sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Casa Branca usou um vídeo manipulado para excluir jornalista da CNN. A análise, segundo a segundo

DONALD TRUMP


30
A administração Trump usou um vídeo modificado para atacar o jornalista da CNN. As imagens foram editadas para parecer que houve agressividade contra a estagiária que lhe ia tirar o microfone.

Captura de ecrã
A administração Trump utilizou um vídeo modificado pela Infowars, uma página de extrem direita dedicada a disseminar teorias da conspiração, para impedir o jornalista Jim Acosta de voltar a entrar na Casa Branca, desvenda o New York Times.
Sarah Huckabee Sanders, responsável pela gestão da imprensa dentro da Casa Branca, afirmou no Twitter que o repórter da CNN tinha sido banido “por colocar as mãos numa jovem mulher” que lhe tentava tirar o microfone, quando Donald Trump quis travar a intervenção de Jim Acosta. Pode ver as imagens partilhadas no Twitter de Sarah Sanders aqui em baixo.



We stand by our decision to revoke this individual’s hard pass. We will not tolerate the inappropriate behavior clearly documented in this video.

108 mil pessoas estão falando sobre isso

Mas uma análise ao vídeo de 15 segundos difundido pela Casa Branca revela que a velocidade do vídeo foi parcialmente alterada para que o toque do jornalista no braço da estagiária parecesse mais agressivo do que realmente foi. Pode ver a análise do editor de vídeo Aymann Ismail mais aqui em baixo.
Hany Farid, especialista em análise forense de imagens digitais, disse à The New Yorker que o vídeo foi editado de três formas: nas partes em que a estagiária estica a mão para alcançar o microfone, o vídeo foi desacelerado e desfocado; nas partes em que o jornalista toca na mulher, o vídeo foi acelerado; e alguns frames foram repetidos quando há contacto físico entre eles.


The intern's reach for the mic is slowed down, and the "chop" motion is accelerated. Here's an annotated side by side comparison:
Further analysis: video is absolutely doctored. You can see the edit when the clips are side by side and slowed down to quarter speed. See for yourself: pic.twitter.com/4ZZrzhislg

7.022 pessoas estão falando sobre isso

Jim Acosta estava a questionar o presidente norte-americano sobre a fronteira sul dos Estados Unidos quando Trump quis calar o jornalista e disse: “Já chega”. Nesse momento, uma mulher — que Sarah Sanders afirmou ser uma estagiária — levantou-se para tirar o microfone ao repórter da CNN. Enquanto gesticulava ao discutir com Trump, Jim Acosta tocou no braço da mulher e disse: “Desculpe, minha senhora”. Veja as imagens reais no artigo aqui em baixo.
Mas no vídeo que a administração Trump usou para banir o jornalista, esse momento foi acelerado para criar a ilusão de que o toque parecesse mais brusco. Só desacelerando o vídeo para um quarto da velocidade é que a ilusão se dissipa, descobriu Aymann Ismail. Essa ilusão, segundo uma equipa de analistas do New York Times, foi criada e publicada por Paul Joseph Watson, colaborador do site de notícias falsas.
Nessa publicação Paul Watson afirma que “o Acosta usa claramente o braço esquerdo para fazer frente e confinar a mulher”. Mas para Sarah Burris, editora digital do blog de esquerda Raw Story, as imagens não são tão claras assim. Numa análise difundida nas redes sociais, Sarah Burris assinala a vermelho todos os pontos de contacto entre a funcionária da Casa Branca e o jornalista da CNN. Nos quatro momentos em que eles se aproximam, a editora de vídeo afirma que é a mulher que toca no jornalista e não o contrário.



Slowed down the @Acosta encounter to show the FOUR times the White House staffer touched HIM... not the other way around. Unclear if she's been suspended.

