Cá p’ro meus botões
SÃO pouco católicos os esclarecimentos policiais em torno do bem sucedido resgate de dois presos que vinham na boleia de um carro-celular, na baixa da cidade de Maputo.
Os presos Ali Godinho e José Muchanga, a cumprir pena de prisão maior nas celas do Comando da Cidade e não nas da Brigada Operativa, a famosa BO, sob os auspícios do Serviço Nacional Penetenciário (SERNAP), já haviam descontado três anos desde a altura da condenação pelos tribunais.
Por qualquer razão, os dois vinham sendo guardados pela Polícia e não pela guarda especificamente treinada para esse fim.
Melhor, as celas do Comando da Cidade são da inteira responsabilidade da Polícia, e as celas da Brigada Operativa (BO) da guarda do SERNAP.
Isto pese o facto de as celas do Comando serem uma extensão das da BO.
A Polícia diz que os dois presos estavam a ser momentaneamente transferidos para a 1ª Esquadra, sita na baixa da cidade de Maputo, para interrogatórios, em virtude de terem tentado se escapulir das celas do Comando da Cidade.
Para isso, tinham de ser levados do bairro central, onde se situa o Comando da Cidade, para a baixa, num trajecto realizado em plena hora de ponta e recorrendo a via mais célere, é verdade, mas provavelmente previamente engendrada para permitir que o resgate acontecesse, como aconteceu.
Aquí, restam poucas dúvidas sobre a ocorrência de fuga de informação entre o Comando da Cidade e os assaltantes do veículo-celular, pelo que se diz, da Polícia de Investigação Criminal (PIC).
Mais grave ainda, a provável inexistência de ordem judicial para aquela transferência dos presos, do bairro central para a baixa, que acabou dando no que deu.
Não menos grave é que os interrogatórios nem sequer deviam acontecer noutro lugar que não fosse nas próprias celas onde os tipos se encontravam a cumprir as penas de prisão maior, i.e., no Comando da Cidade.
Ainda a versão da Polícia, para além da vã tentativa de fuga, Ali Godinho e José Muchanga teriam cometido ofensas corporais contra os outros presos. Daí os interrogatórios que nem chegar a acontecer.
Por tudo isso, é fácil concluir haver aqui trafulhice que urge investigar e esclarecer publicamente.
E os trafulhas não são uns ‘zé ninguém’, mas uma turma inteira recheada de gente graúda com poderes bastantes para chamar a si os dois presos no Comando da Cidade e não na BO. Logo, longe dos auspícios da SERNAP e da sua guarda prisional.
Outrossim, não deixa de ser de um gozo a série de tiros disparados a torto e a direito, sem que nenhuma bala fosse em direcção à cabine, onde se encontrava o motorista e o acompanhante, ambos ilesos da artimanha.
Que trafulhice…EXPRESSO – 26.04.2017
Criminosos mostram mais organização que Polícia em pleno coração da capital de Moçambique
Destaques - Nacional
Escrito por Redação em 25 Abril 2017
inShare
Bandidos armados, fazendo-se transportar num carro cuja matrícula não foi registada, bloquearam uma viatura do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) – ex-Polícia de Investigação Criminal (PIC) – dispararam vários tiros e regataram dois presos que na altura eram transportados para uma esquadra, por volta das 11 horas desta segunda-feira (24), em pleno da coração da capital de Moçambique.
Os indivíduos regatados e agora a monte, cumpriam penas de prisão maior por crimes de sequestro e homicídio. O @Verdade apurou um dos foragidos era acusado de ter encomendado o assassinato do procurador Marcelino Vilanculos.
A operação do malfeitores, aparentemente estudada, deu-se defronte da sede da Autoridade Tributária, a dezenas de metros da Procuradoria-Geral da República (PGR), do Tribunal Supremo (TS), e a centenas de metros do gabinete do primeiro-ministro, bem como do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo e do SERNIC.
Os supostos criminosos, em número de quatro, faziam-se transportar numa viatura ligeira de marca Toyota modelo Runx. Com vários tiros imobilizaram um carro-celular do SERNIC, com a chapa de inscrição PRM-01-2-49, no qual viajavam quatro agentes da Polícia.
Segundo Orlando Modumane, porta-voz do Comando da PRM em Maputo, os detidos ora resgatados pelos comparsas eram transportados para a 1ª esquadra localizada Rua Consiglieri Pedroso, para um interrogatório em resultado da alegada tentativa de fuga das celas.
Testemunhas oculares contaram que os bandidos rebentaram a tiro a porta traseira do carro da Polícia e retiraram dois de quatro detidos que na altura eram ali eram transportados.
O episódio, cuja execução confundia-se com uma exibição cinematográfica da Hollywood, deixou vários cidadãos em pânico. Alguns procuravam proteger-se da acção dos meliantes, pois temiam pela vida. Felizmente, não houve registo de vítimas humanas.
Estranhamente, uma outra viatura das autoridades policiais, que escoltava a dos prisioneiros, ficou retida no semáforo “do 33 andares” durante os minutos em que o resgate aconteceu.
Sem nenhum oposição, os bandidos e os seus comparsas resgatados deixaram o local e estão neste momento em parte incerta, apesar do trânsito sempre intenso e em marcha lenta que se verifica na baixa da cidade de Maputo.
À tarde, Orlando Modumane revelou que os dois reclusos ora foragidos são José Ali Coutinho e Alfredo José Muchanga, ambos condenados a “pena de prisão maior por crimes de sequestros e homicídios, para além de tantos outros crimes contra o património”.
Com a sua tradicional ineficiência, horas depois da espectacular fuga, a PRM ainda não dispunha de fotografias dos dois foragidos para divulgação. “Estamos a trabalhar com o Estabelecimento Penitenciário de Máxima Segurança da Machava [B.O], de onde os indivíduos saíram”, disse o porta-voz do Comando da PRM na capital moçambicana.
Entretanto o @Verdade apurou que José Ali Coutinho é apontado pelas autoridades como sendo o “chefe de uma das gang dos raptos” e é acusado de ter encomendado o assassinato do procurador Marcelino Vilanculo.
Recorde-se que um dos comparsas de Coutinho é Abdul Afonso Tembe. Este também escapuliu-se do Estabelecimento Penitenciário da Província de Maputo, acto facilitado pelos membros da direcção e da guarda da cadeia, de acordo com a PGR.
Segundo a PGR, no informe anual prestado semana passada à Assembleia da República (AR), foram acusados três arguidos (procurador Marcelino Vilanculo), dos quais um, que se encontrava em prisão preventiva no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo, fugiu.
Foram emitidos mandados de captura internacional, via Interpol e a PRM trabalha igualmente para o efeito. Para além da detenção das pessoas que facilitaram a fuga do presumível homicida, está também detida uma senhora. Outros “dois indiciados encontram-se a monte”.
Portanto, a fuga de Coutinho não só representa mais um suspeito do assassinato do magistrado do Ministério Público a monte, significa, também, provavelmente, que o esclarecimento do caso será ainda mais complicado.
Justiça moçambicana suspende liberdade condicional de Nini Satar e emite mandado de captura internacional
Destaques - Nacional
Escrito por Redação em 26 Abril 2017
inShare
As autoridades judiciais moçambicanas emitiram um mandado de captura internacional contra Momade Assif Abdul Satar, nos meandros do crime conhecido por Nini Satar, e foi requerido, junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM), a revogação da sua liberdade condicional, anunciou na noite de terça-feira (25) a Procuradoria-Geral da República (PGR).
A decisão tem como fundamento o facto de violação Nini Satar violar obrigações impostas aquando da concessão da liberdade condicional, “principalmente no que se refere a não se fazer acompanhar de pessoas de má conduta e ao não cometimento de outros crimes”.
Um comunicado enviado ao @Verdade indica que no âmbito da instrução de processos contra o réu em questão, dentre os quais o processo nº131/PCM/17 e o processo n.º 35/PCM/2017, constatou-se que Nini Satar “formou uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos moçambicanos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro”.
Para efeito, ele formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e Edith Antónia D`Compta da Camara Cylindo, arguidos no processo 35/PCM/2017) e já acusado.
