quinta-feira, 7 de junho de 2018

Parlamento francês proibe telemóveis nas escolas


Emmanuel Macron durante uma visita a uma escola em França. O presidente francês prometeu, em campanha eleitoral, proibir os telemóveis nos estabelecimentos de ensino
GUILLAUME SOUVANT/GETTY

Projeto aprovado refere que, mesmo no recreio, o uso do telemóvel pode ser prejudicial por reduzir a atividade física e limitar as relações sociais

Os deputados franceses aprovaram nesta quinta-feira um projeto de lei que proíbe no próximo ano letivo telemóveis e outros aparelhos conectados nas escolas públicas, incluindo universidades, com exceção dos usados para fins educacionais ou para portadores de deficiência. O projeto foi hoje votado e vem no seguimento de uma promessa de campanha do Presidente francês, Emmanuel Macron, devendo ser apresentado em breve ao Senado.
Na defesa do projeto esteve o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, que o considerou uma "lei do século XXI, uma lei de entrada na revolução digital", enquanto a oposição considerou que a iniciativa não passa de cosmética. "Estar aberto às tecnologias do futuro não significa que tenhamos de as aceitar para todos os fins", afirmou o ministro, falando dos "maus usos" como o assédio cibernético, a consulta de páginas pornográficas ou a dependência dessas tecnologias.
A lei agora aprovada não fixa multas nem a forma como se aplicará a proibição. Mas tendo em conta que não é permitido revistar as mochilas dos alunos estes poderão sempre usar os telemóveis nas salas, desligados ou não, segundo alertas da imprensa francesa sobre a matéria.
Em França, o Código de Educação proíbe desde 2010 o uso de "laptops" em qualquer atividade de ensino e em locais previstos por regras internas mas o ministro defendeu a necessidade de uma base legal "mais forte". A lei alarga a proibição a todos os objetos conectados e a locais ao ar livre, como aqueles onde os jovens fazem desporto. As escolas terão de decidir depois os termos da proibição, como os lugares e as condições.
A oposição criticou o texto, que considerou de pura propaganda e cosmética, que não deu qualquer ferramenta aos diretores das escolas, e que a lei até já existe e que o problema é a sua aplicação. No texto do projeto considera-se que o uso dos telemóveis "provoca várias disfunções incompatíveis com a melhoria do clima escolar" e que a sua proibição permitirá garantir um ambiente que favoreça a concentração.
Mesmo no recreio, acrescenta-se, o uso do telemóvel "pode ser prejudicial por reduzir a atividade física e limitar as relações sociais". Segundo um inquérito feito no ano passado 93% dos jovens franceses entre os 12 e os 17 anos tinham telemóvel, contra 72% em 2005.

Sónia Mickael Sou professora.Considero que telemóvel na aula pode ser uma mais valia. Principalmente se a escola tiver WiFi. Hoje os telemóveis são autênticos computadores. Rapidamente o aluno consegue fazer uma pesquisa acerca do tema que está a trabalhar. Pode, sem dúvida, ser uma mais valia. Há regras, lógico. Mas se os alunos estiverem motivados, irão respeitá-las.
Gerir
Responder3 hEditado
Enc TF A escola que tenha computadores !
Gerir
Responder3 h
Sónia Mickael Concordo. Seria MT melhor. Mas não tendo...
Gerir
Responder3 h
Ismael Guimarães 🗣️ Sónia Mickael

