Portugal perder com o Uruguai e é eliminado do Mundial de futebol.
Após o final do jogo, o selecionador, Fernando Santos, considerou que Portugal fez o suficiente para sair deste encontro dos oitavos de final com outro resultado e assumiu a tristeza pela eliminação.
"Não me parece nada justo. Portugal fez o suficiente para ter outro resultado, mas às vezes não acontece. Entrámos bem no jogo, conseguimos criar oportunidades mas não marcámos. O Uruguai foi à nossa baliza uma vez e marcou. Faltou-nos alguma presença na área na primeira parte, pus o Bernardo Silva mais dentro para termos mais bola. Na segunda parte, a equipa foi mais dominadora, fizemos o golo que era o mais difícil. Eles foram lá mais uma vez e marcaram. A equipa tentou, os jogadores lutaram. Estamos todos muito tristes, mas o futebol é isto", analisou o técnico, em declarações à RTP.
Mais tarde, e depois de passar pelo balneário, Fernando Santos voltou a falar, desta feita à Sport TV, e referiu que tinha o balneário desfeito com a eliminação: "Em primeiro lugar queria agradecer ao povo português, sei que as praças estiveram cheias um pouco por todo o país, e as pessoas tiveram de mãos dadas. Tenho os meus jogadores a chorar, queríamos dar uma alegria grande aos portugueses, os jogadores queriam muito. Eu acho que eles fizeram uma segunda parte fantástica, com entrega, garra, determinação, mas o futebol é isto. Não vale a pena chorar sobre o leite derramado"
Portugal perdeu com o Uruguai por 2-1. Cavani (7' e 62') esteve em destaque ao apontar os dois golos da formação sul-americana.
Portugal perde com o Uruguai e sai do Mundial
Acompanhe ao minuto o encontro dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo entre o Uruguai e Portugal.
MOMENTO-CHAVE
Cristiano Ronaldo: " Não é um balanço brilhante"
Cristiano Ronaldo à RTP: “Queríamos ganhar, jogámos melhor que o adversário. Uma palavra de apreço aos meus companheiros. Estou muito orgulhoso de ser o capitão desta selecção. Hoje é um dia triste, mas temos de estar orgulhosos porque demos o nosso melhor. Os golos fizeram a diferença. A selecção vai continuar a dar muitas alegrias aos portugueses. Estou orgulhoso da equipa técnica e dos meus companheiros e do meu rendimento. Haverá oportunidades para falar do futuro. Não é um balanço brilhante, mas mostrámos ser uma excelente selecção.”
MOMENTO-CHAVE
Ainda Fernando Santos: "Conta quem marca e o Uruguai marcou mais"
A defesa do Uruguai: “O Uruguai fez dois golos, Portugal só fez um. Podem justificar que o golo do empate com a única falha da defesa do Uruguai, mas o Uruguai só rematou duas vezes e marcou dois golos. Conta quem marca e o Uruguai marcou mais. Sabíamos que iam fechar muito o corredor central e tentámos desbloquear pelas laterais. Na primeira parte não conseguimos, na segunda parte tivemos mais situações de finalização. Mérito para a equipa do Uruguai que defendeu bem. Podíamos ter feito tudo mais porque perdemos. Estamos de parabéns pela atitude e pelo empenho."
O lance no final do jogo: “A partir do banco fiquei com a sensação que havia ali um lance duvidoso, mas não vou por aí agora. Nunca estivemos aqui para falar dos árbitros.”
Primeiro golo do Uruguai: “Não foi esquema nenhum, acontece uma vez. Este foi um lance atípico. Nunca o Uruguai tinha feito um golo deste tipo. São situações que são incontroláveis.”
Cristiano Ronaldo: "Ainda tem muito para dar ao futebol, há já uma competição em Setembro e esperamos que ele esteja connosco para ajudar no crescimento dos mais jovens. Ele é o nosso capitão e sempre disse sim nestas horas."
O que faltou na primeira parte: "Portugal foi mais pressionante na segunda parte e mais rápido na circulação. Na primeira parte não teve tanta intensidade porque o Uruguai também nos limitou. No global, penso que Portugal fez um bom jogo. Mas perdeu, isso é que conta."
Ainda Cristiano Ronaldo: "Nenhuma equipa ganha só com um jogador. Ele tentou, tentou driblar, tentou rematar. Normalmente não sofremos golos, se isso acontecesse, teríamos ganho 1-0, mas isso não aconteceu."