Este processo diz respeito à autoria material do crime de rapto de dois cidadãos e sobre o mesmo, encontra-se em instrução preparatória um outro processo pelo seu envolvimento na prática do crime de rapto, registado sob o nº 1061-N-2017 que corre termos no Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), da província de Maputo e sob a direcção do Ministério Público (MP), de acordo com a PGR.
“Quanto à reclusa Edith Antónia d`Compta da Câmara Cylindo, foi acusada num outro processo autónomo n° 2/2017, 5ª secção criminal, do Tribunal Judicial da Província de Maputo pelo seu envolvimento no homicídio qualificado do Procurador Marcelino Vilanculo”.
Recebido o requerimento em tribunal, este mereceu provimento tendo-se revogado a liberdade condicional, por despacho de 21 de Abril de 2017, diz a entidade do Estado.
PGR emite mandado de busca internacional a Nini Satar, José Muchanga e José Aly Coutinho
QUARTA, 26 ABRIL 2017 11:28 REDACÇÃO
Grupo é acusado de crimes de sequestros e envolvimento no assassinato do procurador Marcelino Vilanculos
Cerca de 48 horas depois de um grupo ter interceptado um carro da polícia e resgatado dois criminosos, actualmente em parte incerta, a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu agir. Trata-se de Alfredo José Muchanga e José Aly Coutinho que se encontravam a cumprir pena no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança, vulgo B.O., junto às celas anexas ao Comando da PRM da Cidade de Maputo, na sequência da condenação por vários crimes, incluindo os de sequestros.
A PGR, através de um comunicado emitido, refere que já criou uma comissão para averiguar as circunstâncias da fuga dos reclusos.
Segundo o mesmo documento da PGR, José Coutinho, que se encontrava a cumprir pena de 16 anos de prisão maior, pelo crime de roubo, concorrendo com cárcere privado, recentemente, foi pronunciado por envolvimento no assassinato do Procurador Marcelino Vilanculo.
Durante as investigações e interrogatórios a Coutinho, segundo o comunicado, constatou-se que Momade Assife Abdul Satar, mais conhecido por Nini Satar, é responsável pela formação de uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro. Para o efeito, o réu Nini Satar formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e uma cidadã identificada por Edith da Camara Cylindo que também é acusada de envolvimento na morte do Procurador Marcelino Vilanculo.
Assim, o comunicado da PGR indica que foi emitido um mandado de captura internacional e requerido junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, a revogação da liberdade condicional concedida a Nini Satar, que se encontra fora do país há cerca de três anos, supostamente por motivos de doença.
Entretanto, o acusado Nini Satar, através da sua página do facebook, que tem usado habitualmente para criticar o sector da Justiça no país, diz que não reconhece o mandato de captura alegadamente por não ter sido ainda comunicado oficialmente sobre o assunto. Nini acrescenta ainda na sua página do facebook que não tem nada a temer e que vai recorer da decisão da PGR ao Tribunal Superior de Recurso.
PGR ordena captura de Nini Satar
A Procuradoria-Geral da República emitiu ontem um mandado de captura internacional contra Momade Assif Abdul Satar, mais conhecido por Nini Satar.
Ao mesmo tempo, sob requerimento da PGR, o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo revogou a liberdade condicional de que Nini gozava no âmbito da pena que cumpria em conexão com os casos do assassinato do jornalista Carlos Cardoso, em 2000, e o desfalque de 14 milhões de dólares no ex-BCM, nos anos 1996.
Segundo um comunicado posto a circular na noite de ontem pela PGR, Nini Satar formou uma organização criminosa cujo propósito é raptar cidadãos moçambicanos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro. Para efeito, réu Nini aliou-se a J. Ali Coutinho e E. da Câmara Cylindo, arguidos num processo em instrução preparatória pela autoria material do crime de rapto dois cidadãos.
A PGR liga ainda Nini Satar a um dos dois reclusos que na manhã de segunda-feira foram resgatados por criminosos que atacaram a tiros, na baixa da cidade de Maputo, a viatura celular da Polícia em que eram transportados do Comando da cidade para a primeira esquadra.
Trata-se de J. Coutinho, alegado comparsa de Nini Satar, e A. Muchanga, sendo que o primeiro cumpria nas celas do Comando da PRM na capital do país uma pena de 16 anos de prisão maior por roubo concorrendo com cárcere privado e recentemente foi pronunciado pela autoria do crime de homicícido qualificado contra o procurador Marcelino Vilanculo, há cerca de um ano.
E. da Câmara Cylindo, entretanto em situação de reclusão, estará também envolvida no assassinato do procurador Vilanculo, segundo o comunicado.
O requerimento da PGR pedindo a revogação de liberdade condicional a Nini Satar, aceite pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo na sexta-feira, fundamentou-se – diz a entidade – na violação das insjunções impostas da sua conseção, principalmente no que se refere a não se fazer acompanhar de pessoas de má conduta e ao não cometimento de outros crimes.
Entretanto, a PGR recebeu do Comando da Polícia a nível da capital do país um ofício dando conta do ataque ao carro celular que transportava os reclusos A. Muchanga e J. Coutinho, culminando com o resgate destes por alegados comparsas do crime, que eram quatro indivíduos encapuzados e empunhando armas de fogo. Sobre estes foram igualmente iniciadas démarches visando a sua captura seja onde for que se encontrem.
NOTÍCIAS – 26.04.2017
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
MINISTERIO PÚBLICO
PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA
GABINETE DE COMUNICACÃO
Comunicado de Imprensa nº 04/PGR/GC/012.3/2017
A Procuradoria-Geral da República recebeu do Comando da PRM da Cidade de Maputo, uma comunicação, dando conta que cerca das 12:40 horas do dia 24 de Abril de 2017, um grupo de quatro indivíduos todos encapuzados, fazendo-se transportar numa viatura automóvel de marca Toyota Corolla, modelo Runx, de cor cinzenta, sem chapa de inscrição, seguindo da Avenida Vladimir Lenine em direcção a Av. 25 de Setembro, chegado na Rua de Ngungunhana, bloquearam a viatura de transporte de reclusos da PRM que transportava dois internos (reclusos) onde se presume que tenham efectuado mais de vinte tiros, perfurando os pneus da viatura celular e de seguida resgataram os referidos reclusos do seu interior, pondo-se de seguida em fuga.
Trata-se de Alfredo José Muchanga e José Aly Coutinho, este último que se encontravam a cumprir pena no Estabelecimento Penitenciário Especial de Máxima Segurança, vulgo BO, junto as celas anexas ao Comando da PRM da Cidade de Maputo, na sequência da condenação, pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, na pena de 16 anos de prisão maior, no processo de Querela nº 51/2009/7-C.
Em face da ocorrência acima descrita, foi ordenada uma averiguação com vista a apurar as circunstâncias que determinaram a fuga daqueles para posteriores procedimentos legais.
De referir que o primeiro recluso, José Coutinho, conforme acima referido, encontrava-se em cumprimento de pena (de 16 anos de prisão maior) pelo crime de roubo concorrendo com cárcere privado no processo n° 51/2009/7-C, do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, 7ª secção criminal e recentemente foi pronunciado pela autoria do crime de homicídio qualificado contra o Procurador Marcelino Vilanculo, no âmbito do processo n° 59/2016, do Tribunal Judicial da Província de Maputo, 5ª secção criminal. O mesmo é igualmente acusado no processo 35/PCM/2017, pela autoria material do crime de rapto de dois cidadãos e sobre o mesmo, encontra-se em instrução preparatória um outro processo pelo seu envolvimento na prática do crime de rapto, registado sob o nº 1061-N-2017 que corre termos no SERNIC, da Província de Maputo e sob a direcção do Ministério Público.
No âmbito da instrução dos referidos processos, dentre os quais, o processo nº131/PCM/17 e o processo n.º 35/PCM/2017, constatou-se que o réu Momade Assife Abdul Satar, mais conhecido por Nini e/ou Nini Satar, formou uma organização criminosa cujo propósito consistia em raptar cidadãos moçambicanos para posteriormente exigir avultadas quantias em dinheiro. Para efeito, o réu Nini Satar formou aliança criminosa com os reclusos José Ali Coutinho e Edith Antónia D`Compta da Camara Cylindo, arguidos no processo acima referido (processo 35/PCM/2017) e já acusado.
