estabelecimento de ensino foram usados materiais de luxo, como mais de 70 aparelhos de ar condicionado que não são utilizados uma vez que a escola não tem orçamento para suportar o seu funcionamento, escreve ainda o diário.
A Parque Escolar foi criada para modernizar 332 escolas. Apesar de avaliado em 940 milhões de euros, três anos depois os valores subiam para 3,2 mil milhões de euros, segundo auditoria do Tribunal de Contas.

PJ suspeita de vários subornos na Parque Escolar
Mais votados15
Todos54
Audio Vac
5 h
A pergunta que é preciso fazer é porque é que o Tribunal de Contas não comunicou isto à Procuradoria, ou se comunicou, porque é que só se volta a falar do assunto passados 6 ANOS???

A Auditoria do Tribunal de Contas, citada no fim do artigo, é de 2012!

(vejam o meu comentário lá em baixo, em que transcrevi a notícia do Público)

O facto de o Presidente do TdC ter sido durante muitos anos o Guilherme de Oliveira Martins do PS, terá alguma coisa a ver com o assunto, dado que é o TdC quem tem de comunicar as irregularidades à Justiça???

Terá Joana Marques Vidal tido conhecimento do Relatório de Auditoria???

E mesmo não tendo havido pedido oficial de actuação da Procuradoria, não devia ter investigado (como se faz em relação a muitos outros assuntos) depois de ter aparecido a notícia na Imprensa?

Há MUITAS questões EM ABERTO NESTA HISTÓRIA!!!
... Ler mais
Marco Silva
15 h
Mas isto já era conhecido...talvez não nestes termos, mas as tramóias do Parque Escolar já eram conhecidas, onde tudo era feito com as empresas dos amigos e boys do partido, à revelia do procedimento usual com concurso público, que como é "normal" em Portugal, era um "concurso" já com alguém escolhido antes desse concurso.

Foi de facto uma festa com o dinheiro dos contribuintes. As formigas trabalhadoras pagaram os luxos da escumalha socialista.
Carlos Duarte
17 h
Senhores Jornalistas não gastem mais palavras com estes peqeuenos furtos pois ninguém vai ser julgado, e ainda vamos ter que todos pagar os danos morais e patrimoniais, pois tiveram que se abster de (gamar) durante uns tempos até que os seus voltaram a ser eleitos, avante camarada avante!
Carlos Acm
18 h
O gangue dos links absteu-se.
Marco Silva
18 h
Mas isto já era conhecido...talvez não nestes termos, mas as tramóias do Parque Escolar já eram conhecidas, onde tudo era feito com as empresas dos amigos e boys do partido, à revelia do procedimento usual com concurso público, que como é "normal" em Portugal, era um "concurso" já com alguém escolhido antes desse concurso.

Foi de facto uma festa com o dinheiro dos contribuintes. As formigas trabalhadoras pagaram os luxos da escumalha socialista.
MariaPortuguesa .
18 h
E com tanto banquete um tal de Sócrates levou-nos à bancarrota. Veremos é se paga por isso. 
Pela bancarrota, infelizmente nunca pagará. Não está acusado de qualquer espécie de crime contra a pátria por gestão danosa.
Audio VacMarco Silva
5 h
Por gestão danosa só levava um ano.

Devia ser acusado era de Traição, por ter posto o país na dependência de potências estrangeiras.

