sexta-feira, 8 de junho de 2018

FRELIMO OU AL-SHABAB

    FRELIMO OU AL-SHABAB
    Sinto-me mais uma vez envolto dos meus pensamentos, não sei no que pensar, mas, na verdade sei! Só me custa aceitar, aliás, não quero aceitar que o que eu esteja a pensar seja uma realidade.
    A alguns dias após o abate dos supostos homens do Al-Shabab, o Comandante-Geral da PRM negou a alegada entrada de outros homens do Al-Shabab, dias depois, a província de Cabo delgado viu-se mais uma vez invadida por homens até então desconhecidos, que incendiaram casas e mataram algumas pessoas a catanadas, obrigando desta forma a retirada das pessoas daquelas zonas.
    Diante deste facto, eu Jaime Novela, encontro me imerso nos meus pensamentos, pensando nos possíveis autores deste acto hediondo, se não houve entrada de homens de Al-Shabab naquela província, então quem foi? Olhando para os últimos tempos podemos perceber que a província de Cabo Delgado tem sido um palco de descoberta de recursos minerais valiosos em zonas habitadas pela população. Estes recursos tem atraído a atenção de vários países do mundo inteiro que tem potencialidades na exploração de recursos minerais e energéticos, não obstante, ao nível nacional tem também atraído atenção das maiores empresas mineradoras do país.
    Se o governo moçambicano quiser explorar aqueles recursos sabe de antemão que terá de mover toda aquela gente para um local diferente, olhando para a situação económica a que o país se encontra, deslocar as pessoas é algo quase que impossível pois isso iria custar-lhes muitos milhões de dólares, algo que o governo não pode pagar.
    Sabendo que o governo está interessado em explorar as riquezas, mas que no entanto não tem dinheiro de indeminização, que mecanismos iria empreender para garantir a exploração dos recursos sem ter que indemnizar a retirada da população?
    Comentários
    Fernando Jacaja Jacaja Jacaja Um Ponto De Vista Positivo.Esse Governo E Malandro.
    Gerir
    Alfandega Lourenco Nata 20. Se Dizem As FADM Estao No Terreno, Entao Quem Anda A Vandalizar A Populacao?
    Gerir
    Sempres Em Moçambique Valioso 20valor
    Gerir
    David Jose Em Inhambane fizeram isso na exploração de gás porquê mata no norte chingo é pode morrer.
    Gerir
    Responder23 h
    Angelo Da Conceiçao Massingue Nota 20, nesse país tudo é possível
    Gerir
    Responder21 h
    Gervasio Isac Chingondo ta muito mal e por isso Governo da FRELIMO tem escolha, não gosta o povo do norte, limite rio Save
    Gerir
    Responder20 h
    Timotio Muchanga Nota 20 tudo é possível
    Gerir
    Responder19 h
    Nelson Massamba Wilson Timba Sem sombra de dúvidas meu amado, é mesmo isso. Eu ja fasso tempo que tenho tirado essa conclusaõ comparativamente ao Filme De "MARK WAHLBERG" O ATIRADOR" popularmente conhecido por BOBY LE SWEEGER. Aquele filme tem Historial tal igual a que esta a aconter em Cabo delgado.
    Gerir
    Responder19 h
    Nuelly Mendes Safura Ate que concordo que o governo sabe do assunto.
    Gerir
    Responder19 h
    Adolfo Joao Pacote Pacote 20 valor aminha pergunta é haverá eleições no dia 10 de outubro em Moçambique com uma provincia em guerra,?
    Gerir
    Responder17 h
    Santos Salha Aqui confirma-se que na verdade o governo conhece do programa. Porque o governo fala de diferente daquilo que está acontecer lá. A minha pergunta é: será que esse grupo não tem o líder? Se tem, porque o governo não fala com esse líder por telefónica?
    Gerir
    Responder11 h
    Paulo António Ta mao isso si foce n sul ja tinham resolvido mx como é norte td é impossivel.
