quarta-feira, 28 de março de 2018

mobilização para o recenseamento eleitoral, com o objectivo de “penalizar” a Frelimo em Outubro e em 2019

O Rapto do Ercínio de Salema!
Se as instituições de direito, não tomarem medidas eficazes para o esclarecimento deste e de outros casos similares, as consequências podem ser devastadoras, nas redes sociais, faz-se mobilização para o recenseamento eleitoral, com o objectivo de “penalizar” a Frelimo em Outubro e em 2019, hoje, dificilmente, consegue-se dissociar o Partido no poder a estes actos macabros, para que isso aconteça, deve-se trazer a publico os autores morais e materiais. A violência eh exclusiva do Estado.
Mais um episódio, lembrando os filmes de “COWBOY” do Faroeste antigo, foi protagonizado em pleno “coração” da capital Moçambicana, Maputo, refiro-me ao rapto do Jovem Jornalista e Jurista Ercínio de Salema, raptado na Av. 24 de Julho e encontrado inconsciente na circular de Maputo, a avaliar pelo “Modus operandi” pode-se acreditar que, se trata do mesmo grupo que raptou José Macuiane a dois anos atras, curiosamente, protagonista na altura, do programa pontos de vista da STV, atualmente ocupado pelo raptado.
A primeira impressão fica a ideia de que, as pessoas que assim agem, não gostam do programa “Pontos de Vista” da Televisão privada STV, contudo, este posicionamento, seria defensável se as vitimas deste tipo de sevícias fossem exclusivamente protagonistas deste programa, embora se acredite em demasiada coincidência, lembrando que Carlos Jeque também sofreu as mesmas sevícias, mas já não era comentador do “Pontos de Vista”.
O denominador comum dos raptados e seviciados, são todos líderes de opinião, expressão seu pensamento através de varias plataformas, escrevem, comentam nas Televisões e Rádios, publicam posts no FACEBOK entre outras formas de divulgar as suas ideias e pensamento, não fosse o nosso pais de liberdade de expressão e de opinião constitucionalmente consagrado, mas então porque não são apanhados aqueles que insistem na violação da constituição, através da mordaça dos que divulgam seu pensamento!?
Aqui esta a questão, sabemos que, a responsabilidade de zelar pela segurança e tranquilidade públicas compete a PRM, braço do Estado Moçambicano, entidade detentora do monopólio de violência nacional, ao permitir que outras forças não constitucionalmente consagrados na constituição da Republica exerçam violência contra os cidadãos, a PRM não só viola a constituição, como se mostra cúmplice desses actos hediondos e macabros, sendo que, aos olhos do comum cidadão, ou a PRM esclarece ou eh autora de tais atrocidades.
A ineficácia da PRM, arrasta consigo, outras instituições representativas do Estado, como sejam a PGR, Tribunais e outros, em outras palavras, leva a descredito total, o Estado Moçambicano, chegados aqui, não eh preciso ser comunicologo para concluir que, a fatura desta ineficácia, será, naturalmente, paga pelo Partido no poder, neste caso a Frelimo, alias, eh preciso que se faça uma “cirurgia” a este mal para erradica-lo, o direito a opinião eh dos condimentos principais no menu da democracia, as sevicias não resolvem absolutamente nada! Minha solidariedade ao Salema, que tenha rápidas melhoras e regresse ao convívio do Povo.
Adelino Buque

