Implicado na fuga de um dos assassinos do Procurador Vilanculos
Foi restituído ã liberdade às 15h00 de quinta-feira, 28 de Abril, Castigo
Machaieie, director do Estabelecimento Penitenciário da Machava, antiga Cadeia Central, em consequência de um mandado de soltura emitido na quarta-íeira, 27 de Abril, peto juiz Samuel Pedro Artur, da 5.a Secção Criminal no Tribunal Judicial da Província de Maputo.
"Manda que seja devidamente restituído à liberdade o nacional de nome Castigo Silvestre Machaieie (...), em virtude de ter sido despronunciado, nos Autos de Querela n.º 03/17, em que o Ministério Público lhe moveu", lè-se no mandado de soltura assinado pelo juiz Samuel Pedro Artur.
Castigo Machaieie foi detido em Dezembro, indiciado de facilitação da fuga de Abdul Afonso Tembe, motorista da viatura usada na perseguição e assassinato do procurador Marcelino Vilanculos, no dia 11 de Abril de 2014. Cinco meses depois, o tribunal decidiu despronunciar Castigo *Machaieie.
Recorde-se que - por ordem da procuradora-chefe da província de Maputo, Evelina Comane - Castigo *Vtachaieie foi detido juntamente com os oito subordinados seus que, no dia da fuga, 24 de Outubro, estavam a trabalhar. A decisão foi tomada em virtude de a comissão de inquérito criada para averiguar as circunstâncias de fuga ter concluído que Castigo Machaieie violou o regulamento prisional e tomou decisões à margem da lei. O Canalmoz sabe que a família de Castigo Machaieie vive dias felizes com a restituição do seu familiar à liberdade, mas também exigem justiça pelo tempo que ele ficou privado de liberdade de forma injusta. (André Mulungo.)
CANALMOZ – 02.05.2017
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