Bitone Viage
23 h ·
Política em África não é um Lugar para Instauração de Santuários.
1. Meus caros, a volatilidade cognitiva do Venancio poderá conduzir-lhe a descredibilidade social e consequentemente ao seu tombo político.
2. Para quem leu a entrevista que o Venancio concedeu ao jornal Savana, numa das passagem terá se deparado com a seguinte parte, passando a citar, "... em menos de seis anos mudou três vezes de partido político". Fim da citação.
3. Meus caros, em simples cálculo isso significa que, a cada dois anos dos seis, ele foi membro de cada partido.
4. Segundo Venancio alega que, mudou desses partidos, pois não iam de acordo com os seus ideais, convicções e valores.
5. Contudo pode se notar que, as razões que o levaram ao MDM são as mesmas que o levaram a Renamo e futuramente poderão ser as mesmas que o levarão para um outro partido. A não ser que se conforme com a idéia de que tudo é farinha do mesmo saco e que não há realmente lugar para santuários na política Africana.
6. Meus caros, pela natureza dos partidos políticos em Moçambique, Venancio Mondlane não deveria se filiar a nenhum, pois não encontrará partido algum que defenda suas convicções.
7. Todos partidos dentro do campo político agem em função dos seus interesses, funcionam como grandes multinacionais, são instrumentos de exploração e coisificação humana.
8. Difícil acreditar que o Venancio afirme categoricamente que a Renamo é o partido das suas convicções, uma vez que num passado recente Venâncio Mondlane foi um dos deputados que no decurso da VIII legislatura batia de frente com a Renamo devido ao modus operandi que este partido aplicava para a defensa dos seus interesses políticos, um modus extremamente antidemocrático e que colocava em causa toda sensibilidade humana. E o próprio Venancio já chamou a Renamo dum partido sanguinário.
9. Meus caros em Moçambique não existe partido honesto, se é honestidade que ele procura que funde um partido ou movimento pela honestidade e prove aos moçambicanos que a sua luta é pelo bem do povo.
10. Que convicções o Venancio Mondlane procura na Renamo, que não encontrou na Frelimo e no MDM? Paremos de fazer da política num jogo de txoo-txoo-txooo.
11. Venancio Mondlane não pode pensar que será na Renamo que ele irá devolver a dignidade tirada do povo Moçambicano, temos exemplos claros disso, o partido Renamo votou pela unanimidade a favor das mordomias chorudas para os deputados da Assembleia da República enquanto que o povo vive em péssimas condições de vida.
12. A Volatilidade cognitiva Do Venâncio é estranha e assustadora, infundada e politicamente descabida. Não é normal que uma pessoa politicamente sadia profira o que vêm proferindo em nome de valores que partido nenhum até hoje demonstrou estar preocupado com eles.
13. Se realmente o Venancio Mondlane é defensor dos oprimidos que não se alie aos opressores para defender os oprimidos. Que funde um movimento dos oprimidos, do proletário explorado, um movimento dos historicamente condenados a pobreza e avance com eles no mesmo barco.
14. A Renamo como outro qualquer partido, age em função dos seus interesses e usa o discurso com bases no populismo para conquista da sua legitimidade e firmação política, pois os partidos políticos são atores racionais dentro dum campo político em que ocorrem relações de poder, e a racionalidade destes partidos reside no fato de usarem todos recursos a sua disposição para garantirem sua sobrevivência.
15. A política em África não é um espaço para honestidade, até mesmo Barack Obama e Afonso Dlkhakama que são seus principais líderes não foram honestos, o primeiro em nome da Política Externa dos EUA teve que derramar sangue numa das potências que estava se firmando em África e no mundo e o segundo também teve que derramar sangue em nome da Bi-paridade nos Órgãos de Gestão Eleitoral em Moçambique.
Ps: Que honestidade e convicção Venancio procura na política?
Atenciosamente
Bitone Viage
Osman Richgang Ali até ponto 4, pra mim o mais important não é quantos partidos já se filhou, o que importa é o presente a visibilidade do momento, não podemos ficar preço a um partido que não compactua com seus ideias por causa da imagem. Se ele hoje convencer me que merece meu voto irei votar nele, não pela amizade mas por aquilo que nos faz acreditar.
Bitone Viage Respeito e sua opinião. Mas até agora procuro entender o que ele realmente procura.
Osman Richgang Bitone Viage isso vamos ver quando ele ganhar ou perder, a verdade tarde mas chega.
Euclides Flavio Bela observação Osman.
Fausto António Macuácua Na minha pobre opiniao saber analisar e comentar eh diferente de fazer. Eh preciso prestar muita atencao ao sermos fanaticos de alguns academicos.
Elvino Dias Antes do MDM ele pertencia à algum partido político ?
Bitone Viage Sim, a Frelimo.
Bitone Viage Ele disse isso já entrevista. Procure o jornal Savana.
Elvino Dias Ainda não recebi. Vou receber no email daqui a pouco
Bitone Viage Certo, na entrevista deixa bem claro e até faz menção.
William Damasio Mbeve Forte!
Adriano Novela A mudança do Venâncio não se prende apenas a questões de ideologia. Há uma convicção nele de que será mais fácil ganhar estando na Renamo do que no MDM e que primeiro partido é mais organizado que o segundo. Tão simples quanto isso, na minha opinião.
Antonio A. S. Kawaria Concordo contigo em parte, mas em termos de organização é o contrário.
Fausto António Macuácua O MDM esta mais organizado do que a RENAMO. O galo realizou dois congressos em 9 anos de existencia, esta bem estruturado do que a RENAMO e ainda eh master em fiscalizacao de votos.
Adriano Novela Fausto António Macuácua concordo quando diz que é master em fiscalizar a votação. Mas realizar dois congressos nem sempre é sinónimo de organização.
Bitone Viage Fiz essa observação em função da entrevista que ele concedeu ao jornal SAVANA. Meu amigo Adriano NovelaAdriano
Procure o Savana antes.
Adriano Novela Meu caro amigo Bitone Viage não discordo. Apenas acho que ele não está a ser totalmente sincero ao justificar a sua saída. Mas também não deve ser conveniente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