segunda-feira, 28 de maio de 2018

Camionistas param porque "o país tem de abrir os olhos"

Em 2011, os camionistas também fizeram ações de protesto mostraram o desagrado pelo preço do gasóleo e os impostos que pagavam
Empresários e profissionais dizem que camiões vão deixar de circular a partir das 08.00 de hoje. Querem melhores condições
"Pagamos impostos altíssimos, combustíveis altíssimos. Por isso, o setor dos transportes vai exigir que seja respeitado." Esta é a base do protesto que os camionistas garantem ir cumprir a partir das 08.00 desta segunda-feira: uma paralisação com "hora e data marcada para começar, mas cujo fim depende das negociações que possam existir", garantiu ao DN Márcio Lopes. E até podem ter dado bons resultados durante a noite, pois o presidente da Associação Nacional de Transportadoras Portuguesas (ANTP) foi convocado ontem para uma reunião, pelas 21.00, com o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d"Oliveira Martins. Encontro que hoje se deve repetir com os responsáveis da Antram, a maior associação do setor.
O presidente da ANTP foi uma das pessoas que deram voz ao sentimento de injustiça que os profissionais e as empresas filiadas na associação dizem sentir pela situação vivida no setor. "Somos responsáveis por 5% do produto interno bruto e transportamos os restantes 95% [cerca de dez mil milhões num total de 193 mil milhões no ano passado]", acrescentou, lembrando que o preço dos combustíveis não afeta apenas os profissionais. "O país tem de abrir os olhos."
As reivindicações dos camionistas e entidades patronais representados pela ANTP passam pela regulamentação do setor, a indexação do preço dos transportes ao dos combustíveis, melhores condições de trabalho para os motoristas e descontos nas portagens. Além de uma secretaria de Estado dedicada em exclusivo aos transportes.
Protesto começa no Facebook
A união de motoristas e empresas começou a ganhar força na quarta--feira com o arranque de um grupo na rede social Facebook denominado Paralisação de Portugal. Seguiu--se uma reunião, no sábado, em Porto de Mós (Leiria), encontro de onde saiu a decisão de fazer a paralisação que, segundo Ricardo Canelas, um dos mentores do grupo online, seja "ouvida pelo governo de forma a resolver de forma célere as reivindicações".
Se a iniciativa partiu de um ato individual, anteontem recebeu o apoio da ANTP e, de acordo com Ricardo Canelas, há conversas com "sindicatos para nos apoiarem. Estamos a tentar que outros sindicatos e associações de outros setores nos apoiem, pois esta luta é de todos. O cidadão também já não aguenta mais aumentos de combustíveis, os custos dos bens". Quanto ao impacte que poderá ter esta ação, Ricardo não avança com uma previsão, mas frisa ser "natural que tenha se continuarmos parados muito tempo. Por isso, estamos a pedir o apoio de outros setores da sociedade".
Fectrans contra e Antram espera
Quem não concorda com esta iniciativa é a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações. Num comunicado colocado no seu site, pode ler-se que a paralisação "não é uma greve porque não é convocada por nenhuma organização sindical, as entidades que, nos termos da lei portuguesa, têm legitimidade para as convocar. Trata-se de um lock-out proibido pela Constituição da República Portuguesa". Concordando que o preço dos combustíveis é razão para o protesto, lembra que a "ANTP também pode dar um dar um contributo positivo se [...] retomar as negociações de um contrato coletivo de trabalho".
Gustavo Duarte, presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), que representa 90% do setor, disse ao DN que não participam hoje no protesto, pois vão "tentar perceber as reivindicações".


