Feed de Notícias
Discurso de Basilio Muhate que deve ter precipitado a sua queda!
INTERVENÇÃO DO SECRETARIO GERAL DA OJM, BASILIO MUHATE, DE ABERTURA DA IIIª SESSAO DO COMITE CENTRAL DA OJM
É com muita honra que hoje, aqui, nesta bela e sempre prazeiroza província de Maputo, na sua capital Matola, nos reunimos em total obediência aos nossos dignos estatutos, na nossa terceira sessão do comité central da nossa seiva da nação, OJM, para em conjunto compulsarmos o nosso país e a nossa juventude.
É com muita honra que hoje, aqui, nesta bela e sempre prazeiroza província de Maputo, na sua capital Matola, nos reunimos em total obediência aos nossos dignos estatutos, na nossa terceira sessão do comité central da nossa seiva da nação, OJM, para em conjunto compulsarmos o nosso país e a nossa juventude.
Desejamos desde já as boas vindas aos membros do Comité Central e convidados provenientes de todas as províncias do nosso país.
Honra-nos a presença nesta cerimónia do Presidente do nosso glorioso e vitorioso partido FRELIMO, o camarada Presidente Armando Emílio Guebuza. Desde a realização da nossa última conferência Nacional em Ulóngue em Novembro de 2010 que sempre aguardamos ansiosamente por este momento honroso.
Camaradas
A presente sessão do comité central realiza-se num ano em que a história e o presente se cruzam e um futuro vitorioso impõe-se rapidamente projectar, em ambiente de festa e alegria, mas também de reavivamento do nosso compromisso para com o nosso povo, pátria e partido.
Celebramos neste ano, de 2012, o cinquentenário da nossa sempre imbatível FRELIMO, realizamos em Setembro próximo o X congresso do nosso partido, sinal ilustrante e distintivo da real democracia que a muito se cultiva e se vive no nosso seio, uma das várias razões que nos torna imbatíveis e invejáveis no mundo. Ainda no presente ano a nossa OJM completa os seus 35 anos de existência, forjando quadros de hoje e de amanhã.
Estas efemérides fazem de nós filhos orgulhosos da nossa história e do legado dos nossos heróis que ousaram e souberam lutar para que hoje podessemos recordar e festejar a nossa moçambicanidade o que naturalmente aumenta e solidifica a nossa auto-estima.
Camarada Presidente,
Meus pares jovens,
O nosso cinquentenário é um marco de que nos devemos sempre orgulhar, por ser um claro indicador de longividade e de vitórias na sábia liderança dos destinos de um povo, mas mais do que isso, ilustra o nosso compromisso para com o nosso povo e a confiança que ele depositou, deposita e depositará em nós, cremos por isso numa FRELIMO vitoriosa sempre. Contudo, é preciso recordar a todos que a confiança, longevidade e legado de vitórias, de que a nossa história é guardiã e testemunha, não nos devem deixar descansados e relaxados, pelo contrário, devem nos cometer cada vez mais de modo a provermos soluções aos paradigmas que diariamente se criam, por outras palavras, devemos estar sempre em exercício de pensamento e acção para com a nossa experiência podermos encontrar soluções jovens para problemas jovens.
Queremos nesta presente sessão saudar ao camarada presidente pela clarividência que nos têm habituado na auscultação dos reais desafios que o nosso povo enfrenta, a nossa juventude em particular, e na busca e implementação de solução para os mesmos.
Saudamos ao governo da FRELIMO que pelos auspícios do camarada presidente se tem desdobrado incansavelmente na busca de soluções para os nossos desafios.
Saudamos a juventude moçambicana, em particular a da OJM, que ao longo das presidências abertas e inclusivas e das inúmeras visitas dos nossos dirigentes pelo nosso país se entrega de modo abnegado, com a sua irreverência e dinâmica, criando brilho, luz, alegria, calor e soluções.
Saudamos a mesma juventude que se tem estado a bater dia e noite, com sol, chuve ou frio nas frentes que se travam nas redes sociais e na blogosfera na internet, difundindo a moçambicanidade, auscultando os problemas, propondo soluções, defendendo a nossa soberania e ao nosso partido e combatendo os intriguistas.
