sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O "CHUPA-SANGUE" EM FORMA DE ALARGAMENTO DA BASE TRIBUTÁRIA


O "CHUPA-SANGUE" EM FORMA DE ALARGAMENTO DA BASE TRIBUTÁRIA
O "chupa sangue" existe. Só que não vive na Zambézia. Vive em Maputo. O Governo tomou ontem 3 medidas que me deixaram assustado. Primeiro, decidiu taxar 20 porcento na importação do carapau. Segundo, decidiu fixar uma taxa-base ao Imposto de Consumo Específico (ICE) na importação de viaturas de 1.0 cc. Terceiro, decidiu aliviar a carga fiscal sobre viaturas novas e "semi-novas". Justificação: "estimular a produção nacional e alargar a base tributária".
Estas três medidas medidas são um combate cerrado contra os pobres. O governo só não tem coragem de dizer que adora criar pobres, mas odeia conviver com eles. É preciso não ter noção da importância do carapau no prato dos moçambicanos de baixa renda. E esse carapau é sinal de alguma vitória dos pobres na sua dieta. E qual é a alternativa ao carapau que o Governo oferece? Resposta Nenhuma. Virem-se. Os carros de cilindrada 1.0 é grupo Vitz, Honda Fit e companhia, todos aqueles carros ligeiros que a esmagadora maioria dos moçambicanos compra para resolverem por si a problemática da falta de uma política de transportes públicos que o governo devia resolver. Ou seja, o governo não quer resolver o problema dos transportes mas também não autoriza a nenhum moçambicano pobre a resolver com o seu próprio esforço o problema. Solução: My Love. Quem não quer, vai queixar. Se ainda não estás nervoso, deixa-me te perguntar como é que um País que não fabrica carros e nem tem transporte público "interdita" a importação de carritos para pobres? Qual é a lógica? Não me venham falar de engarrafamento, porque o engarrafamento se resolve com o transporte público e vias alternativas e isso tudo não é da responsabilidade do cidadão. 
E a parte mais sádica do plano de acabar com os pobres: aliviar a taxa nos carros novos. Como quem compra carros novos são na sua maioria os que não têm problemas de transporte e regra geral, dirigentes e uns três moçambicanos, então dá um jeito a eles mesmo não pagar impostos na compra do próximo Ford Ranger WildTrack.

Em resumo: não vais comer carapau. Vais comer Tseke e andar de My Love para teres uma boa vista para apreciar os mercedes. Se isso não for chupa-sangue, arranjem-me se faz favor um outro nome. Até carapau meu Deus. O carapau. Francamente. Matias Guente de Jesus Júnior.
Comentários
Vasil Maite Silvestre E só botar fogo ai em Maputo
Responder
1
3 h
Eliminar
Julia Ernesto KKKKKK
Responder
1
3 h
Eliminar
Maria Manjate O cinto ta cada vez mais apertado para os pobres. Será k esses governantes k fazem essas leis, num ambiente de total abundância, nunca foram pobres na vida?
Responder
1
3 h
Eliminar
Tsatsango Bangal Wakakakaka quem tem possibilidades de comprar carro novo? Esse que tem muito nao paga imposto de lmportacao de veiculo .....podre tem de ser sugado.....mas muitos Mocambicanos nao ve isto...
Responder
1
3 h
Eliminar
Amonge Rafael Macuacua Um governo totalmente desinteressado com os problemas do povo, nem sabem quais são os nossos problemas.
Isto so pode ser uma sabotagem interna 
Porque ninguém vai aceitar ouvir que Nyussi foi reeleito com essas brincadeiras terríveis.
Responder3 h
Eliminar
Dudu Mangueze Kakakakaka
Responder3 h
Eliminar
Adriana Dos Santos O grande e o pior chupa- sangue de Moçambique são os governantes. Isto é uma geringonsa sinceramente.
Responder3 h
Eliminar
Mondjovo Zunguza Isso è pra nos mocambicano sabermoe k o governo ja xta cansado com o seu povo.ainda é
Responder2 h
Eliminar
Muzungu Ndini Que desastre!.
Responder
1
2 h
Eliminar
Abdulmalique Abubacar Morrer assistindo
Responder
1
2 h
Eliminar
Mondjovo Zunguza Ainda e cedo falta banir bicicletas, motas, barracas ,vendedors da rua.iremos chegar como tempo de samora,k os mocambicanos andavam sem sapoto cheio de rasgamanta isso tudo pork tamos a votar na continuidade .ainda vamos votar mas,kikikik mocambique perdido,haaaa suca
Responder
1
2 h
Eliminar
Abrantes Nelson Novais Nelson Nossos governantes esquecem k um dia qualquer estaram fora da Maquina Governativa e ai sim vao sentir o efeito das bazukadas por eles aprovadas....pois se me è proibido comer Carapau ou ir ao xipamanine comprar aquela roupa de 2° mao k cabe no meu mizero salario,pra os importadores dos Dubaizinhos isso vai amargar......incetivar consumo Nacional qual coisa, se mal a nossa magumba cabe todos nos,nao conheço nenhuma fabrica de Roupa Nacional,sinao k tenhamos de por das cuecas a fatos de Capulanas
Responder
1
2 h
Eliminar
Andy Uane Umbro Opah, esta mau isso, o povo esta vendo isso e a decisão esta com eles se querem viver eternamente oprimidos ou mudar para o melhor. A única chance que falta é 2018/2019, cabe a eles.
Responder
1
2 h
Eliminar
Billy Blanks O POVO TEN O GOVERNO QUE MERECE
Responder1 h
Eliminar
Billy Blanks Claro. Este governo não caiu de pára-quedas, mesmo se tive isso acontecido por ventura não é a maioria que vence? E porque sendo o povo a maioria aceita ser extorquidos por um punhado de imbecis.
Felisberto Mapolissa Algo ta male isso não tem lógica
Responder
1
1 h
Eliminar
Timotio A. Godin Alberto A única alternativa é de acabar de ouvir mas deles, poora phá
Responder
1
1 h
Eliminar
David Neto De Namawona Estamos Num País Do Pandza Mesmo!
Responder
1
1 h
Eliminar
Juma Rufino Dâmaso É só converter Jakp de crédito para Maputo
Responder30 min
Eliminar
Alberto Pagari Estes novos colonos negros nao tem penas dos pobres moçambicanos que lutaram pra hoje ganhar este abuso. É o tempo que o povo acordar pra desfazer o ninhö destes ladroes antes seja tarde
Responder30 min
Eliminar
Arlindo Jaquene O governo moçambicano é composta de pessoas super dotadas de um alto nível de pobreza mental 

Não é problema subir as taxas em Moçambique, o grande problema é não serem fixas 

No peixe "carapao" eles vão avaliar o tamanho e vai passar dos 20%, com justificativa de que é grande, é fresco, e a cara do importador conta também 

Nós carros e uma vergonha, todos os carros que circulam em Moçambique da mesma marca, mesmo ano de fabricação, mesma cilindrada, mesma cor, etc, etc, pagaram valores diferentes nas alfândegas. Isso é desonesto ou é inveja do governo quem tem contra seu próprio povo.

A ladainha é a mesma de sempre..... esse carro é novo, quilometragem, cor, cor do interior, cor do exterior, porque o agente não foi com a sua cara, porque a sopinha e pouco, etc, etc

Fixem taxa fixa.... parem de invejar o povo, estamos cansados de governo de boladas nas instituições públicas.....

ARJM.
Responder29 min
Eliminar
Timotio A. Godin Alberto Deus é para todos nós africanos, tudo isto vai acabar com muita rapidez
Responder18 min

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