30,8 mil pessoas estão falando sobre isso

Mas Hany Farid diz que é uma questão de perspetiva: “Se olharmos para vídeos originais de alta qualidade filmados de outros pontos de vista é possível ver com mais clareza que, embora houvesse algum contacto entre o repórter e o estagiário, ele não bateu nela quando a mão desceu”. À The New Yorker, Farid adjetivou o vídeo partilhado por Sanders de “enganoso”. Mas sublinhou: “Não vejo evidências inequívocas de que tenha sido manipulado”.
Entretanto, Paul Watson reagiu no YouTube às suspeitas de que tinha alterado o vídeo. “A comunicação social, sem nenhuma verificação dos factos, lançou uma conspiração a dizer que eu acelerei ou manipulei o vídeo de Jim Acosta de forma a distrair do comportamento dele. Isto é falso. Eu não manipulei nem acelerei nada. É tudo notícias falsas”, disse. Veja a reação no vídeo aqui em baixo.

Segundo Paul Watson “isto é tudo uma treta”: “Tudo o que eu fiz foi zoom. É virtualmente idêntico. Mas é 100% idêntico? Não. A compressão do vídeo vai resultar em que ele pareça marginalmente diferente”. O colaborador da Inforwars nega as acusações de manipulação: “Manipular significa mudar deliberadamente o significado do vídeo. Fazer zoom não é manipulação”. Paul Watson diz que, para ter acesso ao vídeo, descarregou um gif, exportou-o e converteu-o para formato mp4 e publicou no Twitter: “Isto não é manipulação”.
Tim Pool, um jornalista habituado a trabalhar com vídeos, defendeu Paul Watson no Twitter: “Todos os jornais que alegaram que o vídeo foi adulterado ou acelerado nem sequer se importaram em verificar os factos. Duas análises diferentes mostraram que era provavelmente apenas por problemas de compressão que os dois vídeos não estão sincronizados. É por isto que as pessoas não confiam na comunicação social, todos eles escreveram a história devido a boatos, não factos”.

All of the outlets claiming the video was doctored or sped up didn't even bother fact checking.

Two different analyses showed it was likely just compression issues as to why it didn't sync.

This is why people don't trust media, they all ran the story due to gossip not facts

980 pessoas estão falando sobre isso

Shane Raymond, jornalista do site Storyful, também explicou o seu ponto de vista no Twitter: “Imagens do incidente Acosta publicado pela Casa Branca contêm frames repetidos que não aparecem na transmissão C-SPAN em que foi baseado. Esses frames (13, 14, 15) fazem parecer que a mão de Acosta parou subitamente, como se tivesse acertado em alguma coisa. Depois desses frames repetidos, os vídeos estão fora de sincronia, com a versão da Casa Branca fracionada por trás”.
De acordo com o jornalista, “o vídeo compartilhado pela Casa Branca foi interpolado, o que pode explicar porque é que ele parece mais desfocado e pode não ser exatamente igual aos frames progressivos do C-SPAN”: “A interpolação também pode fazer com que os movimentos pareçam mais rápidos. No entanto, apesar de ter sido amplamente divulgado que o vídeo foi acelerado, passei pela gravação frame a frame e não encontrei sinais de que esse fosse o caso. Em vez disso, um frame apareceu três vezes seguidas”.


The video shared by @PressSec is interpolated, which may explain why it appears blurrier and cannot be matched 1-to-1 with C-SPAN's progressive frames. (4/8)
Interpolation can also make movements appear faster. However, despite being widely reported that the video was sped up, I went through the footage frame-by-frame and haven't seen evidence this was the case. Instead, one frame appeared three times in a row. (5/8)

38 pessoas estão falando sobre isso

chico fininho
5 m
Hany Farid faz parte de uma ONG esquerdalha parasita de dinheiros que outros ganham a trabalhar diariamente no duro ....https://en.wikipedia.org/wiki/Counter_Extremism_Project   è só pesquisar e vemos os demos por todo o lado ... uma verdadeira máfia
José Dias
16 m
O jornalista impediu ou não a dita estagiária de recolher o microfone? Não me parece poder haver dúvidas de que o fez, e de forma clara e ostensiva.