GostoMostrar mais reações
Comentar
12 comentários
Comentários
Adelaide Chaleca Chaleca Palavras sábias, tomara que se esclareça logo esse caso
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Armando Mabote Bem dito ilustre! Esta necessidade torna-se urgente exactamente pela proximidade das eleições onde o jogo político é mais intenso.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Solomone Manyike É! (Não algemar as palavras...)
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Muhamad Yassine Outubro nao esta longe.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Sidonio Pedro Até parece que foram contaminados pelo vírus "Outubro". Mas não te preocupes Yassine, há uma vacina contra esse vírus.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Muhamad Yassine Se o povo manifestar a sua indignacao na mesa do voto
Sidonio Pedro São esses tidos como líderes de opinião, que se apressam a associar a Frelimo a esses actos macabros.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Sergio Tivane Bom dia os mandantes são a menoria ou mexmo 1 pessoa mas a factura vai ser grande e vamos pagar todos
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder50 min
Eduardo Calane Tens toda razão meu amigo.A Frelimo tem estado a deteriorar-se nas suas próprias armadilhas.....ou alguns que estão no meio do partido tem feito coisas que so faz o povo olhar para a Frelimo como autor de muitas coisas negativas neste pais.E preciso a Frelimo fazer com que a policia faca algo para colmatar esses problemas.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder30 min
Nelson Junior Senhoras e Senhores,duma vez para sempre sejamos fortissimos e nao tenhamos medo de dizer de que a culpa de tudo isto é de quem nos governou durantes todos estes anos: as instituiçoes do estado estao podrissimas e ja cheiram mal......Dentro do Estado Oficial existe um outro Estado...e talvez ate o proprio Nysui tenha medo deste " Estado Paralelo"......Eu sempre disse e repito: se o Nyusi nao tiver coragem e força de desmantelar duma vez pra a sempre a Sise, a Fir e a Pic....Moçambique será sempre propriedade de uns poucos...poucos estes, potentes economicamente com dinheiros sujos e fortes com as armas......Moçambique se transformou numa outra Sicilia,onde a Mafia impera......
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder26 min
Gitandra Valoyi O que é verdade é que, mesmo que não saibamos quem são os autores material e moral, há quem nunca pode estar livre de ser responsabilizado: o vigilante/guarda.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder24 min
Nelson Junior .....caro meu, o povo moçambicano nao é estupido...o cidadao,se bem que esteja calado, el sabe quem sao os mandantes e os actores....sao sempre os mesmos: os que mandaram pra os campos de reeducaçao milhares e milhares de inocentes........esses mudaram de linguagem, mas sao sempre carrascos...a violencia, a intolerancia sao o DNA dessa gente.....
Ido Alfred Santa Teresinha algo mal gerido.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder20 min
Sergio Serpa Salvador Um comentário de um cidadão amante da democracia e das liberdades individuais e colectivas. Precisamos de muitos Buques, nas hostes da Frelimo. Sevícias e assassinatos, só irão piorar a imagem da Frelimo!
Vitórias futuras só com a FRELIMO livre de malandros

O presumido descaminho de parte dos dinheiros das "dívidas ocultas" está afastando a FRELIMO do povo a que serve. O povo está zangando com a FRELIMO por causa desse descaminho. E as instituições do Estado que devem esclarecer se tal descaminho ocorreu de facto e quem são os implicados, para responsabilização, pioram o relacionamento entre a FRELIMO e o povo, por estarem a demorar demasiado com esse esclarecimento. Até começa a parecer que essas instituições, nomeadamente a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Tribunal Administrativo (TA), estão a conspirar silenciosamente contra a FRELIMO.
Eu estou aqui para dizer o seguite:
1. À PGR e ao TA, não haja mais morosidade no esclarecimento cabal do caso das "dívidas ocultas"!
2. A vós, presumíveis implicados no caso das "dívidas ocultas", facilitai o esclarecimento deste caso, fornecendo aos nossos investigadores as informações que sonegaram à Kroll, pois agora só estamos entre nós. Afinal o que vós fizestes com a parte do dinheiro das "dívidas ocultas" cuja aplicação a Kroll não conseguiu apurar? Sabeis? Moçambique inteiro perdeu credibilidade no mundo por causa dos vossos actos. Vós não sois mais espertos que todo um povo. Confessai o que fizestes e que sabeis que não é permitido pelas nossas leis! Devolvei voluntariamente o dinheiro que sabeis que não ganhastes legalmente! Não deveis permitir que a FRELIMO seja empurrada para a oposição por causa das vossas falcatruas. Sede patriotas de verdade e vos entregai à justiça para serdes julgados.
3. À FRELIMO, não sejamos defensores de malandrices! Havendo provas materiais de que camaradas nossos cometeram ilegalidades ao serviço do Estado, manchando assim a nossa imagem e dignidade, como País e povo, no contexto das nações, então esses camaradas DEVEM arcar com as consequências legais dos seus actos. Não devemos permitir que se prolongue o isolamento de Moçambique, e o consequente sofrimento do povo, em defesa de camaradas cujos actos não nos honram como partido dirigente do Estado. Vamos instar esses camaradas a livrar a FRELIMO da queda. Quem assim não proceder, estará a demonstrar que não se importa que o povo moçambicano continue a ser bem serviço pela FRELIMO. Esse(a) não gosta da FRELIMO nem do povo moçambicano; esse(a) mas é usa a FRELIMO e o povo moçambicano para a satisfação dos seus interesses egoístas. Ele(a) não é digno(a) do nosso respeito. É malandro(a)!
Enfim, para resgatar a imagem da FRELIMO e reconquistar a confiança do povo neste partido, os malandros (homens e mulheres) devem ser identificados, denunciados e preteridos.

