quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Dossier sobre descentralização depositado na AR antes de Março

Dossier sobre descentralização depositado na AR antes de Março
Senhor presidente, em princípios de Setembro deste ano, anunciou, na serra da Gorongosa, aos seus membros, durante uma reunião de quadros do seu partido, que a eleição de governadores era um dado adquirido, no âmbito da descentralização do país, e que até Dezembro deste ano, o documento atinente à eleição em referência seria depositado na Assembleia da República (AR). Estamos praticamente no fim do ano e nada em concreto avançou. O que aconteceu?
Tem razão… mas começaria por explicar que negociar não é fácil e torna-se ainda mais difícil quando se trata de negociar assuntos políticos que mexem com a vida de milhões de pessoas e com o futuro de partidos políticos. As negociações estão em curso e dentro em breve o documento em torno deste assunto dará entrada à Assembleia da República, com a proposta para a revisão pontual da Constituição, tendo em conta que, neste momento, este documento mãe indica que deve ser o Presidente da República a indicar governadores. Isto já está tudo acordado entre a Renamo e o Governo.
Então, o que está na origem de tanta demora para a entrada deste documento?
A questão da modalidade da eleição dos governadores é que condicionou, até agora, o avanço deste processo de descentralização. Desde o início, defendíamos que os governadores deveriam ser eleitos de forma directa, à semelhança dos presidentes dos municípios. Os meus irmãos da Frelimo, não comungavam da mesma ideia. Para eles, os governadores deveriam ser eleitos pelos membros das Assembleias Provinciais, através de um voto secreto. E nós questionávamos. Se um partido já ganhou as eleições numa província, porque outras eleições para o governador? Para nós, estava a ser planificada uma manobra. Esta diferente forma de ver a descentralização a ser efectivada, atinente à eleição dos governadores, criou impasses e o processo foi-se alastrando até bem pouco tempo, até que num contacto entre mim e o Presidente da República, na base de uma proposta avançada por mim, encontramos uma saída.
Propus ao Presidente da República três modalidades para a eleição dos governadores.   
A primeira, se um partido político ou grupo de cidadãos concorrerem às eleições provinciais e conquistarem a maioria, o “cabeça” de lista deste partido ou grupo seria, automaticamente indicado governador da província.
A segunda, caso um cidadão esteja numa lista concorrente à eleição provincial, e, o seu partido saia vencedor, então ele pode ser indicado governador, desde que faça parte da lista de membros eleitos para a Assembleia Provincial. 
A terceira opção, o partido que ganhar as eleições pode indicar um dos seus membros como governador, desde que o mesmo tenha sido inscrito e tenha votado, nas eleições em causa, independentemente de ter sido eleito ou não, como membro da Assembleia Provincial.  
As propostas já foram entregues ao Presidente da República. Neste momento, aguardamos a reacção final do Governo em torno destas propostas, e acredito que uma delas será validada.
O que lhe faz crer que uma das propostas será admitida pelo Governo?
Porque o Presidente da República concorda com as três opções. Falei com ele sobre estas propostas. Agora depende do Governo da Frelimo escolher uma delas. Quero recordar que o processo da descentralização esteve estagnado porque os nossos irmãos da Frelimo não concordavam com a nossa primeira proposta que passava pela eleição directa dos governadores.
Estas propostas para eleição de governadores provinciais serão depositadas na Assembleia da República?
“Não. Não será necessário. As nossas propostas são meramente entre a Renamo e o Governo de Filipe Nyusi. Portanto, o Presidente e o seu partido vão escolher uma das três alternativas para a eleição do governador. A Assembleia da República vai apenas formalizar o processo de eleição dos governadores. O meu relacionamento com o Presidente Nyusi é de irmão para irmão. Nestas negociações directas concluímos que ninguém deve forçar o outro. Se eu estou a negociar com ele, que fique claro que estou a negociar com o Governo da Frelimo e ele está a negociar com a Renamo. Portanto, temos que encontrar consenso dentro dos nossos partidos, antes de fecharmos acordos, para dizer que se assinarmos um acordo político que ofenda uma das partes, o mesmo pode ser chumbado e corremos o risco de arrastar estas negociações por tempo indeterminado. Eu e o Presidente temos estado a fazer o máximo para que, quando o documento sobre a descentralização der entrada à AR, as nossas bancadas aprovem.  
Para quando a integração dos guerrilheiros da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança?
Sabe, esta é a condição básica para eu sair desta serra (Gorongosa). Infelizmente, as negociações continuam de forma bastante lenta. Eu entendo as dificuldades que o Presidente está a encontrar. Dar seguimentos a dossiers que estiveram com dois presidentes, Chissano e Guebuza, negociá-los e em tempo recorde deixa-los a 100 por cento é praticamente impossível, mesmo que haja uma grande vontade para tal. O que temos estado a defender é equilíbrio nas chefias das Forças de Defesa e Segurança. Por exemplo, se decidirmos que o nosso exército deve ter oito coronéis, então que quatro sejam da Frelimo e os outros quatro da Renamo. Se for um número ímpar, podemos ficar com menos um com a condição de noutro escalão a Frelimo também ter menos um.