Saudamos a dinâmica interna e externa da nossa OJM, que resultou no resgate da nossa afirmação na diplomacia e no concerto das organizações internacionais de que somos membros e que culminou com a eleição da nossa organização para a vice-presidência da maior organização juvenil do mundo, a Federação Mundial da Juventude Democrática, de que o Camarada Presidente Guebuza, juntamente com outros combatentes, é um distinto veterano. Congratulamo-nos com a indicação do camarada Dalfino Hóster Guila que irá ocupar, em nossa representação, o cargo de vice-presidente desta Federação.
Permitam-me que apresente ao nosso camarada Dalfino Hóster Guila.
Camarada Presidente
Infelizmente nem tudo é um mar-de-rosa entre nós, enfrentamos um mar de dificuldades a vários níveis que para além de preocuparem ao viveiro de quadros, OJM, preocupam a juventude moçambicana e comprometem a nossa liderança da juventude.
Durante o ano transacto procuramos à escala nacional, consolidar a nossa organização interna, melhorar os nossos métodos de trabalho e aproximarmo-nos cada vez mais dos jovens e da sociedade em geral, de modo a que fossemos actores e interlocutores válidos desta juventude moçambicana consciente dos desafios da Nação.
A OJM, apesar dos esforços que leva à cabo, conhece dificuldades várias de funcionamento. Sentimos que os recursos à nossa disposição não respondem às necessidades que temos para garantir o nosso pleno funcionamento, e temos estado a redobrar esforços para reverter o cenário. Temos estado a contar com a solidariedade de vários jovens Moçambicanos um pouco por todo o país que, de forma desinteressada contribuem para reduzir as nossas carências. A Solidariedade continua a ser uma das nossas marcas ideológicas.
Também temos os nossos desafios comportamentais, a preguiça, a fofoca, a arrogância, o consumo excessivo de drogas e bebidas alcoólicas, o fraco aproveitamento pedagógico, a criminalidade e todas as acções que atentam contra a imagem da nossa organização e do nosso partido. Também sofremos discriminação apenas por sermos jovens, como que se esquecendo que quem libertou o país foram jovens e quem construiu a nação foram também jovens.
Chamamos atenção aos jovens filhos dos nossos dirigentes, principalmente os dirigentes do Partido, do Governo e do Estado em todo o território nacional, para que pautem por uma postura exemplar de humildade, civismo e respeito pela juventude e pela sociedade.
Aproveitamos nós a OJM para aqui, claro e em bom tom, dizer que não vamos tolerar aos jovens e também adultos intriguistas, malandros, escovinhas e criadores de mau ambiente, nem a ingerência de aqueles cujas costas já se encontram gastas de tantas escovas e dizemos, deixem-nos trabalhar!
FRELIMO Hoye
Presidente Armando Guebuza Hoye
OJM Hoye
A nossa juventude não está alheia à governação. Por um lado estamos satisfeitos com os esforços do governo no combate à pobreza, mas também inquieta-nos a má execução de certas políticas, como a da habitação, em que na pratica são negados aos jovens a concessão de Direitos de Uso e Aproveitamento de Terras. A Juventude queixa-se que os nossos presidentes dos munícipios, principais atormentadores, só conhecem a nossa juventude em tempos de campanha onde tudo prometem e no fim se refugiam na burocracia e na falta de tempo e quando a pressão aumenta não exitam em mostrar actos intimidatórios e de desprezo. É assim que fala, é assim que pensa a juventude.
Camarada Presidente
O desemprego é outro dos problemas que nos aflige, apesar de vermos com bons olhos os ventos de empreendedorismo crescerem e soprarem. Porém, assistimos a uma estranha tendência de exclusão dos nossos jovens quadros, nacionais, em áreas do seu domínio por cidadãos estrangeiros, algumas vezes arrogantes e outras vezes racistas a imporem-se no nosso seio. Começa a ficar grave o cenário camarada presidente, vemos cozinheiros, caixas e canalizadores importados do estrangeiro, será que não os temos cá?
Não somos xenófobos ou racistas porque acreditamos que na vivência dos seres se trocam experiências, mas também acreditamos que não devemos ser preteridos no que sabemos e podemos fazer.
Camarada Presidente
Esta questão pode nos trazer constrangimentos futuros e de dimensões imprevisíveis.
