A direcção de Rui Rio remodelou o site do partido e fez sumir todas as setas que antes estavam no logótipo do PSD. Virgínia Estorninho, militante histórica, já apresentou uma reclamação.
SÓNIA SAPAGE 6 de Junho de 2018, 6:43
Fotogaleria
Virgínia Estorninho é uma militante histórica do PSD, mais conhecida no partido do que o novo símbolo social-democrata que perdeu as três setas quase sem ninguém ter dado por isso. Deu ela, que no último conselho nacional já reclamou presencialmente e voltou a reclamar, por telefone, junto do secretário-geral do PSD. "Tiraram-nos as setas, e enfiaram-nos num quadrado laranja. Não admito isso", diz ao PÚBLICO, queixando-se de que estão a apagar a identidade do PSD.
O logótipo do Povo Livre, da PSD TV e da página online do partido foi reciclado já depois do último congresso e o ar de modernidade (símbolo só com letras) não agrada a Virgínia Estorninho nem a outros sociais-democratas da distrital de Lisboa, que foram apanhados de surpresa. "Se as setas não foram repostas, organizo uma manifestação à porta da sede do PSD", garante a militante, explicando que, apesar de não ter dado prazo ao secretário-geral, José Silvano, para repor a imagem, planeia concretizar a ameaça.
Ao PÚBLICO, José Silvano afirma que a alteração foi feita antes de ocupar o cargo de secretário-geral, mas admite que o símbolo original do partido pode vir a ser colocado no site. Ainda assim, sublinha: “As setas estão em quase todos os documentos oficiais. O site foi criado com um novo desenho. Vamos ver se acrescentamos o símbolo”.
Desenhadas em sobreposição, as setas eram usadas pelos sociais-democratas, ao início, para "anularem a cruz suástica, símbolo do regime nazi", conta a deputada municipal de Lisboa que entrou no PSD pela mão de Francisco Sá Carneiro, em 1974. "Inicialmente, discutiu-se o uso das três setas de cores diferentes: uma preta, uma vermelha e outra branca", conta. Era uma para cada valor da social-democracia - a liberdade, a igualdade e a solidariedade -, mostrando que a democracia só existiria verdadeiramente se fosse política, económica e social. A preta recordava os movimentos libertários do século passado, a vermelha lembrava as lutas das classes trabalhadoras e a branca apontava o personalismo.
No site do partido, o símbolo é descrito como algo que nasceu espontaneamente "na luta dos militantes sociais-democratas contra o nazismo". As setas simbolizavam "os três factores do movimento: o poder político e intelectual; a força económica e social; e a força física. O seu paralelismo exprimia o pensamento da frente unida: tudo devia ser mobilizado contra o inimigo comum - o nazismo (...). Lembrava aos sociais-democratas as qualidades fundamentais que lhes eram exigidas: a actividade, a disciplina e a união."
Na mais recente actualização do programa do partido, em 2012, o documento passou a dividir-se em três áreas – “um princípio personalista”, “um juízo realista” e uma política popular e democrática: a social-democracia portuguesa” - que correspondem precisamente ao número de setas.
Filipe Sousa 11:10
As setas andavam a viver acima das suas possibilidades, e tiveram de emigrar.
Victor Nogueira Setúbal 10:04
Mas estão lá as 3 setas, embora com outro design. Ah. Mas fui ao site do PSD e elas sumiram. A foto escolhida para ilustrar a notícia e esganadora! Afinal os militantes do PPD/PSD que reclamam têm razão na sua reclamação.
Victor Nogueira Setúbal 10:47
Nada tendo eu a ver com o PSD, o primitivo logotipo sempre me pareceu pouco atractivo, mas era uma imagem identificadora. O actual design da página parece-me contudo ainda menos atractivo ou sedutor. e mobilizador. Tal como a foto dum evento que presumo seja oNada tendo eu a ver com o PSD, o primitivo logotipo sempre me pareceu pouco atractivo, mas era uma imagem identificadora. O actual design da página parece-me contudo ainda menos atractivo ou sedutor. e mobilizador Congresso com a palavra de ordem "Primeiro Portugal" Não há artistas plásticos ou designers de qualidade no PSD?
Victor Nogueira Setúbal 10:56
O texto do meu 2º comentário saiu empastelado pelo que fica a devida correcção: «Nada tendo eu a ver com o PSD, o primitivo logotipo sempre me pareceu pouco atractivo, mas era uma imagem identificadora. O actual design da página parece-me contudo ainda menos atractivo ou sedutor. e mobilizador. Tal como a foto dum evento que presumo seja o Congresso com a palavra de ordem "Primeiro Portugal" Não há artistas plásticos ou designers de qualidade no PSD?»
Antonio Ferreira 10:00
Grande Virginia! Sempre ela. Parabéns.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