Quanto a reclusa, Edith Antónia d`Compta da Câmara Cylindo, foi acusada num outro processo autónomo n° 2/2017, 5ª secção criminal, do Tribunal Judicial da Província de Maputo pelo seu envolvimento no homicídio qualificado do Procurador Marcelino Vilanculo.
Em face desses factos foi emitido um mandado de captura internacional contra Momade Abdul Satar e requerido junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, a revogação da liberdade condicional concedida ao réu Momade Assif Abdul Satar, com fundamento na violação das injunções impostas aquando da sua concessão, principalmente no que se refere a não se fazer acompanhar de pessoas de má conduta e ao não cometimento de outros crimes.
Recebido o requerimento em tribunal, este mereceu provimento tendo-se revogado a liberdade condicional, por despacho de 21 de Abril de 2017.
Paralelamente foram promovidas as capturas contra Alfredo Muchanga e José Aly Coutinho no território nacional ou em qualquer outro lugar onde os mesmos forem achados.
Maputo, 25 de Abril de 2017
7 h ·
Comunicado de imprensa
Fui surpreendido na noite de 25 para 26 de Abril com vários e-mails e várias mensagens de whatsapp de um alegado comunicado de imprensa da Procuradoria Geral da República (PGR) com o número 04/PGR.
Esse comunicado esta a criar grandes alaridos no seio dos meus amigos, fãs e no meio familiar. Sempre disse e continuo a dizer que sou GRANDE MESMO. Moçambique é um país com cerca de 23 milhões de pessoas e o comunicado da Procuradoria aparece com o número 4.
Quer dizer que no nosso país Moçambique, não existem outros processos além de que falam de Nini Satar?
O nosso país Moçambique entre centenas de processos na procuradoria geral de grandes figuras envolvidas com destaques até membros do governo, mas a PGR nunca se dignou a emitir comunicados de imprensa para dar a conhecer o povo moçambicanoa realidade do país. O povo moçambicano como sempre acaba por apanhar noticias a conta gotas em alguma imprensa. Recentemente foram instaurados processos contra Proindicus, MAM e Ematum que levaram o país a falência total até chegar o país estar em incumprimento de pagar as prestações das dividas contraidas. Houve uma desvalorização da moeda na ordem dos 100 por cento em 14 meses, mas a procuradoria nunca se dignou em emitir comunicados de imprensa, mas veio a fazer um comunicado exactamente no dia do meu aniversário. Para o azar deles eu já tinha cortado o meu bolo de aniversário e já estava a dormir quando comecei a receber os e-mails deste comunicadp. Abri os e-mails com um olho aberto e desliguei a ficha, porque para mim o sono é sagrado
Vamos a questão do comunicado
O dito comunicado de imprensa com o número 04PGR fala da fuga de um recluso chamado Coutinho que ocorreu perto do edificio da PGR. A procuradoria sabe perfeitamente que aquilo não se tratou de uma fuga, mas sim de um assassinato. A procuradoria sabe perfeitamente que qualquer recluso que sai das celas do comando, sempre sai escoltado com mais de duas ou três viaturas isto refere-se a qualquer recluso que esteja no comando. Se existe um audição que não seja tão importante e de caracter urgente, os procuradores deslocam-se ate ao comando para ouvir o arguido ou réu, para evitar muitas sirenes nas ruas. E diz-se por ai que o tal José Coutinho ia para a 1 esquadra para ser ouvido num processo qualquer “Tudo mentira”.
Como podem ver nas fotos em anexo, as tais pessoas que foram tirar o José Ali Coutinho foram com intenção de matar e não de fazer fugir. Perfuraram a viatura no local exato onde estava sentado o recluso. Esta claro que José ali Coutinho morreu e a procuradoria sabe disso e a procuradoria insiste em fazer comunicados para distrair a mente do povo. Bandidos não jogam 20/30 balas perdidas, mas sim policias, disse um dia o criminalista Jorge Frangoulis. Os modos operandis são os mesmos da morte de Giles Cistac, Dinis Silica , Paulo Machava e agora Coutinho e a procuradoria nunca fez nenhum comunicado sobre o estágio desses processos.
Sobre tais processos que a procuradoria fala no comunicado 04PGR, nenhum processo transitou em julgado, muito menos foram para julgamento logo a priori, estes cidadãos gozam da presunção de inocencia, tudo isto vem na constituição da república.
Parece que os nossas procuradoras são mesmo estagiárias, falam de processos que nem foram a julgamento e começam a difamar o nome das pessoas, um deles já nem existe no mundo dos vivos, que é o José Ali Coutinho.
Sobre mim Nini Satar fala-se da revogação da liberdade condicional. Que isto esta a mexer com todo o pais. Por isso estou a receber milhares de e-mails. A procuradoria sabe e o próprio tribunal sabe que todo o despacho do juíz é recorrivél para o tribunal superior de recurso onde estão tres juizes desembargadores. Logo esta revogação não me preocupa e nem me afecta. Logo que o meu advogado for notificado, vou recorrer até a decisão superior junto aos três juizes desembargadores e tenho a certeza que lá não entram as meninas da procuradoria com sais curtas e justas para revirar a cabeça do juiz. Como já me tinha alertado Unay Cambuma, um dos usuários do Facebook, num dos seus posts do dia 9 de Abril que dizia que as procuradoras estavam a ir ao tribunal de saias curtas e justas para revirar a cabeça do juiz da 10 secção. “sinceramente só em Moçambique acontece isto”.
O pais é vasto e tem muitos problemas e não se entende como é que a PGR concetra-se só em Nini Satar até ao ponto de fazer comunicados de imprensa. Recordem-se que quando foi detido Danish Satar a PRG da Cidade de Maputo fizeram comunicados deste género para desviar atenções da Ematum, MAM e Proíndicus depois calaram-se quando Danish saiu pela porta principal a mando do tribunal supremo.
Hoje dia 26 de Abril queria apelar aos meus amigos, fãs e familiares que tudo isto não passam de invenções com o próposito único de me denegrir e distrair a opinião pública sobre os reais processos que a PGR tem que trabalhar.
Também dizer que todos os documentos que são “vazados” da procuradoria, como por exemplo, quebra de sigilos bancários e alguns documentos confidencias que nem podiam estar na imprensa, são entregues aos órgãos de comunicação social pelas procuradoras chefes, para mostrar ao povo que a procuradoria esta a trabalhar, mas no fim de tudo isto a montanha vai parir mesmo um rato. Não há ninguém que vai ficar preso. Porque a nossa procuradoria é liderado por mulheres sem garras e so estao la para ingles ver.
E a terminar quero agradecer a todos que me felicitaram pelo meu aniversario, tanto por e-mails, whatsapp, sms e nas redes sociais.
Mais uma vez venho dizer dos Grandes é que se falam e dos pequenos nunca
Nini Satar
77 comentários
Comentários
Escreve um comentário...
Francisco De Assis Cossa Essa PGR qndo-se trata de peixe miudo ja nao ha segredo de justiça? Sabem mencionar nomes dos supostos envolvidos, os processos q envolvem os barrões nunca-se pronuciam, temos dois tipos de leis cá, uma para os fracos e outra q protege os lesa pàtria.
Abelario Machava É no mínimo estranho. Sempre Nini Satar. Num país com 23 milhões, sempre se repete esse nome na justiça. Ou a PGR gosta muito do Senhor ou nos somos inocentes demais para perceber algumas coisas.
Thulukela Junior Heheheh
Escreve uma resposta...
Meque José Meque Eu já sabia que isso não passava de um teatro mal ensaiado,logo que ve a reportagem sobre o assalto da viatura, e assisti a conferência de imprensa logo percebi que era uma armadilha pra nini e um dos motivos sem sombra de duvida é sobre os documentos que vazaram da procuradoria, força nini es forte e vais vencer, nos não estamos a ferrar
Claudio Lombene Eu não tinha aventado a hipótese da teatralização.