Rui Carvalho
A federação dos sindicatos dos transportes e comunicações está contra?Porquê???? A voz do dono não lhes deu autorização para a convocarem???É isso que querem dizer??? Então a liberdade de fazer uma paralização é propriedade dos sindicatos,ou dos cidadãos que se sentem lesados? É esta a liberdade quen defendem???
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Gonçalo Semedo · 
Sr. Rui Carvalho, é uma questão de ler a lei e verificar que têm de ser sindicatos ou organizações equivalentes a convocar greve, o resto não é greve, será outra coisa que não estando prevista na lei, não é legal.
Isto serve para limitar os abusos (que mesmo assim vão acontecendo) e não andarem por aí pessoas a decretar greves quando precisam de ir passar umas férias ou apenas para chatear sem que sejam penalizados por isso.
é que a Greve é um direito, mas com o direito também vêm as responsabilidades, coisa que a maior parte dos grevistas nem sabe o que é.
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Antonio Da Silva Coelho · 
Gonçalo Semedo A sua resposta dá vontade de rir! então os sindicatos não fazem nada e os cidadãos têm que se cingir à inoperância deles?!? O movimento nasceu no FB como diz a notícia , e ele representa a revolta dos contribuintes contra este estado de coisas , aumentos constantes dos combustíveis, os sindicatos, se cumprissem as suas obrigações há muito que tinham tomado uma posição, mas eles parece que se sentem bem no seu "doce fare niente"!! A democracia , se tivessemos seguido essa sua lógica, nunca teria aparecido no país, já que o 25A foi contra toda as leis então em vigor!!!
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Kah Anwalt
Gonçalo Semedo Essa concepção da greve serviu ao século XIX até o século XX. A greve é um direito de trabalhadores, não apenas de classes e também recurso à disposição do povo em geral para reinvindicações!
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Rafael Cresci
Gonçalo Semedo a vossa concepção de que "se não está previsto por lei, não é legal" beira ao ridículo. O correto é "aquilo que não está PROIBIDO por lei, é inicialmente legal". Mania excessivamente regulatória essa só faz destruir países.
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Luis Reis · 
Gonçalo Semedo Se bem entendi greves só com autirização dos comunas, é isso? Portugal precisa de gente que crie novos sindicatos independentes dos comunistas.
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Chamoo Suleman · 
Muito bem dito, aprovo na totalidade
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Paulo Rodrigues
Gonçalo Semedo a voz dos sindicatos são a dos membros e se os sindicatos não os respeitam e falam por eles então serão os membros a seguir em frente, o governo trabalha para o povo e se não está a trabalhar bem então o patrão “O POVO” tem que o meter na linha...tristemente hoje em dia o povo é que trabalha para o governo “CHULOS” no nosso país
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Ivo Pinheiro · 
façam como a alemanha todos os condutores do país nao apenas camionistas deixaram os seuscarros parados nas principais vias de acesso das grandes cidades e industrias e foram para os seus empregos a pé e ou casas... nao apenas camionistas... isso sim é uma paralização do país inteiro... vejam o que os alemãos tiveram "tomates para o fazer" desculpem a expressão obrigando o governo a baixar o preço dos combustíveis.
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José Silva · 
Kah Anwalt Se a conceção de um estado de direito deixou de servir no sec. XXI, é porque estamos muito modernos, ou porque iniciámos um retorno à erosão das democracias que deu nascimento aos regimes ditatoriais? pergunta para um milhão
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José Coelho Gonçalves Cabrita
O país navega nas águas calmas do charco que a geringonça potenciou, nem se dá conta de que o preço actual dos combustiveis está ao nivel de quando o crude estava nos 140 dólares o barril. Mas está tudo normal segundo os usurpadores do poder.
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Joao Eduardo Gata
"PS. Um partido com a cabeça enterrada na areia" - ler hoje no Observador a crónica com este título de Luís Rosa. Só um exemplo:

No fim-de-semana que António Costa jurava que o país está no trilho certo do crescimento económico, os portugueses ficavam a saber através do Expresso que, a concretizar-se a previsão da Comissão Europeia para o crescimento do PIB em 2018 (2,3%), acontecerá o seguinte:

Portugal vai voltar a perder poder de compra face à média da União Europeia (UE);

O nosso país vai ser ultrapassado no final de 2018 “por três rivais de Leste: Lituânia, Eslováquia e Estónia”;

“Portugal fechará” 2018 na “21ª posição da UE” — “a pior classificação de sempre num ranking em que arrancamos em 16.º. Entretanto, foi sendo ultrapassado pela Eslovénia em 2003, pela República Checa em 2007, por Malta em 2010 e rivaliza com a Eslováquia desde 2012”;

O valor recorde de 84% do PIB per capita face à média UE foi atingido em 1999 — há 17 anos. O valor mais baixo foi de 75,2% em 2012, sendo que em 2017 conseguimos atingir 78%. (Expresso, Caderno de Economia, 26/05//2018).