Eram 15 anos de cadeia (o que ainda seria pouco).
Pedro Reis
20 h
Como disse a ministra socialista Maria de Lurdes Rodrigues, a Parque Escolar foi uma festa. 
É verdade, foi uma festa para alguns e um pesadelo para os contribuintes.
João João
20 h
Este está em todas.
Parece é que o Ivo Rosa é o novo ponta de lança socialista.
Magda Gama
21 h
SÓ GRITTTTANDO A ALTOS BERRRRROS ESTA INÚTIL INCOMPETENTE pj ACORDA! APRE MESMO! ALIÁS com os/as juízes/as a QUERER ORDENADÕES TRIMILIONÁRIOS, QUALQUER DIA ATÉ DÁ PARA COMPRAREM tribunais, justiça e DEIXAREM PASSAR TODO O CRIME ORGANIZADO de políticos/as, banqueiros, ricos/as, classes médias altas a altas com OCEANOS DE CORRUPCÃO MAS QUE AINDA INFELIZMENTE TÊM EMPREGO E ORDENADÕES DE CHULÕES/ONAS PORQUE VENDEM A ALMA E CORAÇÃO E humanidade a quem PAGAR MELHOR NO UMBRAL INFERNOSO! 
Agostinho Rocha Amaral
21 h
A Mota-Engil lá teve que pagar uns favores e dar emprego ao Coelho do PS... O Jorginho….
ANTONIO AZEVEDO
23 h
um sorteio com 2 opções não exige apenas 2 bolinhas ??
aahhhhh, certo. essas não eram susceptivéis de lhe ser atribu'do " erro " . ao PC podem.
Jean-Pierre Thiran
23 h
...lol...
...levaram tempo!...
...aquelas obras cosméticas que custaram horrores de dinheiro e tiveram derrapagens nos orçamentos, eram para canalizar dinheiro fácil para a construtora!...
...via-se à vista desarmada!...
...aliás, nem houve a preocupação de disfarçar!...
...mas do mal o menos, a PJ lá deu com mais um crime na longa lista do Pinocrates - ficará para a história como o mairo delinquente de todos os tempos, em Portugal!...
...assim, o seu cumplice Ivo Rosa fica em maiores dificuldades para o safar!...
a a
1 d
Tudo que foi Parque........como Expo e a Escolar foi tudo uma imensa festa !
Paulo Silva
1 d
Que surpresa ... pessoas com tão bons princípios...
Octavio Ferreira
1 d
A justiça esta top em Portugal, tudo a espera que os crimes prescrevam para o termos que indemnizar 
Daniel Pinto
1 d
Nada de surpreendente. O que é surpreendente é que eles já estão novamente à frente do país...em vez de estarem encarcerados... somos mesmo um país de mansos...
Henrique Soares Oliveira
1 d
Está na cara desde que ele era governo.
Umas escolas eram deixadas cair aos pedaços.

Outras eram remodeladas com equipamentos de ventilação e ar condicionado de luxo, que as escolas nem têm orçamento para manter inclusive em termos de gastos de electricidade.

Estas obras luxuosas em certas escolas são adequadas para dar margens de lucros maiores e portanto bons subornos.
Miguel Miguel
1 d
Amigo Sócrates, não se preocupe!
O Super IR (Ivo Rosa) vai a caminho! Que a justiça esteja contigo....


...ela está!


Henrique Soares OliveiraMiguel Miguel
1 d
O Ivo Rosa está aí graças a 3 erros no sorteio... pois só saiu o nome dele à quarta.
Por erro leia-se sair o nome do Juiz Carlos Alexandre.
Alguém programou bem o computador.
O problema não é corrupção mas sim a enorme complexidade que um programa daqueles exige!
Faz ideia do poder de processamento e complexidade de programação que um programa de escolha entre 2 nomes exige? 
Jean-Pierre ThiranHenrique Soares Oliveira
23 h
...exactamente...
...se desse Carlos Alexandre dava erro...
...como se fosse possível haver erro num programa tão simples, como o de um sorteio!...
...país de gente infinitamente bronca e mansa!...
José Carlos Lourenço
1 d
No contexto desta festivaleira balbúrdia, a cena dos "ares condicionados" ( e dos lustres de luxo com assinatura de autor) é o paradigma da anedota em que se transformou esta choldra.
A corrupção não é problema. O Pinóquio 44 e comandita são espertoe e fizeram obra....!!!
O povinho tuga anda mais preocupado com as vidas e cambalhotas dos mustafas, cristinas, brunos, cristianos e outros artistas tais.
Que siga para bingo, que o povinho manso, complacente, umbiguista e ignorante merece o prémio que mais tarde ou mais lhes vai ser oferecido. 

... Ler mais
Sem esquecer uma escola, que no W.C. levou torneiras DE LUXO. ..ATÉ SAÍU NOS jornais e tv's! 