Thulukela Junior Hahahhahah
Escreve uma resposta...
Chongana Massango Sorte sua nini,t livraste da selva,nós continuamos cá,sendo geridos por dirigentes corruptos,K futuro pra este país,triste cenário
Dzidza de Araujo Estas dentro da lei mano eles que procurem e prendam os fora da lei desta porrra que andam aí em carroes à olhos vistos
Tomás Simião Tamele eu sinceramente se fosse facil reinunciaria a minha nancionalidade,vergonha viver neste pais!
Victor Malombe se não fosse os cuidado de deus eu não suportaria nem a metade do que já suportei nessa vida.
Elisa Juliana Bachita Bachita Não há fumaça sem fogo!
Abelario Machava Exactamente
Fernanda Novela Exacto.....
Marina Fox De Sousa Hmmmmmmmm aì tem...
Thulukela Junior Claro
Escreve uma resposta...
Thom RudeBoy Chicomba Feliz Aniversario Ilustre! Dizer que não fica intimidado pois nos estamos contigo! Moçambique na verdade tem problemas serios a ser resolvidos alem disso que emitiram pra contigo! Isso é tapar Sol com peneira, eles não querem a verdade acham que o povo ainda é dorminhoco como nos anos ai estao enganados! O que a Malta espera é ver Guebuza e os seus Capangas nas celas, nao Nini Satar
Suharto Mangulle Na minha humilde opiniao,eu acho que o curso de direto deveria ser de 7 anos,querer subir de cargo graças as sais curtas volta a escola força NINI estamos contigo
James Lugard Noticias da TVM jornal da tarde de hoje revela que as autoridades moçambicanas emitiram mandato de busca e captura internacional contra Nini Satar. A fonte diz que Nini formou uma organização criminosa que dedica à actividade de sequestro de cidadãos nacionais exigindo altas somas em dinheiro. Para me se calhar não tem nada haver com isto, talves tem haver com as informações reais que Nini vaza nas redes sociais, que revelam vários escândalos que envolvem certas figuras públicas de Moçambique. O que a PGR alega, é uma teoria de conspiração.
Louis Nzindo Estava eu a ouvir o jornal da manhã da RM quando o jornalista leu o a manchete do jornal notícias, dizendo que a procuradoria emitiu um comunicado de imprença pra sua captura,... Havia nessessidade?
Julio Costa O mais triste é ver o porta voz da polícia na cara mais lavada a mentir pra o povo, disse que havia escolta, mas a escolta atrasou se no semáforo kkkkkkkk. so em Moz mesmo.
Novais Jose Angolano Angolano Esses da PGR, não são honestos perseguem uma pessoa inocente, deixando os ladrões, corruptos que faliram o estado... A justiça Moçambicana está doida.
Gabriel Tembe GT Isso nao passa de manobras dilatorias para nos desviarem do assunto de interesse nacional que se avizinha:"divulgação do relatório da Kroll sobre as dividas ocultas."
Jose Banze Se não adiarem mais uma vez...
Adriano Panguene Realmente. Enquanto o poder judicial estiver ao reboque do poder político nada devemos esperar do mesmo.
Escreve uma resposta...
Edgar's Pena's Mais esse Nini Satar é qual mesmo! "Grande"
Fazer um governo tremer so d ouvir nome dele.
Gabriela Das Neves Santos É verdade que tens outra nacionalidade?
Yuri Namanhola Boss Moçambique 🇲🇿 ficou um país de máfia
Edmilson Dengo Feliz aniversário mais uma vez... o resto é resto.
Tony Sitoe Esse nosso pais da vergonha porq nao vao atras do grande tubarao
Alcídio Jery Nhassengo Forca Nini, nao se distancie da sua guarda se nao te calam definitivamente
Matos Da Silva Muita susdade debaixo do tapete. E so falam do Nini satar
Joao Alexandre Papucides Que podridao
Vicky Carmona Meu país é uma vergonha
Tonny Macumbe País da marabenta
Unay Cambuma Nini esses são crianças, não sabem o que fazem. Manda fumar
Thulukela Junior Sera?
Escreve uma resposta...
Esses procuradores são loucos....Ver mais
Joao Lucas mano se vieres a moçambique podes ter a certeza que vao te calar,essa perseguição nao é normal.
Afon Brown Dulamo Força ai Nini. Prove a tua inocência e saia da Boca da PGR. Continue nos informando os podres do nosso podre Moçambique.
Visnu Zitha Borges Nhamire as aulas continuam
Sofia Mussagy Nini hallasubanatn sabe o que faz. Relaxa e entrega tudo nas mãos de halla . ishallah tudo corra bem.
Pedro Saguro Walahawula wala kuwat ilapi pilahi lialiu liatim===ninquen tem força nem esperdeza só allah akbar.
Escreve uma resposta...
Arcilio Arex Eu sempre acompanho o que o sr escreve, na verdade admiro bastante os seus discursos. Mas nesta publicação tem algo que me inquieta. Eu gostava de saber como é que o sr Nini Satar soube que José Aly Coutinho Morreu depois de ter acontecido o ataque do veículo da PIC? Se é que confirma a morte dele então o Sr Nini conhece ou tem contactos com o grupo que assaltou o carro da PIC
Wilson Mondlane Foram disparados 20/30 balas contra a "caroca" do veiculo logo nao precisa ser perito para concluir que a intencao dos miliantes era eliminar o Jose Aly
Edson Eduardo Wilson Mondlane puída a disparar isso tudo pra amedrontar as pessoas e facilitar a fuga, è um ponto de vista não estou dizer q foi isso
Arcilio Arex "Um deles nem existe no mundo dos vivos, que é José Aly Coutinho" está passagem deve ser bem pensada. Nini não admite a possibilidade de Coutinho estar vivo, com isto me faz perceber que Nini tem/tinha ligação com os reclusos ou com assaltantes. Nenhuma investigação até então que demonstra que Coutinho esteja morto.
Zacks Caetano tao a fazer salada ai...tao a falar de qual coutinho?ate agora o que e oficial e que o tal coutinho foi com os bandidos que renderam os policias so,isso de ele moreu Nini e que sabe...
Zacks Caetano tao a fazer salada ai...tao a falar de qual coutinho?ate agora o que e oficial e que o tal coutinho foi com os bandidos que renderam os policias so,isso de ele moreu Nini e que sabe...
Escreve uma resposta...
Dercio Inacio Sambo Até a Mira mar está a falar dessa tal busca e captura do Nini...pk não analisam antes de publicarem ou falarem ...também a nossa imprensa não ajuda
Casimiro Vilanculo E nós os " fracos" aonde é que vamos viver... É lamentável o que está acontecer neste país...
Hayder Azael Ambasse Bem haja Nini Satar... enquanto o povo continuar calado já mais haverá mudanças no nosso sistema judicial (A Facção)
Jonas Sergio Chauque #Quem na deve não teme.
Então satar fique relaxado, essa história de mandato é só para os distraídos.
Por onde anda danish?
Aquele abraço
Volta Samora aquelas infelizes nem parecem q estudaram, qdo a promoção é duvidosa e faz certos cursos por fome da nisto.
Andre Juga Juga Os pobres é que são gastigado para favorecer os riscos, nós temos mal neste país não sabemos últimamente quê fala a verdade
Fernando Sande qrem te silencia meu brada,força nini se tens mais podre dos gajos detona mano
Gilio Ayman Al-zawayir e sobre o mandato d busca internacional imetido contra o NINI,o que tens a dizer???
Rivaldo Simate com essa triste informaxao d mandato d busca e captura ao meu amado nini satar xto sem comentarios, sinceramente.
Americo Tchilaule Use de todas as suas armas para defender-te, pois desta vez quem está pra operar já não são os da frelimo, mas sim é a própria frelimo.
