NOVOS MERCADOS PERMITEM BOA PRÁTICA DE NEGÓCIOS EM NAMPULA
As condições para o exercício da atividade comercial nos mercados da cidade de Nampula, tem vindo a registar alguma melhoria, mercê da construção de novas infraestruturas, no âmbito do Orçamento Participativo. Segundo as autoridades municipais, a redução e o combate aos vendedores de rua figuram entre os principais objetivos que induzem à construção de novas instalações dos mercados da periferia da cidade de Nampula.
Até ao momento, o município conseguiu já construir, por exemplo, novas e imponentes instalações para os mercados “Gulamo” e “Gorongosa Antiga”, no bairro de Napipine, “25 de Junho” na Muhala Expansão, “Muanona” em Namicopo, Mercado Novo, no posto administrativo central, que fazem parte dos principais mercados congéneres da cidade de Nampula.
A materialização das novas e importantes infraestruturas para o funcionamento dos mercados e consequente boa coleta de receitas ocorreu depois das autoridades municipais terem iniciado a execução de projetos sociais através do Orçamento Participativo, cuja base da sua aplicação assenta na auscultação popular. Para além de alpendres, as obras de construção de raiz de novos mercados na cidade de Nampula contemplam balneários e espaços de lazer. Ana Manuel, vendedeira e residente no bairro de Napipine, onde se situa o “Mercado Gulamo”, disse que agora sente-se confortado ao exercer a sua atividade naquele local em virtude da visível das actuais condições de saneamento básico. Porém, lamentou a relutância de alguns colegas vendedores ainda permanecerem na rua.
Estamos determinados em ir mais longe
ESTAMOS DETERMINADOS EM IR MAIS LONGE
Mahamudo Amurane entregou na manhã de hoje (12/04) seis motos contentores à Empresa Municipal de Saneamento de Nampula (EMUSANA) que vão reforçar a limpeza da urbe.
“A respeito da implantação daquilo que é a nossa estratégia a nível do saneamento urbano, nós já tínhamos dado a conhecer aos munícipes de Nampula e aos cidadãos moçambicanos em geral que estamos determinados em ir ainda mais longe, nas zonas mais periféricas para a retirada do lixo. Ao nível do centro da cidade a situação está resolvida. Só para lembrar na manhã do dia 06 de 03 de 2017, entregamos à Empresa Municipal de Saneamento (EMUSANA) dois moto-contentores, dois tratores basculantes com pá carregadora e 2 motos contentores reafirmando o nosso compromisso em manter a cidade sempre limpa, mas dissemos na altura, que faltava ser entregue ainda 6 moto-contentores e como temos compromisso com o povo, por este incumprimento por parte do fornecedor, demos um prazo de 15 dias para o fornecimento dessas motos, caso contrario nós iriamos processar a Empresa fornecedora, mas felizmente, reconhecendo a seriedade que temos neste governo, este fornecedor acatou, fez o seu melhor e hoje estamos a fazer a entrega das motos que estavam em falta. É preciso reconhecer que o Município de Nampula precisa de parceiros empresários para consolidar as suas relações, portanto com comprimento desta empresa em fornecer estes meios no tempo determinado de 15 dias, naturalmente já tem credencial para continuar a colaborar com o conselho Municipal”. Afirmou Amurane na sua intervenção aos munícipes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