GostoMostrar mais reações
Comentários
Gimo Tomas Tivane FRELIMO ESTÁ ENCURALADA
Gerir


53 min
Visnu Zitha Já é tarde... Qualquer resultado de investigação que vier da actual PGR ou outra igualmente montada pela FRELIMO, será de desconfiar... O caldo já foi entornado e não há como recuperá-lo.
Gerir


43 minEditado
Homer Wolf Concordo, por isso partilho...
Gerir


38 min
Jose Majasse Dombe Como"sem pistas".
É o Gustavo Mavie.
Malandros.
Gerir


31 min
Pio Cassicasse Tem que se ter uma sofá-cama para se esperar pacientemente e com serenidade para tal acontecer... isso é uma miragem caro professor. Ademais, o (actual) partido FRELIMO desmoronaria por completo. é tanto MALANDRO lá que defrauda o ESTADO e o POVO que não haverá espaço para CHECK-IN na BO da Machava e muito menos pelo país à dentro... E quem pegará a cauda do BU(F) FÁLO?? Porque os cornos há já quem os possa pegar.
Gerir


28 min
Raul Junior Antonio Frangulius disse que se envergonhava de ver "barroes de drogas nos correrdores da Frelimo" feitos empresarios! Gostaria de Saber se na Renamo e no MDM os mesmos nao passeiam a sua classe? Falam as mas linguas que Dlakama mora na parte incerta fazendo negocios de minerios mais preciosos!
Gerir


GostoMostrar mais reações
27 min
Wa Ka Mabjaia Enquanto malandros e preguiçosos ou incapazes virem no partido a única via - a mais fácil e premiada - para triunfarem na vida, o partido seguirá sempre vertiginosa e perigosamente para a mediocridade, o que pode culminar com um eventual descalabro. Enquanto o protagonismo no partido, no Estado, no Governo nos negócios ou no sector privado forem apenas conquistados com base em “lambebotismo”, compadrio, nepotismo, pilhagem, o partido será sempre conotado com injustiça. Enquanto os prevaricadores - homens e mulheres, jovens, adultos ou velhos - continuarem a pilhar o Governo e o Estado tendo o partido como escudo, não haverá progresso. O país seguirá perdendo. Alguns podem até estar em camarotes privados, com uma ilusória sensação de intocabilidade - esquecendo ou ignorando a lei de Murphy - se o “navio” (leia-se país) afundar, também afundarão. Enquanto crítica for sempre confundida com oposição, roçaremos sempre à arrogância e prepotência... tornar-nos-emos perigosamente insensíveis até estarmos totalmente queimados... reduzidos a cinzas.
Gerir


GostoMostrar mais reações
14 minEditado
Francisco Moiane Nao parece haver muitas duvidas que a Frelimo vai mesmo para a oposição. Os factos:
1- a manipulação estratégica da Renamo do timing para a saida do seu Líder do esconderijo é um trunfo potencialmente catalizador de votos a seu favor. Quer dizer o
 homem sai nas véspera das eleições e é aclamado herói libertador . Este sera eventualmente o factor decisivo para a vitoria deste partido/exército.
2- Quanto mais tempo se esconde os camaradas que delapidaram o erário público de forma Hollywoodesca mais votantes se desviam para a Renamo.
Havera saida para os camaradas? Tudo tem solução. Eis as três prováveis, com a última infalivel; Mas atencao, o tempo joga contra os camaradas. Só de realment um facto superextrairdinario reverterá a situação no curto tempo que sobra para os pleitos eleitorais.
a) Sair dlakama das matas nos próximos dias e começar ac desgastar-se como é seu hábito. Não é homem da cidade . Ele representa o simbolo do seu partido em pessoa.
b)Prender os camaradas prováveis responsáveis pela eventual derrota nos próximos pleitos e é Expulsa-los do Partido (afinal para grandes males, grandes remédios); e a mais eficaz e menos provável :
c) Ressuscitar Samora!

Gerir


14 min
Visnu Zitha Kkkkk.... A última "não solução" é interessante
Gerir


10 min
Mindo D'avila Se pudesse ser o Prof. o Presidente da Frelimo!
Mas enfim aqui reside aquela maxima de que quem tem Poder nao pensa e quem pensa nao tem Poder.


Todo mundo esta a espera de ver qual sera o manifesto e quem vai ter a coragem de ser o primeiro a sair a rua em nome da Frelimo e sensibilizar o povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