Isaias Bento Sitoe Sitoe ISTO CADA dia k pasa e uma historia parce k estamos no beco sem saida
Chico Joao Lande As leis são como as teias de aranha que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes (SÓLON)
Kleber Alberto Esta e uma armadilha para o seu assassinato, use de todas suas armas para se livrar destas acusacoes, se voltares aqui nao sais vivo, os seus posts acabaram com a PGR, e a unica arma e te eliminar, boa sorte meu brother.
Silezia Silvestre Henriqueta Paulo venha ler. Estamos num país de faz de contas mesmo
Manuel Tourais A ser verdade deves tomar muito cuidado onde estas ... Se possível reforçar a tua segurança. ...
Claudio Joao este cara Nini é muito Astuto. formidável. fique tranquilo. o povo está contigo
Uma batata quente nas mãos de Buchile
Para além de sua dose espectacular, o "sequestro" de ontem traz um grande dissabor para a PGR Buchile. Mergulhada numa quase inação ante os raptos, e no meio de fugas cirúrgicas de raptores, ela decidiu aplicar mão dura perante indícios de cumplicidade policial nessas fugas. No ano passado, quando um raptor cabeciha se escapuliu da Cadeia da Machava, ela mandou deter elementos da Guarda prisional, incluindo o director da Cadeia. Se for pelo mesmo diapasão e para evitar a incoerência da dualidade de critérios é de supor que ela poderá aplicar mão forte contra os responsáveis da negligência policial de ontem. Se ela não agir, vai alimentar a teoria de que aquilo foi mesmo um golpe teatral para execução sumária.
Comentários
Luis Nhachote Acho que se ela evocar "razões de saúde" como o fez o seu antecessor, poderá sair pela única porta que se vislumbra pela frente....a dos fundos
Florêncio Estêvão Moiane Nada, será aquela pequenina, em que tem de agachar para sair!!!
Escreve uma resposta...
Hussene Algy Adamo Ha coisas que nem contadas a estilo karingana wa karingana junto a fogueira para crianças menos de 5 e idosos acima de 80 anos o papo nao pega.... que fazer meu Moz.
Joaquim Joao Correia Vamos ver
Moiane Telma da Gloria Ishi, acho que esses sequestrador dos sequestradores assistem muito a novela a regra do jogo, e conseguiram pôr em prática. só que no dia que aconteceu isso na novela o chefe dessa operação era Atena e essa de ontem será que é uma mulher ou um homem. Ocha lá que a procuradora consiga descobrir essa pra nós, Victoria na guerra meus irmãos
Edmilson Neves De facto. Aquilo foi uma #Vergonha
Armistício Mulande Não vejo onde é que está a questão aqui. Estas coisas acontecem todos os dias em vários países do mundo. Aqui entre nós até que nem é muito frequente. Amigos, não é um "big deal" um grupo de bandidos assaltar um carro da polícia e libertar criminosos, principalmente em plena baixa da cidade, onde a polícia não pode disparar indiscriminadamente.
Esta semana um quartel do exército foi assaltado no Afeganistão, por milícias talibas, matando quase 200 militares; um assassino teve que se matar sozinho nos EUA porque a polícia não conseguia encontrá-lo, mesmo depois de "se publicar" no facebook; criminosos roubaram milhões de randes no aeroporto de Johanesburg há meses...
Os criminosos estudam, planeiam, compram informações, infiltram-se em todos os locais. E algumas vezes têm sucesso. Em muitas não.
Nairinho Mabote É big deal quando são vários tiros disparados e nenhum morto no local
Jaconias Massango Não é big deal, mesmo as dídivas ocultas não é. Os EUA devem à China trilioes de USDr. É mesmo que dizer que deve acontecer aqui por lá também acontece. E o lava jato do Brasil? Por quê nao podemos ter um lava "txova" aqui, já que nao produzimos jatos.
Gilberto De Jesus Nguenha Se não é big deal o que é? Em todo mundo acontece sim mas nas circunstâncias como as de ontem nunca
Rui Julio Não será o mau comportamento das crianças da casa vizinha que vai nos deixar/permitir que nossos filhos caguem em cima da mesa só porque na casa ao lado isso é permitido.
Moçambique é um estado soberano.
Escreve uma resposta...
Cristyna Matola Ish!! Ta provado q basta quererem acontece
Evaristo Cumbane Estamos mal...Mozambique nossa Terra "gloriosa"
Domingos Manga Sem dúvida!
Sergio Baloi Sergio Justiça doente da pátria de tseke
Nelson Junior Mas ainda ha alguem que espera de que a Bucheli se preocupa realmente da justica ou esta ali, pra ter um bom salario e uma vida de luxo?....
Carlos Cumbula Ontem no Paraguai, bandidos brasileiros roubaram 40 milhões de dólares, com recurso a explosivos, armas de guerra, carros, avionetas, barcos e pregos para furar pneus dos carros da polícia que os perseguiam.
Carlos Cumbula Podes ter razão, Armistício Bulande.
Jose Eduardo Para este caso deve aclarar antes as suas zonas negras e ha muitas. Qualquer policia que tenha carro de serviço, mesmo em momentos de passeio pessoal, nao se inibe de fazer o jogo de luzes para se desfazer dos engarrafamentos. Como se explica que o carro de escolta de perigosos cadastrados se tenha dado ao luxo de obedecer o sinal luminoso ate perder o controlo do serviço que lhe foi incumbido?
Antonio Nhamuave Cuid júri
Escreve uma resposta...
Manuel Coelho Um país nas mão de corruptos é um país destruido.
Manuel Coelho Há um selougan,que dizia:o povo unido nunca será vencido....Mas um povo unido, só será vencedor,quando se unir contra os corruptos.Em quanto estiver a proteger os corruptos é um povo vencido =destruido!!!!!!!Irmãos moçambicanos:nada cai do ar;mãos á luta com a vontade e a ajuda de Deus!!!
Ze Bomba Afinal de contas para que servem as cameras de HD espalhadas por Maputo e Matola e que custaram ao estado pelo menos 140.000.000 USD ?????
Escreve um comentário...
Mais uma execução policial?
O caso da aparente "soltura forçada" de um cadastrado, conhecido como Cota Cota Coutinho, em plena baixa da cidade, tem enredos de um teatro policial, engendrado para dissimular uma execução sumária. É o que me
diz um criminalista bem familiarizado com aquele tipo de operações. O modus operandis remete para uma acção da Polícia. Coutinho estava a ser levado para um alegado interrogatório na Primeira Esquadra. Mas porquê
não foi interrogado nas celas do Comando da PRM onde ele cumpria pena? O carro celular não era dos mais recentes e não tinha escola? Porquê? O carro andou com a sirene ligada durante parte do percurso mas ela é desactivada no local do "sequestro". E a quantidade de projéteis disparados parece ter sido em demasia. A tendência dos criminosos é usarem a menor quantidade de munições. Chama menos atencao. E poupam-nas para outras operações. Estranho tambem o facto de a Polícia não ter disponibilizado a foto do "sequestrado", que circula viral nas redes sociais.
Corre a informação segundo a qual o criminoso foi abatido logo após o "sequestro". Dado por confirmar. Interessante notar que o Porta-Voz do Comando ja tinha ontem a teoria de que Coutinho podia ter sido "sequestrado" por parceiros ou por inimigos do crime, estes últimos com a intenção de abate-lo.
Comentários
Gitandra Valoyi Pensei nisto e partilhei ontem.
Antero Nhantumbo Que argumentos sustentariam essa ideia?
Geraldo Obra Não há dados suficientes para um comentário sério. Mas que houve casting para uma longa metragem não há dúvida.
Francisco De Assis Cossa Acho eu que esse criminoso ja ia revelar os nomes dos verdadeiros mandantes dessa prática criminosa se não soltassem, dai que houve esse teatro todo, como è que alguem q está cumprir pena nas celas do comando por se achar local seguro vai ser retirado e ouvido na 1 esquadra? No comando nao ha salas para audição? E este senhor não vai levar muito tempo, dirão q tentou trocar tiros com a policia e foi abatido fim da historia.
Joaquim Joao Correia Pois foi..
Carlos Jossia Filmes, filmes e mais filmes !
Eduardo Domingos É o tal cota coutinho?
NicriSs Manejo Jr. É o tal cadastrado resgatado pelos comparsas ?