Concordo a 💯.
Gerir
Responder3 h
Cristiana Reis 99% dos alunos não vão utilizar o telemovel para pesquisa mas sim para redes sociais.. o telemovel impulsiona muito mais a isto do que o computador
Gerir
Responder3 h
Anton Moschin É com gente moderninha assim que a escola está no estado em que está. Os alunos de antigamente não deixavam de aprender e pesquisar sem telemóveis, haja o mínimo de discernimento
Gerir
Responder3 hEditado
Ismael Guimarães O problema é quando o professor não sabe ter método. Há momentos para tudo. Sou credenciado como formador, apesar de não estar no ativo, nas formações que venha a dar no futuro, deixarei os formandos usar os mesmos mas sempre com critério e sem som. Nunca deixarei usar fazendo Diretos via Instagram ou coisa do género pois, isso sim, algo que tira a atenção.
Gerir
Responder3 h
Sónia Mickael Tentem ensinar os atuais alunos com pedagogias de há 20 anos atrás. Desmotivação total. As tecnologias têm que ser bem-vindas à sala de aula. Porque não? Volto a dizer, alunos motivados cumprem melhor as regras.
Gerir
Responder3 h
PM Cunha Concordo que os telemóveis actualmente é uma mais valia! Contudo, tem vantagens e desvantagens. E concordo que esta regra é uma mais valia para os jovens actuais, para um desenvolvimento pessoal e colectivo.
Gerir
Responder2 h
Manuel Paz Oliveira Foi com as pedagogias atrasadas de há vinte anos atrás que temos hoje grandes médicos, grandes professores, grandes astronautas, de tudo grandes intelectuais. considera mesmo isso? Quantos Grandes já deu a escola moderna ao mundo?
Gerir
Responder2 h
Sónia Mickael Manuel Paz Oliveira eu não disse que as pedagogias de há 20 anos eram más. O que eu quis dizer é que o mundo evoluiu e o que resultava antes, não resulta agora. E o que resulta atualmente, não resultará daqui a 20 anos.
Gerir
Responder2 hEditado
Manuel Paz Oliveira O problema nem é tanto o telemóvel, mas sim os professores que pensam ter o controlo ocular do camaleão e os ouvidos de morcego, e ainda julgam-se helicópteros.
Gerir
Responder2 h
Gabriela Sotma Cristiana Reis alunos burros são assim, desinteressados de tudo e nada os mudará mas os inteligentes sabem usar como deve ser
Gerir
Responder2 h
Sónia Mickael O MEM já tem décadas. Começou com Freinet... E provavelmente muitos desses Grandes foram ensinados pela pedagogia do MEM. Essa privilegia a autonomia em sala de aula, a pesquisa, a construção do conhecimento pelo próprio aluno, tendo o professor como orientador. Hoje Freinet certamente usaria os telemóveis dos alunos em sala de aula ...
Gerir
Responder2 hEditado
Manuel Paz Oliveira Os professores há vinte anos conseguiam motivar os alunos.
Gerir
Responder2 h
Mindas Farinha Vê se mesmo que muitos senhores (as) aqui nao têm filhos adolescentes.
Gerir
Responder2 h
Sónia Mickael Sim, concordo. O que estou a tentar dizer é que os alunos de hoje são diferentes dos alunos de há 20 anos atrás. É um desafio enorme motivá-los
Gerir
Responder2 h
Marcelino Santos Com a mentalidade desta professora, o ensino vai continuar a piorar. Mas alguém acredita que face ao estado a que os professores, deixaram chegar a pedagogia no ensino, o aluno vai usar o telemóvel para pesquisar, temas para um trabalho? Eles estão sempre a receber mensagens dos colegas e claro irão responder. A aula é para ensinar e tirar dúvidas aos alunos.O aluno que vá para a biblioteca e utilize um comutador, para pesquisar o material que precisa, para realizar o trabalho. Se de todo for necessário realizar o trabalho na aula, então disponibilizem computadores,sem facebook instalado, para os alunos fazerem a pesquisa necessária, para realizar o trabalho.
Gerir
Responder2 h
Manuel Paz Oliveira Devo ler que, se os MEMos previligiou, orientou e deu à luz adultos sóbrios então deve-se administrar os mesmos MEMos aos adolescentes (à descoberta do mundo e com o mundo entre os dedos), é isso?
Gerir
Responder2 hEditado
Sónia Mickael Manuel Paz Oliveira MEM ( Movimento da Escola Moderna) pesquise
Gerir
Responder2 h
Manuel Paz Oliveira Estou como há vinte anos atrás, não consigo pesquisar nem consigo evoluir. Temo até pela minha evolução se tivesse um telemóvel 24 horas para motivar-me. Sobre um outro comentário aqui surgido, devo lembrar que um professor não está numa sala de aulas apenas para ensinar os inteligentes e deixar os burros para trás, pelo menos um bom professor não fará isso, os maus já não sei.
Gerir
Responder2 h
Renato Soares O problema é que isto não é a Finlândia e a maior parte dos miúdos não respeitam os professores. Tlm na sala de aula aqui ptlandia é grande asneira.
