quarta-feira, 2 de maio de 2018

O FIM DA BICEFALIA: DUAS INTERROGAÇÕES

O FIM DA BICEFALIA: DUAS INTERROGAÇÕES


Ao sétimo mês, José Eduardo dos Santos rendeu-se. Não sabemos se é uma rendição incondicional, ou se existem compromissos assumidos pelo vencedor João Lourenço.
A realidade é que a bicefalia acabou. João Lourenço vai dominar o partido, como já domina o governo, as Forças Armadas, os serviços de inteligência e segurança, as polícias, a Sonangol, os diamantes, as principais empresas públicas e a comunicação social. Até na Universidade Agostinho Neto já implementou mudanças.
Fica a dúvida, mais para a posteridade do que para algum efeito útil, de que alguma vez tenha existido a bicefalia. Será que não foi somente um mero truque propagandístico para garantir o poder absoluto a João Lourenço?
Na verdade, vislumbraram-se indícios de bicefalia nas movimentações que antecederam a formação do Executivo após as eleições de Agosto, e também na nomeação dos governadores provinciais. De resto, muito rapidamente João Lourenço tomou as rédeas da sua presidência imperial, e quaisquer que fossem as intenções bicéfalas de José Eduardo, a verdade é que foram cilindradas inapelavelmente.
Surpreenderia a rapidez com que José Eduardo dos Santos foi apeado do poder, se não se tivesse conhecimento da sua fragilidade e impopularidade. Todos queriam ver José Eduardo e os seus filhos pelas costas, apenas tinham medo de o dizer em público. Agora, as emoções recalcadas vieram ao de cima, e José Eduardo percebeu que era detestado pelos seus próprios apaniguados. Sic transit gloria mundi, como é passageira a glória no mundo.
Finda a bicefalia, a primeira questão que se coloca é aquela com que iniciámos este texto. João Lourenço venceu José Eduardo dos Santos por K.O., levando-o ao chão, ou existiu alguma espécie de negociação de bastidores entre os dois contendores, com vista a um entendimento pacífico de transição de poder? Obviamente que, a ter havido um entendimento, este terá passado pelo “perdão” e não pela investigação às actividades de Zenú, Isabel dos Santos e outras figuras próximas de JES. Dito de outro modo, o acordo entre José Eduardo dos Santos e João Lourenço teria passado pela garantia de impunidade para os filhos do ex-presidente, uma vez que se considera – erradamente – que quanto ao próprio José Eduardo dos Santos é necessário esperar cinco anos antes de o acusar de qualquer prática criminal.
Importa, por isso, estar atento ao que acontece nos próximos tempos em relação aos processos judiciais que envolvem Zenú e que envolveriam Isabel dos Santos, a propósito da Sonangol. Será que o processo de Zenú vai ser arquivado e que o processo relativamente a Isabel dos Santos nunca vai começar?
Na prática, tratar-se-á somente de uma mudança de chefe, e a impunidade prossegue, dando assim sinal verde às práticas de corrupção? Esta é a primeira interrogação que o fim da bicefalia impõe.
A segunda inquirição é de natureza diferente, e tem que ver com a economia. A área da economia tem merecido muitos discursos e promessas de João Lourenço, designadamente a sua pretensão em ser o Deng-Xiaoping angolano e liderar o “milagre económico” no país.
Diga-se já que Lourenço criou um espírito de boa vontade nas organizações financeiras internacionais, e vive uma conjuntura favorável em termos de preço de petróleo. O importante é saber se ele conseguirá aproveitar os ventos favoráveis ou se desbaratará tudo em corrupção e roubalheira, como o seu antecessor.
Na equipa económica, ainda se vive no rescaldo da bicefalia inicial. Os titulares das pastas financeiras são do tempo de José Eduardo dos Santos, embora reciclados, e alguns transitaram mesmo directamente na mesma pasta do anterior governo, como é o caso de Archer Mangueira, o ministro das Finanças.
O discurso sobre a economia é confuso e assiste-se à proliferação de programas. Temos o Programa de Estabilização Macroeconómica iniciado em Janeiro de 2018, e que é aquele que o FMI vai acompanhar. Temos um programa de reforma do Estado, que também tem implicações económicas. Temos um Plano Intercalar de Outubro de 2017, do qual apenas menos de metade das medidas foram implementadas. Finalmente, agora surge um Plano Nacional de Desenvolvimento. São planos a mais.
Não vamos agora analisar estes programas, mas fá-lo-emos noutra ocasião. O que importa sublinhar é que, para já, reina muita indefinição na política económica: não se percebe bem quem a conduz nem que planos exactamente estão a ser executados.
Na política económica não há bicefalia, mas sim acefalia (ausência de cérebro). Convinha que houvesse uma clarificação dos rumos e das políticas, para que os agentes económicos sejam capazes de criar as suas expectativas.
Deixamos, então, duas interrogações levantadas pelo fim da bicefalia:
Houve algum entendimento no sentido de garantir a impunidade do ex-presidente e dos seus filhos?
Haverá alguma clarificação e um comando claro da política económica a partir de agora?