Marcelo Rebelo de Sousa: "Foram 15 dias de alegrias e de sonhos"
"Isto acontece na vida de todos. Foram 15 dias de alegrias e de sonhos. O país vibrou com eles e eles não podem interiorizar que isto é uma tragédia. Jogaram muitíssimo bem. Olhando para o balanço, não deixam de ser muito bons. Jogaram com fibra de campeões, mas houve aquela pequena diferença da eficácia."
MOMENTO-CHAVE
E o homem do jogo é....
... Edison Cavani, o autor dos dois golos do Uruguai. O avançado do PSG foi de uma eficácia tremenda e fez a diferença no jogo. Mas saiu lesionado durante a segunda parte, o que pode ser um problema para Óscar Tabarez no jogo com a França.
Mais Fernando Santos: "Cumprimos o objectivo mínimo"
"Estamos todos tristes. Queríamos continuar. Fizemos uma segunda parte muito boa, tivemos oportunidades e fizemos o mais difícil, o golo do empate. Cumprimos o objectivo mínimo. Uma mensagem para o povo português: muito obrigado pelo apoio, vamos continuar a tentar dar mais alegrias."
O fim de uma era?
É a pergunta que deixa o "Old School Panini" num dia em que Messi e Ronaldo ficaram de fora do Mundial 2018.
João Mário: "Tentámos tudo até ao final"
"Estamos tristes, queríamos ir longe. Tentámos tudo até ao final. Fizeram três remates, marcaram dois golos. Acontece."
MOMENTO-CHAVE
Fernando Santos: "Não me parece nada justo"
"Não me parece nada justo. Portugal fez o suficiente para ter outro resultado. Acho que entrámos bem e o Uruguai fez golo no primeiro remate que fez. Ao intervalo meti o Bernardo mais dentro para a equipa ter mais bola e foi uma equipa mais dominadora. Fizemos o empate, mas eles lá fizeram um remate à baliza e ganharam."
Bernardo Silva: "Há que aceitar a derrota. Talvez merecêssemos melhor hoje. Nas grandes competições há que estar ao melhor nível e fazer os mínimos erros possíveis e não conseguimos fazer isso. Portugal teve mais controlo de bola mas o Uruguai tem bons jogadores no contra-ataque e conseguiu sair sempre perigoso para o contra-ataque. Parabéns ao Uruguai.
Eficácia de Cavani
Ainda houve um canto no último suspiro, Patrício foi à área e reclamou-se penálti. Mas nada mudou e o jogo acabou pouco depois. O Uruguai vence por 2-1, graças a dois golos de Cavani, e segue para os quartos-de-final, onde vai defrontar a França, Portugal fica pelo caminho.
MOMENTO-CHAVE
Acabou. Portugal fora do Mundial!
93' Amarelo para Ronaldo
Foi o primeiro cartão do jogo. O capitão da selecção portuguesa reclamou com uma decisão do árbitro e foi admoestado.
MOMENTO-CHAVE
90' Mais quatro minutos para jogar
Este é o tempo que a selecção portuguesa tem para tentar chegar ao empate.
86' Remate de Manuel Fernandes
Poucos segundos depois de entrar, o médio português tenta um remate que morre nas mãos de Muslera. Logo a seguir, tenta novo remate, que passa longe da baliza. Num minuto,
rematou duas vezes.
rematou duas vezes.
85' Entra Manuel Fernandes
Última alteração na selecção portuguesa. Sai João Mário, entra Manuel Fernandes, uma estreia neste Mundial.
83' Portugal carrega...
...mas não remata. Trivela de Quaresma pela esquerda, cruzamento de Ricardo p
ela direita, mas ninguém consegue rematar.
ela direita, mas ninguém consegue rematar.
79' Bernardo avança pelo flanco...
... e ganha canto. Antes de alguém o marcar, entra Sánchez no Uruguai, sai Nandez.
77' Guerreiro outra vez por cima
Canto na direita de Quaresma, a bola viaja até Raphael Guerreiro, que volta a ensaiar o remate de longe. O resultado é o mesmo. a bola passa por cima da baliza de Muslera.
MOMENTO-CHAVE
73' Entra André Silva
Segunda mudança na selecção portuguesa. Sai Guedes, entra André Silva. O Uruguai também mexe. Sai Cavani, entra Stuani. O autor dos dois golos do Uruguai está lesionado e com gelo na perna.
71' Cavani vai sair
Edison Cavani está fora das quatro linhas e a pedir substituição.
69' Portugal perto do empate
Muslera deixa fugir uma bola e Bernardo Silva, com via livre para a baliza, atira por cima.