    Gerir
    Responder8 h
    Letícia António António Assinado por mim. Também algo me diz k o seu pensamento está mais k certo
    Gerir
    Responder4 h
    Butra Khossa CRIAR PANDÉMONIO A POPULAÇAO FOGE,E NAO RETORNA VOLVIDOS ALGUNS MESES OU ANOS TEM NOVOS OCUPANTES E O ALSHABAB DESAPARECE.
    Gerir
    Responder3 h
    Escravidão ou Decapitação?
    Estou envolto nos meus ténebros pensamentos, não sei em que mundo viver, não sei em o que escolher, não sei se é pior a escravatura da era colonial ou a decapitação da era Frelimista.
    Quando anoitece não sei o dia seguinte virá, e quando o dia seguinte vem não sei se vai anoitecer. assim se sentem os meus irmãos em Cabo Delgado
    É lamentável a situação que se vive no norte de Moçambique, ninguém merece passar por aquele tipo de situações, Moçambique é um dos poucos países que se encontrava em paz, e agora prevé-se um estilo de vida como o de países cuja religião predominante é muculumana.
    Afinal o que está a fazer a máquina governativa de Nyusi? o que estão a fazer os comandantes das diferentes áreas de defesa em Moçambique, com vista a combater estes insurgentes de mocímboa da praia?
    quando a ideia é cercar os homens Armados da Renamo, o fazem com sucesso, agora qual é a dificuldade que tem em caçar 10 homens de raça diferente?
    talvez seja melhor que o governo se renda e entregue o país aos que realmente tem culhões para governar.
    como pode o comandante da PRM aparecer em público e dizer que as coisas estão tranquilizadas em Cabo Delgado e menos de duas semanas depois surge uma noticia de decapitacão macabra de 10 moçambicanos?
    eles querem fazer perceber que a última voz não é das FDS mas sim deles...
    e agora o que diz o Comandante geral da PRM? ainda está tudo em Ordem?
    Um exercito de formigas liderados por um leão pode ganhar um exercito de leões liderados por uma formiga.
    como é o estilo de liderança em Moçambique?
    Comentários
    O povo que ontem dormia, hoje perdeu sono tudo por causa desse vosso custo de vida que nos impoem e ainda por cima nos chamam de hipocritas.
    Concordo contigo Senhora Ivone Soares na tua defesa face a ofensa moral proferida pelo sr Damiao José, quando lhe chama de hipócrita. contrair uma dívida é sim algo natural e todo mundo contrai, contrair uma dívida e esperar que alguém pague por sí, isso sim, é Hipocrisia, concordo com estas palavras senhora Ivone Soares.
    não sei se existe pior coisa para um país, do que ser governado por um grupo de hipócritas, falo sem mede de repreensao, censura, crítica e até mesmo de morte.
    como pode um pai contrair uma dívida e esperar que o seu filho (nas mais péssimas condições de vida possível) pague a sua dívida, ele tendo uma vida de rei, vivendo nos mais luxuosíssimos palácios? onde está a moral de um pai que faz tal coisa?
    como pode um pai que comporta-se desta forma? chamar ao seu filho de hipócrita por este não querer concordar com a partilha de divida que o pai contraiu sozinho, e nem sequer um tostão deu ao filho?
    Meus caros, os constantes aumentos dos combustíveis no nosso país são uma indicacçõa clara de problemas de gestão de altos gestores desta nação, estou convicto que seja mesmo hora de mudarmos de direcção no alto escalao de gestao.
    onde é que vão apanhar os moçambicanos o dinheiro para comprar 1 litro de gasolina quase a 67Mt?
    assim que vocês utilizam gasolina, água, energia até mulheres de borla acham que os moçambicanos vivem na mesma situação?
    esta é a motivação que dão ao povo para irem votar em vós em Outubro?
    Comentários
    Comentários
    Pericles Maquiavel está com Fatima Mimbire e 18 outras pessoas.