Antonio Debrito O passo a seguir seria sem duvida alteração da constituiçao. Haver partilha do poder excessivamente concentrado na presidencia e partilhar com o parlamento, que haja negociações e concessões em assuntos de grande relevância.
Não politizar a justiça sér
ia outro passo positivo para não dar a imagem que o actual presidente persegue seu antecessor e eventualmente findo o mandato este, podera ser tambem alvo de inquéritos judiciais.
Mas que os crimes devem ser investigados, absolutamente , para passarmos a imagem de seriedade aos nossos parceiros. O pais precisa se organizar e os exemplos devem partir de cima.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 hEditado
Bernardo José meus compatriotas, isso tudo do João Lourenço de combate a corrupção e a impunidade, não passa de um discurso político para nos iludir porque o povo já está cansado com mpla. João Lourenço pode vir a ser mais ditador que o José Eduardo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Massango Massango + promessas! Tudo conversa pra boy dormir
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Erickson Dias não existe combater com a corrupção sem criar as condições para combater a corrupção ou regularizar a corrupção.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 h
Domingos Santa Rosa Houve uma negociação...xto velho e sem popularidade, toma lá o poder k queres mas nao me toca e nem toca nos meus filhos enem no meu clâ...ouviu bem??? sim Chefe ouvi...toma lá....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Adams Smith Smitrov kkkkkkkkk! Tu és criativo, mano.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Shilaula Tashivema
😅😅👆
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Paul Bookesh Antony Existe tantas perguntas, só o "time" nos dara a resposta certa. O que já sabemos é que o JES e JLO não estám em sintonia e cada um está andar no sentido oposto do outro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Joao Kilamba Só o tempo responderá claramente a essas perguntas. Mas mesmo que aconteça esse tal milagre, mais uma vez não se fará sentir na vida do povo como aconteceu no passado recente quando houve boom econômico angolano (crescimento econômico sem desenvolvimento social) uma vez que não há medidas concretas que possam favorecer o índice do desenvolvimento humano nomeadamente na educação, emprego, infraestruturas sociais e económicas etc... Na há perspectivas de revisão da actual LGT que em quase nada valoriza o trabalhador angolano com pretexto de atrair investimentos estrangeiros. Salário mínimo nacional 16.000 kz entre outras. Atrair investimentos sim, mas não sacrificando a 100% o povo, é preciso encontrar um equilíbrio. Portanto, é difícil dizer com certeza que de facto começou uma nova era em Angola. Esperemos para ver!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Antonia Varela Saí o caducado e entra o vencido! Portanto tudo fica na mesma! A mesma política, mesmo programa e os mesmo corruptos do MPLA! Nada muda nós Angolanos o azar nosso não é óbito! Aqui o azar e ter o partido MPLA no poder há muitos anos 42! E estamos á chegar meio século
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Wachipanga Azaguires Dwr Para combater a corrupção, não basta João Lourenço falar, tem que haver punidade para quem prática esses actos ilícitos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Alícia Dumildes Sílvia O angolano está tão carente de um "super herói" que acredita que um político vai salvar e mudar o país, nem João Lourenço, nem Dino Matrosse, e nem outro político qualquer vai mudar a nossa realidade, apenas nós mesmos podemos fazer isso. Políticos, para entrarem na política, precisam de favores e depois retribuir esses favores, entenderam, né!? A mudança começa por nós, e aqui vai uma dica: como podemos pedir para nossos políticos deixarem de ser corruptos, se nós mesmos somos também, muitas vezes no nosso quotidiano, seja conseguindo uma ficha no atendimento do posto de saúde com algum funcionário que é seu conhecido, seja avançando o carro pelo acostamento, para passar o motorista que está na frente, enfim, somos corruptos de diversas formas, eu poderia citar centenas de formas, mas acho que a maioria já entendeu o que eu quero dizer. "Favores" geram "favores", e onde há "favores" não existe JUSTIÇA. Dizem que a justiça é cega, um tempo atrás não entendia essa frase, ou entendia de forma equivocada, hoje sei que a justiça é cega, não por não ver as injustiças, e sim porque ela não ver classe, raça, altura. TODOS são iguais perante ela, ou deveriam ser, se NÓS não a corrompéssemos,. Reflitam e bom dia pra todos nós angolanos, que possamos fazer um dia melhor hoje e um futuro melhor para nossos filhos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Runpanki Takur O presidente da Libéria, cortou os salarios de todos os ministros em dez por cento.