quinta-feira, 26 de julho de 2018

ATÉ SEMPRE, IRMÃ DOROTEIA…

Homer Wolf está a sentir-se triste.
ATÉ SEMPRE, IRMÃ DOROTEIA…
«Deus é ordem.
E ordem é Deus»!…
Esta frase, “canonizada” pela saudosa e reverenda Irmã Doroteia, ficará para sempre na memória de todos quantos a conheceram. Especialmente os paroquianos da Igreja de Stª Ana da Munhuana, a que pertenceu – e serviu – durante os seus 102 anos de vida.
Acredito que até à data da sua morte (na tarde do último sábado, 21) ela era a irmã de caridade mais velha de Moçambique. Pelo menos a nível da Diocese de Maputo, era seguramente.
Os restos mortais da Irmã Doroteia de Jesus Alves foram a enterrar, esta tarde, no cemitério de Lhanguene. A cerimonia foi precedida de um velório bastante emocionante, na Munhuana, com missa dirigida pelo próprio Arcebispo Dom Francisco Chimoio – lider máximo da Igreja Católica em Moçambique.
A história de vida da irmã Doroteia confunde-se com a história da Paroquia de Stª Ana, fundada há 109 anos, por grupo de familias de origem goesa que viviam justamente ali nas redondezas, no bairro da Munhuana – de entre as quais, a familia Alves.
Portanto, sete anos depois do surgimento da paróquia nasceu a Irmã Doroteia. Foi Baptizada, fez a Comunhão Solene, o Crisma e enveredou pela vida religiosa – como freira – tudo ali… Aquela foi, é, e sempre será, literalmente, a sua casa.
Ela foi a “catequista dos catequistas”, ao longo de várias gerações. Sempre atenta a tudo à sua volta, e pronta a repreender comportamentos desviantes. Especialmente as meninas mais jovens, sabe(ia)m bem o que dela iriam “ouvir” se ousassem aparecer na igreja de mini-saia, pinturas exageradas… ou, simplesmente, se passassem por ela sem dizer um “bom dia”…
E diz quem conviveu directamente com ela, que mesmo na rua ou no dumba-nengue, a madre era assim… eh eh eh
Nos últimos anos – apesar da idade – era frequente vê-la, aos domingos, à entrada da igreja a coordenar o pessoal que vende Terços, livros sagrados, imagens de santos e outras coisas que normalmente se adquirem ali, em dias de missa (ou não tivesse ela aquele sangue indiano… eh eh eh)
No dia 10 de Abril de 2016, data do seu 100º aniversário natalicio, a Paróquia da Munhuana organizou uma celebração eucarística, em sua homenagem. Hoje foi a última sessão solene em que o seu corpo esteve presente na “sua”/nossa igreja…
Até sempre, Irmã Doroteia…
God bless
(PS: A foto, extraída da net, é antiga, claro… Não obstante, não está muito diferente da Irmã Doroteia dos ultimos dias – mais ruga, menos ruga)
Comentários
Joao Jamal Paz a sua alma
Gerir
Mario Joao Gomes Sr. criou a minha mae Elvira Augusta Gomes,,,, temos enorme respeito por ela...grande mulher. RIP
Gerir
Félix Esperança Será a mesma que trabalhou na terra mártir há quase 25 anos???
Gerir
Homer Wolf "Ai dontxi nou"... Mas é bem possivel

