sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A FRELIMO nunca admitiu que dessidentes ou pseudo-militantes das suas hostes ponham em causa as conquistas da revolução e do povo de quela é a essência... Não será agora que vai admitir tais actos sem consequências traumáticas para algumas famílias, incluindo a família Machel


Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
22 de Agosto às 16:54 ·

Desfazendo equívocos...(?!) - i

O XI Congresso da FRELIMO pertriu Teodato Hunguana e Teodoro Watty, entre outros, para os substituir por caras novas, quais filhos e nora do Alberto Chipande e "amigos" do Filipe Nyusi...
Eis a razão porquê os dois (Teodato e Teodoro) não ficarão descansados enquanto não conseguirem colocar Samora Machel Jr. (Samito) como Edil da Cidade de Maputo, para daí, possívelmemte, o fazerem Presidente da República de Moçambique, para serem eles e a Graça Machel a ditar quem tomará o controlo dos negócios do Estado moçambicano...(?!)

Portanto, o que estamos presentemente a assistir em Moçambique é uma cruzada pelo controlo do poder político pelas elites do Sul, usando o nome da família Machel, com a anuência da Graça e, agora também, do Samito. E esta cruzada pode até culminar a deserção dos membros destas elite das hostes da FRELIMO para fundar um novo partido...

Não haja, pois, equívocos. O Samito só está a ser usado, por carregar o nome da família Machel e por, nesta família, ser o único mais velho dos filhos de Samora que ainda escuta e respeita a opinião maquiavélica da Graça Machel & Companhia limitada...

O que esta gente sabe e muito bem, e provavelmente o Samito não saiba tão bem, é que se insistir demais, qual parece estar a fazer, o Samito vai ser sacrificado penosa e precocemente, qual ocorreu com seu pai. Esta é a razão que explica que a mesma gente não use os seus próprios filhos biológicos nesta empreitada interna "contra" a FRELIMO...

Por eu pensar assim, acho que quem gosta verdadeiramente do Samito, deveria tudo fazer para o colocar fora da linha do fogo em que os mentores da ideia de ele ser cabeça-de-lista da AJUDEM lhe estão a colocar. É isto que eu penso que a Graça faria, se o Samito fosse filho dela biológico...


Eu pensei e disse...

Palavra d'onra!



80 comentários
28 partilhas
126126

Gosto
Partilhar

Comentários


Egidio Vaz Diga-se em abono da verdade; é surpreendente o cirrar das fileiras e a "dedicação" à tragédia dos comuns. Enfim, espero ainda que tudo acabe bem, com saídas mais saudáveis e consiliadoras. Acredito que ainda possamos avançar nesse sentido.
5Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Não sei não, caro Egidio Vaz... Eles estão a ofuscar o intelecto do Samito com o maquiavelismo "jurospolitico" de que estão dotados, e a "mamã" idem!
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Egidio Vaz Professor Julião João Cumbane , hehehe, um adulto cinquentenário...a ser usado.
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Sim, Egidio Vaz! Acontece, infelizmente...! Penso que é o caso do meu "amigo" bem discreto. Mesmo no Comité Central ele foi "montado". Isso explica o modo como ele se comporta naquele órgão: com maior discrição. É assim que penso...
2Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Paul Fauvet Teoria de conspiracao ridicula, mas infelizmente previsivel. Em vez de insultar Waty e Hunguana, sugiro que JJC responde racionalmente aos argumentos juridicos contidos no artigo de Hunguana em O Pais Online (e convenientemente reproduzido no pagina de Facebook do nosso amigo Miguel de Brito). E acho absolutamente horrivel e imoral sugerir que Graca Machel nao ama Samito porque ele nao e filho biological dela.
56Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Sabes, Paul Fauvet? Eu já fiz o que entendi fazer. E mentes quando dizes que insultei às pessoas que mencionaa. Seja tu coerente!
6Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Elvino Dias Paul Fauvet, o Prof Juliao deu a sua opinião. Temos que respeitar
7Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Sergio Baloi Sergio Tudo os esquecidos nós órgão da FRELIMO vão quererem dar visibilidade com a candidatura do Samito professor JC é o primeiro.... Neste aspecto.
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Luís Loforte Julião João Cumbane, presumir que alguém pensa de uma determinada maneira é, por si só, uma ofensa, um insulto. Quem lhe dá o direito de pensar que Teodato Hunguana e Teodoro Wate "não ficarão descansados enquanto não conseguirem colocar Samora Machel Jr. (Samito) como Edil da Cidade de Maputo, para daí, possívelmemte, o fazerem Presidente da República de Moçambique, para serem eles e a Graça Machel a ditar quem tomará o controlo dos negócios do Estado moçambicano"? É uma tremenda irresponsabilidade augurar ao Samito o mesmo fim que teve o pai. Acho que devia reflectir antes de escrever, Cumbane!
32Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Clementino Raice Quem se opoe a politca(ideias) da Frelimo estaa condenado a "ver a relva a crescer pela raiz";. A Frelima sacrifica, nao tem piedad; espero k a mensagem chegue ao visado ants do pior acontecer. Bonifacio Raice
9Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Ramalho Edson Paris Parece que percebi que quem tem ideas contrarias è sacrificado è isso???? Afinal cresci neste game sem me aperceber destas regras maigode...
9Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Ranalho Ramalho Edson Paris, tu és responsável pela forma como subvertes a minha mensagem. Não passas de ser como as pessoas de que o texto faz exemplos... Sinto pouco por seres o que és, porque assim preferes. Então não fica aqui, vai-te embora!
6Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Ramalho Edson Paris Kkkkkk obrigado ilustre professor pelo conselho apenas dizer que como homen e pai,talvez um dia percebas que ter ideas diferentes não è ser inimigo...abraços
7Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Quem te disse que penso qual dizes que penso, oh Ramalho Edson Paris? Eis a questão de fundo. Acaso eu disse que ter opinião diferente é crime?...Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Sérgio Angelo Zameia Zameia Pensar diferente é crime?ver as coisas de outra maneira deves ser morto?sair de casa dos seus pais e ir construir a sua própria casa e ditar suas leis é mau?país de pandza!
4Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane A minha resposta ao comentário de Ramalho Edson Paris aplica-se a ti também, oh Sérgio Zameia!Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Sérgio Angelo Zameia Zameia Sacrificar e terminar como o samora sénior o que quer dizer professor?talvez eu tenha entendido mal.
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Se para alguém "sacrificar" significa "matar" ou "ser morto", isso é o entendimento, e da "sole" responsabilidade, desse alguém!
2Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Artur Jorge Cecilia Capitao Sacrificar e terminar como o Samora Sénior... Qual foi o fim só sénior professor?
2Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Momade Adamo Fizeste a mesma campanha contra o saudoso Prof. Cistac, deu no que deu, agora fazes o mesmo contra Samito!

