quarta-feira, 25 de julho de 2018

OS KIWISTAS

OS KIWISTAS
Entenda-se, kiwistas como sendo os puxa-sacos, lambebotas e bajuladores de plantão.
Os kiwistas já estão a perder o controlo da teoria do kiwismo que consiste em desiformar e velipendiar os grandes cabeças desta nação. Este camarada Lenon Arnaldo (v.foto), fez muito barulho e até nos ameaçou quando diziamos que o aeroporto de nacala, é um elefante branco. E hoje, é o mesmo puxa-saco, lambebota e bajulador de plantão que parece ter perdido a cabeça e soltou, por lapso, o termo "elefante branco". Espero que, não seja afastado da lista dos kiwistas do dia, porque isto é traição aos princípios e etica da teoria do kiwismo! Realmente, os kiwistas não servem para nada, para além de serem perigosos para os seus próprios kiwados pagadores dos seus serviços de kiwismo. Eu penso que, vocês são indivíduos que não valem para contar como moçambicanos que querem ver o país no rumo de desenvolvimento!
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De referir que, a fórmula que eu propunha para tornar o aeroporto de nacala operacional, não foi para privatizar dando aos estrangeiros como a ethiopian airline. É uma fórmula que me parece muito sustentável para a economia moçambicana. A seguir está a fórmula:
OS AEROPORTOS INTERNACIONAIS E SUA LOCALIZAÇÃO
1- “…Há sempre uma solução para cada tipo de problema criado pelo homem. Porém, “…não se resolve um problema pelos mesmos cêrebros que os criou…”. A. Einsten.
No entanto, é preciso substituir os assessores e conselheiros, incluíndo alguns assessorados e aconselhados (…). Editado de: I. Mahanjane…”
2- A insustentabilidade dos Aerportos de Moçambique (ADM, E.P.) pode ser solucionada
3- A primeira fórmula, consiste em redefinir os termos referenciais dos aerportos internacionais em Moçambique. Na minha opinição devia-se eliminar a maioria dos aerportos internacionais que de internacional não tem nada. É o exemplo de Pemba-Cidade, Nampula-Cidade, Beira-Cidade, Maputo-Cidade, Etc., e constituir-se apenas um (1) aerporto internacional em Moçambique.
4- O único aerporto com termos e capacidades internacionais modernos, é o “elefante branco”, ou seja o aerporto “fantasma” de Nacala-Porto. Este aeroporto para além de ter uma arquitectura moderna, é o mais bem posicionada para ser uma referência em Moçambique. Portanto, os ADM, E.P., deviam transformar os aerportos de Pemba-Cidade, Nampula-Cidade, Beira-Cidade, Maputo-Cidade, Etc., como aeroportos para vôos domésticos. E oficializar apenas o aeroporto de Nacala-Porto, como o único internacional de Moçambique.
5- A fórmula de transformar o aeroporto de Nacala-Porto como único internacional em Moçambique, poderia ser acompanhada pela redução das taxas aeroportuárias que tornam o custo dos bilhetes mais caros em Moçambique. Por exemplo, como se explica o bilhete da Fastjet de Nampula-Maputo custar cerca de 4,500.00mt e as taxas aeroportuárias a 5,500.00mt totalizando cerca de 10,000.00mt. Estão os passageiros a pagarem que tipo de segurança que lhes custa mais que o custo do transporte? Eu penso que, os moçambicanos (gestores) adoram elitizar o que já deixou de ser coisa elítica. Eu diria, a maioria dos gestores moçambicanos adoram ser um centro de atenção para coisas que realmente não funcionam (…).
6- No entanto, devido o alto custo de bilhete a nível interno do que, quando se viaja para o estrangeiro, por exemplo é mais caro viajar de Maputo-Pemba do que, de Maputo (Moçambique)-Bangkok (Tailândia). Eu penso que, é ridículoeste tipo de tarifário para o mercado doméstico que têm sido promovidos pela ADM e praticados pelas companhias de transportes aéreas. E devido a este factor e associado ao factor de baixo rendimento per capita, há muitos moçambicanos que nunca sonham em viajar de avião e isto, prejudicas as receitas das companhias aéreas como a LAM, SA, etc.
