sábado, 27 de outubro de 2018

HAVERÁ ESCOLHA ENTRE CINQUENTA MILHÕES DE EUROS E A DIGNIDADE DE UMA NAÇÃO?

HAVERÁ ESCOLHA ENTRE CINQUENTA MILHÕES DE EUROS E A DIGNIDADE DE UMA NAÇÃO?
26-10-2028
ESCUTANDO O REPRESENTANTE DA UNIÃO EUROPEIA A DIZER QUE “A PAZ VEIO PARA FICAR EM MOCAMBIQUE …”
… PENSEI QUE ENQUANTO OS FUNDAMENTOS DE UMA PAZ VERDADEIRA SÃO MINADOS PELA ACÇÃO DE UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS QUE TOMARAM O POVO INTEIRO PELAS GOELAS, ISSO É UMA ILUSÃO!...
… E TAMBÉM PENSEI QUE A COMUNIDADE INTERNACIONAL DIPLOMÁTICA AQUÍ REPRESENTADA PRECISA DE OUVIR DE NÓS OUTROS QUE NÃO SOMOS O GOVERNO COM QUE LIDA TODOS OS DIAS, QUE EXISTE SIM UM POVO EM MOÇAMBIQUE QUE NÃO SE CHAMA FRELIMO!
O que o líder interino da Renamo disse ontem deve ser ouvido com muita atenção. Não faz sentido insistir com DDR (Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos homens da Renamo), e dizer que “a paz veio para ficar em Moçambique” enquanto fazem tábua rasa da fraude da Frelimo nas recentes eleições autárquicas. Essas fraudes, uma recorrência do passado, constituem a principal razão porque não temos tido verdadeira paz definitiva desde que se assinaram os acordos de Roma em 1992. E recorrentemente a comunidade internacional passa tábua rasa. Essa comunidade internacional plantou os seus observadores no terreno e financiou outros pseudo-observadores nacionais que sabemos são agentes do regime (alguns mesmo instalados nas suas chancelarias), que viram tudo mas emitiram comunicados que parecem previamente redigidos antes dos eventos que iam observar, e com eles pretendem pressionar os moçambicanos a engolir mais um embuste forjado pela Frelimo.
O mundo não pode vir aquí retirar os nossos recursos naturais ao desbarato em conluio com uma elite nacional predadora e deixar-nos na pobreza absoluta disfarçada em estatísticas de crescimento futuro galopante que nunca vai se refletir numa melhoria da vida dos moçambicanos. Continuam aos abraços e palmadinhas nas costas com um regime ditatorial disfarçado em democracia, e querem que nós carreguemos com esse fardo eternamente. Ou se afastam e deixam-nos tomar conta do nosso destino, ou ouvem todas as partes e tomam posições equilibradas quando querem entrar nos nossos assuntos internos. Ou estão aqui para representar os seus povos e ajudar-nos a criar as instituições de desenvolvimento que eles têm nos países deles, para que a cooperação seja de facto mutuamente vantajosa, ou estão aquí para tirar proveito de nós facilitados por um elite nacional corrupta.
Nas revistas e jornais de circulação internacional publicados nas suas capitais o nosso país é zombado (e não sem razão, infelizmente), e todo o moçambicano lá for a vive e viaja estigmatizado, por causa das ações dessa elite predadora e criminosa. E uma boa parte dessa comunidade internacional representada aquí no nosso país, em lugar de nos ajudar a livrarmo-nos disso, contentam-se e assistem essa elite, a coberto de que estão a assistir o povo moçambicano. Isso lhes convém pois enfraquece mais o sentido de orgulho e dignidade nacional que todo o povo necessita para ganhar alento e fazer os esforços e sacrifícios necessários para atingir o desenvolvimento e o progresso humano.