Não terá sido mera coincidência!
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Reginaldo Alexandre Senhor professor quis dizer o quê ao afirmar que o Samito será sacrificado igual ao seu progenitor
4Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Calvino Cumbe
Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Calvino Cumbe Afinal são os Teo's os confusos!
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Estás a deduzir "né", Calvino?...Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Gracio Abdula JJC as mudanças são absolutamente imparáveis! Ninguém ainda conseguiu mudar o passado e curso da História nem parar a História nem mudar o futuro...Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane E eu gosto e sou apóstolo de mudanças, caro Gracio Abdula, podes crer. Mas este 'post' não é sobre mudanças... é sobre usar indevidamente uma pessoa politicamente inocente para castigar quem tomou decisões que não favoreceram as pretensões de um grupo, numa família como a FRELIMO!
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Juma Aiuba Hummmmm... Afinal!!!
6Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane "Afinal" o quê, Juma Aiuba?!...
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Juma Aiuba Que a Graça Machel apoia a decisão do Samito porque não é seu filho biológico.
13Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Pensando bem, Juma se o problema for passar o testemunho do poder à juventude, o Samito já não é jovem... Porquê, então, a Graça não meteu um dos seus do ventre nesta confusão danada?...
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julio Da Wilka Edwin Kakakakaka "seus do ventre" 😯😯😯😯😯😯😯
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Juma Aiuba Já entendi.
5Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Abel Mavie Kkkk.
Todos entendemos!!!
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julio Da Wilka Edwin Gostei de algo neste post. Em nenhum momento o Sr. Julião falou da necessidade de satisfazer a vontade daqueles que no findo são os maiores beneficiários deste tipo de decisões.

O ate onde pode ir o egoísmo e ambição dos políticos?Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Yota Inguane Estamos a admitir que somos escravizados por medo da morte. Bem haja os homens corajosos como Afonso dlakama bem haja a todos que acreditam num país sem ditadura. Que lutam até ao fim pelos seus ideias.
17Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Enganas-te, se pensas que "Dhlakama lutou até ao fim", Yota Inguane....!!
3Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Joel Manhiça Zondiwane Lutou ao fim dos seus dias simGerir


Gosto · 1 dia(s)


Valter Madogolele 🤓😨😨😨😨Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Olivia Mondlane Sou pequena demais, muita areia para a minha carrinha pequenininhoooo, he wena, outras coisas....
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Wa Ka Mabjaia “O que esta gente sabe e muito bem, e provavelmente o Samito não saiba tão bem, é que se insistir demais, qual parece estar a fazer, o Samito vai ser SACRIFICADO PENOSA E PRECOCEMENTE, qual ocorreu com seu pai. Esta é a razão que explica que a mesma gente não use os seus próprios filhos biológicos nesta empreitada interna "contra" a FRELIMO...”.
O destaque em SACRIFICADO PENOSA E PRECOCEMENTE é meu.
Sem querer entrar em briga alheia, vale a pena dizer o seguinte: parece que as pessoas vão soltando-se cada vez mais para dizer publicamente o que muita gente cogita sobre certos eventos penosos da nossa jovem nação. “Sacrificar” ‘adversários’, é mesmo marca! Este trecho, este trecho aqui, assim escrito, nua e cruamente, sem “gaguejar”, diz tudo. Para certas pessoas, quem ousar contrariar é “SACRIFICADO”. E o sentido de “sacrificar” não podia estar mais claro, não é nada figurado. É só olhar como Samora-pai foi “sacrificado”. Pessoas que ousam expressar seu direito de opinião e/ou direito de concorrerem em igualdade de oportunidade ao poder político ou económico são “sacrificadas”! Esse direito está apenas reservado aos que se consideram “destinados”, que não hesitam em mandar “sacrificar” ou “sacrificar” eles próprios quem ousa “atravessar-lhes” o caminho!
Nada é eterno. Um dia os que “sacrificam” ou mandam “sacrificar” podem virar “sacrificados”. Porquê não coabitar com as diferenças? Porquê precisa-se de “sacrificar” outrem apenas por simples divergências, ainda que pelo poder?
35Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Yota Inguane Este post merece aplausos. Muito bem observado.
6Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Nelson Badaga Tinha que fazer tanta "ginástica de percepção" para até agora tentar perceber. Muito obrigado caro Mabjaia
4Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Sérgio Angelo Zameia Zameia Parabéns.aplausos para ti.
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Yota Inguane Quero chamar atenção de todos post como este servem para medir o estado de espírito do povo para colher dados que serão importantes nas eleições. Tomemos cuidado.
No Facebook tem muitos dados. Isso é um estudo de caso que está sendo feito de forma discreta.

O tempo do blá blá ja era.
Vamos agir em silêncio. Vamos deixar de ser previsíveis.