7- E ainda na mesma fórmula de transformar o aeroporto de Nacala-Porto como único internacional em Moçambique, poderia ser acompanhada pela aquisição de mais aeronaves comerciais como as boeing da série 737-700 pela LAM, SA para concorrência com as companhias com vôos internacionais (um boa iniciativa para ter-se o acesso as rotas europeias, etc.) e os actuais (que parecem ser obsoletos) deveriam servir para rotas domésticas entre o aeroporto de Nacala-Porto (conexões entre os diferentes pontos do país, como as capitais provinciais para o aeroporto internacional de Nacala-Porto e vice-versa).
8- A maioria dos países que incentivam o turismo para maximizar a cadeia de valor neste sector, os aeroportos internacionas, não construídos no interior das grandes cidades, como temos em Moçambique. Portanto, há que se repensar em fórmulas sustentáveis para resolver-se problemas locais. E se constró-se os aeroportos internacionais no interior das cidades, como é que o trâfego interno (vôos inter-provinciais, transporte rodoviário, etc., poderão sobreviver?). Eu acho que, é preciso copiar aos outros que realmente sabem fazer ou pelo menos, ouvir as pessoas que estão preocupadas em resolver os problemas deste país que parece ter tudo para ser transformar em grande doador do FMI, BM, UE, Etc., mas os homens com agenda sem agenda, parece que não estão a ver o horizonte. E se for uma verdade, a falta de agendas com agendas, urge substituir os assessores e conselheiros, incluíndo alguns assessorados e aconselhados (…).
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Sumário
a) Os ADM, E.P. devem reduzir as taxas aeroportuárias para torna-se o custo dos bilhetes acessecíveis aos cidadãos os aeroportos.
b) internacionais moçambicanos, devem ser reduzidos e no máximo adoptar-se pelo menos um (1) como uma referência – o aeroporto de Nacala-Porto recomendaria para que seja o único internacional de referência em Moçambique.
c) A LAM, SA, deve adquirir aeronaves modernos da série Boeing, por exemplo, Boeing 737-700, para vôos internacionais.
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G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
Administração e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
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Danilo Tiago Sic Spirou & Homer Wolf venham ler o que o mano Gilder Anibal escreveu sobre o nosso mano "kiwista de plantão" 😂😂😂
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Angela Luena Paulesse Cuetado do miúdo acordar logo cedo e encontrar uma bombas desta😪😪😪 não é coisa fácil🐒🐒🐒
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Lenon Arnaldo Angela Luena Paulesse kkkkk ..... assim o miúdo está mal.
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Angela Luena Paulesse Nem quero imaginar como ele está porque sei que é difícil para piorar é meio de semana😪😪😪 quanta maldade oh Gilder Anibal coisas assim faz se aos fins da semana....😪😪😪
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Venancio Amido Angela Luena Paulesse fazer aos fins de SEMANA para esquecer com álcool. 😂😂😂😂
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Lenon Arnaldo Aloooooo estás bem? Pelo que vejo, estão reunidos nesta casa os grandes cabeças da nação.
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Sic Spirou Nada. As grandes cabeças estão em Matchedge, aqui em Niassa. Ehehehehhehehhehe
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Ariel Sonto Hoje assim já é elefante branco... Tsc
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Sic Spirou Já não é. Lenon parece do MDM...troca txintxa
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Félix Esperança Vão dar a Ethiopian??? Espero que funcione
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Lenon Arnaldo Grandes cabeças desta nação .... EU bla bla bla e no final, nada diz do substancial.