O acto supra referido foi praticado ou não através do exercício de força física? Igualmente não creio poder haver quem negue que foi um acto físico exercido sobre uma outra pessoa que a impediu de levar a cabo aquilo a que se propunha …. recolher o microfone.

Foi a força física exercida de carácter violento ou não? Parece igualmente pacífico que não tendo sido violento ao ponto de deixar marcas, também não se poderá afirmar ter-se tratado de um mimo ou de um gesto cuidadoso.

Se um homem impede uma mulher de exercer a sua função através do uso de força física de forma mais ou menos violenta será isto condenável ou não? A conclusão não me parece ser difícil …

PS: não resisto a referir que se as velocidades dos vídeos continuarem a ser utilizadas para qualificar e quantificar a violência ou a sua ausência, corre ainda o Jim Acosta o risco de vir a ser objecto de acção por assédio sexual … bastará para tal reduzir ainda mais um bocadito a velocidade!  
Ricardo Cunha
35 m
Aqui portugal dá cartas e pode ajudar, convoquem  os verdadeiros especialistas Duarte Gomes Pedro guerra e o ex namorado do melão
Daily Observador
35 m
Marta Leite Ferreira, mensagem do Trump para si: "Marta: You are FAKE NEWS!"

Em vez de confiar num "especialista em vídeo" que não conhece de lado nenhum, e ignorar os vários especialistas em vídeo que já vieram esclarecer que não houve manipulação nenhuma, houve apenas os efeitos da compressão de vídeo e não é claro que essa compressão tenha provocado qualquer distorção, porque não coloca aqui o vídeo original para todos vermos o que o Acosta fez? 

Se o Acosta fosse apoiante do Trump ou do Bolsonaro o que estariam agora os jornalistas a dizer?  

Quem colocou o vídeo foi o Paul Joseph Watson. Ele tem milhares de minutos de vídeos no youtube. Pode colocar aqui exemplos de fake news nos vídeos dele? É que se não pode, então a afirmação "colaborador do site de notícias falsas" é um si uma notícia falsa.  

Haja seriedade! 
Silvia SerraDaily Observador
31 m
E é claro que só é sério os que dizem que nao houve manipulação , os outros são todos não sérios e nós temos que acreditar
Aymann Ismail @aymanndotcom
Reluctant ambassador for all 1.8B Muslims.
José DiasSilvia Serra
25 m
Mas acontece que nem tem de acreditar …. basta analisar de forma isenta e racional e no seu caso particular tirar as lentes que distorcem para a canhota ...
Daily ObservadorSilvia Serra
25 m
O Benfica no seu jornal pode dizer tudo o que lhe apetece sobre o Porto. O Porto no seu jornal pode dizer tudo o que lhe apetece sobre o Benfica. O que não é sério é o Observador assumir como verdades o que um dos clubes diz sobre o outro. Percebeu agora? Já viu o vídeo original? O Acosta foi rude ou não? A sua cabeça já parou de girar?
Silvia SerraDaily Observador
21 m
A cabeça que gira e a sua , e deve dar voltas de 360 graus...
Ja que esta neste nivel leva esta resposta. O observador na verdade limita se a dar a noticia , voce e que nesse afã de defender um lado acha que o artigo e tendencioso. Eu ca nao achei. Eles deram esta noticia hoje , tambem ja deram a contraria , a de que o acosta tinha sido rude.  Qual a questão?
Silvia SerraDaily Observador
16 m
Mas se acha os artigos do observador tendenciosos porque e que vem ca lê-los? Ha outros jornais digitais