Assistimos nos últimos tempos a um crescimento de entusiasmo por força do boom energético e mineiro que o país conhece, o que traz uma natural alegria para todos nós, porque cremos que poderá ser um tónico para o nosso desenvolvimento e um estímulo para o aumento da produção, particularmente para a nossa agricuitura. Contudo, sabemos que esse advento cria espectativas justas e nalguns casos injustas e desmedidas de pessoas que vêm no petróleo, gás e minérios um garante de uma vida exorbitante e que preterem o trabalho.
Pedimos para que se invista numa maior contenção dos vários actores, ficando nós de o fazer em relação aos jovens e exortamos para que a informação sobre esse boom seja difundida de modo massivo para acabar com as desmedidas expectativas e para que a legislação e as negociações atinentes a sua exploração sejam bem pensadas e ponderadas de modo a ganharmos uma exploração sustentável e que propicie reais ganhos para o laborioso povo moçambicano.
Camarada Presidente
Somos contra o nepotismo e as suas variáveis formas de manifestação, exortamos assim para que as oportunidades sejam distribuídas sempre na busca do equilíbrio e da justiça social no seio do povo de modo a que não minemos e periguemos aquela que é uma das nossas riquezas, a unidade nacional.
Camarada Presidente
Juventude seiva da nação
Dissemos no princípio que este era um ano próspero em acontecimentos, em breve realizaremos na nossa bela cidade de Pemba o X congresso do nosso partido da vitória, a FRELIMO, nesse momento ímpar de festa, de reafirmação da moçambicanidade, da auto-estima, democracia e de fortificação, queremos manter vivo o nosso compromisso de transformar Pemba uma cidade jovem, de luz, irreverência e de produção de ideias e de linhas de orientação justas para as justas aspirações do povo moçambicano.
Queremos deixar claro de que iremos dar toda energia, força e dedicação para que o 10º congresso seja um sucesso.
Camarada Presidente
Apesar de defendermos o respeito pela quota a que temos direito, não deixamos também de constatar que essa quota nos dias de hoje esta aquém do peso e prepondrância da nossa juventude, por isso gostavamos de ver desde hoje repensada positivamente a quota da juventude nos órgãos do nosso país.
Queremos que o compromisso para com a juventude seja claro, tangível e visível no X congresso, não pretendemos de modo nenhum ser bandeira de promoção de alguns nem sequer instrumentos de discução, queremos ser preponderantes e presentes, mas mais do que isso, queremos ser parte da solução e a solução.
Camarada Presidente
É claro para todos nós que a FRELIMO de hoje é exuberante, gigante, temível e imbatível, tudo isto porque nos últimos 10 anos conheceu uma nova dinâmica de organização, planificação e funcionamento, não é por acaso que detemos mais de 90% das autarquias do país e conhecemos a primeira maioria absoluta, desde 1994, no nosso parlamento. É clara a empatia que o nosso partido grangea no seio do povo moçambicano, é claro o crescimento económico que o país vive. É clara a descentralização a inclusão de todos nos processos de decisão, É claro que o distrito é de facto polo de desenvolvimento e que os nossos compatriotas do distrito se sentem orgulhosos de estarem nos distritos, em suma, crescemos e cresceu a nossa auto-estima.
Camaradas
Não temos dúvidas camaradas, que no 10º congresso apoiaremos recandidatura do camarada Armando Guebuza para a presidência do nosso partido FRELIMO e deixamos claro que toda a nossa energia será empregada para a sua releição. Camarada presidente, respeitaremos sem dúvida a sua vontade, mas também dizemos, essa é a vontadade da juventude e lembre-se, no nosso partido não se recusa nem se foge a uma tarefa, e esta é a tarefa da juventude para si.
Em relação ao futuro, lamentamos o facto de o Camarada Presidente ter antecipado a sua não recandidatura em 2014, e respeitamos. Mas camarada Presidente, em relação ao futuro, aguardamos a sua voz de comando.
Camaradas
Permitam-me em jeito de fim, agradcer a presença de todos neste magna assembleia de pensamentos e de construção de estratégia para o bem do nosso país, povo e partido e deixar votos de que aqui se compusle sem parar.
FRELIMO NGA NGA NGA NGA NGA
CAMARADA PRESIDENTE GUEBUZA NGA NGA NGA NGA NGA
OJM NGA NGA NGA NGA NGA
3ª SESSÃO DO COMITÉ CENTRAL DA OJM NGA NGA NGA NGA NGA
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