Porque esta exigência?
Temo voltar a ser atacado pelas Forças de Defesa e Segurança, tal como aconteceu em Setembro de 2015, em Vanduzi e Zimpinga, na província de Manica e na cidade da Beira, em princípios de Outubro do mesmo ano. Nós temos oficiais nas Forças de Defesa e Segurança, mas não desempenham nenhum papel, de modo que tudo que é planificado eles nada sabem. Se colocarmos lá nossos quadros, todos os planos para pôr em causa a minha segurança e de milhões de moçambicanos serão do conhecimento público, ou seja, não existirão. Infelizmente, há pessoas que estão a pôr em causa o processo porque têm intenções obscuras. Servem-se das Forças de Segurança para encobrir as suas maldades, por isso continuamos a negociar para que haja igualdade.
O modelo que estamos a desenhar, igualdade nas chefias militares, aceite pelos peritos internacionais, nomeadamente um General das Filipinas e um oficial da Suíça, pensamos que é o ideal. É o mesmo que aconteceu com os guerrilheiros do ANC com relação aos generais do Apartheid. O processo está em curso de forma lenta e é por isso que ainda estou aqui nesta serra da Gorongosa. Se os nossos homens forem enquadrados nas chefias militares, então a paz será efectiva e se já tivesse acontecido estaria neste momento numa cidade do país ou na minha terra natal, distrito de Chibabava, em Sofala, junto da minha família, desfrutando esta quadra festiva.  
A paz efectiva não é apenas o calar das armas. Eu dei tréguas unilateralmente há um ano e os nossos homens não voltaram a disparar. É um feito histórico no mundo. Portanto, se os guerrilheiros da Renamo forem enquadrados nas chefias militares e a Frelimo deixar de usar as Forças de Defesa e Segurança para sequestrar e matar os seus opositores políticos, assim como deixar de manipular resultados eleitorais, de certeza que teremos uma paz efectiva no país. A “bola” está do lado dos nossos irmãos da Frelimo.   
Na minha opinião, a lentidão do enquadramento nas chefias militares está associada à falta de vontade por parte de algumas pessoas que rodeiam o Presidente da República. Nyusi é novo na Frelimo. Existem no seio dos camaradas os chamados históricos do partido com muita influência em todos os aspectos. Apesar de ele ser o Presidente da República e presidente da Frelimo, ele não tem o domínio de alguns camaradas com fortes influências e eu reconheço isso. Ele pode fazer promessas a minha pessoa no âmbito da descentralização do país, e na busca da paz, mas, quando chegar ao seio do seu partido pode encontrar barreiras.
O que falhou para não se ter encontrado com o Presidente da República aqui em Gorongosa?
O encontro falhou por questões organizacionais. Organizacionais porque há pessoas que tratam das nossas agendas, como por exemplo, onde podemos nos encontrar, quando, a que horas… houve falhas por parte das pessoas que têm estado a tratar dos nossos contactos telefónicos e encontros. De facto, o Presidente esteve aqui em Gorongosa, concretamente no Parque Nacional da Gorongosa. Ele ligou-me e disse que estava a minha espera no parque… eu disse: mas… Presidente, eu também estou à sua espera aqui em Santungira... onde até já tinha chegado o Comandante-Geral da Polícia!
Concluímos logo que havia alguma falha por parte do protocolo e conversamos ao telefone. Revisitamos as nossas agendas, nomeadamente, descentralização e assuntos militares. Uma das conclusões desta conversa é que há garantias de que o documento sobre a descentralização vai dar entrada dentro de 30 dias na AR. O documento em causa vai ser discutido e aprovado em Março do próximo ano, para permitir que, o Presidente, ao anunciar a realização das eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 2019, tenha o instrumento nas mãos da eleição de governadores.
Contudo, não vou deixar de referenciar que há forças com muita influência, dentro do partido Frelimo e do Governo que não estão interessados em ver estes processos finalizados. O importante é que há consensos. Nós da Renamo estamos muitos satisfeitos porque conseguimos um feito histórico… Uma descentralização efectiva. Era impensável neste país falar de eleições provinciais.
Em Janeiro, terá lugar em Nampula a eleição intercalar. Qual é a sua expectativa?
Não gostaria de fazer campanha eleitoral por esta via. Mas eu conheço bem Nampula e tenho muitos amigos lá. Sei qual é o pensamento dos nampulenses, sobretudo depois da morte do Amurane. Eles querem saber quem matou o filho deles… foi o MDM?... foi a Frelimo?... os dois estão a ser responsabilizados. Portanto, nem a Frelimo, nem o MDM conseguirão votos em Nampula. Nós teremos uma maioria.
Fará campanha eleitoral em Nampula?
Infelizmente, não. Ainda estou aqui na serra da Gorongosa. Mas, através de teleconferências, estarei permanentemente ligado ao Município de Nampula.
Ainda sobre autarquias, o Governo alega que neste momento não há condições para a criação de novas autarquias. Mas há quem defende que o Governo da Frelimo teme criar novas autarquias porque está ciente que sairá derrotado. Qual é a sua opinião?