https://poligrafo.sapo.pt/
José DiasSilvia Serra
11 m
Pela simples razão de que o título da peça - as célebres GORDAS que são o que muita gente se limita a ler - continua a ser, como pode constatar com os seus próprios olhos (se entretanto já recuperou do esforço para encontrar diferenças entre os vídeos): "Casa Branca usou um vídeo manipulado para excluir jornalista da CNN. A análise, segundo a segundo" Dá para perceber?
Adriano Sousa
37 m
Não destapem a careca da alt-right! Isso é feio!
Al Beca
45 m
No meu tempo falsificação dava Cana. Agora vale tudo.
Continuem a votar em populistas...
José DiasAl Beca
8 m
Devo presumir que fala por experiência própria? Ou ouviu dizer?
Silvia Serra
51 m
Afinal a casa Branca tambem produz Fake News 
Daily ObservadorSilvia Serra
49 m
Não, quem produziu Fake News foi a Marta Leite Ferreira!
Silvia SerraDaily Observador
37 m
querem crer que da white house só saiem verdades!!!!  É um templo
José DiasSilvia Serra
34 m
Por acaso viu os vídeos - o original e a suposta manipulação - e tirou essa conclusão? A sério …..!!

Silvia SerraJosé Dias
32 m
Credo, a que ponto se vai para se defender o candidato da verdade. Só de vos ler consigo acreditar que o Trump e o seu staff nunca produziu uma fake new na vida ou disse uma mentira. É de ir as lágrimas
Daily ObservadorSilvia Serra
32 m
Na sua primeira mensagem estava muito surpreendida por descobrir que não pode confiar na Casa Branca: "*Afinal* a casa branca tb produz Fake news". Agora, a casa branca tinha de produzir fake news por definição, porque não é "um templo". Enfim, quando a sua cabeça deixar de girar, espero que fique virada para a frente. 
Silvia SerraDaily Observador
29 m
Daily Daily , uma das caracteristicas dos grandes defensores do Trump , os que o defendem cegamente quero eu dizer. Porque até acho bem os que defendem com coerencia e argumentos a sua agenda politica e economica, é que não percebem ironia, sarcasmo...
José DiasSilvia Serra
27 m
Mas a que ponto é que efectivamente se refere?
Será ao facto de eu não poder deixar de demonstrar a minha incredulidade em relação à possibilidade de alguém comparar dois vídeos e não concluir que são uma e mesma coisa?
Contrariamente a muitos que por aí pululam - será a minha cara eventualmente um deles - não acredito em políticos impolutos e fervorosos adeptos da verdade acima de todas as coisas …. mas também sou capaz de admitir quando não mentem!
Daily ObservadorSilvia Serra
21 m
"uma das caracteristicas dos grandes defensores do Trump , os que o defendem cegamente quero eu dizer. "

Pode tentar de novo, agora em português?

"Porque até acho bem os que defendem com coerencia e argumentos a sua agenda politica e economica, é que não percebem ironia, sarcasmo..."

Pode tentar de novo, agora em português? 

... Ler mais
Silvia SerraDaily Observador
14 m
aha hah

você é cómico
José DiasSilvia Serra
9 m
E a minha cara "ri" ( aha hah ) de forma estranha e até quiçá algo assustadora ….
Mosava Ickx
52 m
Tocou e empurrou na mesma.
Mais um artigo de sarjeta.
Pedro Cerqueira
59 m
Vergonhoso! Qualquer entusiasta de vídeo sabe que não há adulteração alguma do conteúdo do vídeo original. É sabido que a compressão dos ficheiros tipicamente utiliza menos frames e logo tem menos qualidade. Porém, uma reprodução em tempo real de ambos os clips (o do site original e o da peça aqui reproduzida) demonstram que a velocidade do golpe do vosso colega sobre a funcionária da casa branca é exactamente a mesma em ambos os vídeos. Consultai a explicação do próprio Paul Joseph Watson no youtube para desmontar esta narrativa assinina.
Joaquim RibeiroPedro Cerqueira
35 m
Entusiasta de vídeo :) grande nome........:)))))
Jorge Trindade
1 h
Se isso é um vídeo falso, no Prolongamento estão sempre a usar vídeos falsos para ver se é penalty.
PARTILHE
COMENTE
30Comente e partilhe as suas ideias
SUGIRA
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
chico fininho
5 m
Hany Farid faz parte de uma ONG esquerdalha parasita de dinheiros que outros ganham a trabalhar diariamente no duro ....https://en.wikipedia.org/wiki/Counter_Extremism_Project   è só pesquisar e vemos os demos por todo o lado ... uma verdadeira máfia
José Dias
16 m
O jornalista impediu ou não a dita estagiária de recolher o microfone? Não me parece poder haver dúvidas de que o fez, e de forma clara e ostensiva.