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Tarefa João Cara Preta o povo que vai reclamar os direitos do ex presidente é burro........ por isso é zenú é isabel dos santos sâo matumbos........ agora estâo a aceitar o Brigadeiro de 10 pacote?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Pinto Higuity Story Já disse muitas vezes e volto a reafirmar este país so terá verdadeira país social e um bem estar para todos caso o MPLA saia do poder do contrário continuaremos a ser brinquedo dos governantes do M...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Oliveira João Mtv ouve sim uma negociacao de bastidores , e esta envolvida muitos outros nao ha nada q, possamos fazer nunca havera punidade pro cla do Jes ...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Pedro Moisés Agostinho Pedro O importante é que ele vai sair. Agora se qual foi o condicionalismo isso são outros 500
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
João Sabino Sabino Seria bom caso o estado fosse despartidarizado desta Vez com o Novo governo sob o Comando do prs JMGL. o País sairia aganhar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Cordozar Manuel Primeiro é que não espero absolutamente nada deste partido, segundo, diria que só o tempo dirá!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Adelino Comida António Isso quero ver. Existem tantas perguntas que ainda não foram respondidas!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Mauro B Musico Vendo este Kia Rio 37 kilometre ainda esta novinho enteresado puxa no Chat ou Liga 935673667 Mário
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder8 h
Henriques Jose Francisco Francisco o tempo dira. querias o poder absoluto? entao faca bom proveito dele. o petroleo esta em alta, agora nada de quexinhas o povo agora vai cobrar sr presidente.s
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maria Domingos Eu só acreditarei qdo haver concurso público livre e justo em todos os ministérios, e que as empresas privadas principalmente as de grande dimensão respeitassem os cidadãos e os tratassem com dignidade porque se vê alguns ministérios ou empresas são de famílias indicadas .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Osvaldo Morais Fortunato Osvaldo Mas si a justiça funcionar creio que nu MPLA ninguém ficaria solto todos iriam pra cadeia
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
EL Cool Man Coolman Tudo quanto se diz sobre JLO é pura quimera. Em nenhum momento se quererá JES de Volta e JLO vai fazer tudo port tudo PRA q nao seja tao desonrado quanto JES. PORTUGAL VIVEU O MESMO E AGORA APESAR DAS DIFICULDADES NAO ACHO Q QUEREM VOLTAR AO SALAZARISMO.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder6 h
Samuel Jamba Os factos futuros julgarão o nosso pensamento vamos aguardar. O tempo é mestre.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Isabel Rodrigues Ferreira Eu pessoalmente não acredito em nada vindo,dum mplista... Simples como isso! O resto?... é conversa!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Cari Ca Ri Andámos todos tão ansiosos por ver JES pelas costas que não nos preocupámos em impedir que outro potencial tirano, da forma menos democrática possível, assumisse TODOS OS PODERES que permitiram ao anterior ter sido como foi.
No Zimbabwé mudaram de tirano,mas está tudo igual.
Na África do Sul correram com o corrupto, mas o povo está nas ruas a reclamar a actual governação.

E em Angola?

Depois não se queixem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Bemjamim Luemba Luemba é cedo dmais criar expectativa com Lourenço.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Massango Massango JLo pode vir a ser pior que JES! + fazer o que?! Vamos arriscar!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Luis Gaspar Mesma merda
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Paixão Gomes Novo rosto, nova era !!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
John Raul Augusto Observando o geme
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Mauro B Musico Vendo este Kia Rio 37 kilometre ainda esta novinho enteresado puxa no Chat ou Liga 935673667 Mário
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder8 h
Belita Cristovao E agora ......?????
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Manuel Alves Finalmente..!!!! Veremos o que vem a seguir

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