É exactamente isso. A resposta para esta pergunta está na pergunta. A Frelimo teme, efectivamente, que dada a sua impopularidade saia derrotada noutras autarquias por criar. O Governo não pode alegar que não há condições para se criarem novas autarquias porque o país é pobre. Aliás, a descentralização faz parte do desenvolvimento de uma sociedade, pois torna-a mais robusta. É uma estratégia política da Frelimo para continuar no poder. Em 2018 e 2019 tudo isso vai terminar pois vamos conquistar o poder e abrir espaços para a criação de novas autarquias. É preciso que os jovens e os partidos de oposição juntem esforços no sentido de derrubar a Frelimo para construirmos uma nação verdadeiramente democrática.
Num dos dias da última sessão da Assembleia República, tudo indicava que a Renamo apoiaria a eleição do Provedor da Justiça proposto pela Frelimo. À última hora houve uma reviravolta. O que aconteceu?
Nunca revelamos que a Renamo apoiaria o candidato da Frelimo. Seria uma traição ao povo moçambicano a Renamo votar num candidato da Frelimo para ser o Provedor da Justiça, uma figura que certamente irá trabalhar para defender os interesses da Frelimo em detrimento de mais de 25 milhões de moçambicanos, seria o fim da Renamo. O que aconteceu é que a Renamo, sabendo da necessidade de dois terços para a eleição do Provedor, uma fasquia muito longe da Renamo, decidimos não apresentar nenhum candidato, mas abrimos espaços para possíveis negociações com candidatos de outros partidos. Em nenhum momento garantimos que iríamos apoiar o candidato da Frelimo.
A Renamo esteve nos últimos tempos a fazer o levantamento estatístico dos seus membros. O que ditou este levantamento?
Continuamos a fazer. Precisamos de saber quantos somos e onde estamos. Precisamos de saber qual é a nossa força nos jovens, nas mulheres, nos académicos, enfim, nos moçambicanos em geral. Para nossa surpresa, os dados preliminares apontam que nos últimos tempos, principalmente depois do anúncio da trégua para cá, milhões de moçambicanos aderiram a Renamo, tanto nos campos assim como nas cidades. Os dados estão a ser informatizados pelo Secretariado-Geral do partido para a criação de banco de dados.
Em 2019 teremos eleições gerais. Irá concorrer?
Não sei. Não sou régulo. Sou político eleito nos congressos. Se o partido achar que ainda sou útil, irei concorrer. Lembre-se que eu nunca perdi as eleições. Sempre fui roubado e a Renamo sabe disso. Considero-me Presidente da República desde 1994. O que já fiz por este país e pelo meu partido, sem querer vangloriar-me, sinto que estou acima de um Presidente da República. Portanto, se o meu partido voltar a apostar na minha pessoa como candidato, seguirei em frente. Se a Renamo concluir que devo descansar, então irei à reforma.
O Presidente da República fez, recentemente, algumas mexidas no Governo. Vamos falar das mesmas, centrando-se na área militar e da polícia. Como analisa estas mexidas?
Não vou falar apenas das mexidas na Defesa e na Polícia. Vou falar em geral… Estas exonerações no Governo moçambicano, que são feitas de seis em seis meses, assustam-me. Penso que são feitas por emoção. Um líder deve estudar o historial das pessoas a quem confia um cargo. Deve colocar alguém no comando de uma direcção para satisfazer à comunidade. Ou há falta de coordenação na Frelimo ou há problemas internos graves. Por exemplo, há cerca de um ano foi colocada uma senhora num sector-chave para o desenvolvimento do país, estou a falar nos Recursos Minerais e Energia, uma senhora que pouco ou nada sabia do sector. Houve críticas por todos os lados. O meu irmão Nyusi saiu em defesa dela, e ela foi mantida no poder. Mas agora foi exonerada. As nomeações não podem ser baseadas em amiguismo ou favoritismo. É preciso estudar as pessoas.
O que mais me preocupa é a indicação do meu primo Pacheco para o cargo de Ministro dos Negócios estrangeiros e Cooperação. Eu conheço o Pacheco… Tem uma imagem negativa. Falar do Pacheco enjoa a qualquer pessoa neste país. Toda gente sabe o que ele fez quando era governador em Cabo Delgado, em assuntos ligados à madeira. Quando ele foi exonerado, toda a gente bateu palmas. Mas levar uma pessoa tão queimada e suja, como Pacheco e o colocar na diplomacia, é lamentável… é o fim da Frelimo.    
Está na serra da Gorongosa desde Outubro de 2015. De algum tempo para cá, o seu aspecto físico parecia estar a indicar alguma debilidade. Está bem de saúde?
Estou! Fisicamente estou bem. Tenho tido dores de cabeça e malária com alguma frequência, dadas às condições adversas em que vivemos. Tirando estas duas doenças, estou bem. Como bem diariamente, tenho acesso a tudo o que é consumido nas cidades. Lamento o facto de estar sempre longe da minha família. Sabe que a minha primeira filha, a Isabel, faleceu no mês passado e, infelizmente, nem consegui enterrá-la. Foi dramático. Enfim, é o preço da luta pela democracia.
Está a terminar o ano, que mensagem aos moçambicanos?
Quero encorajá-los para se juntar a minha pessoa na luta pela melhoria da vida. Sei que muitos moçambicanos não vão poder comprar nesta quadra festiva nem sequer um frango ou um quilo de carne; que não terão capacidade para comprarem um refresco para os seus filhos. Portanto, vamos todos juntos investir para o bem-estar deste país. A nossa dignidade como povo e como seres humanos deve ser mantida. Um dia as nossas condições económicas e socias serão melhoradas. Boas festas para todos os moçambicanos!
O País
11 h
“Levar uma pessoa tão queimada e suja, como Pacheco, e colocar na diplomacia é lamentável… é o fim da Frelimo”, Afonso Dhlakama