Sei k na Munhuana estava sempre... A vender os seus terços, santinhos e bíblias 😊
Gerir
Félix Esperança Falando em santinhos e terços, é o único presente que a devota da minha mãe me dá sempre que vou a terra mártir. Tenho-os razoavelmente.
Gerir
Homer Wolf Tu próprio és um santo, Roberto...😇
Gerir
16 hEditado
Carla Reis Pelo menos, nao tenho nunca vergonha de perguntar. Leio muito isso mas não sei nunca onde é, pous para mim todos is Mocambicanos sao mártires na sua Pátria ( exceptuando os corruptos). Se perguntar não ofende, o que é e onde fica a terra mártir? Porque chamam assim?
Gerir
10 h
Félix Esperança É a forma como encontrei para adjectivar o gigante Niassa, a província mais extensa do país. Fica no norte e falta quase tudo em termos de infra-estruturas. Um niassense comum nasce e cresce sem nunca ter visto um elevador. Mas no meio dessa martírio todo há uma coisa muito boa. Os niassenses são um povo simpático, calmo, sobretudo muito trabalhador e que sabe aproveitar a fertilidade dos solos que caracterizam a provincia. Lá nunca falta comida. Não há fome nem secas, Carla.
Gerir
10 h
Carla Reis Félix Esperança, obrigada pela explicação. O Niassa merece mais. Vamos fazer por isso.
Gerir
10 h
Félix Esperança É uma província esquecida!
Gerir
10 h
Carla Reis Félix Esperança, não podemos deixar que continue assim.
Gerir
10 h
Joao Cautela PaZ a sua alma... Márcia Nobre
Gerir
23 h
Ce Henriques Franzina, sorridente e sempre cheia de energia... Cruzavamo nos nas laudes na munhuana ou na livraria... Cumpriu a sua missão terrena. Que Deus a reserve uma sombra em sua santa morada.
Gerir
14 hEditado
Maria João Marques 102 anos !!! Impressionante ,estes casos impressionam-me , uma vida dedicada a uma causa …. enfim, que descanse em paz !
Gerir
22 h
Samo Joao Rest In Peace.
Gerir
22 h
Ernesto Nhaule "...com missa dirigida pelo próprio Cardeal Francisco Chimoio – lider máximo da Igreja Católica em Moçambique..." Dom Francisco Chimoio nao é Cardeal, mas sim Arcebispo da Arquidiocese de Maputo. Mas contudo, Que Deus a receba na sua gloria, irma Doroteia!!!
Gerir
22 h
Homer Wolf Obrigado pelo alerta, está corrigido... É a força do hábito (de escrever sobre D. Alexandre)
Gerir
16 hEditado
Armando CR Junnyor Sim, não é cardeal porém é o Presidente da CEM(Conferência Episcopal de Moçambique) portanto o líder máximo da Igreja em MZ... O D. Alexandre já não está em exercicio da liderança.
Gerir
13 h
Domus Oikos Paz a sua alma. Esteve também na beira na paróquia do Paróquia Alto daManga. Santa mulher
Gerir
21 h
Augusto Chicava Paz a sua alma!
Gerir
20 h
Jó Hasper Paz a sua alma
Gerir
19 h
Elsa Do Rego Soube so agora este artigo da Ir Diroteia, q Deus a conceda o eternity descanco
Gerir
17 h
Homer Wolf Lembras-te da Irmã Gonzaga, da Catedral da Beira (Ponta-Gea)?...
Gerir
16 h
Elsa Do Rego Ainda me recordo das Freiras todas da nossa Cathedral E das outra senhiras leigas q la frequwntavam,E do's casais tb
Gerir
16 h
Soraya Bemat Descanse em paz irmã Dorotéia
Gerir
14 h
Cléo Mafu Que ela descanse.
Gerir
13 h
Re Bila Descanse em paz irmã
Gerir
13 h
Antonio Faquira Descanse em paz!
Gerir
12 h
Assa Liocadia Descanse em Paz!
Gerir
12 h
Francisco Banda que Deus o tenha. paz da sua alma
Gerir
10 h
Carla Reis Impressionante. Mas não sei se me emocionei mais pelo texto ou pela Irmã. Tu gostavas mesmo muito dela!.... Escusas de armar em durão, essa prosa está muito sentida.
Gerir
10 h
Homer Wolf Eu nunca me armo em durão Carla. Pelo contrário, afasto-me – como o diabo da cruz – de pessoas que reprimem os seus sentimentos e emoções, por puro orgulho ou preconceito....
Gerir
9 hEditado
Carla Reis Homer Wolf, adoro o que escreveste agora. Uma pessoa deve ser como uma orquestra, umas vezes frenética, outras, mais melancólica.
Gerir
9 h
Milou Meque Rajani Que a sua alma descanse em paz.
Gerir
10 h
Manuel Domingos Uma vida longa a servir a igreja. RIP irma Doroteia
Gerir
9 h
Claudia Ah Kee Choi Homer Wolf, Eu tive o privilégio de conhece- la e de ser por ela orientada tanto como catequista assim como coordenadora do grupo coral da Paróquia do Alto Manga , cidade da Beira. Mas muitos anos atrás ainda eu não era nascida, ela foi Madre SuperioraVer mais
Gerir
7 h
Judite Tembe Descanse em paz irma
Gerir
7 h
Esaúú Cossa Paz a sua alma.
Gerir
6 h
Eddie Chinombe Paz a sua alma
Gerir
6 h
Filomena Marisa D'Oliveira Ohhh não soube. E conhecia bem a Irmã Doroteia. Paz à sua Alma
Gerir
4 h
Vassily Grossman grande mulher.
Gerir
Gosto
4 h
Madalena Cumbane Eu me lembro de cada passo, afinal trabalhei directamente com ela na catequese. Em algum momento não reconhecia-nos quando íamos visita-la. Mas nos seus últimos meses estava lúcida, serena e sempre com um sorriso. Que Deus a conceda o eterno descanso!
Gerir
3 hEditado
Homer Wolf "... Entre os esplendores da luz perpétua"
Gerir
1 h
William Damasio Mbeve Descanse em paz, irmã. 
Deus abençoe a sua alma.
Gerir
1 h
Octávio Ramos Cardoso Que descanse em Paz. 😪

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