É um ataque à nossa humanidade e ao nosso destino como povo que não devemos aceitar passivamente. Eles devem saber que nós já vimos e sabemos! Sabemos já que muitos nessa comunidade internacional aquí não vêm um Moçambique viável sem a hegemonia da Frelimo. A Frelimo é o animal que conhecem e que preferem viver com ele. Somente que a maioria dos moçambicanos já está não só cansada, como também já abriu os olhos. O voto popular nestas eleições autárquicas mostrou isso. Uma parte significativa disse BASTA, e quer experimentar uma alternativa. E não cabe a mais ninguém dizer a esses moçambicanos que essa escolha soberana que eles fizeram, onde a fizeram, não serve. Se a Comunidade internacional, através de seus pseudo-observadores pretende continuar a fazer tábua rasa dos gritos de liberdade e democracia do povo moçambicano, comete um erro histórico tremendo, e deve saber de uma vez por todas que em Moçambique existe sim um povo para além da Frelimo. E devem saber que o respeito das escolhas soberanas do povo moçambicano será um ingrediente fundamental sem o qual não existirá viabilidade efetiva dos seus negócios neste país.
Eu sei que o próprio líder interino da Renamo propõe um inquérito internacional às eleições autárquicas de 10 de Outubro passado. Eu duvido que essa comunidade internacional que já saudou os resultados do escrutínio se vá contradizer, mesmo em presença de factos incontornáveis de fraude eleitoral. Compreendo no entanto que ele (o líder da Renamo) num esforço de manter as tréguas, tenha procurado dar mais uma oportunidade para essa mesma comunidade se posicionar claramente de que lado está neste imbróglio todo, e quiçá assim ajude a outra parte a pôr a mão na consciência. Mas os pronunciamentos do representante da União Europeia que escutei esta noite na TVM não parecem indicar que esta comunidade internacional esteja a dar ouvidos a isso. O Embaixador passa por cima de tudo o que se passou nas eleições autárquicas recentes, e prefere agitar cinquenta (50) milhões de Euros para DDR. Não há pronunciamento nenhum em relação ao ataque aos fundamentos da democracia que as fraudes sistemáticas representam, e que no fundo são um dos fatores que mina essa paz desejada.
É verdade que existem muitos concidadãos nossos que vivem em condições difíceis a espera de serem reintegrados dignamente na sociedade. O próprio líder anterior da Renamo acabou morrendo cercado nas montanhas da Gorongosa junto com esses homens e na sequência das perseguições e tentativas de assassinato por parte deste mesmo regime, a luz do dia. Todos devemos fazer tudo para que isso não aconteça a mais niguém. Mas seria uma vergonha nacional se, depois de todos os sacrifícios consentidos, a troco dos dinheiros de DDR aceitássemos vender os fundamentos de uma paz verdadeira e duradoira, e com isso também a nossa dignidade. Temos que ser firmes e rejeitar isso.
Somos um povo, Somos uma nação. Queremos uma verdadeira democracia. Não queremos ser governados por uma mafia. E temos que ser capazes de rejeitar as migalhas que nos pretendem atirar para nos fazer viver eternamente na miséria enquanto banqueteiam com a clique corrupta e predadora que lhes dá acesso as riquezas nacionais sem contrapartidas justas para o resto dos moçambicanos, em particular os mais desfavorecidos e necessitados.
Comentários
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Armando Cuna Fez-me bem a alma ler este teu profundo artigo. Parabens Roberto.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Joaquim Alfandega Muita força e coragem para nos trazer mais comentários... Muitos parabéns
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Yussuf Adam Democracia fake, paz podre, identidade desfocada e embaixador vivendo nas nuvens...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Paulo Soares Claro que essa dita Comunidade Internacional, quer manter os negócios lucrativos que têm com a Frelimo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nhamazana Paia A voz do povo é a voz de Deus.
Kanimambo pelo Artigo é muito clarificador e Nós tamos atentos e queremos mudanças serias e crediveis,X ao neocolonialismo.