Trocado por miúdos: os portugueses vão ficar cada vez mais longe do poder de compra médio dos restantes Estados-membros da UE e cada vez mais perto do lanterna vermelho do ranking chamado Bulgária.
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José Teixeira Da Silva · 
Trabalha na Empresa Militar Reformado
o problema é que não são os sindicatos a promover a paralização, mas sim os patrões e as empresas de transportes, isso é ilegal e correponde a uma grave violação das leis da concorrência...os patrões promovem a cartelização do setor, terão de responder por isso.
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Nelson Basto · 
Trabalha na Empresa Trabalhador(a) independente
Lisboa- Porto 356km custo 22,05€ ( classe 1 ) - Badajoz - Madrid 399km, custo 0. Com certeza a culpa é dos patrões..é de rir!!!!
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Daniel Romeiro · 
O preço do combustível é em Portugal um dos fatores inibidores do desenvolvimento. Acusa-se o Estado pela cobranças de impostos sobre o combustível quando na realidade é o facto de se querer enriquecer acionistas de pouca moral e pagar ordenados absurdos a administradores que ganham a cima das possibilidades da Nação que está na origem destes preços absurdos.
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Edson Ribeiro · 
Brasil sendo modelo contra governos de esquerda corruptos, paralisem vosso país também, derrubem esse governo corrupto, aqui o povo revoltou.
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José Teixeira Da Silva · 
Trabalha na Empresa Militar Reformado
Edson Ribeiro , aqui em portugal não é a republica das bananas como ai nesse país de ladrões, na verdadeira estão os verdadeiros ladrões, aqui e no brasil, onde os governantes atuais, todos de direita roubam o brasil á tripa forra, e o movimento de camionista no brasil abrange todos os espetros políticos, não tem partidarização, ao contrário do que o senhor quer fazer crer... aqui a gracinha é de um punhado de transportadoras que reclama pelos desvarios provocados pelo anterior governo de direita e que ainda não tiveram oportunidade de ser corrigidos.
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Luis Costa · 
José Teixeira Da Silva Ahahah essa sua conversa tem muita piada quando em Portugal o que não falta são corruptos! E deixe-me que lhe diga, se Portugal tivesse os recursos que o Brasil tem, já há muito que estes sanssugas tinham sugado tudo!
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Candido Cunha · 
Edson Ribeiro É tinto ou branco ?
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Jorge Neves · 
Nao sabia que este governo minoritario do partido socialista nao era de direita,o ps e igual ao pmbd do brasil e com o mesmo nivel de corrupçao
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Ana Maria Teixeira Costa · 
Trabalha na Empresa Aposentadaaaaaa
Vocês Portugueses falam mal dos Brasileiros, mas vivem imitando em tudo, já estão falando como nós as músicas estão com a mesma levada da nossa a maneira de se vestir agora a nossa greve dos caminhoneiros que deu muito certo. Agora tem ter peito pra encarar essa paralização será que vcs têm?????
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Jorge Neves · 
excelente comentario,e sim o povo brasileiro quando tem de vir as ruas vem mesmo e ate ja vi invadirem e incendiarem o planalto,aqui o povo portugues nao tem peito,nao tem coragem nem vergonha na cara de serem expl,orados e roubados a torto e a direito e vao a correr em dia de eleiçoes votar no dono que os trata mal,viva os sem terra viva o povo brasileiro
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Daniel Romeiro · 
Óh José Teixeira, há muito que Portugal é uma república das bananas ou poderei dizer de bananas? Começa com o 1º banco privado em 1984 assim que se soube que vinham aí os dinheiros dos fundos comunitários, passando pela não abertura no tempo certo dos arquivos da PIDE (Cavaco Silva é disso exemplo), passando por uma reformada por invalidez psicológica como presidente da assembleia da república, acabando no caso do Siza Vieira. Ainda querem mais rebaldaria que está?