O acto supra referido foi praticado ou não através do exercício de força física? Igualmente não creio poder haver quem negue que foi um acto físico exercido sobre uma outra pessoa que a impediu de levar a cabo aquilo a que se propunha …. recolher o microfone.

Foi a força física exercida de carácter violento ou não? Parece igualmente pacífico que não tendo sido violento ao ponto de deixar marcas, também não se poderá afirmar ter-se tratado de um mimo ou de um gesto cuidadoso.

Se um homem impede uma mulher de exercer a sua função através do uso de força física de forma mais ou menos violenta será isto condenável ou não? A conclusão não me parece ser difícil …

PS: não resisto a referir que se as velocidades dos vídeos continuarem a ser utilizadas para qualificar e quantificar a violência ou a sua ausência, corre ainda o Jim Acosta o risco de vir a ser objecto de acção por assédio sexual … bastará para tal reduzir ainda mais um bocadito a velocidade!  
Ricardo Cunha
35 m
Aqui portugal dá cartas e pode ajudar, convoquem  os verdadeiros especialistas Duarte Gomes Pedro guerra e o ex namorado do melão
Daily Observador
35 m
Marta Leite Ferreira, mensagem do Trump para si: "Marta: You are FAKE NEWS!"

Em vez de confiar num "especialista em vídeo" que não conhece de lado nenhum, e ignorar os vários especialistas em vídeo que já vieram esclarecer que não houve manipulação nenhuma, houve apenas os efeitos da compressão de vídeo e não é claro que essa compressão tenha provocado qualquer distorção, porque não coloca aqui o vídeo original para todos vermos o que o Acosta fez? 

Se o Acosta fosse apoiante do Trump ou do Bolsonaro o que estariam agora os jornalistas a dizer?  

Quem colocou o vídeo foi o Paul Joseph Watson. Ele tem milhares de minutos de vídeos no youtube. Pode colocar aqui exemplos de fake news nos vídeos dele? É que se não pode, então a afirmação "colaborador do site de notícias falsas" é um si uma notícia falsa.  

Haja seriedade! 
Silvia SerraDaily Observador
31 m
E é claro que só é sério os que dizem que nao houve manipulação , os outros são todos não sérios e nós temos que acreditar
Aymann Ismail @aymanndotcom
Reluctant ambassador for all 1.8B Muslims.
José DiasSilvia Serra
25 m
Mas acontece que nem tem de acreditar …. basta analisar de forma isenta e racional e no seu caso particular tirar as lentes que distorcem para a canhota ...
Daily ObservadorSilvia Serra
25 m
O Benfica no seu jornal pode dizer tudo o que lhe apetece sobre o Porto. O Porto no seu jornal pode dizer tudo o que lhe apetece sobre o Benfica. O que não é sério é o Observador assumir como verdades o que um dos clubes diz sobre o outro. Percebeu agora? Já viu o vídeo original? O Acosta foi rude ou não? A sua cabeça já parou de girar?
Silvia SerraDaily Observador
21 m
A cabeça que gira e a sua , e deve dar voltas de 360 graus...
Ja que esta neste nivel leva esta resposta. O observador na verdade limita se a dar a noticia , voce e que nesse afã de defender um lado acha que o artigo e tendencioso. Eu ca nao achei. Eles deram esta noticia hoje , tambem ja deram a contraria , a de que o acosta tinha sido rude.  Qual a questão?
Silvia SerraDaily Observador
16 m
Mas se acha os artigos do observador tendenciosos porque e que vem ca lê-los? Ha outros jornais digitais