Bem haja Dr Roberto Julio Tibana.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Consolo Nhampossa De facto, Dr Roberto Julio Tibana, o voto popular, que constitui um direito Fundamental, não pode ser colocado em causa, sob olhares impávido da Comunidade internacional, que verdadeiramente possuem interesses obscuros.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Aziza Throne Totalmente de acordo ! 'E criminosa a forma como a UE manipula os representantes deste povo
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Edson Carlos Manjate W. B. Yeats bem brilhantemente resumiu os objetivos da Fraternidade Babilônica quando ele descreveu sua sociedade ideal: “...uma civilização aristocrática na sua mais completa forma, todo detalhe de sua vida hierárquico, todas as portas dos grandes homens abarrotadas de manhã cedo com suplicantes, grande riqueza em todos os lugares nas mãos de poucos homens, todos dependentes de uns poucos, até ao Imperador ele mesmo, que é dependente de um Deus ao lado de um Deus maior e em todo lugar, na corte, na família, uma desigualdade feita lei. " David Icke
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Latino Mc Latino Tibana, você escrveu tudo isto só pra reivindicar a suposta vitória da sua RENAMO, olha tenho atentamemte lido os seus posts mas sempre me mantive indiferente porque pensei que o objectivo fosse mesmo ajudar em ideias úteis na governação tal como o fizeste e apreciei num desses anos em que estiveste no ESPAÇO MOZEFO com ideias brilhantes. Saiba que a sua qualidade como acadêmico cai em terra pelo simples facto de falares radicalmente RENAMO, isto é, as suas abordagens cansam-nos quando nao há academia nem análise racional mas sim manifestação de guerra contra a FRELIMO e declaração clara de apoio a uma RENAMO e oposição desorganizada e perdedora. Pense como os outros,porque é que a RENAMO aceitou os resultados da Beira e doutros municípios que nao ganhou e só vai ser BATOTADA EM MOATIZE,MATOLA etc.?? Dê-nos aulas de economia etc e pare de andar a nos mostrar as suas frustrações e pretenções de querer alguma oportunidade no poder político.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Aziza Throne Porque 'e que querer ser integro, honesto, bom perdedor, querer eleicoes livres justas e isentas de falcatruas 'e ser da Renamo ?
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Roberto Julio Tibana Caro Latino Mc Latino, PRIMEIRO, está no seu direito não vir ao meu mural se já está cansado de ler o que escrevo. A final nem sequer escrevo no seu mural. E no dia em que eu o fizer vai ter aquele botão para apagar porque no seu mural o meu amigo manda, mas não tem como vir mandar no meu. Tanto assim que eu nem me recordo de ter vindo pedir-lhe amizade pois eu não peço amizades a desconhecidos ou a pessoas de QUEM nunca li ou ouvi nada que me fizesse ter interesse de desenvolver amizade com elas. Portanto se você é um dos meus 'FaceAmigos' o mais provável é que você tenha sido quem pediu para entrar. Assim, para ficar na sua paz até pode sair como entrou ou até bloquear-me. Nem vou sentir e assim estaremos em paz que bem precisamos neste país. SEGUNDO, antes de eu ser economista sou um ser human, pessoa, cidadão e tenho direito a opinião e de ter as minhas preferências políticas. Como acontece com qualquer moçambicano (carpinteiro, pedreiro, médico, agricultor, mecânico, electricista, estudante, sem profissão, desempregado, frustrado, satisfeito com a vida, polícia, e obviamente os políticos de profissão....). Portanto não preciso de declarar aquí para si se sou ou não da Renamo nem deixar de exprimir as minhas ideias com receio que com isso seja conotado com o pertencer ou não a Renamo. Mas mesmo que o fosse, qual seria o problema? Os da Renamo não são pessoas, não merecem respeito e dignidade, e perdem os seus direito por isso? E quando têm razão não merecem simpatia e apoio? Quanto ao resto, convido-lhe a responder Aziza Throne. Tenha um bom fim de semana e aguarde pelo dia em que eu me vou embrulhar na bandeira de algum partido político.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
Maria Mandlate Maria Mandlate Kkkkkk vamos rir juntos
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Roberto Julio Tibana Sim Maria Mandlate 🤣🤣🤣🤣vamos for JUNTOS 😂😂🤣🤣...
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Naine Mondlane Viva!
Resposta a Altura e Merecida!