    SOBRE A SUCESSÃO DO AFONSO DHLAKAMA NA RENAMO LEMBREM-SE QUE “ NÃO IMPORTA A COR DO GATO DESDE QUE APANHE (CACE) RATO”: O importante é que o sucessor saiba carregar o testemunho e dê continuidade aos processos de paz e descentralização já iniciados!
    Desde o anúncio da morte do líder da Renamo, cresce o debate sobre a sua sucessão. É um debate mais centrado no tipo de pessoas do que nas capacidades exigidas do tal sucessor. Uns apontam que o sucessor de Afonso Dhlakama deve sair da ala militar, outros, defendem que deve sair da ala política, alguns apontam para Bissopo, outros, para Ivone Soares, Muchanga, e para o actual coordenador da Renamo, Ossufo Momade. Certas vozes defendem que o sucessor deve ser do centro do país (de preferência de Manica ou Sofala) e deve ser da etnia (grupo étnico-linguístico) Ndau. Há quem diga que deve sair das fileiras militares lá de Gorongosa. Certos rumores apontam para um tal filho de André Matsangaissa como sendo o sucessor e também, há quem diga que Dhlakama escolheu o seu sucessor antes da sua morte. Todo este debate se centra mais no aspecto - “Quem” (militar ou político, ndau, homem ou mulher, Ivone ou Bissopo…) do que nas capacidades requeridas (capacidade de produzir resultados óptimos/pretendidos) do sucessor de Dhlakama. Neste debate, se está mais preocupado com a “cor do gato” do que com as habilidades do tal Gato. Pouco se questiona se os tais gatos (pessoas indicadas para a sucessão de Dhlakama) estão em condições de caçarem e apanharem ratos (dar continuidade aos trabalhos de Dhlakama e fazer ainda melhor). É por isso que vale a pena lembrar à Renamo e aos interessados na sucessão do líder da Renamo que não importa a cor do gato desde que ele apanhe ratos. É por isso que se chama à colocação a célebre frase e princípio que esteve na origem da transformação e da ascensão da China como uma potência económica mundial. A célebre frase “Não importa se o Gato é preto ou branco desde que que cace os ratos”, foi pronunciada em 1961 pelo famoso líder reformista chinês Deng Xiaoping (o sucessor de Mao Tsé-Tsung, Pai do “Socialismo de mercado” e liderou a China entre 1978 a 1990). Esta frase revela a essência do “modelo chinês”, responsável pelo rápido crescimento económico que fez da China uma superpotência económica (2ª maior economia mundial). Analisando a sucessão de Dhlakama com base neste princípio, se pode inferir que na sucessão do líder da Renamo pouco deve importar a “cor do Gato”, mas sim, o apanhar ratos (gerar resultados). Pouco devia importar o sexo, a ala, a religião, a cor, a raça, a etnia do sucessor do Dhlakama desde que ele saiba guiar a Renamo às vitórias eleitorais. O sucessor de Dhlakama, venha de onde vier, somente será útil, se souber caçar e apanhar ratos (liderar a Renamo e a oposição rumo a um crescente poder, à Paz, à estabilidade nacional, consolidação democrática, maior inclusão e desenvolvimento). Pois, tudo que se espera de um Gato é que ele cumpra o seu papel clássico que consiste em apanhar ratos. O sucessor de Dhlakama não deve ser como um gato de estimação com funções decorativas, mas deve ser capaz de “caçar e apanhar ratos”. Pouco de deve importar se é um militar ou político. O que adianta colocar um político ou militar incapaz que ao invés de liderar a Renamo rumo à consolidação do processo de paz e às vitórias eleitorais venha a afundar a Renamo e mergulhar o país numa guerra terrível e desnecessária?
    Péricles Maquiavel, 14/05/2018
    Comentários
    Bom dia! Saudações aos meus irmãos moçambicanos e em Particular a família de Maputo province.