Escreve uma resposta...
Sergio Baloi Sergio Crime organizado mano MM
Marcelo Mosse State capture...Ver Tradução
Escreve uma resposta...
Affonso Guerreiro Eu já não digo nada. Este país aqui...
Yoma Mimi Pois
Porque ir à esquadra pra interrogatório se podem fazer onde ele se encontrava
Enfim. Esperemos as cenas dos próximos capítulos
Beto Macuacua A se confirmar esta "teoria" teremos embarcado em mais uma daquelas viagem que não pedimos para ir. Mas a pergunta que não quer calar é o que tinha este jovem de tão importante e perigoso a declarar em caso de interrogatório?!!
Joaquim Joao Correia Vem ai mais uma " queima de arquivos"
Nelson Junior Nao bastariao os tiros dos bandidos....agora ha tendencia de ver tantos tiros da policia....estamos "feitos ao bife"....o sistema policial em Mocambique eh caotico: duma parte verificamos criminosos com armas perigosas...e doutra parte verificamos uma policia que reage violentamente...eh preciso ser policia compreender as serias razoes que levam esta( a policia) a reagir desta forma...nao esquecer de que Maputo tem criminosos perigosissimos...e, se o criminoso traz uma arma, o que a policia pode fazer???!!!..nao defendo a policia, porem sem emocoes eh necessario olhar a moeda nas duas faces...evidentemente, se as mortes sao causadas pela policia, o estado deveria fazer uma investigacao independente...senhores, nao ha outra solucao: se, os criminosos constantemente criam panico, mortes, roubos..eles( os criminosos) devem ser abatidos...nao tenhais pena dos criminosos mas sim dos seus vitimas...oxala, que a policia aniquile todos esses bandidos que continuamente vao roubando, violando...com os duros, deve-se aplicad uma mao dura...
Osvaldo Mavie Eu rasguei o meu BI na hora
Vergonha de ser de ca da terra
Nelson Junior Ps!..nao creio que o tal foi abatido, porque deveria ser morto pois tinha segredos a revelar: nao ha nada a revelar, pois se sabe de que no meio da corporacao ha muitos envolvidos em raptos, roubos, etc etc.....
Ricardino Jorge Ricardo Estranho como aconteceu o filme.
Nelson Junior Meus amigos, voces estao a "olhar" este caso muito muito superficialmente...tentem ir ao fundo do problema: a policia mocambicana, iniciando da PRM e acabando na Sise, esta toda ela nas maos do crime organizado...mas, esta nao tem tanta culpa, o verdadeiro culpado eh o ministerio do interior que eh completamente corrupto e comprometido com o sistema mafioso do inteiro governo....
Osvaldo Mavie Este artigo me parece vazio de provas.
Um jornal não pode ser como Facebook
Outros Jornais contribuem pra que sejamos capturados assim como estamos sendo
Nelson Junior Se isto eh verdade, entao realmente estamos mal...
Escreve uma resposta...
Edson Almeida Moçambique...
Holden Macuapa O meu maior orgulho é ser Mocambicano
Nelson Junior Nao tem outra alternativa....kkkkkkkkkkkkk
Holden Macuapa Nao ha mesmo...so tenho que descobrir onde me alistar para integrar esses grupos e ganhar dinheiro
Nelson Junior Mano, aqui nao se trata de dinheiros, mas de dinheiroes...mas, nao esquecer de ser fiel sempre ao cartel ou cla
Holden Macuapa Serei meu amigo...*Vitória na guerra*
Escreve uma resposta...
Paulino Malendza E um filme mal contado. Ademais como os sequestradores suberam da saida do carro da policia no comando?
Ariel Sonto Colóquios flácidos para acalentar bovinos!
Constantino Joao Para quem assiste ou assistiu a novela da Globo a REGRA DO JOGO, vai-se lembrar dos tentáculos e actuações da FACÇÃO CRIMINOSA.
Sonito Wana Guiamba Realmente a versao da policia estah muito mal contada.
Abdul Dada Queima de arquivo...
João Carlos A nossa polícia deve caracterizar o seu modus operandi. Este não pode se confundir com as acções dos criminosos. Muitos abates de supostos criminosos em alegada perseguição ou troca de tiros que deixam muitas dúvidas e nem parecem acções policiais. Os acontecimentos de ontem são disso exemplo. É normal criminosos fazerem investidas sobre a polícia para libertarem seus comparsas, mas como bem exposto pelo Marcelo a forma como se deu o caso, ontem, deixam muitas dúvidas.... sobre quem praticou aquele acto
Feudosia Massango Fantochada
Nelson Junior Agora ja se nota a maquina de desinformacao a funcionar...e bem a funcionar
Paxkoal Anglaze Calado falo melhor....!!!
Custódio João Sabonete Me cheira a execução!
Rui Costa ...execucao " educada e com estudos" , porque se fosse musculada e bo¢al, era logo ali.
Escreve uma resposta...
Iz Dimande Parece que será um crime policial quase perfeito.
Vania Pedro Quando circula uma SMS de greve dos moçambicanos revendicarem os seus direitos, amanhecemos com blindades em todas as esquinas, com aqueles polícias feios que não riem em com uma criança engraçada para nós atacarem, agora quando vão transportar meliantes perigosos não precisam de escolta e nem a FIR por perto. Isto para dizer que nós somos mais perigosos do que esses bandidos. Cara sem vergonha do porta-voz da polícia que diz que a escolta ficou no semáforo. Alguma vez carro da polícia parou no semáforo? Esse carro ficou fétido nim semáforo de quantas horas? Porque até acontecerem os disparos esse carro ainda não havia chegado lá. Estamos cansados das vossas mentiras.
Amade Jamal Jamal Estamos a trabalhar para neutralizar o furagido.
Jaconias Massango Estamos lixados. Somos primitivos!
Domingos Manga é de facto estranho, porque ñ inquirir no Próprio comando que está acima de qualquer esquadra!
Ajm Selemane Palerma é kem acredita esta triste e vergonhosa historia
Rodrigues Jacinto Bras Azar nosso que estais em Mocambique.Putrificado seja o seu nome.Amen
Neves Mabote ......................... Esperando os próximos capítulos
19 comentários
Comentários
Humberto Pinto da Cruz Vejo que à qualquer dia poderá se anunciar que afinal de contas quem contraiu as Dívidas que levaram o país à falência é o Nini. P-A-L-H-A-Ç-A-D-A.
Fernando Sande Igiii,denovo nini pra xilindrô essa nao
Alberto Constantino xtamos de olhos
Aprendeu Sozinho Bicicleta kkkkkkk kando kerem prender alguem sempre NINE e vitma
Sergio Tomo ESTA É A FRELIMO QUE CONHEÇO,CANSOU-SE DE VER NINI TAGARELAR PELAS REDES SOCIAIS.
FICO ANSIOSO PELO JULGAMENTO,MAIS ANCIOSO AINDA ESTOU PRA OUVIR E VER AS PROVAS MATERIAIS QUE O MINISTERIO PUBLICO VAI APRESENTAR CONTRA O REU.PRA MIM É SO CHANTAGEM PRA LHE TIRAREM A LIBERDADE CONDICIONAL.
E OQUE NINI DIZ?
E OS OUTROS CRIMES OQUE A PROCURADORIA FEZ.?
TRISTE OQUE SE VIVE NESTE PAÍS.
Ablahamo Saidone ASSUNTOS SEM FUNDAMENTOS CONTRA NINI,EU PENSAVA QUI PRATICOU CRIME!
MosaicoMontes Oliveira Governo bipolar
Andy Uane Umbro Bando de inoperantes.
Evane Jo Beste Agora guepatos o dia do julgamento?
Verieque Alfredo Cassaria esse carro da pic sempre que transporta reclusos perigosos ou nao tem escolta tambem perigosa "FIR", agora onde estavam eles????? negligencia dda equipa de servico ou simplesmente manobra perigosa ????...