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Edson Carlos Manjate Desculpa mas este senhor é uma autêntica vergonha, um mequetrefe de baixo escalão , deu-se ao trabalho de escrever muita coisa só para ostentar que pensa pequeno, Roberto Julio Tibana muita força, não te deixes adormecer
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)Editado
M'Vikhiza Mutxope Paruque Nos comentarios é facil perceber quem sao os enviados do extinto G40.
O Dr. Roberto Julio Tibana deu uma súmula da actual situacao. E pelos vistos o Processo da PAz sera realmente hipotecado por miseros 50 milhoes de Euros e bem disse que existe um Pov
o e esse Povo nao se chama Frelimo. Porque voces conotam como membro do Partido x ou y. Vamos analisar o Artigo e tecermos os comentarios em volta do mesmo e nao da Pessoa que escreveu.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Dany Mandlaze Muitos Parabéns, ilustre TIBANA o senhor é muito coerente, isto é que é ser acadêmico, um acadêmico tem que ter ideias e gozar de liberdades, é sair de si e entregar- se a sociedade iluminado a sem receio, de facto senti me também arrepiado daquele Diplomata valorando mais os 50 milhões de Euros. parecia dizer, que a paz é irreversível porque a quantia é bastante significativa, como se a razão das hostilidade fosse a falta de dinheiro. Somos humildes e pobres financeiramente mas, temos a nossa dignidade. 
Quanto a irritação do Sr. Latino que o ataca, não fique preocupado, conhecemos esses senhores, do tipo GUSTAVO MAVIE et all, que tem perfilhado a TVM e agora tambem o EGÍDIO VAZ o novo reforço do Regime como é possível Sr. Latino questionar, o porquê a Renamo não reclamar na Beira e outros locais? será que a reclamação de fraude deve ser feita onde não ocorreu? são desses senhores que afundam o nosso País, e pensam que quem estudou tem que se submeter ao regime e suas trafulhices, bem haja Moçambicanos como DHLAKAMA, Castelo Branco, TIBANA, NUVUNGA, MACUANA, ERICINIO, et all
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Felizardo Chitsondzo Teresa Não sou muito letrado mas acho que o Dr. Roberto Julio Tibana fez uma abordagem muito clara baseada em factos. Ao contrário, parace me que a insatisfação do Sr. Latino deriva da cor da camisa que usou na sua foto de mural e não baseada em factos, o que sugere que ele também já tem uma mente pouco duvidosa. Ele é um daqueles jovens que seguem ao partido no poder por esperar que um dia serão chamados também para comer, substituindo o actual opressor do povo como, a mesma coisa que aconteceu quando os colonos foram espulsos. Muitos queriam só ocupar o ligar do colono, e não garantir o bem comum. O pobre continua em Mafalala, Chamanculo,etc. Os ricos já sabem onde vivem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
21 h
Edson Carlos Manjate Meu Deus, kkkk outras coisas só dá para rir, os lambebotas quando querem defender seus interesses parecem sensatos come on, eu conheço bem moçambicano não nos atrapalhem aqui
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Albino Manuel Gazite Gazite A onde nós vamos assim com uma comunidade europeia tonta falsa e emitem resultados da secretaria
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Eduardo Domingos A renamo dorme na sombra da bananeira, nunca chamou atençao em publico essa escamulha toda. É preciso acusa los como verdadeiros promotores de conflito em Moçambique. Infelizmente a Renamo nao tem coragem para e a paz perpectuamente vai continuar para a frelimo e seus membros.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Arnaldo Mendes "democracia para africanos e democracia para os ocidentais"
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Joaoreis Reis Meu caro ED, se os mortos levassem as inquietações ao nosso Deus todo poderoso , acredito que um dia Deus poderia concretizar os sonhos das sociedades marginalizadas veja só ; igrejas , movimentos religiosos, indústrias da morte, e os herbívoros ditos C.Internacional e seus representantes, adoram paises sopas, bananas , e seus macacos para poderem reinar , assim vai o meu Moçambique, Angola, e outros!