    Em virtude da morte de sua excelência Afonso Dhlakama, tenho acompanhado daqui, muitas especulações no que diz respeito a sucessão deste Homem, e a possível paralisacão do processo de descentralização iniciado pelo Dhlakama e Nyusi e que fora submetido ao parlamento a dias atrás.
    meus caros, tudo o que o Presidente Dhlakama queria nos últimos tempos era o consenso sobre o alcançe da paz, e um moçambique mais democratíco. para o efeito, houve uma série de negociações entre ele e o PR de maneira que chegou-se á um consenso na questão de descentralização, faltando deste modo, a questão de desmilitarização da Renamo, e a integração dos seus homens nas fileiras das FDS. No entanto, tenho acompanhado nas redes sociais que os Homens das FDS, violando o acordo verbal ora assinado com a Renamo, tem atacado os Homens da Renamo, e em resposta, estes tem feito muitas baixas no lado das FDS. esta informação tem-se propalado em todas plataformas de redes sociais e tem levantado muitos comentários por parte da maior massa pensante e ignorante também
    importa referir que a maior parte dos utilizadores desta plataforma não costuma ter um senso crítico das ideias, são como o carros e os autores das publicações funcionam como volante do mesmo carro. Pressinto que estas informações não constituam verdade, não é possível que em pleno velório, o PR tenha ordenado um ataque a base da Renamo, para mim isso é ilógico.
    peço que honremos a morte do Grande Lider da Renamo, as agitações que temos colocado no Facebook não nos ajudarão, pessoalmente, eu daria uma mega festa se Renamo ascendesse ao poder, seria um marco histórico para o país.
    eu não gosto da frelimo, mas não odeio também, só não gosto da forma como Governa, se governasse bem já teríamos saído da lista dos países do terceiro mundo, somos ricos em recursos naturais porah!
    portanto caro ilustre, se queres vencer um tipo baixo, não te podes rebaixar ao nível dele. não podes viver de mentira porque ele também vive de mentira.
    Comentários
    Primeira Carta aberta ao Partido Frelimo
    Caro partido dos camaradas, partido do qual Moçambique foi um dia motivo de orgulho, partido dos camaradas Samora Machel e Eduardo Mondlane, figuras que deram o seu sangue pelo bem estar do povo, que deram seu sangue para garntir a liberdade incondicional dos moçambicanos, camaradas que com possibilidades de encherem os seus bolsos, esvaziaram-nos em prol do desenvolvimento da sociedade... camaradas que lutaram contra o domínio colonial português e em 1975 garantiram que Moçambique tivesse a sua liberdade.
    Agora estamos diante de um partido em que os ideais dos seus fundadores foram trocados pela ganancia, partido que tem-se tornado a cada dia que passa um motivo de piada nas redes socias, muitas pessoas clamam pela sua cabeça, tinham tudo para fazer moçambique estar num nível mais elevado, pois nós detemos muitos recursos que correctamente utilizados estariamos se calhar no nivel de Africa de Sul sob ponto de vista de Desenvolvimento económico. estou profundamente indignado pela forma a que este partido esta sendo degradado, a imagem deste partido fora, reflete a imagem de Moçambique.
    ATT: o desenvolvimento desta mensagem continuará na segunda carta
    Comentários
    MDM já foi um movimento promissor, é um movimento que já foi detentor de bons quadros com capacidade de erguer-lo e colocá-lo num bom nível.
    o fracasso deste movimento primeiro registou-se com a retumbante derrota nas eleições de 2014, para um movimento que tinha na sua posse dois grandes municípios (Nampula e Beira), não se justificou aquele tipo de resultados.
    numa altura em que se aproximam as eleições de outubro do corrente ano, é inadmissível o que tem acontecido nos últimos 45 dias neste partido (se é que ainda o é).
    Senhor Presidente Daviz Simango, o que queres como futuro do seu movimento? porquê criar condicoes para que quadros como Venâncio Mondlane, saiam do seu movimento?
    Estou profundamente indignado com a actual gestão deste movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