O que mais me preocupa é a indicação do meu primo Pacheco para o cargo de Ministro dos Negócios estrangeiros e Cooperação. Eu conheço o Pacheco… Tem uma imagem negativa. Falar do Pacheco enjoa a qualquer pessoa neste país.
OPAIS.SAPO.MZ
Comentários
Sebastian Cardoso Lamentavel...Este homem vai dizendo umas verdades na sua linguagem rude...Lamentavel porque este homem vai morrer assim, sem governar o pais..."Juro, palavra de honra, este homem vai morrer assim..."
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Junior Tembe Tembe Quem é você pra dizer isso,que ele vai morrer sem governar?
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3h
Yola Bernardo Sebastião Cardoso! Gostei dessa
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3h
Salvador L. Guambe Hahahã! Todo país ou Estado precisa de homens como o líder da RENAMO sem ser perfeito ele consegue pressionar o Governo a medir na sua actuação e faz esta pressão para que de certa forma não viremos um caso Líbia da África Austral.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Nelson Nhatave Aqui podem falar mal do lider da Renamo mas os proprios líderes séniores da frelimo sabem que exigencia do Dhlakama é ligima e vai beneficiar o povo, por isso que eles dificultam tanto.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1hEditado
Isaias Miguel Mpanguiua Sempre olhando a ferida do otrem. Em vez de cuidar a sua que está na barriga. Que não se consegue ver em que estado está. A unica coisa que nos ajuda a discobrir que a ferida dele está mais podre, é o cheiro nauseabundo que sai no seu orificio bocal. Vai falando, de tudo que quizer. Mas não pode esquecer que o tempo já vai embora. Você murmurando nas matas e Pache progredindo na Governação. Sabe duma? O cronometro da evolução de uma pessoa é a inveja que as outras pessoa tem contra o evoluido.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2h
Evaristo Valige Concordo plenamente Cntgo Messias,depois dakele fatídico dia 10 de Setembro de 2010,aquando dirigia o Ministério do Interior ,o mesmo ordenou baleamento a quem se pusesse em rua para manifestar sobre o custo de vida,morreram muita gente baleado pela FDS ,principalmente na cidade de Maputo.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2h
Pedro Jimisse Chichongue Voces contra pacheco nem tem vergonha desde 77 arenamo no mato alutar sem nenhum objectivo .RESISTENCIA nacional de que? Voces na cidade ovosso lider no mato......e paa.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder8h
Manuel Cardoso Quem não sabe de quê, não está neste planeta. Todo o mundo minimamente informado sabe muito bem
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder7h
Benigno Maciel Melhor eu na cidade e nosso líder no mato, k tu seres patrão e não sabes quanto recebe seu empregado.