Carlos Martins M.
1 d
Não tarda nada aparecem por aí os idiotas patrulheiros para afirmar que, obviamente, a culpa é do Passos Coelho ou do juiz que mandou investigar.
André Silva
1 d
Perfeitamente natural, não percebo a indignação.
Afinal, e como a Ministra cadelamunista-soxulista da altura disse mais tarde, "A Parque Escolar foi uma festa". Claro que foi.
José Martins
1 d
O maior atentado da Parque Escolar foi o de ter contribuído para destruir uma série de pequenas e médias empresas de construção espalhadas pelo país, acabando com a concorrência, transformando o mercado da construção civil desta área, num MONOPÓLIO.
É que o mercado, o mercado concorrencial, "os Sócrates deste país" não conseguem controlar.
Mas conseguem controlar os monopólios.
O mesmo se passou com as SCUTS.
O maior crime foi o da destruição do funcionamento do mercado e da concorrência que abriram caminho à prática de preços obscenos, à execução de obras desnecessárias e, tudo isso, sem controlo público.
Duvido que a PJ tenha competência técnica para identificar os aspectos chave, os truques, os pequenos pormenores que abriram caminho à "corrupção" com toda a aparência legal.
Uma das principais Missões de um Estado Moderno é a de, nos sectores onde o mercado pode funcionar, promover e assegurar a justa, sã e leal concorrência, como forma de defender o interesse público e dos cidadãos enquanto contribuintes e consumidores.
Com a criação da Parque Escolar, o  grande crime económico cometido foi a destruição deste mercado no sector das construções escolares, para a constituição de um “MONOPÓLIO” a quem tudo era permitido, desde a destruição de escolas bem projectadas e construídas, até à execução de obras faraónicas e desnecessárias, tudo sem o controle que o gasto do dinheiro dos contribuintes exige.
Octávio César
1 d
O PS é, e tem sido, a Maior Plataforma de Corrupção em Portugal desde há pelo menos 20 anos. Sócrates foi apenas mais um coordenador e facilitador desta plataforma gigantesca, um verdadeiro polvo cujos tentáculos cobrem todo o país e se estendem a Angola, Brasil, etc. 
Paulo SilvaOctávio César
1 d
O Lula ao pé do Sócrates não passa de um menino de escola. 
Antonio FonsecaPaulo Silva
1 d
Como o Brasil é maior que Portugal o Lula tinha mais matérial para trabalhar.
Reduz isso em percetagem do PIB e o Sócrates bate o lula por KO ao primeiro round. 
José Fadigas SilvaAntonio Fonseca
1 d
É tiro e queda.
Winter Is Coming
1 d
não percebi. qual é a notícia?
leiam o post do Audio Vac em baixo.
Eduardo Lopes
1 d
Bom dia!
Existe aqui uma grande incongruência nesta noticia! se afinal quem mais lucra são as empresas cujos os accionistas são de direita, como pode vir aqui alguém dizer que é a esquerda que é corrupta?
Não existe corrupção em portugal! existe é um povo que não tem coluna, que anda há 40 anos a dizer o mesmo e não veste o colete amarelo.
Vejamos só! os policias fazem greve pelos seus direitos, mas se o chefe os mandar dar porrada nos outros manifestante, eles ficam todos contentes, não é verdade? os juízes fazem greve para receber mais, mas andam há muitos anos receber aumentos para acabar com os atrasos na justiça e nunca mais acabam e porquê? ao longo destes anos ainda não prenderam ninguém como exemplo pois não, ou estou enganado?
A máquina está montada assim, sejam de direita ou de esquerda são iguais e, é isso que irrita a esquerda e, chateia a direita porque não está na máquina, porque já lá esteve e foi o que se viu e, ainda ninguém foi preso, porque os recursos ainda não acabaram.
Miguel CardosoEduardo Lopes
1 d
As empresas são de direita? Ele há com cada idiota!
Joaquim RibeiroEduardo Lopes
1 d
"os policias fazem greve pelos seus direitos, mas se o chefe os mandar dar porrada nos outros manifestante, eles ficam todos contentes, não é verdade? ".....Você sabe tantas coisas....uiiii
Paulo SilvaEduardo Lopes
1 d
Os accionistas das empresas são de direita? Mas isso é um pré-requisito para ser accionista? Mas que idiotice.
Miguel MiguelEduardo Lopes
1 d
Você apresenta um bom caso para se estudar " A mente de um imbecil"
Joaquim ZacariasEduardo Lopes
23 h
Falas para dizeres umas bacoradas.Vai ver quem foram as construtoras,se eram ou não as mais amigas dos socialistas.Depois verifica se os materiais utilizados em todas as escolas,tais como de iluminação,de ar condicionado,de equipamentos dos quadros elétricos,etc.se eram ou não da mesma marca.Após essa analise,comenta com objetividade,se fores isento.
arievilO razalaS
1 d
Subornos??? Em Portugal??? Inacreditável! Inacreditável como isto ainda é ou só agora é assunto. É assim desde... há muito te... sempre.
Luis Oliveira
1 d
Á  grande ze44 és o maior!!!
Conheço uma escola faraónica do tempo do ze44, agora precisa de obras e não há dinheiro para as coisas mais básicas!!!
Paulo Silva
1 d
Ivoo, óóó Ivvvoooo trata lá de arquivar já isto, que é tudo mentira e difamação. É tudo boa gente que até vai à missa ao domingo. Estas coisas não se podem comentar na praça pública, pois o povo é burro e populista, ainda se revolta e dá cabo da qualidade de vida de muita gente importante.
Joao MA
1 d
só estao é a dar mais trabalho ao Rosa para arquivar tanta coisa.
paulo silva
1 d
É  este o pais do websumit, tudo à fartazana !!
O que vier a seguir sff feche a porta.
Alexandre Policarpo
1 d
Metade deles estão no governo do Costa. Óbviaamente, não sabem de nada.
E a festa continua.
Miguel Cardoso
1 d
O Costa não sabia de nada, obviamente, e a Milu, que o amiga socialista Maria José Machado “descondenou” dos três anos e meio de prisão por corrupção é que disse a verdade, o Parque Escolar foi uma festa! 