Samito você foi imprevisível. Os meus parabéns.
14Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Titos Cau Teorias recambolescas típicas duma mente educada pelo baixo nível das telenovelas brasileiras.
1Gerir


Gosto · 10 h


Lenine Daniel Este país não pode ir para frente com esse tipo de pensamento. É triste ver um professor a escrever isto. Enfim.. fazer mais como?
14Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Yota Inguane É vergonhoso
2Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Sérgio Angelo Zameia Zameia So por causa de nao sei lá o quê
2Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Abel Mavie Sérgio Angelo Zameia Zameia , fome, mano, fome
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Hugo Estanislau Joaquim Chapo Então o Samito tendo se precipitado ao tomar esta decisão corre o risco de ser sacrificado com FRELIMO tal como aconteceu com o pai, quer dizer vocês camaradas já admitem ter decapitado o pai do rapaz e não como aprendi nos falsos livros.
21Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Ana Suel Vai sair muito fumo aqui ainda
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Mugalela Macilau Para que é mesmo isso Hugo, segundo o que acabamos de ler.Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Hugo Estanislau Joaquim Chapo Alguns camaradas já assumem protagonismo da Frel nos actos macabros que Acontecem com aqueles k pensam diferente.
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Fernando Timana Foi o que também percebi...
1Gerir


Gosto · 20 h


Debra Cuna A Graça machel foi muito bem claro ao se expressar ("o samito é maior de idade e ja vem projeitando isto á 2anos,tudo que me resta fazer é o apoiar.Jossina que ficou sou eu e como mae irei lhe apioar". O problema que faz o moçambicano murxar a ser escravizado é por tere medo de lutar pelo seu sonho e pelo o certo a se fazer por medo de ser assassinado pelos macacos velhos que se negam sair do poder e que se negam ceder os filhos. Os corruptos inasassiaveis ,ambiciosos como sempre disse o Samora moses Machel "capazes de vender a patria "se o povo sul africano fossem igual ao povo moçambicano neste izato momento xtariam na mesma situaçao que nosco. Eles nao teriam lutado contra o Zuma que hoje frenquenta a justiça e sta pagar pelos crimes dele.é uma Grande pena ser um moçambicano .Samito Machel força e se isso te levar a morte sera a força do destino pelomenos teras marcado a grande diferença dos escravos que existem por aqui.
14Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Clementino Raice Se Matarem O Puto, A Queda Do Imperio Ira' Se Concretzar, mesmo fraud da ultma geracao nao imperio caira'
2Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Sonya Mondlane YuuuuGerir


Gosto · 2 dia(s)


Capranzine Hunguana





GIPHY
3Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Olga Bueno Isso quer dizer que há assassinos na FRELIMO?
5Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Faustino Sigavane Não será obra da secreta para medir o pulsar?
6Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Raul Junior Daí que acabei falando com Guebuza espiritualmente! Tenho dificuldades de falar com meu ídolo ao vivo. Epa
2Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Cléo Mafu 😂😂😂😂😂😂Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Clara Vilanculos

1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Mugalela Macilau Entao a Frelimo elimina aqueles que fazem coisas contrárias do que "ela" quer?

Percebi mal ou Samito está numa linha de fogo e que por isso vai sofrer uma dessas consequências traumáticas?

Epah, isso que li é muito grave...
10Gerir


Gosto · 2 dia(s) · Editado


Sérgio Angelo Zameia Zameia Grave só?
1Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Heleno Bombe Gravíssima às declarações do Professor um atentado as liberdades de ser eleito e eleger
5Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Jose Majasse Dombe Hhuum que estranhoGerir


Gosto · 2 dia(s)


Julião João Cumbane Nesta reflexão não existe nenhuma declaração como tal... Quem vê declaração aqui, está equivocado. Pode ser melhor voltar a ler, ou ler reflexões subsequentes...
3Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Dionisia Dionisia
Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Joaquim da Costa
Gerir


Gosto · 2 dia(s)


Pedro Laice Professor, nao rogue pragas ao Samito
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Julião João Cumbane Que apenas tu teres esse "único" entendimento da minha reflexão, Pedro Laice!Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Enio Jorge Malema "qual parece estar a fazer, o Samito vai ser sacrificado penosa e precocemente, qual ocorreu com seu pai" oque significa este trecho quando compara ao seu pai
5Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Sergio Buque Este post, já está a circular nos wahtsap's .
Este sr um dia , ele é que será sacrificado, é muito ousado .
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Edson Chiziane Nelson Matsinhe Pajo Ribeiro aquilo que falávamos noutro dia
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Nelson Matsinhe Os que nos antecederam disseram tudo, não podemos aceitar o perpetuar da intolerância.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Carltonn Sumale Só uma curiosidade, oho, meu admirado, pode revelar-nos quem neste momento controla os negócios do estado? Saltou-me a vista esse pormenor na sua colocação do presente “post”!
1Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Amonge Rafael Macuacua Este post é muito revelador, o problema é o controlo dos negocios do Estado.
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Amonge Rafael Macuacua Então a Frelimo sacrificou Samora Machel?
Os que diziam isso pensei que fossem os tais conspiradores contra a independencia.
Afinal é verdade!
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Gonçalves Vasco Nhantumbo Esse post ja diz "tudo", estamos encuralados...
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)







Jaime Langa
22 de Agosto às 22:47 ·



Aos meus amigos e camaradas.
Escrevo este texto perplexo e provavelmente transtornado. Situação superveniente da leitura que acabo de fazer do texto do meu amigo e camarada Julião João Cumbane o qual passo a citar uma parte:

"O que esta gente sabe e muito bem, e provavelmente o Samito não saiba tão bem, é que se insistir demais, qual parece estar a fazer, o Samito vai ser sacrificado penosa e precocemente, qual ocorreu com seu pai. Esta é a razão que explica que a mesma gente não use os seus próprios filhos biológicos nesta empreitada interna "contra" a FRELIMO.." in: Julião João Cumbane... Palavra d'onra!


Sinceramente, eu gostaria que alguém com mandado específico da FRELIMO apresentasse uma posição distante deste pronunciamento do nosso camarada.

Considero a posição muito perigosa e distante dos 3 ideais que, pelo menos eu, sempre Comunguei na FRELIMO. Pode ser opinião dele mas confesso que assustou-me.

