Haja paz!
É muito importante para a Oposição que a Renamo e o MDM marchem a mesmo passo para fazer encalhar a Frelimo que deseja continuar no poder sem o aval do povo.
Para que isso seja possível, é urgente que as lideranças dos dois partidos convertem os pontos de vista e evitar que o assunto seja feito entre os membros de base.
Acabo de escutar, na Rádio Moçambique, que a Renamo está a aliciar, de maneira informal, os membros do MDM para não tomarem posse. Se for verdade, é mau e falta de estratégia. Pode, muito bem, a Renamo fazer essa concertação institucionalmente e penso que o MDM não vai fechar a porta do diálogo.
Aquele tipo de chamar a este é aquele para "trepar" a Serra da Gorongosa corroeu bastante a Oposição e as consequências dessa postura foram catastróficas nestas eleições de 10 de Outubro do corrente mês. Sempre que possível isso deve ser afastado. O informal nem sempre é saudável.
Acredito que o triunfo da Oposição é o desejo de todos mas isso tem que ser feito com inteligência e nunca com aliciamentos como aquilo que fomos dados a assistir o que fragilizou, de modo grave, a Oposição. A Renamo está interessada na derrocada da Frelimo e o MDM também luta para descarrilar a Frelimo, então existe algo em comum muito importante.
Acertem os passos, tal como aconteceu em Nampula, e vamos para frente! Ninguém fica a perder. Todos ficam a ganhar. Ganha a democracia. Ganha o povo.
Existem dois caminhos que podem levar a Oposição à vitória:
A. Unir a Oposição numa frente única eleitoral;
B. O STAE passar a ser um órgão operativo da CNE e deixar de ser um braço da Frelimo.
Um terceiro caminho, tais como aliciamento, intrigas, calúnia e maledicência, não existe.
Eu quero ver a Oposição triunfar!
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