Rivaldo Simate Deixem o nini em paz, 13 anos e meio ja é suficiente para terem pena dele,
Dinis Francisco Cossa Assim que o nini sempre divulgava segredo dos mafiosos da FRELIMO assim querem fazer de tudo para lhe silênciar é manobra da frelixo
Inocencio Joaquim Eu acho melhor a mana Buchile mandar um um mandato de captura para:ex presudent da republica,ex ministro das finanças e defesa o ex governador de banco de Moçambique.e por último os PCA que desviam valores do fundo do estado.ai mana Bia e a PGR teria razão de levar de volta as malhas de quadradinho ao intelectual Nini.
Verieque Alfredo Cassaria meu irmao, quem cria animais ferrozes nao atacam o dono, por fique descansado, ninguem prende ninguem, esse e um filme gratuito.
Verieque Alfredo Cassaria meu irmao, quem cria animais ferrozes nao atacam o dono, por isso fique descansado, ninguem prende ninguem, esse e um filme gratuito.
Escreve uma resposta...
Nelo Artur Leo Xto sem provas pra comentar sobre nini1
DEIXEM NINI EM PAZ
PAREM COM CHANTAZ
NAO FASSAM MONTAZ PRA UM INOCENTE QUI ESTA LONGE,MUITO FORA DO PAIS.
SERAQUI VOCES TEM PROVA CONTRA ELE?
PGR,PRM EU TENHO VERGONHA DE VCES SEUS FIDAPUTAS..
As vezes vces meressem insultos...merda de vces.
Paulo Jose Augusto fantochos
Deonildo Ossemane Querem fazer do Nini Satar o vosso bode expiratório! Prendam " maze" os que desgracaram o povo moçambicano com as dívidas ocultas.
Young Cassimo Kkkkkkkk...Palhaçada!!! Será k o deputado Muchanga é mais perigoso k estes dois indivíduos? O povo viu Muchanga,deputado parlamentar,preso e conduzido às celas com uma forte segurança e num carro blindado! E estes 2 cadastrados perigosos? Pra onde vamos,afinal? N'tla!!!
Sergio Zimba Tudo aqui é nini, não ficarei surpreso quando disserem que ele é responsavel pelas dividas ocultas, que as empresas mam proindicus e ematum são dele. Juro havemos de ouvir isso, esta nossa procuradoria é um caos
Hobety Luys Muhamby Se PGR tiver provas matérias e suficientes o autor deve ser responsabilizado. Agora se for o contrário só espero que não seja mais um joguinho da máfia para distrair os incautos.
Muchuquetane Guenjere E depois cantarem aquela Ladainha de sempre: ESTAMOS A TRABALHAR.
Hobety Luys Muhamby Já faz muito tempo desde que o grande homem passou para a reserva já não oiço alguém da PRM a dizer ESTAMOD A TRABALHAR
Escreve uma resposta...
Abrão Paulo Munguambe A justiça ñ deve ser vista como uma roupa q cada um usa a sua maneira. Sabe se q Nini Satar é um grande criminoso e mesmo assim o liberaram e hoje ha mandato de busca e captura internacional e ele ja sabe disso. Acham q ele pode parar perto? T
Valdimiro Nhantumbo esse é o nosso moçambique onde o vassalismo ajuda os camaradas a governar de forma mediucre esse pais,onde quem roupa patos vai á cadeia,e quem leva de forma furtiva o dinheiro do povo fica em pune,e disfruta da proteção da policia e vive relaxado como se nada tivesse acontecido
Inacio Cuvelo PGR emite mandato de busca nacional a Guebuza, se assim fosse eu estaria feliz.
Manuel Joaquim Luis Kkkkkk Kkkkk
Escreve uma resposta...
Steliovicente Nhatsave O problema eque goxtam de sevfazer de despercebidos ekuantonem pouco,emitam o mesmo para guebuza e sua cupula assim mocambique ira agradecer
Sergio Zimba Antes do coutinho fugir, não se sabia quem mandou matar o juiz vilanculos, agora foragido ele é um dos mandantes.
Muchuquetane Guenjere Dia 28 esta quase, querem distrair'-nos so. O tal Coutinho e seu comparsa que supostamente foram libertados pelos seus comparsas, provavelmente morreu naquele ataque porque as balas atingiram o local onde estavam e nao os policias. E segundo Nini Satar (Facebook), o Coutinho morreu.
Issufo Chona E isso mesmo kerenos distrair com essa
Escreve uma resposta...
Teixeira Teté Só temos 48hs para o relatório da Kroll ser apresentado, não tentem nós distrair.
Neidy Gustavo Esse nini satar nunca fui com a carra dele se faz de boa pessoa enquanto E bandido, ate porque aquelas cartas abertas que ele faz pra President E tudo fantochada seu mulato de meia tigela.
Nordine Mussagy Mussagy Cara...
Sergio Zimba Neidy, isso ja é racismo é crime que estas a cometer, vc diz mulato de meia tigela, se ele disser preta de meia tigela vais gostar
Júllyo Muianga Perdeste uma grande oportunidade d ficar calada! Vamos discutir ideias e não a cor das pessoas
Fernando Jorge Francisco Cumbana nao é mulato,è monhê criminoso
Manuel Joaquim Luis Ya Neidy Gustavo seja esperta olha é que momento o país atravessa??? Porque falar de nini logo este tempo temos as dívidas e casos mais bem interessante caso sílica, cistac até mesmo o ex presidente e outros porquê a PGR não se pronúncia em torno disso????
Antonio Covele Tens razão Neidy Gustavo, imagine se tivesses ficado calada, quem iria saber a tamanha e profunda falta de senso de discurso civilizado da tua parte. Gostei Neidy, assim todo o pessoal neste mural passou a saber que aglutinas o racismo, tribalismo, e para completar, irradias uma lamentável falta de punho de debate, fomentas a mediocridade, em fim, até um segundo antes de a tua mente vazia decidir postar algo, parecias inteligente e desperdiçaste a grande oportunidade de ficar em silêncio profundo, pois com o silêncio ganhavas o benefício da dúvida ( parecias alguém com mente genial), estragaste tudo mãe.
Aprenda uma coisa: te fica estar em silêncio, pois quando falas.... uhmmmm
Escreve uma resposta...
Osvaldo Mazuze Neste país está cheio de corrupção ke já nem é possível o retrocesso desta tragédia
Pedro Jimisse Chichongue Em Mocambique tudo que acontece tem pessoas que vao afavor..mesmo que seja coisa de ma fe alguem esta la afavor.
Fernando Jorge Francisco Cumbana tens razao..mas na verdade a intençao è atingir o governo.È aquele provebio diz,preso por ter cao e preso por nao o ter
Escreve uma resposta...
Alexandre Samuel Nhazilo Mandato ou mandado? Sr jornalistas por favor investiguem mais.
Sergio Zimba Mandato de 5 anos. Mandado de busca
Sergio Zimba Que investiguem mesmo,
Escreve uma resposta...
Cirilo Salvador Um cidadao que foi sequestrado quando volta dos cativeiros diz ja nao quero mais ser ancionista nas empresas,fabricas e outros ja nao querem ser mais presidentes das associacoes, e depois os tais cargos e ansoes sao atribuidos aos filhos de Ministros e seus comparsas porque PGR?
Sofia Chicote daki a poucos dias se n tiverem provas contundentes sera um caso eskecido tudo eh apenas bla bla
Cremildo Hosseia Munguambe Baliza escancarada esta tudo descoberto nao vao nos enganar mais ja estamos de olhos abertos
Dedé Machava Mana BCL, eu acho que o mais correcto é emitir uma busca nacional ao primo Zéca que arruinou este país e deixar te tentar distrair nos. Os que mergulharam o país nesta situação estão são e salvos, ja era hora de lhes convidar e procurar saber a verdadeira, mas enfim não me surpreende sua atitude, se foi o primo Zeca a te por ai, não tens o que fazer para além de seguir suas ordens
Carlos A Mavuie A PGR devia demitir-se! Esse episodio enterra por completo a sua carreira profissional. Ela e mulher sim, mas deve evitar q seu nome va sendo pisoteado. Presto minha solidariedade com ela, e triste isto... Como a escolta nao passa numa via c simaforo. O normal era q a escolta passasse em frente p impedir a intromissao de estranhos...