Professor Julião João Cumbane será que lhe entendi mal?



46 comentários
6565

GostoComentarPartilhar

Comentários


Paula Martins Sem palavras. Excessos!!!Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Sura Rebelo de Oliveira Paula convenhamos excesso é eu comer 3pratos sopa de feijão e rebentar sem fazer digestão . Isso que leste ai é umA CONSTATACAO bem FIRME
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Paula Martins eu ultimamente só leio loucuras e digo-te sinceramente nunca pensei haver pessoas com a audácia de as dizer publicamente. Alguém de direito pode até dizer que é insinuar crimes. Deixa-me estar calada e até Outubro, acho, que ocupada e fora das redes é que estou bem. A loucura é total........
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Escreve uma resposta...




Tomo Valeriano Achei perverso este pronunciamento e tenho máxima certeza que os verdadeiros camaradas nao se revê neste delírio.
Porque nao trazer abordagens conscientes e não delinquentes iguais a isto. É lamentável que pessoas tão hostis como estas tenham uma suposta autoridade para falar do partido do povo.
5Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s) · Editado


Paulo Simbine Tomo Valeriano

Se ele "fala" (como parece) em nome do Partido, julgo que é pertinente alguém de direito "vir cá fora", se distanciar destas declarações.

O Chefe do Estado não se cansa de apelar a tolerância, bom senso, perdão, mas há "gente" que está a caminhar em sentido contrário.

Tudo o que diz e escreve, "parece" que o faz como Porta Voz.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Tomo Valeriano Paulo Simbine
Muito lamentável a justiça deveria agir perante este maquiavélico
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Sura Rebelo de Oliveira Paulo Simbine, fala porque tem autoridade pra falar .
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Paulo Simbine Sura Rebelo de Oliveira
Infelizmente tenho que concordar contigo.

É revoltante!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...






Sura Rebelo de Oliveira Não entendeu mal não. Esta ai bem escarrapachado. Sem azo pra dúvida. Mesmo quando perguntei o q isso significava tive consciência q estava a ser redundante
5Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Eliha Bukeni Sinto-me aliviado de constatar que nao sou o unico que se indignou com este post do Prof. JJC, com declaracoes imprudentes e inconsequentes, logo num dia em que a sede da AJUDEM foi vandalizadas por desconhecidos. A inferencia na relacao intima entre a senhora Graca e o filho SMJr menosprezando-a e um golpe muito baixo. Quando Josina morreu, o filho tinha apenas 3 anos e insinuar que a mae que SMjr sempre conheceu nao a toma como filho igual a Josina e ao Malengani e muita maldade desnecessaria!
12Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Roberto Julio Tibana Concordo perfeitamente. Aquele afirmação é de um perigoso depravado ao serviço de uma organização criminosa. A Sra. Graça Machel é genuinamente mãe não só do Samito, Josina e Malengane, mas também de muitos milhares e até milhões de jonvens. Ode a Sra. Graça Machel e paz a sua família!
10Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Jaime Langa Roberto Julio Tibana de acordo professor Tibana .
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Fatima Mimbire Roberto Julio Tibana tu verbalizar perfeitamente o meu pensamento. cadeia nesse Cumbana e toda a corja que lhe dá corda.
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)

Escreve uma resposta...




Ruffa's Infante Parabéns pela coragem, veemência e contundência mano Jaime Langa. hina se a hi kolwile kale hi mu yissa lweyo. swa nhenhetsa leswi a tsalaka. nhanisse
4Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Vasquinho King Nestes dias ao invez de cultivarmos a paz e a concordia afiamos machados para que?
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Teo Nhangumele Não li o post do JJC mas olhando os comentários das outra pessoas aquiescendo ao ponto que levantas amigo Langa, fico com os pelos eriçados só de imaginar que alguem possa ter cogitando uma insonsa ideia.

Qual dos filhos da Graça tem capital politico senão o Samito para o JJC pensar que podia fazer o que o Samito fez? Graça já veio a público dizer que não tem nada a ver com a decisão do filho. Se ela tivesse algo te-lo-ia assumido. Mesmo assim, ela veio dizer que continuará mãe do Samito para aconselhá-lo. Quem sabe se quer demovê-lo desta pretensão?

Parabéns Jaime Langa por teres levantado o ponto. Hoje, mais do que nunca, precisamos de quadros lúcidos que analizam, inquirem, interrogam, se indignam e oferecem ideias construtivas para o fortalecimento do nosso partido e construção do nosso país.
3Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s) · Editado


Sic Spirou Nunca prestou esse...vocês so dão depois muita importância a ele. Chamem a polícia ntsem
6Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Sura Rebelo de Oliveira Sic Spirou uma pessoa q fala com autoridade tem receio da polícia?
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Eneida Guivalla kkkkkkkkkkkk "Chamem a policia"
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sic Spirou Pra lhe amarrarem
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Eneida Guivalla Sic Spirou E chamboquiarem kkkkk
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sura Rebelo de Oliveira Alguma vez?
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sic Spirou Desta vez ...
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...