MOMENTO-CHAVE
65' Entra Quaresma
Primeira alteração na selecção portuguesa. Sai Adrien Silva, entra Ricardo Quaresma. Antes, já o Uruguai tinha feito a primeira alteração, com a entrada de Christian Rodriguez.
Segundo de Cavani
Os uruguaios são perigosíssimos no contra-ataque. Bola perdida a meio-campo, vai ter a Cavani, que faz o segundo. O avançado do PSG é um predador de área e remata de qualquer lado. Já vai em dois golos no jogo.
MOMENTO-CHAVE
62' Marca o Uruguai
60' Portugal por cima
Este início de segunda parte será, talvez, o melhor período de Portugal em todo o Mundial. O reposicionamento da linha avançada, com Cristiano Ronaldo a ponta-de-lança, mais o apoio de Bernardo Silva um pouco atrás, está a resultar.
MOMENTO-CHAVE
Marca Pepe!
Canto curto, Raphael Guerreiro mete a bola na área e Pepe, livre de marcação faz o golo do empate. A selecção já tinha dado alguns bons sinais perante um Uruguai mais na expectativa, mas acaba por furar a muralha sul-americana num lance de bola parada. A primeira consequência do golo do empate é: Quaresma já não vai entrar.
MOMENTO-CHAVE
54' Golo de Portugal!
Vai entrar Quaresma
Será a primeira alteração promovida por Fernando Santos.
50' Sinal de vida de Portugal...
... que resulta em canto. A bola chega a Raphael Guerreiro que ensaia um remate de fora da área. A bola sai por cima da baliza uruguaia.
MOMENTO-CHAVE
Recomeça o jogo!
Sai o Uruguai.
União antes do regresso
Antes de regressar ao relvado, Cristiano Ronaldo junta a selecção portuguesa numa roda. Já estão todos no relvado e ninguém muda.
Vamos aos números
Mais posse de bola e mais remates para a selecção portuguesa, mas é o Uruguai quem está no comando do marcador.
Cavani faz a diferença
E as coisas não estão nada famosas para o campeão europeu. Portugal não entrou mal no jogo e até tem conseguido ter alguma bola, mas raras têm sido as aproximações com perigo à área dos sul-americanos. O Uruguai também não tem atacado em quantidade, mas têm-no feito em qualidade e está na frente graças a um entendimento perfeito entre Suárez e Cavani, com o avançado do PSG a ser o autor do único golo do jogo até agora.
MOMENTO-CHAVE
Intervalo em Sochi
Godín despeja a bola para a área portuguesa, onde Cavani ainda consegue ganhar perante fraca oposição de Ricardo e remata ao lado da baliza de Patrício. Logo a seguir, o árbitro apita para o intervalo.
45' Vão jogar-se mais dois minutos
42' Canto para Portugal
Finalmente acontece alguma coisa no ataque português, com Ronaldo a conseguir ganhar um canto. Entretanto, Suárez está no chão a queixar-se da cabeça após um lance com Guerreiro.
32' Contra a barreira
Ronaldo fez tudo o que costuma fazer, incluindo puxar os calções para cima, mas a bola parou na barreira.
31' Livre frontal para Portugal
26' Livre para Portugal...
... que cria algum perigo, mas não muito. João Mário mete a bola na área, mas William não chega à bola e o lance perde-se.
MOMENTO-CHAVE
22' Grande defesa de Patrício!
Luis Suárez é quem vai marcar o livre. A bola ultrapassa a barreira e Rui Patrício vai buscá-la junto ao poste esquerdo.
19' Portugal vai-se aproximando...
... mas sem criar perigo evidente. A pressão no meio-campo tem resultado e a selecção vai conseguindo levar a bola até à área, mas o Uruguai, que ainda não sofreu golos no Mundial, defende muito bem. Entretanto, há um livre perigoso favorável aos sul-americanos.
14' Perda de bola no meio-campo...
... e perigo para Patrício. Adrien falha um passe para William, Suárez aproveita e vai directo para a baliza, mas Fonte consegue fazer o corte.
11' Portugal muito perto
Canto curto, Raphael Guerreiro mete a bola na área a José Fonte cabeceia sem que ninguém apareça a fazer a emenda. Uma boa reacção portuguesa ao golo sofrido.
Marca Cavani
E a dupla atacante do Uruguai começa a fazer estragos. Suárez vai para cima de Ricardo Pereira, faz o cruzamento e, na pequena área, Cavani faz o golo.
MOMENTO-CHAVE
7' Golo do Uruguai
4' Canto cedido por Fonte...
