quinta-feira, 26 de julho de 2018

Nini Satar ainda deve pagar indemnização à família de Carlos Cardoso

Nini Satar ainda deve pagar indemnização à família de Carlos Cardoso
Agora que Nini Satar foi detido na Tailândia, de acordo com relatos da comunicação social citando um comunicado de imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR), é esperado que ele pague a indemnização a que todos os condenados da autoria moral do assassinato do jornalista Carlos Cardoso em 2000 foram obrigados solidariamente por sentença judicial transitada em julgado em 2003. Nini tem-se furtado em pagar essa dívida, equivalente a pouco mais de 500 mil USD. Mas ele tem exibido no seu perfil de Facebook uma vasta riqueza patrimonial, incluindo carros de luxo.
Em 2016, Nini Satar pagou a indeminização a que o motorista de Carlos Cardoso, de nome Carlos Manjate, ferido no dia do assassinato, tinha direito, no valor de 500 mil Mts. Mas nunca manifestou interesse em se livrar da indemnização referente à família do malogrado jornalista. Cardoso foi brutalmente assassinado, deixando sua mulher Nina Berg e filhos Ibo e Milena. Receber essa indemnização faz parte do ressarcimento pelos danos causados pelo assinado de um marido e pai.
Nini obteve liberdade condicional em 5 de Setembro de 2014 em despacho lavrado pelo juiz Adérito Malhope, do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo. Ele havia cumprido metade de sua pena. Numa primeira ocasião, sua soltura foi rejeitada pelas autoridades prisionais mas Malhope insistiu e o recluso foi posto em liberdade. Para libertar Nini, o juiz baseou-se num relatório assinado pelo antigo director do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo, Castigo Machaieie, classificando o recluso como bem comportado.
Meses depois, Nini obteve autorização judicial para sair do país, através de um despacho do mesmo juiz dando-lhe permissão para ir ao estrangeiro em tratamento médico. Essa autorização não estabelecia um limite para sua permanecia no estrangeiro.
O Ministério Público se opôs à liberdade condicional por alimentar suspeitas segundo as quais Satar era mentor de vários sequestros alegadamente comandados da sua antiga cela na BO. Em Março de 2017, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ordenou a revogação da liberdade condicional e emitiu um mandado de captura internacional contra o cidadão das “quantias irrisórias”. Nini Satar é o único dos condenados da autoria moral do crime contra o jornalista que ainda vive. Seu irmão Ayob Satar e o antigo gerente do extinto BCM, Vicente Ramaya, foram assassinados pouco depois de beneficiarem igualmente de liberdade condicional.
Nas fotos: (1) Carlos Cardoso com o filho Ibo ainda pequeno; (2) Nini Satar e um dos seus carros de luxo exibidos no seu perfil de Facebook.
Comentários
Jorge Mario Jorge O MP não ordena a revogação da liberdade condicional. Competência exclusiva do Juiz. No maximo o MP propõe e cabe ao juiz dar anuência ou não!
Gerir
Responder3 h
Nelson Wa Ka Maculetane Sou leigo nessa matéria, mas acho que o parecer favorável do juiz, devia basear-se também no facto de ter pago a indenização aos lesados.
Gerir
Responder3 h
Carlos Sérgio Acho que o próximo mandado a se emitir será de captura internacional contra os autores das dívidas ocultas 👏👏👏para a PGR.
Gerir
Responder3 h
Sunil Aly Essa é Boa
Gerir
Responder1 h
Ikram Almirante 😂😂😂😂 doeu
Gerir
Responder1 h
Helder Hugo Depois do que ele ostentou só gostaria que ele pagasse a indemnização a família que se viu obrigada a viver sem o seu chefe. Porém cabe a família intentar uma acção judicial para o pagamento da indemnização. Uma vez que ele tem patrimônio correspondente ao valor fica tudo mais fácil.
Gerir
Responder3 h
Xavier Ernesto Jone Jone Essa sra procudora nao està bém de cabéça deixyu sr Guembuza com grupo deles que mergunhou este pais na merda, e pega a quê está livre porque esta falar verdade ,Epa é só lamentar sobre anossa justiça,quê fala averdade é visto como inimigo neste pais .EPA
Gerir
Responder3 h
Jonas Joaquim O teu patrao foi apanhado sim ele pensava que era muito esperto e mesmo misturando as coisas nao pense que ele vai escapar. O bandido dos sequestros foi apanhado
Gerir
Responder52 min
Nairinho Mabote Grave tambem é ver os seus fãs aqui no Facebook a partilharem as asneiras que ele profere. Mas se até Hitler teve simpatizantes, por que não nini!?
Gerir
Responder2 h
Responder2 h
Sergio Baloi Sergio Nini é muito astuto e Bandido, por isso as pessoas qt tem o apoiado devem ter cuidado em analisar Nini satar, eu não tenho dúvidas que ele deve ser o chefe dos sequestros..
Gerir
Responder2 h
Douglas Harris kkkkkkkkk os sequestradores continuaram com as suas acções enquanto o tal de Nini se encontrava foragido... esse sujeito está sendo vitima do sistema, comeu com o sistema agora tem que prestar contas ao mesmo sistema. Gostaria de ver a tal famosa justiça ao encalço dos criminosos causadores das dívidas ocultas... se é que têm os dois no lugar.
Gerir
Responder16 min
Elísio Nhantumbo O MM trouxe aqui uma informação sobre a captura do Nini. Não vejo porque razão as dívidas ocultas são aqui chamadas.
Gerir
Responder1 h
Sunil Aly Isso

E Fod
Gerir
Responder1 h
Francey Zeúte Tanto que foi-lhe concedido liberdade para ir ao estrangeiro a busca de tratamento que esse era de mandar dicas de como se vestir e comer bem. Epah, esse tipo não devia sequer ter sido libertado. Suspeito tudo isso ter sido concedido pelo mesmo juiz especialmente sobre o tempo de duração desse tratamento. Mas é tudo à moçambicana.
Gerir
Responder1 h
Geraldo Manjate Este assunto ainda vai dar muito pano na manga, Nini já provou saber manipular a justinça moçambicana, as nossas cadeias parece não ter segurança suficiente para ele, se de facto foi preso, estou a ver o regresso de um clima infernal em Maputo, querendo como não ele tem um conjunto imensurável de tentáculos que o apoia em tudo, neste momente esse esquema está em alerta e activo...em fim, prefiro ficar no murro assunto de " peixe grande".
Gerir
Responder1 h

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