João Ferrão Júnior A procuradoria já devia o ter solicitado
2Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Fatima Mimbire eu gostaria é que a justiça agisse. ontem porque alguém sei e sua opinião sobre a má governação de Guebuza foi parar ao tribunal. hoje há uma ameaça séria contra a vida de um cidadão (rebelde da Frelimo) e eu não espero nada do partido porque não fez nada para proteger o Cardoso, o Siba Siba, o Cistac, o Salema, Macuane... A justiça tem o dever de agir!
5Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Jaime Langa Fatima Mimbire o meu pedido foi depositado ao partido de forma a distanciar-se publicamente deste tipo de pronunciamento pois deixando assim eu, na qualidade de filho e militante deste partido, sinto-me assassino.
4Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Tomas Mario Jaime Langa
No ponto! Obrigado!
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Fatima Mimbire Jaime Langa de acordo. eu que não sou do partido, sou moçambicana e me sinto também ameaçada, quero que a justiça aja, tal como o fez rapidamente nuns casos. infelizmente não fez noutros e ainda acredito que no dia que chegarem a administração da justiça cidadãos, a justiça será uma realidade generalizada nesta pérola.
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Júlio Mutisse Jaime sim, o Partido deve se pronunciar. Mas a justiça tambem. Este camarada sabe muito e até parece saber quem matou Samora. É a oportunidade que temos de nos reconciliar com a história.
Eu sou membro da FRELIMO e não me revejo como assassino e nem quero acreditar que os haja.
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sura Rebelo de Oliveira Jaime Langa q todos se distanciem mesmo. E com ações. Entendo o seu sentir.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Elisio Macamo acabei de ler o texto. acho que a interpretação que se faz não é totalmente correcta. ele não faz nenhuma ameaça de morte. o texto é pobre como análise, mas não é diferente, na sua mediocridade, do que muitos de nós escrevemos. o partido pode se distanciar de membros que falam assim.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...




Berlaves Nhanombe Nhanombe Escova
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Mario Massinwana Jaime Langa boa questao. Seria optimo que o Professor JJ CCumbane se retratasse.....
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Sura Rebelo de Oliveira Retratar? Isto é grave demais para retrataçãoGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...




Luana Vicente Quando foi do Dr Castel Branco houve muita eficiência. Vamos tirar prova dos nove, se há ou nao filhos e enteados
1Gerir


Gosto · Responder · 2 dia(s)


Esmeraldo Matavele Assustador!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Custódio Sabonete Isto é assustador.
Este senhor (belicista) está a dizer claramente que o Samora foi sacrificado pelos seus próprios camaradas e, um dia vai ter que provar isso.
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Noa Inacio Jaime Langa, o texto do Profe mais do que falar em nome da FRELIMO deixa claro que foi a propria FRELIMO que eliminou/matou SAMORA? É isso mesmo?
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Júlio Mutisse Por isso o sentido do meu. Post de hoje
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jaime Langa ExactoGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...



F Antonio Souto
Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Laos Saraiva Que intervenha a PGR, e não a FRELIMO!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Luis Canhemba É um pronunciamento no mínimo estranho.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Edson Da Graca Graca Esse JCC bebeu muitos livros por isso agora fica falar burjadas nas redes. Senhor JCC melhor calar e guardar suas opiniões para si porque tudo que vem de si é lixo. Mas não digoGerir


Gosto · Responder · 10 h


Tancinho Tacyo O professor cumbane sempre teve pronunciamentos que revelam o seu deficiente estado psiquico. Desta vez foi longe demais.Sr professor Cumbane, quem matou o pai de samito Machel????
1Gerir


Gosto · Responder · 10 h


Mabjaia Sérgio Nunca imaginei que este senhor, JJC, que em finais da década 80, para ser preciso, 1988 e 1989, conhecí-lhe na sala de aulas como meu professor da disciplina de Física, na Escola Secundaria de Lhanguene, embora fosse cínico, viesse um dia destes assustar-me e com arrepio, através de um pronunciamento destes! É caso para dizer: Dr., a política não é para sí, ocupa-se pela ciência que aprendeu com mérito.Gerir


Gosto · Responder ·







Júlio Mutisse
23 de Agosto às 10:06 ·



O Partido tem que se demarcar? Se não se revê naquilo (como acho que não), deve. Basta simplesmente demarcar se? Acho que não. Aqueles pronunciamentos são graves demais para merecer simples repúdio.
O que vai escrito naquele post é grave e nocivo ao Partido e seus membros e parece que JJC sabe de muitas coisas e talvez fosse este o momento de o pôr a falar, em sitio certo, para termos as respostas às perguntas que pairam desde 19/10/1986!
Abriu se ali uma autoestrada para nos reconciliarmos com a história. Só precisamos entrar nela. Tem, também, a palavra a expedita PGR.



49 comentários
6262

GostoMostrar mais reaçõesComentar
Partilhar

Comentários


Carlos Joao Andaste sumido!Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Zefanias Macicane Li e reli o post do profe nuclear... Something is wrong.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Júlio Mutisse, e aquele que disse "vão levar no focinho"? Que tratamento deve se lhe dar?
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sic Spirou Podes fazer um post a criticar o ilustre desconhecido. Não custa.
10Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Elvino Dias Mas aquele não apontou ninguém em concreto kkkkkGerir


Gosto · Responder · 11 min

Escreve uma resposta...




Alvaro Simao Cossa Egidio Vaz esse é outro assunto, que também deve ser repudiado mas o post de Júlio Mutisse fala de outra coisa, que é mais grave
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Ocultar 25 respostas



Egidio Vaz São dois, IGUAIS. o DETALHE aqui é o da atenção selectiva. isto é mau.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Júlio Mutisse Egidio não VI esse outro caso. Não o conheço mesmo. Se o conhecesse tinha comentado. Neste caso falo mesmo do que li eGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Bater e matar para ti é igual Egidio Vaz? Note que eu condeno os dois.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Egidio Vaz Alvaro Simao Cossa levar no focinho é mesmo ser morto. É o significado mais acertado.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa coisa nenhuma Mbuya, deves não compreender o que quer dizer levar no focinho na lingua portuguesa , e porque quem falou isso não se afiança em precedentes reais, o caso tem menos peso que o do Julião João Cumbane que ameaça de morte a Samora Machel Junior onde afirma que Samito se insistir demais, qual parece estar a fazer, vai ser sarificado penosa e precocemente, qual ocorreu com seu pai. O outro assunto juridicamente determinante Egidio Vaz é a personificação, que no primeiro caso é vaga, não se diz quem vai levar no focinho (nomes), mas no segundo é real com nome da possivel vitima, Samora Machel Junior. Isso conta muito meu caro.
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Egidio Vaz Mbuya Alvaro Simao Cossa I rest my case.