Ser grande cabeça da nação é isso, estamos entregues
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Zito Macuacua Jogar no negócio também acontece é quem ganha toma o controlo
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Gilder Anibal OS AEROPORTOS INTERNACIONAIS E SUA LOCALIZAÇÃO

1- “…Há sempre uma solução para cada tipo de problema criado pelo homem. Porém, “…não se resolve um problema pelos mesmos cêrebros que os criou…”. A. Einsten. 

No entanto, é preciso substituir os assessores e conselheiros, incluíndo alguns assessorados e aconselhados (…). Editado de: I. Mahanjane…”

2- A insustentabilidade dos Aerportos de Moçambique (ADM, E.P.) pode ser solucionada

3- A primeira fórmula, consiste em redefinir os termos referenciais dos aerportos internacionais em Moçambique. Na minha opinição devia-se eliminar a maioria dos aerportos internacionais que de internacional não tem nada. É o exemplo de Pemba-Cidade, Nampula-Cidade, Beira-Cidade, Maputo-Cidade, Etc., e constituir-se apenas um (1) aerporto internacional em Moçambique. 

4- O único aerporto com termos e capacidades internacionais modernos, é o “elefante branco”, ou seja o aerporto “fantasma” de Nacala-Porto. Este aeroporto para além de ter uma arquitectura moderna, é o mais bem posicionada para ser uma referência em Moçambique. Portanto, os ADM, E.P., deviam transformar os aerportos de Pemba-Cidade, Nampula-Cidade, Beira-Cidade, Maputo-Cidade, Etc., como aeroportos para vôos domésticos. E oficializar apenas o aeroporto de Nacala-Porto, como o único internacional de Moçambique.

5- A fórmula de transformar o aeroporto de Nacala-Porto como único internacional em Moçambique, poderia ser acompanhada pela redução das taxas aeroportuárias que tornam o custo dos bilhetes mais caros em Moçambique. Por exemplo, como se explica o bilhete da Fastjet de Nampula-Maputo custar cerca de 4,500.00mt e as taxas aeroportuárias a 5,500.00mt totalizando cerca de 10,000.00mt. Estão os passageiros a pagarem que tipo de segurança que lhes custa mais que o custo do transporte? Eu penso que, os moçambicanos (gestores) adoram elitizar o que já deixou de ser coisa elítica. Eu diria, a maioria dos gestores moçambicanos adoram ser um centro de atenção para coisas que realmente não funcionam (…).

6- No entanto, devido o alto custo de bilhete a nível interno do que, quando se viaja para o estrangeiro, por exemplo é mais caro viajar de Maputo-Pemba do que, de Maputo (Moçambique)-Bangkok (Tailândia). Eu penso que, é ridículoeste tipo de tarifário para o mercado doméstico que têm sido promovidos pela ADM e praticados pelas companhias de transportes aéreas. E devido a este factor e associado ao factor de baixo rendimento per capita, há muitos moçambicanos que nunca sonham em viajar de avião e isto, prejudicas as receitas das companhias aéreas como a LAM, SA, etc.

7- E ainda na mesma fórmula de transformar o aeroporto de Nacala-Porto como único internacional em Moçambique, poderia ser acompanhada pela aquisição de mais aeronaves comerciais como as boeing da série 737-700 pela LAM, SA para concorrência com as companhias com vôos internacionais (um boa iniciativa para ter-se o acesso as rotas europeias, etc.) e os actuais (que parecem ser obsoletos) deveriam servir para rotas domésticas entre o aeroporto de Nacala-Porto (conexões entre os diferentes pontos do país, como as capitais provinciais para o aeroporto internacional de Nacala-Porto e vice-versa).

8- A maioria dos países que incentivam o turismo para maximizar a cadeia de valor neste sector, os aeroportos internacionas, não construídos no interior das grandes cidades, como temos em Moçambique. Portanto, há que se repensar em fórmulas sustentáveis para resolver-se problemas locais. E se constró-se os aeroportos internacionais no interior das cidades, como é que o trâfego interno (vôos inter-provinciais, transporte rodoviário, etc., poderão sobreviver?). Eu acho que, é preciso copiar aos outros que realmente sabem fazer ou pelo menos, ouvir as pessoas que estão preocupadas em resolver os problemas deste país que parece ter tudo para ser transformar em grande doador do FMI, BM, UE, Etc., mas os homens com agenda sem agenda, parece que não estão a ver o horizonte. E se for uma verdade, a falta de agendas com agendas, urge substituir os assessores e conselheiros, incluíndo alguns assessorados e aconselhados (…).

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Sumário
a) Os ADM, E.P. devem reduzir as taxas aeroportuárias para torna-se o custo dos bilhetes acessecíveis aos cidadãos os aeroportos.
b) internacionais moçambicanos, devem ser reduzidos e no máximo adoptar-se pelo menos um (1) como uma referência – o aeroporto de Nacala-Porto recomendaria para que seja o único internacional de referência em Moçambique.
c) A LAM, SA, deve adquirir aeronaves modernos da série Boeing, por exemplo, Boeing 737-700, para vôos internacionais.

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G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
Administração e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
https://www.facebook.com/gilder.anibal.5

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