Empregado k tem melhor vida k o patrão

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3hEditado
Janete Blacl Gostei Benigno
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2h
João Nhanengue Dificil de acreditar a medida tomada pelo PR quanto à nomeação do Pacheco para esse cargo de ministro dos negócio estrangeiro.
Tenho certeza absoluta que esta decisão até surpreendeu a alguns membros da frelimo.

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Jorge Zeca Bento A frelimo sempre foi assim, nunca foi de aceitar a verdade. Digam me esse senhor pachego é formado em o que? Sera que ele fez adminstração, deplomacia e agricultura ao mesmo tempo? Ele tem esses certificados todos ? O problema de moçambique é isso a pessoa forma se numa determinada e trabalha noutra, por isso continuamos no burraco.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Florentino Emanuel Macie Pacheco é uma grand vergonha. Nao sei que contrato existe pra que ele nunca cesse.. Mediucridade em pessoa.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Preto de Moz Kkkk é engraçado quando alguém que matou tantos Moçambicanos e destruíu infraestruturas durante 16 anos falar em sujidade e estar queimado. Chantageia o governo em troca da paz do povo Moçambicano e ainda têm moral de dizer que defende o povo, yu! Outras coisas.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Júlio De Castro Jr. Faço a vénia ao Sr. Dlakhama, já mais teremos um homem tão frontal e capaz de trazer a esperança ao povo moçambicano.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Miguel Chilaúle Meus caras, esse Preto de Moz é um leitor inciclopedicamente carrente. Tem falta de hingiene mental, mal expressa-se.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder5hEditado
Joaquim Baptista Vejo alguns irmaos a criticarem esse kota, e eu pergunto oqi seria d Moz sem este madala? Aqele q stá bem na vida sempre fica contra ele, por uma simples camisete e capulana é fácil enganar alguns.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Angelina Cumbana Tem razao esse velho,so k este país é do pandza e ditadura...xingombela va nhikana yi uvuxaca
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Jose Jacinto Eu nao quero comentar questoes da renamo e a frelimo pork tem pouco interesse sobre a nomeacao do pacheco mas eu como cidadao mocambicano reprovo a nomeacao do pacheco p o cargo em que p mim e nota zero p presidente nesta nomeacao
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1h
Julito Massingue ESTE MADALA DOU NOTA 1000 as mexidas k ta fazer o nyusi nao sao revolucionarias moçambicanos nao demoram esquecer e outros gostam muito de politics nas nao entedem nem um pouco, o NYUSI esta a fazer mxidas porque o GUBUZA recusava se de sair da 
presi
...Ver mais
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder3 m
Gercio Matsinhe mesmo assim nao vai passar,um dos outros ganhos que a oposiçao deve lutar para alcasar è o voto paralelo.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2h
Nando Ly P Manhica o paíz xta longe do povo mocambicano + os corruptos ladroes sao dono do país morreu e foi juntamente interado com pai da democracia " samora machel"
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2h
Gervasio Joaquim Palavras Sabias Meu Lider.Eu E Muitos Moçambicanos Ficamos Muito Surpresos Com A Nomeaçao Do Sr Pacheco Para Dirigir A Diplomacia Moçambicana!Nao É Porque O Sr Pacheco Tem Um Grande Segredo Deles?Cinceiramente.!Ou Por Causa Daquele Jeito Arogante!Enfim...Ver mais
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder2h
Salomao Jorge Chirindza Falar d Pacheco da nojo aqualquer pessoa!
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
Nire Ernesto Manhalo Kkkkk, Gomate e Pacheco dava pra ver isso...
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Delfina Navaia Picardo "Ramentaver"mesmo !
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Rogério Mayaze Uma tragédia que o preservativo teria evitado
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Alves Napulula Q forma de falar ckhota?
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Jonas Vasco Wate Acompanhei a entrevista e gostei imenso
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder9h
João Fornasini Outros Negocios em o ESTADO nao vai ganhar nada.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h
Chaual Macete O pr também antes de nomeação primeiro deve ver quem é okue k vai fazer
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder10h