1Gerir


Gosto · Responder · Ver Tradução · 1 dia(s)


Sic Spirou Egidio Vaz mas ele não diz a uma pessoa em particular naquele vídeo. Levar no focinho normalmente é levar um muro na cara...nem Tyson matou alguém com muros!!!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Sic Spirou o Julião João Cumbane provocou algumas pessoas do povo de Gaza. Está a ser alvo de um ataque com pitadas do tribalismo. Nem os sucessivos esclarecimentos estão sendo úteis para que as pessoas percebam em que sentido ele usou tais palavras. O Professor jamais desejaria morte a ninguém. Mas que a Frelimo tem métodos de disciplina interna, isso tem. Se tudo isso não serve para entender o sentido, então PERDOEM-NO. Nem isso é suficiente. Querem alimentar-se do seu sangue, kkkk.
PS: tirei férias de insultos. Espero que este comentário não seja levado com tanta seriedade assim. Abraços. Se não o quiserem, posso apagar.
Tchau.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Júlio Mutisse Está percebido Egidio! Então a indignação colectiva de gente de todos os cantos é em solidariedade à provocação que os gazenses sofreram? Sofreram? Nem sabia que Waty e Hunguana eram de Gaza.
O que VI até agora são textos que tentam abafar este assunto minimizando o.
O que está ali escrito é, do meu ponto de vista, grave. Samito pode acabar morto como pai dele. Está lá escrito e não me parece em. Sentido figurado. Tudo isso associado a organização de que sou membro. Txei Mbuya desmarque se disso bro.
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Júlio Mutisse o Julião João Cumbane disse que Samito pode acabar morto como o pai? Está lá escrito? E os esclarecimentos subsequentes, não valem? Como debatedor de longa data, estás OBRIGADO a proceder com ESPÍRITO D ECARIDADE, todos postulados. Tal implica esforçar-se em entender da melhor forma um postulado. Sem isso, estaremos de novo a fazer a mesma coisa. Repetir o erro.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz PS: Alguém me disse que a Frelimo tinha famílias que a dirigiam. parece mesmo que SIM. Só não sei quantas familias dirigem a Frelimo. Seria bom que as conhecessemos para deixar de falar delas. Este sistema de castas começa a enjoar.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Júlio Mutisse Como é que Samora foi Sacrificado oh Egidio?
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Deixa de deitar gasolina no fogo Egidio Vaz, deixa de trazer tribalismo neste assunto, o Julião João Cumbane devia pedir desculpas como minimo à familia Machel, porque se esta familia levar o assunto a sério (como tudo indica) ele pode ser bem penalizado, se tu és amigo dele, realmente, deves aconselhá-lo a retratar-se urgentemente, porque pelos vistos isto não vai terminar aqui. Sei que Julião João Cumbane está a ler isto, um verdadeiro amigo nunca age assim Egidio Vaz. Sei o que digo o "prof". corre risco de responder pelo seu post!
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Egidio Vaz Júlio Mutisse sou por formação historiador. Parte dos meus trabalhos de curso foram sobre a suas políticas. Não me faça recordar outros sacrificios, suportados por moçambicanos iguais também.
Samora Machel confiava nos brancos, que lhe escreviam discursos e políticas para os moçambicanos, esmagadoramente pretos cumprirem. Isso lhe pesou enormemente quando foi para implementa-las. As aldeias comunais, inspiradas em modelos do leste europeu ou império do meio; as lojas do povo; os PPP, os centros de reeducação e tantas outras políticas não tiveram o resultado desejado em parte por estarem desajustadas à realidade e expectativas do povo. A dado momento, Samora sofreu sozinho. Existem inúmeras passagens da nossa história que provam que Samora chegou, a dado passo, a se sentir sozinho, chegando a consentir sacrificios sozinho. Olha que propositadamente não falei da sua morte; que para mim não foi nenhum sacrificio; foi um crime, perpetrado pelos inimigos de Moçambique. Esta é a forma objectiva e comprovada que posso responder à tua pergunta.

PS: A forma como o Júlio Mutisse usa o termo SACRIFICIO é como se tratasse do acto de entregar alguem à sevícia até a morte em troca de um bem maior. A morte de Samora não se enquadra nesse prisma, pelo menos do ponto de vista da ciência histórica. Aquilo foi crime que deve ser esclarecido. De novo, estou a tentar ser o mais objectivo possível.
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Sic Spirou Não sei que interpretação estas a fazer daquelas palavras tão transparentes do Prof. Mas creio que deves ser o único a não ter a leitura de que ele Faz ameaças veladas e graves à vida de alguém.
Se ele está a ser atacado por tribalismo não sei. Mas o certo é que ele fez ameaças graves.
Por menos muita gente fui parar na PGR.
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Sic Spirou levem-no ao Tribunal e não me associem ao que não sei.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Sic Spirou Eheheh pos foi o que sugeri. Esse homem deve ir parar à PGR. e nem deve ser alguém em específico. A lei é clara que o MP tem essa competência.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Perempto o teu envolvimento no texto do Julião João Cumbane, mbuya Egidio Vaz. Ninguém diz que tu escreveste aquele texto, mas não deites gasolina com assunto do tribalismo!
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Egidio Vaz Alvaro Simao Cossa está bem. Mea culpa.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Estevao Matusse Na verdade, Egídio quer me parecer que se está a debater o post tendo em conta o seu autor, pois ele já deu esclarecimento suficiente o que queria dizer com "sacrifício".
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Estevao Matusse era nesses termos que estava a dizer para lerem o Professor Julião João Cumbane tendo em conta o texto original e subsequentes esclarecimentos.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Emidio Beula Júlio Mutisse Egídio está aqui para entreter...Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Júlio Mutisse Não Emidio. Está dentro de uma lógica bem alinhada. Olha a volta e verás a mesma defesa acérrima ao Camarada JJC procurando justificar o post. Dai o recurso a todos truques retóricos incluindo tribalismo etc.
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Emidio Beula Júlio Mutisse Muita pena.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Carlos Jossia Ho! Tanta ediotice ! mas acredito que este seja o momento para tanta diarreia mental !Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...