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Daniel Romeiro · 
Óh José Teixeira, Portugal há muito que é uma republica das bananas ou poderei dizer de bananas? Começa com o 1º banco privado em 1984, assim que se soube que vinham aí os dinheiros dos fundos comunitários, passando por não se terem aberto os arquivos da PIDE na altura devida (Cavaco silva é exemplo) acabando agora na questão do Siza Vieira. Querem mais república das bananas que isto?
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Jorge Neves · 
Isto e o que faz os ministros andarem de carro ha custas dos portugueses e nao terem de pagar gasoleo e gasolina,e ainda quem estas em funçoes em instituiçoes publicas terem cartao frota que da p abastecerem ha conta dos trabalhadores e reformados portugueses,e o governo na voz do secretario de estado das finanças ja ameaçou que ate podem rever o imposto sobre combustiveis mas agravando outros ou mesmo iventando mais um imposto,o que mario centeno esta a fazer ao pais nao e melhor do que fizeram os neo liberais de direita pela mao de maria luisa alburquerque,isto esta tudo na mesma senao ate um pouco pior,que bonito governo de esquerda
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Bento Carvalho
os subsídios para a malta, as reversões de austeridade, têm de ser pagas de alguma forma...
O PSD/CDS era criminoso, este Governo agora faz tudo bem...
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Maria Rebeca
"Portugal é o 5.º país com a gasolina mais cara na UE". Por cada litro, a gasolina 95 custa em média 1,58. Valor de impostos e taxas: 1,01. Valor da gasolina: 0,57.
https://eco.pt/.../em-cada-litro-de-combustivel-mais-de.../
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Maria Rebeca
"Segundo dados da Comissão Europeia, na semana de 21 de maio, o litro do gasóleo custava 1,36 euros em Portugal – o 10.º mais caro entre os 28 países da União Europeia –, quando o valor, antes de impostos e taxas, era de 0,61 euros." https://eco.pt/.../em-cada-litro-de-combustivel-mais-de.../
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Narciso Nunes · 
Maria Rebeca - De qualquer modo um pouco mais baixo que em 2012, quando quem governava era o seu antigo patrão Passos Coelho: Gasóleo-1,45€, Gasolina-1,64€. Pura demagogia a sua.
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Maria Rebeca
Narciso Nunes Em 2012 estávamos numa crise profunda proporcionada pelo PM socialista José Sócartes, hoje estamos num país de sucesso económico! Quanto à difamação que faz, alinhando-me ao incompetente Passos Coelho, sugiro-lhe que seja um pouco menos imaginativo e pense um pouco. Mas compreendo perfeitamente que, sendo você apoiante da "esquerda dos amanhãs que cantam", a que governa com os altíssimos impostos indirectos que os portugueses, por défice de formação em matemática, não veem, lhe seja difícil ver a realidade. Tentarei explicar, para que não faça tão fraca figura, ok? O que está aqui em causa são duas coisas: 1. A relação preço real versus preço com impostos. Esqueceu-se de nos mostrar essa relação, foi? 2. O facto de em 2012 o governo nos ter avisado que estava a fazer um aumento brutal de impostos e este governo actual nos tentar convencer que desceu os impostos. Conseguiu perceber, ou ainda não?
Responder19 h
Mila Ventura Ventura
Informação recolhida mesmo agora, a ANTP, é uma correia de transmissão do PSD/PP, não é só o PCP, que as tem.
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Myagui San
As correias do PS tem outras siglas: BES, CGD, PT...
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João Diogo · 
MILA ESTÁS ESQUECER-TE DO BANIF DO BC I DO BN DA CGDou eeses nao roubaram???????????????????'
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Mila Ventura Ventura
Myagui San PPD/PSD/PP - BPN- LUSOPONTE- JACINTO DO REGO-PORTUCALE-SUBMARINOS-CAVACO A APRESENTAR A CANDIDARURA EM CASA DO RICARDO SALGADO.
Responder7 h