GostoMostrar mais reações
Responder1h
Jerson José Só se colocar - se o Muchanga
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder37 m


GostoMostrar mais reações
Responder6h

GostoMostrar mais reações
Responder10h
Joelson Rdg Massingue Bango Confirmado

Homer Wolf
estava a sentir-se "Rendido".
10 h ·




ELOQUÊNCIA 👏

Claro, conciso e objectivo. Nem "Nhuzi", consegue ser tão eloquente!
Por isso k é o moze + votado de sempre...




GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

8383
Comentários

Homer Wolf Estou a referir-me a Afonso Dhlakhama, nessa Grande Entrevista à Stv... obviamente
9Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h · Editado

Efraimo Neves O homem fala. Diz que tudo é Renamo. E ele é presidente da República desde 1994
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Ocultar 25 respostas


Homer Wolf Mente?
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Belmiro Jeronimo de Lima Heheheheheheheh ish ya kkkkkkkGerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Efraimo Neves Não sei dizer se constitue ou não verdade, não tenho idade para isso. Mas me lembro das eleições de 99 que foram renhidos embora fosse apenas um miúdo de 11 anos. Agora em 2014 tive a sensação de que ganhou
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Poeta Levianno kkkkkkkkGerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Arnaldo Soares Mendes Em 99 e 2004, o cota arrasou, bateu mesmo, com boa diferênça
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Filha De Deus Mas NÓS rambamos.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Neves Nhavene Neves o problema do velhote ou da renamo é de nunca apresentar evidências... Em vários casos apenas dizem ter havido fraude e nem lhes interessa se quer dizer com quantos votos os outros partidos perderam porque nao fiscalizam suficientemente o jogo eleitoral.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Arnaldo Soares Mendes Em 2004, era só uma questão dos órgãos eleitorais seguirem a lei, "resultados, só com apresentação dos editais", não tendo acontecido assim, como é que se conseguiu apurar um vencedor? -Só por fraude, pois claro
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Neves Nhavene Mendes,órgãos eleitorais seguirem a lei, "resultados, só com apresentação dos editais !! E o que estariam a fazer os delegados dos partidos politicos em cada mesa de assembleia de voto se nao for para fiscalizar ?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Homer Wolf Neves Nhavene náo sejas tão simplista: a arquitectura da fraude é (foi) montada por especialistas nessa matéria. Gajos (falou-se em israelitas) que já estiveram envolvidos em processos fraudulentos noutros países africanos e latino-americanos... Delegados dos partidos não veem game aí...
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Arnaldo Soares Mendes O facto dum fiscal se "distrair" não legitima que o órgão eleitoral faça batota
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Filha De Deus Distrair....kakakakakaka sei
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Neves Nhavene Hummmmm Wolf jooooh....arquitectos da fraude em todos os pleitos eleitorias e nao há denùncias ! Como foi que o MDM consiguiu mandar anular resultados em certos pontos ?
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h · Editado

Arnaldo Soares Mendes Essa cena de fiscal eleitoral, ví muita história mano, pergunte ao Duma, em Inhambane, numas intercalares, chegou a ser detido, sem motivo nenhum, estive lá, o partidão usa as forças de defesa e segurançaGerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Arnaldo Soares Mendes Para ser delegado e ou fiscalGerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Neves Nhavene Bro.. também ja trabalhei em processos eleitorais e na minha mesa de votação não estava la o gajo da renamo para fazer seu trabalho porque os caras nao se preparam para o jogo eleitoral
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 8h · Editado