Matavele Edy Matavele Tsakane Eu ando depcionado com o partido no que diz respeito respostas à estas situações, é muito apático, do tipo o mal morre por sua própria culpa. Há orgãos que não estão a fazer o seu trabalho.
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Especialmente para Egidio Vaz ver a diferença entre ser morto e levar no focinho. focinho
fo.ci.nhofuˈsiɲu
nome masculino
1. parte anterior e saliente da cabeça de vários animais, mais ou menos prolongada, que compreende o nariz, a boca e os queixos; tromba
2. popular cara; rosto
3. popular rosto carrancudo; má cara
4. saliência arredondada existente no degrau de uma escada
popular dar no/ir ao focinho
bater em alguém
popular levar no focinho
ser agredido
popular meter o focinho em
meter-se onde não se é chamado
5Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Egidio Vaz Obrigado
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Alvaro Simao Cossa Pacifico MbuyaGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...




Sonya Mondlane Certo Muthisse. Sempre digo andam aqui uns doentes a fomentar ódio contra a FRELIMO e se dizem frelimistas. Passam a ideia de que estão acima de tudo e de todos por pertencerem ao partido. Mas se forem investigados, as tantas não passam de mercenários.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Josefina Bosco huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Luís Loforte De facto, ainda me sinto com dificuldades para entender as declarações do JJC, uma tremenda irresponsabilidade. Às vezes sossega-me presumir que algo interfere no seu discernimento na hora de escrever, ou à hora em que escreve e dá montra às suas opiniões. E espero que a FRELIMO também presuma isso e o perdoe!Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Gilberto Correia Júlio Mutisse quando o dito cujo “acertou” no caso do Professor Cistac não consta que algo lhe tenha acontecido, quer na perspectiva ético, quer na legal.

Porque agora tal opinião deveria merecer censura?

O que mudou na criteriologia?
4Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Não foi ele quem acertou no Cistac Bastonário. Não foi ele. Ele só acertou no caso Nini. Vaticinou que seria detido ao mesmo tempo que pedia para se entregar às autoridades. O Bastonário Gilberto está a propalar uma ideia não verdadeira sobre o Professor Cumbane, especificamente quanto a esse detalhe.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Gilberto Correia Egidio Vaz notaste as aspas na palavras? . Eu pessoalmente vino post onde foi derramado ódio sobre a posição do Cistac naquela altura e no final se sugeria que se lhe acontecesse algo, como retribuição da ofensa feita aos “ moçambicanos”, não seria de estranhar. “ acertou” sim. Lembra-te desse post.
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado


Egidio Vaz Ilustre Gilberto Correia repito, não foi ele. Foram outros, que hoje defendem a "liberdade". Foi sim crítico do Professor Cistac. Mas foram outros a fazer insinuaçõesGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Gilberto Correia Egidio Vaz ok. Não estou muito convencido, mas por cautela vou tomar por certa a tua posição.

Pena já passar muito tempo e não podermos resgatar tal post.

Obrigado e abraçoGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Egidio Vaz Ilustre, Gilberto Correia se procurar o post não vai encontrar porque não existe. Mas pode encontrar tantos outros, querendo. Eu próprio posso ajudá-lo a encontrar, até entrevistas a TV.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Gilberto Correia Egidio Vaz risos. Eu insisto que li um post muito sugestivo a esse respeito.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Luís Loforte Daqui a 3 anos, também nada terá dito em relação ao Samito, está-se logo a ver. Nem eu nem o Gilberto ou qualquer um terão lido esta ameaça velada ao rapaz. Eu li e revoltei-me contra a premonição aqui feita. Agora, vir alguém dizer que ningué leu algo de que todos temos memória, é querer tomar os outros como mentecaptos!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Elvino Dias Lembro-me que minutos depois da morte do Prof Cistac todo o mundo se insurgiu contra Julião Cumbane e um outro indivíduo de nome kalado Kalashinikov. Cumbane vaticinou sim que morte de CistacGerir


Gosto · Responder · 4 min


Escreve uma resposta...






Sura Rebelo de Oliveira Concordo. Não chega só demarcar -se.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Jorge Jone Triste.Gerir




Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
23 de Agosto às 16:43 ·



Curta carta aberta ao Samora Machel Jr.


Caro Samito,


Vou ser curto e grosso, qual soi dizer-se...

Essas pessoas que aparentemente estão ao teu lado hoje, amanhã vão virar as costas para ti, quando estiveres a atravessar o deserto que te espera pela frente, se te aventurares nesse projecto de concorrer contra a FRELIMO e quejandos (RENAMO e MDM) nas eleições autárquicas agendadas para 10 de Outubro próximo (2018). O "timing" ainda não é bom para essa empreitada, porque Moçambique ainda não é verdadeiramente um Estado de Direito Democrático, qual algum jurisconsulto pode estar a pretender fazer crer.

Aliás, tu melhor que eu sabes que outrora assim ocorreu com o teu saudoso pai. Tu sentiste o isolamento a que a família do teu pai esteve devotado. Tu já passaste por um deserto e sabes quão penoso e cruel isso foi aquela experiência. Eu não acho prudente, pois, tu teres que submeter os teus filhos à provável sorte igual que a tua naquele passado tenebroso.

Esse "apoio" que te convencem que tens das ditas "bases" não é real. Tampouco é porque se acredita que vais resolver os problemas da cidade de Maputo melhor que o, teu também pai e camarada, Eneas Comiche. Sai dessa caixa escura em que te estão a meter, meu caro. O que para eles parece fundamental nesta corrida é um provável ajuste de contas deles com a FRELIMO/RENAMO/MDM. Não aceita que eles te usem para tal fim previsivelmente inglório. Não é saudável esse convite que te foi feito para encabeçares a lista da AJUDEM. Trata-se de um presente envenenado, contanto que alguns dos integrantes dessa lista têm comprovadamente contas a ajustar ora com a FRELIMO, ora com a RENAMO, ora com o MDM.