https://poligrafo.sapo.pt/
José DiasSilvia Serra
11 m
Pela simples razão de que o título da peça - as célebres GORDAS que são o que muita gente se limita a ler - continua a ser, como pode constatar com os seus próprios olhos (se entretanto já recuperou do esforço para encontrar diferenças entre os vídeos): "Casa Branca usou um vídeo manipulado para excluir jornalista da CNN. A análise, segundo a segundo" Dá para perceber?
Adriano Sousa
37 m
Não destapem a careca da alt-right! Isso é feio!
Al Beca
45 m
No meu tempo falsificação dava Cana. Agora vale tudo.
Continuem a votar em populistas...
José DiasAl Beca
8 m
Devo presumir que fala por experiência própria? Ou ouviu dizer?
Silvia Serra
51 m
Afinal a casa Branca tambem produz Fake News 
Daily ObservadorSilvia Serra
49 m
Não, quem produziu Fake News foi a Marta Leite Ferreira!
Silvia SerraDaily Observador
37 m
querem crer que da white house só saiem verdades!!!!  É um templo
José DiasSilvia Serra
34 m
Por acaso viu os vídeos - o original e a suposta manipulação - e tirou essa conclusão? A sério …..!!

Silvia SerraJosé Dias
32 m
Credo, a que ponto se vai para se defender o candidato da verdade. Só de vos ler consigo acreditar que o Trump e o seu staff nunca produziu uma fake new na vida ou disse uma mentira. É de ir as lágrimas
Daily ObservadorSilvia Serra
32 m
Na sua primeira mensagem estava muito surpreendida por descobrir que não pode confiar na Casa Branca: "*Afinal* a casa branca tb produz Fake news". Agora, a casa branca tinha de produzir fake news por definição, porque não é "um templo". Enfim, quando a sua cabeça deixar de girar, espero que fique virada para a frente. 
Silvia SerraDaily Observador
29 m
Daily Daily , uma das caracteristicas dos grandes defensores do Trump , os que o defendem cegamente quero eu dizer. Porque até acho bem os que defendem com coerencia e argumentos a sua agenda politica e economica, é que não percebem ironia, sarcasmo...
José DiasSilvia Serra
27 m
Mas a que ponto é que efectivamente se refere?
Será ao facto de eu não poder deixar de demonstrar a minha incredulidade em relação à possibilidade de alguém comparar dois vídeos e não concluir que são uma e mesma coisa?
Contrariamente a muitos que por aí pululam - será a minha cara eventualmente um deles - não acredito em políticos impolutos e fervorosos adeptos da verdade acima de todas as coisas …. mas também sou capaz de admitir quando não mentem!
Daily ObservadorSilvia Serra
21 m
"uma das caracteristicas dos grandes defensores do Trump , os que o defendem cegamente quero eu dizer. "

Pode tentar de novo, agora em português?

"Porque até acho bem os que defendem com coerencia e argumentos a sua agenda politica e economica, é que não percebem ironia, sarcasmo..."

Pode tentar de novo, agora em português? 

... Ler mais
Silvia SerraDaily Observador
14 m
aha hah

você é cómico
José DiasSilvia Serra
9 m
E a minha cara "ri" ( aha hah ) de forma estranha e até quiçá algo assustadora ….
Mosava Ickx
52 m
Tocou e empurrou na mesma.
Mais um artigo de sarjeta.
Pedro Cerqueira
59 m
Vergonhoso! Qualquer entusiasta de vídeo sabe que não há adulteração alguma do conteúdo do vídeo original. É sabido que a compressão dos ficheiros tipicamente utiliza menos frames e logo tem menos qualidade. Porém, uma reprodução em tempo real de ambos os clips (o do site original e o da peça aqui reproduzida) demonstram que a velocidade do golpe do vosso colega sobre a funcionária da casa branca é exactamente a mesma em ambos os vídeos. Consultai a explicação do próprio Paul Joseph Watson no youtube para desmontar esta narrativa assinina.
Joaquim RibeiroPedro Cerqueira
35 m
Entusiasta de vídeo :) grande nome........:)))))
Jorge Trindade
1 h
Se isso é um vídeo falso, no Prolongamento estão sempre a usar vídeos falsos para ver se é penalty.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