Arnaldo Soares Mendes Aqui em Moz, precisa ter muita coragem, é muito perigosoGerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Arnaldo Soares Mendes Então a ausência do tipo da Rena, justifica a batota?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Neves Nhavene O ponto é,quem viu e onde foi registada a batota ?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 8h · Editado

Pablo Osvaldo Osvaldo Não viste a camarada F.Moz na altura suplente da CC que teve o azar de ser apanhada com boletins de voto já marcados....quantos mais tem existido e que não foram apanhados?ou chicualacuala em que votaram todos os escritos.. Ninguém morreu,ninguém viajou,ninguém ficou doente,ninguém faltou e todos votaram no mesmo partido....hehehe
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 8h · Editado

Diana John Votei na Renamo. Foi meu Primeiro e último voto...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 8h

Arnaldo Soares Mendes Neves, a tus distração é grande, a maior batota de todas e a mais recente, foi quando o Conselho Constitucional anunciou os resultados finais através de voz gravada em vez de usar as actas conforme a lei eleitorl preconiza
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 1h

Arnaldo Soares Mendes Repito mais uma vex, não é fácil ser fiscal, principalmente da oposição, a polícia entra no posto de votaçào e prende fiscais da oposição, já vivenciei cenas dessasGerir


GostoMostrar mais reações · 1h

Neves Nhavene Então é um desperdício depositar voto em partido político que não encontra soluções para fiscalizar...Gerir


GostoMostrar mais reações · 41 m

Arnaldo Soares Mendes O País precisa de órgãos eleitorais que façam seu trsbalho de forma insenta, o problema não é a falta de fiscais, é nos órgãos eleitoraisGerir


GostoMostrar mais reações · 14 m

Amosse Mucavele Gajo bom
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Poeta Levianno "meu primo Pacheco......falar de Pacheco enjoa qualquer pessoa..levar uma pessoa tao queimada suja e nomear...."
10Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h · Editado

Tércio Luísa de Oliveira
😂😂😂Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf O homem está por dentro de tudo...
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h · Editado

Filha De Deus Kakakkakakakkaka trinxou Pacheco MTO mal.. Kakakkakakkakakka
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Poeta Levianno está bem dentro sheeiiii....e como está..
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Emilio Francisco Chauque
Gerir


GostoMostrar mais reações · 1h

Homer Wolf Esta entrevista vai desmistificar muita coisa falsa que se dizia a respeito do "ríder"...
Grande entrevista, diga-se de passagem, e excelentemente conduzida pelo Raiva...
22Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Tércio Luísa de Oliveira Com certeza, portanto uma das coisas é o "papo" dos porquês do "rider" ser #vitalício...😃😃😃Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h · Editado

El Patriota Eu sempre ouvi que o líder andava enfermo, quase em coma. Mas não foi o que vi e ouvi.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf Eram guengue G40 esses... a quererem nos guengar só, tsc
13Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Filha De Deus Ele disse, estou bem de saúde e tudo que VCS comem lá, eu Tb como aqui. Só fui operada vista. Ma nada.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf E disse tb que sabe que muitos mozes vão passar as festas a comer folhas de matapha... Esqueceu-se do tseke😂
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Filha De Deus Folhas=tseke...esqueceu derivados... Kakakakakka
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Osilva Ó da Silva He he he... Derivados
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Avelino Namarrocolo Ya, rendido eh doutro nível.Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Buene Boaventura Paulo Essa das nomeações foi uma bofetada ao seu irmão...
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf Uma lição de "riderança"
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

M-du Dulomite Dhlakama tornou-se um verdadeiro politico nos ultimos 15 anos. Pelo menos do ponto de vista comunicacional e e diplomatico. Deixou de ser aquele homem emotivo e por vezes incendiario.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Neves Nhavene Noto que tudo estraga se quando a conversa for de forma directa com o POVO.Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Buene Boaventura Paulo Será que vamos ter 'restart' das FDS? Os donos do País vão deixar mesmo? Aqui está um dos assuntos que o líder pode levar consigo até ao seu túmulo...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf Mas só por expôr as suas pretensões já conquistou umas tantas dezenas de milhares de cépticos...
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h · Editado

Aunorius Andrews Simbyne Eh a maturidade oh Homer Wolf... nao ha como comparar esses dois...
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Adelino Branquinho É verdade, escutei com atenção e gostei do que vi e ouvi; eloquente e lúcido. Afinal, fale a máxima: muda o tempo, muda a vontade.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf Com uma retórica altamente fluída - não gaguejou uma unica vez - o homem passeou a sua classe pelos mais diversos assuntos candentes da nação, não acha Profe Julião?...

