sábado, 26 de maio de 2018

Washington Post recomenda 10 cidades para viver fora dos EUA.

 Uma é portuguesa

Jornal propõe uma lista de cidades “baratas” para os norte-americanos viveram forem do seu país. Uma é em Portugal. E não é uma cidade, é uma vila

“Dez cidades atrativas que provam que você pode mudar do país e viver confortavelmente”. Este é o título de um artigo do jornal norte-americano Washington Post, publicado esta semana. Uma dessas cidades é em Portugal. Só que não é uma cidade. É uma vila. É Cascais.

Por “atrativas” o Washington Post quer dizer “a preços acessíveis”. Pelo menos para bolsos americanos. “Comprar uma casa fora do país não é só para os ricos. Em alguns casos, viver no estrangeiro é mais barato do que viver nos Estados Unidos”, escreve o jornal. Estima-se que cerca de nove milhões de norte-americanos vivam fora dos “States”.

A seleção feita pelo Washington Post não escolhe as cidades mais baratas, antes aquelas que “oferecem um bom valor”, ou, se quisermos, uma boa relação qualidade/preço, ou melhor, qualidade de vida/custo de vida. A pesquisa foi feita cruzando informações da International Living, a partir de estudo de visitas aos locais

É assim que, na lista das “dez cidades” aparece Cascais. A vila é apresentada como sendo “cosmopolita mas relaxada”, e como tendo historicamente crescido de vila piscatória para local frequentado pela alta sociedade depois de D. Luis a ter escolhido como retiro de verão. A partir daí, começaram a ser construídas casas e mansões de luxo.

“Não é apenas a beleza impressionante da baía que encanta tanto os habitantes como os visitantes. Cascais é conhecida pelas suas belas praias, parques cuidados, lojas que oferecem artigos tradicionais como cerâmica e rendas, e boutiques de roupa de luxo. Uma multiplicidade de restaurantes fornece lugares ao ar livre, e muitos museus interessantes podem ser visitados pelos amantes de arte ou de história”, escreve o Washington Post, que elogia o estado de conservação, embelezamento e limpeza da vila, que goza de um clima temperado ao longo do ano.

E depois vem o custo de vida: Cascais não é demasiado cara, escrevem os americanos. Vistos de cá, os preços do imobiliário estão cada vez mais elevados, mas a vista a partir do outro lado do Atlântico é bem mais otimista: “Os preços do imobiliário em Portugal estão entre os mais baixos da Europa”, escreve o jornal.

O Washington Post descreve que casas de um quarto começam nos 120 mil dólares (102 mil euros ao câmbio atual). Os preços nos condomínios andam à volta dos 362 dólares (310 euros) por metro quadrado no centro de Cascais e pelos 174 dólares (150 euros) nos arredores. “Alugar um apartamento de dois quartos custa cerca de 750 dólares [650 euros] por mês”.

A vila portuguesa é apenas uma das dez recomendações de “cidades atrativas” do Washinton Post. Eis a lista completa:
  1. Arequipa, Peru
  2. Cascais, Portugal
  3. Central Valley, Costa Rica
  4. Cuenca, Equador
  5. Granada, Nicarágua
  6. Malaga, Espanha
  7. Medellin, Colômbia
  8. Pedasi, Panamá
  9. Penang Island, Malásia
  10. Riviera Maya, México

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