Quim Beto Lima Souto · 
Myagui San Oliveira e costa, ricardo Salgado--tempo do Coelho o k fizeram nada.e meta a foto dé a cara
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Irene Feijão · 
Logo vi ,os donos dos sindicatos querem sempre mostrar que sao eles quem manda nos trabalhadores e se estes nao seguirem as suas ordens É TUDO INCONSTUTUCIONAL
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Ricardão Ricardo · 
mas....pararam ?!?! quando ?!?? E o caminista que disse esta manhã que os patrões não deixam !?!?!?! É BOM QUE OIÇAM O QUE O CAMIONISTA DISSE !!!
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Jose Sousa Loureiro · 
Trabalha na Empresa Correio da Manhã
Agora esta tudo contra o costa ,amanha nas eleicoes esta o maior parte do pessoal todos contentes e a bater-lhe nas costas ...Outra viagem ,outra paragem
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João Tátá Ramalho · 
Gerente na empresa Empesário
Não é o país que está cego ou de olhos fechados é sim toda a classe política e família, eles só olham e abrem os olhos para verem a conta Bancária, e criaem impostos para explorar e escravizar o povo, para bem da razão da conta bancária da classe.
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Jorge Neves · 
Nos combustiveis e no arrendamento e todo o setor da imobiliaria portugal esta com valores insuportaveis,nunca tinha visto maior crise em portugal nestes 2 setores como agora,este governo nao tem condiçoes para governar portugal,e mario centeno como presidente do eurogrupo foi um desastre para portugal e os portugueses,a incompetencia deste governo e igual ao do anterior,existem alternativas mas as pessoas vém os partidos como os clubes de futebol,do mesmo clube ate morrerem
Mila Ventura Ventura
A direita esta em pânico, Costa passou-lhes a perna, o Presidente Marcelo a perna passou-lhes, o Cavaco vai votar PCP, nas próximas eleições, o Passos esta doente, com alucinações , o portas trata da vidinha, Poiares Maduro até concorda com Loução, o Socrates já não é do PS, o Rui Rio é sério de mais, para os esquemas da PAF, isto é que vai uma crise.
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Cris Gonçalves · 
Parem de discutir se a culpa é de esquerda ou de direita!!! Somos mesmo um país de ignorantes, o problema disto tudo é os corruptos, e a corrupção em Portugal é cultural, esquerda ou direita é igual, se acham que a culpa é PS ou PSD porque não votam BE ou CDS por exemplo, também devem ser maus mas ao menos mudamos.
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Carlos Belo
O tribalismo é demasiado forte...
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Paulo Alex · 
Exactamente. Passamos a vida a queixar mos de tudo e mais alguma coisa, mas votamos sempre nos mesmos e metade nem sequer vota, ou vota em branco, ou vota nulo. Nós temos o poder de mudar isto, mas nada fazemos, essa é que é a verdade.
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Almeida Vicente · 
Se existem corruptos é porque o povo deixa infelizmento não vejo ninguém a rua a protestar
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Soraia Pereira Neves · 
Os combustiveis estao caros ? as portagens estao caras ? pois os preços deviam ainda subir mais ! Por mim, estes "empresarios" iam todos á falencia, e os seus camioes ficavam parados "definitivamente". Um país a pensar no futuro desenvolvia os caminhos de ferro, e assim grande parte das mercadorias seria transportada de comboio. A poluiçao diminuia para mais de metade ... !!
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Jorge Neves · 
Pois mas os comboios nao param ha porta do cliente para descarregar as mercadorias,e que se fazia ha profissao de condutores de pesados profissionais?e a logistica como seria feita,e a distribuiçao porta a porta?
Responder44 min
Luciana Villaça
Opa até aí também???
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Bras Lopes · 
E hora do povo Acordar, Gritar bem alto,para dizer chega BASTA.

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