... que não cria grandes problemas. A selecção portuguesa tenta sair em contra-ataque, mas Cristiano Ronaldo é derrubado por Torreira. Na sequência da jogada, Ronaldo faz o seu primeiro remate no jogo, mas o remate sai fraco e à figura de Muslera.
2' Bom início de Portugal
A bola circula junto à área do Uruguai, chega até João Mário, que faz o cruzamento e Bernardo Silva cabeceia por cima.
MOMENTO-CHAVE
Começa o jogo em Sochi!
Adversários no Mundial e na liga espanhola
Diego Godín e Cristiano Ronaldo, os capitães, já estão habituados a ser adversários na liga espanhola. O central uruguaio joga no Atlético Madrid, Ronaldo é do Real.
E agora, o hino português
Vamos aos hinos
Primeiro o do Uruguai.
As equipas já estão à boca do túnel de acesso ao relvado. Portugal vai jogar todo de branco.
A selecção nacional nunca perdeu com uma selecção sul-americana na fase final de um Mundial de futebol. Nos dois jogos que disputou, ambos com o Brasil, venceu um (1966) e empatou outro (2010).
Portugal tem vários jogadores em risco de não poderem jogar o próximo encontro devido a cartões amarelos. Raphaël Guerreiro, Cristiano Ronaldo, Adrien Silva, Bruno Fernandes, Quaresma e Cédric.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, vai assistir ao jogo em Sochi.
Na equipa portuguesa, as dúvidas em torno da condição física de William Carvalho dissiparam-se e o médio vai mesmo ser titular. De regresso ao "onze" estão também Gonçalo Guedes e Bernardo Silva. Já a inclusão de Ricardo Pereira é a grande surpresa da equipa nacional, deixando Cédric no banco de suplentes.
Já Óscar Tabárez poderá utilizar durante a partida os seguintes jogadores: Campaña, Martin Silva, Guillermo Varela, Coates, Carlos Sánchez; Cristian Rodriguez; De Arrascaeta, Stuani, Gaston Silva, Maxi Pereira, Maximiliano Gómez; Urretaviscaya.
Na equipa de Portugal, Fernando Santos terá no banco de suplentes os seguintes jogadores: Anthony Lopes, Beto, Cédric, Bruno Alves, Ruben Dias, Mário Rui, Manuel Fernandes, João Moutinho, Bruno Fernandes, Quaresma, Gelson Martins e André Silva.
No Uruguai, a equipa titular é a seguinte: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Laxalt; Torreira; Nández, Bentancur e Vecino; Cavani e Suárez.
MOMENTO-CHAVE
William a titular, tal como Ricardo
Já há "onzes" oficiais. Portugal vai jogar com a seguinte equipa: Rui Patrício; Ricardo Pereira, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, William, Adrien Silva e João Mário; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.
A partida desta noite, entre o Uruguai e Portugal, vai também colocar frente a frente dois dos melhores jogadores da actualidade. Entre os uruguaios sobressai Luis Suárez, cuja vida Paulo Curado já contou nas páginas do PÚBLICO. Entre os portugueses o destaque vai para Cristiano Ronaldo, um jogador com um peso enormíssimo no desempenho da selecção nacional mas que, tal como Fernando Santos referiu antes da partida desta noite, não ganhará nada sozinho.
Já o nosso enviado a Sochi, Paulo Curado, descreve a forma o futebol foi crescendo neste país encravado entre o Brasil e a Argentina, a influência que Óscar Tabárez tem na equipa.
O jornalista Nuno Sousa analisou no PÚBLICO a forma como o Uruguai joga, tentando antecipar as dificuldades que a selecção nacional irá enfrentar.
O vencedor do jogo desta noite já sabe com quem terá de lidar nos quartos-de-final da competição: a França. Os gauleses derrotaram a Argentina por 4-3 no primeiro jogo dos oitavos-de-final e estão à espera de uruguaios ou portugueses. No caso de ser Portugal a apurar-se, a partida que se vai disputar no dia 6 de Julho será uma reedição da final do último Europeu, quando os portugueses venceram por 1-0, com um golo no prolongamento de Éder, conquistando o seu primeiro título continental.
Boa tarde. Começamos agora o acompanhamento ao minuto do jogo entre o Uruguai e Portugal, dos oitavos-de-final do Mundial de futebol.
Portugal chega aqui após terminar a fase de grupos no segundo lugar, atrás da Espanha, com quem empatou e à frente do Irão e de Marrocos. Já o Uruguai, foi primeiro do seu grupo, superiorizando-se à Rússia, à Arábia Saudita e ao Egipto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