Portanto, no fundo é o nome da tua família que prentendem usar. Atesta está hipótese, o nervosismo dos que contestam as opiniões dos que te aconselham a não entrares nessa corrida contra o partido que te criou e te está a preparar zelosamente para um dia assumires tarefas que dignificarão o teu nome próprio, da tua família nulcear e da própria FRELIMO.

Pensa bem, Samito; pensa bem mesmo! E que fique claro que, pessoalmente, eu não estou contra a tua decisão de aceitares concorrer contra o partido das tuas famílias nuclear e alargada. Mas tal respeito pela tua liberdade s sobernia não me coarctar o exercício da liberdade de partilhar contigo esta minha maneira de pensar, que no fundo traduz uma preocupação—que julgo legítima—que tenho com relação ao teu futuro pessoal e da tua família. Creio até, com certa convicção, que mesmo no seio da tua própria família há quem não vê como boa essa tua decisão, e, portanto, não te encoraja a prosseguires por esse caminho. Mas sobre o teu futuro, tu melhore decides, porque és bem adulto, livre e soberano.

Enfim, perdoa-me pela inconveniência e transtornos que enventualmente te esteja a causar com a frontalidade com me dirijo a ti nestes termos.

Um abraço fraterno, de

Julião João Cumbane.


22 comentários
5 partilhas
5252

GostoMostrar mais reações
Partilhar

Comentários


Adamo Manonga Professor..
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Armindo Silva Tomas Tomas É um bom conselho Professor, mas se ele a presao na mesma sera fritado, melhor agora do que nunca...
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Gabriel Jose Titosse Sabe, Professor, os conselhos, mesmo sendo bons, é de educação refinada dar-lhos exclusivamente quando explicitamente solicitados. Caso contrário, poderemos correr o evitável e desnecessário risco de nos arvorarmos em sábios e cairmos no ridículo. Mas você é que sabe...
21Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Helio Filemone Inguane He he. @Gabriel

1Gerir


Gosto · Ver Tradução · 1 dia(s)


Armindo Silva Tomas Tomas O Samito na mesma esta na lista negra o que ele pode fazer!?
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Egidio Vaz Magister dixit. Com mestria e clareza airosas!
4Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Armando Mbiza O GAME ESTA AGRESSIVOGerir


Gosto · 1 dia(s)


Juma Aiuba O conselho chegou.Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Becane Sibia Se o conselho fosse bom, vendia-se. Mas como isso ja mexe consigo nao tem como ficar no silencio
1Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Cuinica Nelson Já teve a bênção da mãe, que por sinal "vive" a/ na política já há bons anos. Portanto, a nós outros só nos resta apoiar também ou calarmo - nos se não nos for conveniente...Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Alberto Maposse Jr. Que conselho é esse, se estamos num estado de direito e democrático que usufrua destes componentes. Filho cresce e sai da casa dos pais, mas o que essa carta contem, são ameaças e exemplos de como foi com o seu pai machel. Isto nos tira do referido estado de direito mas para um bantu de criminosos que basta desobedecer, a sua vida corre riscos.
11Gerir


Gosto · 1 dia(s) · Editado


Hugo Estanislau Joaquim Chapo Deve-se entender que existem decisões que quando agente toma são irreversíveis, o Samito tomou a decisão e não pode voltar atrás, porque já demonstrou que ele não é FRELIMO então para quê vocês desejam que ele mude de ideia? O que temem? Para quê buscar hipóteses passados para o atormentar?
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Hamilton Barros Professor deixa Samito foca sua intervenção no candidato Comiche que de certeza vence as eleições de Outubro!!
2Gerir


Gosto · 1 dia(s)


Homer Wolf Why? Why?... (Tell' em that is human nature)..
.

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 1 dia(s)


Wa Ka Mabjaia Greed, intolerance, lack of empathy, hatred...

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 1 dia(s) · Editado


Luís Loforte A política é sempre um campo de virar as costas uns aos outros. E não pense que não lhe virarão também a si, Professor. E às vezes mais depressa do que possa pensar!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)


Rogerio Jose Uthui JJ. Não roces o chão!! Please. Wits gave you the edge at some stage.

14Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 1 dia(s)


Wa Ka Mabjaia A very important point, Professor Uthui. It sometimes seems as if people cannot realize they can still make their point loud and clear without having to go too low. We don’t have to agree about everything but we should, at the very least, be able to treat others with dignity and respect. We should be able to critique or call comrades to reason without humiliating, without hurting, without threatening, without insulting, without disrespecting, without encouraging hatred towards them. Even if others go down, we shouldn’t lower ourselves. We should have principles and standards through which we conduct ourselves; we don’t have to be - we may not be - perfect, but at least we should try to keep some level of humanity and humility in ourselves. That doesn’t make us unimportant; on the contrary. It elevates us. It shows that when we disagree with comrades it’s not because we hate them or because we think they don’t have right to think differently. It’s because we understand we need to have unity of purpose and agree that we all need, sometimes, to sacrifice our own personal ambitions to the cause of the party, of the nation, of higher ideals.

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 10 h · Editado


Julião João Cumbane Wa Ka Mabjaia, ready what I write and share, NOT what you think I wanted to say! What if...you did so?!...

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 7 h


Anita Chichava Não acredito que estou a ler essa carta.enfim no mundo dos políticos vale tdoGerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)


Luís Loforte Na verdade, estamos perante uma tentativa de atenuar os efeitos da brutal "premonição" feita no post anterior. Só que, e tal como é normal dizer-se, foi pior a emenda que o soneto!
2Gerir


Gosto · 20 h


Anita Chichava Luís Loforte diz um ditado, "Muito ajuda quêm pouco atrapalha "Gerir


Gosto · 17 h

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