Os paises Africanos é um verdadeiro jekipot para qualquer viente, basta apresentar o projecto fantasma aos fantasmas e prometer o sangue para alimenta-los , assim funciona, assim vai País, nao ha nada que esperar, so Deus mesmo nos garantirá um basta para os regimes sanguinários!
Gerir
GostoMostrar mais reações
20 h
Evaristo Cumbane Europa quer guerra em Moçambique pra poder vender mais armas ao pais. E por isso que esses caras sem vergonha se comportam deste jeito. Mas o povo já acordou e vaos manipular até aonde? O fim já chegou. A paz nunca e imposta pelo exterior e deve ser feita pelos moçambicanos e desta forma que os dirigentes nos dirigem só leva nos ao abismo. Não estão a ver que estamos na eminência de uma outra guerra civil? Será que não compreendem isso? Os 50 milhões de dólares não trarão paz pra Moçambique. Nossos figurantes tomados pelo diabo. É o diabo que gosta de fazer outros sofrerem e de ver sangue. Isto vai dar mal. Qual e o problema de recontar votos? A CNE também está bêbada demais meu Deus tenha misericórdia de nos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Abdulrazaque Cawane Obrigado Dr continua incansavelmente a sua visão de nós ajudar a despertar o povo da sua Pátria , e uma página que fortifica as mentes
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Nkulu Wa Munu Não me recordo de uma vez sequer em que a comunidade internacional declarou que as eleições não foram ordeiras; injustas e transparentes.

No entanto, toda vez que há eleições há escaramuças; baleamentos; indícios claros de fraude; etc..


Isso não é suficiente para declarar não credíveis os relatórios da comunidade internacional?
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Helder David Não me arrependo de lhe ter pedido amizade. Parabéns pela coragem
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
1 dia(s)
Ramalho Edson Paris Vou guardar no meu arquivo, faz me bem ler verdades sempre que estou triste. Kkkkkkkkkkkkkk força aí ilustre
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Paulino Vasco Francisco Não creio que a RENAMO aceite avançar com o DDR enquanto não for esclarecida a questão das fraudes eleitorais.
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Dany Mandlaze Nos moçambicanos devemos lutar para nós mesmos, nunca esperar que alguém virá das Américas, ou da Europa para vir lutar pelo nosso bem estar esqueça isso, nós é que temos que Sacrificar e lutar para um Moçambique Melhor, felizmente temos certos moçambicanos que carregam patriotismo no seu ego, que apesar das várias adversidades, a que são sujeitos por aqueles que controlam os meios de produção não vergam perante um regime ditatorial, que se esconde por de traz da Democracia de fachada. 
num país em que, não se pode falar, não se pode criticar pois quem assim fizer é da RENAMO, convenhamos irmãos até onde vamos com isso.
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Helio Macanga Bom Dia Dr. Tibana. Muito obrigado pelo post. Obrigado por teres escrito coisas que muitos de nòs, incluindo a comunidade internacional, não tem coragem de dizer nem escrever. E por causa desse medo de dizer verdades, dizemos mentiras convenientes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Arnaldo Mendes É nossa missão RESISTIR, se não o fizermos, as próximas gerações não nos irão perdoar, a fraude é cíclica, mortes detenções, violência, só para se manterem no poder e agradar a comunidade internacional, temos que dar um BASTA
Gerir
GostoMostrar mais reações
23 h
Manuel Carlos Nhanala Moçambique surge et ambula! Parabénspelo artigo Professor!
Gerir
GostoMostrar mais reações
22 h
Rosario Fome Eu tenho dito camarão anima.
Gerir
GostoMostrar mais reações
18 h
Jaconias Massango Roberto Julio Tibana, esteve devia ter sido o comunicado de Issufo Momade.
Gerir
GostoMostrar mais reações
15 h
Ascensao Chauchane A situação que vivemos actualmente no nosso país para alguns não é digna de ser vivida. Apenas temos um pequeno grupo a sugar a maioria e pior depois da descoberta doa recursos naturais
Gerir
GostoMostrar mais reações
12 h
Paulo Soares Bem dito!
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