PS: A mesma questão coloco a vc Jah Yahwah Matavele, e tambem, a vc Djone Lenon...
11Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Lenon Arnaldo Estás a falar de que mesmo?!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 51 m

Homer Wolf ´Xa pra lá... Já tenho a tua resposta, tal qual esperava... eh eh ehGerir


GostoMostrar mais reações · 6 m

Lenon Arnaldo Homer Wolf continuo a leste .... o que o velho gagá disse desta vezGerir


GostoMostrar mais reações · 5 m

Homer Wolf ahh... afinal sempre sabes do que se trata.
Vamá deixarGerir


GostoMostrar mais reações · 3 m

Lenon Arnaldo Homer Wolf li o post e alguns comentários que não são concludentes. Sei, que tu viste a peça é gravaste de certeza, querendo, podes partilharGerir


GostoMostrar mais reações · 2 m

Filha De Deus Concordo. Só os adjectivos que deu ao Pacheco....yowe
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf O que tem?Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Filha De Deus Gostei...tão verdadeiros.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Kuyengany Produções Je Suis Dhlakama
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Ver Tradução · 10h

Homer Wolf Jah viste a entrevista Jah Tomasinho?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Kuyengany Produções Ainda não chegou là na esquina sò tem o Telejornal....se tens o Link...«Agramaria» Maningue
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Efraimo Neves Veja na Stv play
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Homer Wolf Eu não tenho link de nada... cenas da TV "agramo" de ver na TV mesmo, ntsém😄
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Kuyengany Produções lolGerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Kuyengany Produções Merci mano NevesGerir


GostoMostrar mais reações · 9h

M-du Dulomite O homem está com um ar mais fleumático e seguro no discurso. Parece um político nato😃
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf É!...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Filha De Deus Sempre foi, só que tinha intervalos lúcidos.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Xavier Chirrime A serra é fresca mormão!!!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

M-du Dulomite Kkkkkkkkkk, de facto a serra fresca.Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

José Dias Muito emocionante a parte final!
5Gerir


GostoMostrar mais reações · 10h

Homer Wolf Yah, principalmente quando falou do facto de náo ter tido a oportunidade de enterrar a própria filha...
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Filha De Deus Típico de líder.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Ver mais respostas

Osilva Ó da Silva Também vi a entrevista amei ouvi-lo. E acho que vou votar na Renamo também.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Homer Wolf O voto é secreto
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Filha De Deus

1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Osilva Ó da Silva Secreto só na hora de votar posso fazer campanha sem problema Homer Wolf
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Filha De Deus

1Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Xavier Chirrime No doubt!!!Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Gyldo Cuna Cuna Dhlakama eh um lider - politico - nato. Chigamanhane Mazanga viste a Grande Entrevista? 💪💪💪💪💪
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 9h

Pedro Muando EU ESTAVA DORMIR NEM VI NADAGerir


GostoMostrar mais reações · 6h

Sandu Clifton Tenho dito todos dias, o homem é o líder. Eu admiro cada dia mais
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 3h

Agostinho Augusto Grande Líder.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 3h

Ricardino Jorge Ricardo "A eleição intercalar em Nampula não é um 'combate duro', mas fácil". (DHL)Gerir


GostoMostrar mais reações · 3h

Lucas Inacio Olece Perdi mas será k vou a tempo de recuperar em alguma plataforma...? help but i'm waiting to informe sobre o estado da nação parte 2 se saiu to dir partilhar aki HomerGerir


GostoMostrar mais reações · 1h

Pentecostes Mumba Nellyto Mumba Tlvz na stv play
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 51 m

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde A EDM sempre a me tramar. Eu perdi desta entrevista. Mas a partir do malume aqui, terei o minimo. Oxala que lancem la no youtube toda a conversa.Gerir


GostoMostrar mais reações · 1h

Emilio Francisco Chauque Conto com a bondade de Fernando Gil, já que não pude ver a entrevista. Gosto de ouvir Afonso, o Grande!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 1h

Lello Fijamo Fijamo 👉 Sinceramente, o General tem sentido de estado!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 57 m

Cidadão Comum Caro, conciso e objetivo... Não podia haver classificação melhor!



Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