#aculpaédopassos!
António Silva
1 d
"Ah ganda Zé". Cada tiro cada melro!
tone goes
1 d
A sério, corrupção na parque escolar….deve ser engano...pois todas as escolas foram "bem" remodeladas de acordo, com os projetos dos "melhores" arquitetos de Portugal Foi uma festa...
Audio Vac
1 d
...para o que é que serve o Tribunal de Contas...?

DA OUTRA VEZ NÃO ACONTECEU NADA:

"Auditoria do Tribunal de Contas:
Custos dispararam nas obras da Parque Escolar em benefício dos empreiteiros 

"As obras de modernização da escola secundária Passos Manuel, em Lisboa, geridas pela empresa pública Parque Escolar, custaram mais 46,5% do que estava inicialmente previsto, devido sobretudo a uma série de “trabalhos a mais” entregues à Mota-Engil, a empresa responsável pela obra, conclui uma auditoria do Tribunal de Contas divulgada esta quarta-feira.Estes trabalhos não resultaram de “circunstâncias imprevistas” e violam as disposições legais em vigor, acrescenta-se no relatório. 

A empreitada no Passos Manuel custou mais de 23 milhões de euros, quando o estimado inicialmente era de cerca de 16 milhões. 

Na sequência da auditoria geral à Parque Escolar, o Tribunal de Contas (TC) foi analisar mais em pormenor o que aconteceu nas empreitadas realizadas em cinco escolas secundárias. Hoje foram divulgados os relatórios respeitantes às escolas Passos Manuel e D. João de Castro, também em Lisboa. 

As irregularidades detectadas nesta última têm o mesmo perfil das registadas no Passos Manuel: trabalhos a mais sem justificação, que fizeram disparar o custo em mais 13,2% do que o previsto inicialmente; “inúmeras desconformidades” entre o que foi contratado com a empresa HCI Construções e aquilo que foi “efectivamente executado” e violação do regime legal de fiscalização prévia já que os contratos não foram sido submetidos à aprovação do Tribunal de Contas.