Gerir
Responder2 h
Sónia Mickael Renato Soares eheh na Finlândia há computadores na sala de aula. Aqui nem todas têm. E as que têm, são computadores velhos. Logicamente prefiro computador. Aqui os professores têm que imprimir os trabalho no PC de casa, pagando os tinteiros porque MTS escolas nem impressora têm. Ou até têm mas não há € para tinteiros... Mas isso agora levar-nos-ia a outros debates. Eu até tenho um PC na sala, sem impressora, claro
Gerir
Responder1 hEditado
Maria Clara Gama Prazeres Use o telemóvel da professora apenas para efeitos académicos... Simples.
Gerir
Responder1 h
Maria Clara Gama Prazeres Manuel Paz Oliveira ironia ou texto confuso???
Gerir
Responder1 h
Bruno Mendonça Motivar os jovens. Que anedota. A juventude está como está porque teimamos em culpar-nos pelo seu fraco desempenho e falta de vontade de fazer algo útil. 
Os jovens desconhecem por completo a relação ação/consequência, daí serem uns mimados de merda se
...Ver mais
Gerir
Responder34 min
Ismael Guimarães Uma terra que é conhecida por ser a terra da Liberdade, Igualdade e Fraternidade..., depois de deixar de ser a terra da Fraternidade, vai deixar de ser, também, a da Liberdade mas, infelizmente, também da Igualdade pois os deputados continuam a poder jogar os telemóveis.
Gerir
Responder3 h
Daniel Capitão isso é apenas a coisa mais idiota que já vi. qualquer um que ande na escola e se realmente interesse pela escola, não é por levar o telemóvel que deixa de ter interesse. tal como alguém que realmente se està a c*gar para a escola não é por não ter o telemóvel como distração que vai, do nada, ficar super interessado pela escola. Retirar o Telemóvel como forma de combater o bullying é rídiculo, porque antes disso tudo, não deveriam de ser os bens físicos que definem o bullying que acontece, mas sim as mentalidades educadas o suficiente para entender que bullying não deve ser cometido.
Gerir
Responder3 h
Responder3 h
João Manuel Rei Tu queres ter acesso ao conteúdo - é só pena não desejares meter o conteúdo no sítio onde deveria estar , e permanecer armazenado - tiram-te o telemóvel e ficas sem conteúdo nesse cérebro - logo se não tens conteúdo és um pobre que não pensas -
Gerir
Responder3 h
Daniel Capitão Oi? Eu não uso o telemóvel nas aulas e no entanto tenho notas de 20 valores, 18 valores. O que raio teve esse comentário a ver com o que eu escrevi?
Gerir
Responder2 hEditado
João Manuel Rei Daniel Capitão - não teve nada a haver - com 20 valores a escrever como escreves ... sim és mesmo mta bom ... só te falta e repito mais uma vez algum conteúdo ... algo que seja consistente -
Gerir
Responder2 hEditado
Daniel Capitão até parece que me conheces para dizeres que tenho conteúdo ou não hahaha. Uma ótima noite 
Gerir
Responder2 h
Daniel Capitão Btw: existem vírgulas, se quiseres mesmo entrar nesse modo
Gerir
Responder2 h
A opção selecionada é Mais relevantes e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Cristina Cunha Guimarães Oxalá que saibamos imitar o que verdadeiramente é bom!..excelente medida! 👏👏👏
Gerir
Responder2 h
Fatima Nova Uma mais valia!acho engraçado .sim para os professores pode ser uma mais valia o aluno pesquisa na enternete a matéria e o professor pode estar tranquilo k a materia está dada.. 
(Façam alguma coisinha srs. Professores )
Gerir
Responder2 h
Maria Clara Gama Prazeres Olhe que é na INTERNET.... convém pesquisar a ortografia!! 🤣🤣🤣
Gerir
Responder1 h
Rosa Silva Ramos #enternerte 😖🙈🙉🙊😊😆😂
Já ganhou
Gerir
Responder40 min
Isabel Mourao Apesar de concordar com a medida adoptada em França, acho tudo isto de uma hipócrisia imensa; incentivaram e incentivam os adultos, os jovens, até as crianças a usarem o telemóvel e agora qd a "coisa" toma proporções desta natureza (pq anda tudo de nariz no chão a olhar p o telemóvel), toca a legislar sobre o assunto. Não sou mãe, estive quase quase mas não aconteceu, contudo não me parece que a grande maioria dos jovens pesquise o que quer que seja de interesse no telemóvel.
Gerir
Responder41 min
Pedro Nuno Não percebo porque é que foram permitidos!!!
Gerir
Responder4 h
Renan Lorenzon Rigotti Aqui no Brasil é proibido faz mais de 5 anos
Gerir
Responder3 hEditado
Fernando Cipriano PN Excelente medida
Gerir
Responder3 h
Enc TF Bem aprovado !
Gerir
Responder3 h
Alcides Ribeiro Talvez agora PORTUGAL faça algo do género.
Gerir
Responder4 h
Andreia Lucas
👏🏻👏🏻👏🏻

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