Na sequência das irregularidades detectadas, o Tribunal de Contas considera que muitas das despesas efectuadas e pagas são ilegais. 

De tudo isto resultou um “dano para o erário público”, frisa-se.Entre os “exemplos da má aplicação de dinheiros públicos” na intervenção no Passos Manuel, o Tribunal de Contas elucida que “foram efectuadas inúmeras alterações” ao projecto e contrato iniciais que “resultaram na realização de avultados ‘trabalhos a mais’ que, salvo algumas excepções, não preenchiam os requisitos legais para tal, tendo sido, na sua maioria, valorizados a preços novos”. O TC refere também que a Parque Escolar pagou cerca de 640 mil euros à empresa construtora “ a título de ‘margem’ de 25% sobre os orçamentos dos empreiteiros/fornecedores”. 

O que levou, por exemplo, a que a Parque Escolar tenha pago as instalações eléctricas e de telecomunicações nesta escola “50% acima do ‘preço’ apresentado pelos subempreiteiros que procederam à execução dos trabalhos”. 

Ar condicionado de luxo
Entre vários outros casos, o TC destaca que “a decisão extemporânea de não execução de dois pavilhões, previstos contratualmente, custou ao erário público 31.626 euros, sem qualquer resultado em termos de obra realizada". Para a climatização foram pagos mais de dois milhões de euros, mas conforme a auditoria apurou os equipamentos estão desligados "dadas as dificuldades orçamentais da escola face ao aumento das despesas de funcionamento, o que contribuiu também para a falta de qualidade do ar nas salas de aulas, por inexistência de ventilação natural”. 

Acrescenta-se ainda que o sistema escolhido para a climatização daquela escola “apenas é utilizado em hotéis com categorias de ‘5 estrelas’”. 
No relatório da auditoria geral à empresa, divulgado em Março, o TC responsabilizou os anteriores administradores da empresa, que entretanto se demitiram, por terem autorizado despesas e pagamentos ilegais num montante superior a 500 milhões de euros; considera que estes restringiram "os mecanismos de concorrência" na contratação dos projectos de arquitectura; que permitiram um acréscimo de 53,7 milhões de euros no valor global das contratações iniciais das empreitadas com a realização de "trabalhos a mais" e de trabalhos de suprimento de "erros e de omissões", sem que se tivesse procedido à responsabilização dos seus actores. 

O mesmo aconteceu com o "incumprimento generalizado" dos prazos das empreitadas, com atrasos na conclusão de obras superiores a 100 dias.A Parque Escolar foi criada em 2007 para gerir obras de modernização em 332 escolas secundárias até 2015. O TC lembra que, aquando do lançamento do programa, foi previsto um investimento total de 940 milhões. Em 2010, quando estavam abrangidas 205 escolas, o investimento considerado necessário já tinha mais do que triplicado e situava-se em 3,2 mil milhões de euros. 

"Um aumento de, pelo menos, 218,5%, não obstante abranger apenas 64% do número de escolas que se pretendiam modernizar", esclarece ."

... Ler mais
Audio VacAudio Vac
1 d
Porque é que NINGUÉM ACTUOU em relação ao que vem em cima descrito???

Porque a corrupção chega AOS TRIBUNAIS --- É A ÚNICA EXPLICAÇÃO!!!
miguel Coelho.Audio Vac
23 h
e por isso é que não nos devemos entreter com questiúnculas de esquerda/direita, como se fosse o benfica/sporting.
isto é, obviamente, outro campeonato.
miguel Coelho.miguel Coelho.
23 h
e ainda, é por isto que as crónicas dos tangas de serviço (JM Fernandes, RRamos e Helena ?) são algo entre masturbação intelectual e entretenimento; são uma poeira diferente...
Fernando Marques
1 d
Viva a Republica, estes sao os verdadeiros valores republicanos.
Antonio Fonseca
1 d
HA!Granda Sócrates!
A marca que deixastes no país ainda perdura.
Merecias ser presidente desta corja!

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