Macario Jr Felix Afinal esse Nini Satar é qual mesmo!!!que não cansa de ver o sol aos quadradinhos???
Gulamo Ngulele GR Mas podem me dizer que,quem os libertou para eles fugirem?ho PGR vces sabem bem onde estao nao nos fassam de Bobos
Bassfar Abdul Emitam um mandato nacional pra Guebuza, so assim eu vou acreditar que a PGR esta a trabalhar. Esses sao criminosos conhecidos por todos nos. Agora queremos ver os ladroes que vestem casado e gravata.
Tivane Pedro Tivane Oque tem haver nini satar com esses delinquentes?
Manuel Joaquim Luis Isso é pra nos distrair ... Quero a PGR falar das dívidas
Helio Emilio Emilio Humm de novo, esse Nini ja nem tem medo de cadeia.
Sergio Zimba Jornalistas, mandato é aquele de nyusi de 5 anos. Quando é busca é mandado
Jone Junior kkkkkk agora pork nao mandam o mandado pra ladroes d FMI????
Norway Prince Mandado
Norda Uelemo O filme só está a começar
Chris Zandamela Palhaçada. ... nem sei porque comento essas tretas😒
Amans Chissico Querem lhe fazer o quê?
Isaias Miguel Mpanguiua O habito não abandona o dono
Fernando Jorge Francisco Cumbana deviam processar o juiz que autorizou a saida do nini para o estrangeiro
Roberto Carlos A cobra vai fumar
Marcio Morais bode expiatório
CB Wilson KKKKKK, Moçambique é maning nice.
Vania Baptista Não nos destraiam nós. Seus idiotas 😤😡😒
Agnaldo Caetano Caetano KKKKKKKKKKKKKKK SO NO PAIS DO PANDZA
Daina Acacio Esses nao teem de falar se nao os tacos
O tema remete_nos a uma grande pesquisa para identificarmos a raiz do problema.....De certeza oque nos sabemos 'e a cara e nao a coroa. confiamos aos quem nao podem nos proteger...viva Mocambique te salvaremos um dia.
Trabalha na empresa Eu Trabalho por Conta Própria
Temos que nos prepar porque o pior esta por vir, o que está se assistir nesses ultimos anos não é normal.
A Policia que deixem de brincar com o povo e venha nos explicar porque os soltou. A historia é sempre a mesma. Os verdadeiros criminosos nunca são presos. Como é que perigosos cadastrados são escoltados por 4 polícias quase desarmados?
Promotor de Vendas na empresa Home Center
Está evidente que foi uma acção ensaiada pelos dois lados. O povo so pode assistir a esse teatro pois nada pode fazer.
Sldado na empresa MINISTERIO DA DEFESA
A opinião não tem minuta:
Acho que a falta de motivação nos funcionários e Agentes do Estado, é muito perigoso quando atingir a Difesa e Segurança, porque uma brigada de militares ou paramilitares desmotivados é mesnos forte que uma secção de bandidos moralizados!
Trabalha na empresa CARE
Autentica falta de responsabilidade e apatia das autoridades
O filme como este que se tem assistido no país do Pandza só vai terminar quando morrer o artista, e quem é o artista?
Matin Sabin Inventaram o caso de libertaçao para justificar um mandato de capitura contra um inocente. Nini é inocente tanto nesta como noutras acusaçoes. Deus é Grande e nao é por acaso que de todos aqueles é unico sobrevivente. O crime de Nini so pode estar relacıonado com o caso daquele falido Banco e nao de raptos nem da morte daquele Jornalista traido pelos proprios colegas da Mediacoop. Queremos o relatorio da Kroll
Escreve uma resposta...
Orlando Chirrinze A última coisa que eu esperava era que aparecessem pessoas a defender um assassino comprovado em juízo. Estamos frustrados conosco mesmos, desapontados com o nosso governo e sem esperança do futuro, mas isso não nos autoriza a permitir que alguém que tirou a vida a inocentes viva a vida de rei, com dinheiro que tirou de todos nós (o BCM era banco estatal), depois de fazer viúva e órfãos.
Sinto vergonha de pertencer a esta geração, de gente que só sabe criticar, que reclama da justiça e quando está funciona reclamam ainda mais. Será que Nini é menos criminoso do que os tais que criaram as dívidas ocultas? Não é tudo dinheiro público que serviu interesses privados?
NB: Antes que alguém me responda, pense muito bem no que quer deste seu/meu/nosso país.
Aristides Rangel palavras sabias.....
Gilberto Chuni Falou tudo
Mery Jose Madisse Até que enfim alguém lúcido.....
Cristiano Mario E por acaso os que criaram a divida oculta estao em liberdade condicional como o Nini? Por acaso foi indeciado algum desses criminosos que fazem com que a vida dos moçambicanos hoje seja miséria? De todas as mortes politicas dos ultimos tempos por acaso houve indicio? Antes de abrir a boca falando que a nossa justiça funciona reflita primeiro em que modo ela funciona, por quais categoria de pessoas ela funciona.
Matin Sabin Nini era usado para os tais que faliram o pais. Pensar bem como é que um simples Nini conseguiria fazer falir um banco estatal sem anuência dos decisores na elite. Ele soube é usar bem os lucros as migalhas que recebia tal como Chissano soube fazer a sua aplicabilidade nos bens que possui no Brasil. Nini esta sendo transformado em bode expiatório para proteger os verdadeiros bandidos que, em determinado momento, o usaram.
Escreve uma resposta...
Julieta Jemissene Governo mocambica em vez de prender os que faliram o país ficam preocupados com Nini, o povo paga dívidas de pessoas vivas e com elevadas somas de dinheiro no exterior.k pena
Orlando Chirrinze Será que te lembras que Nini mandou matar um homem, deixando uma mulher sem o calor do marido e crianças sem o amor, amparo e segurança do pai para um futuro melhor? Achas que um assassino é menos criminoso do que um corrupto? Ademais, tanto quanto se sabe, os processos atinentes à corrupção ainda estão na fase de instrução, enquanto que Nini já foi julgado e condenado.
Julieta Jemissene Senhor chirrinze a justiça tem que ser para todos,
Julieta Jemissene Se lhe conderam porque lhe tiraram?
Julieta Jemissene Parece k o nosso governo está a fazer trabalho de maracuene como sempre.
Medina Conde Só vim dizer que nini já cumpriu a parte dele... se lhe libertaram é porque sabem porquê que fizeram... agora estamos preocupados com outros corruptos... esses sim ainda não pagaram nada daquilo que devem ao povo moçambicano.
Assa Espeçiosa Só vim ler os comentários mesmo
Escreve uma resposta...
Boaventura Alberto Massango Acho que lhes incomoda a liberdade deste homem porque onde está não deixa barato as irregularidades que andam a cometer alguns magistrados alibna casa da justiça.
Orlando Chirrinze Ele nunca devia estar onde está porque lugar de assassino é na cadeia. Como é que ele teve a tal liberdade condicional?
Boaventura Alberto Massango Cumpriu metade. E segundo ele é legal a saída dele tanto da Cadeia assim como do país. Bom, não faço parte dos advogados dele, a ser verdade que algo está errado e que ainda é possível a sua captura, veremos a justiça a rolar.
Medina Conde Senhor Orlando Chirrinze acho que essa pergunta devias fazer para aqueles que o libertaram... Para nós quem já pagou a dívida dele com a justiça não nos interessa.
Orlando Chirrinze Medina Conde, ele ainda não pagou a dívida dele e deve ter quebrado os termos da condicional. Aliás, assassino é sempre assassino, nunca ninguém questionou como é onde ele arranja dinheiro para viver como rei
Medina Conde Se formos a falar das pessoas que não sabemos onde arranja dinheiro para viver vida de rei... acho que 80% dos nossos riquinhos cá no país estariam presos... portanto essa parte não podemos nem tocar... cada um de nós sabe como vive...
Medina Conde Ele pode até não ter pago... mas culpa dele estar solto não é nossa... se ele foi solto penso que mereceu a soltura... visto que não fugiu da prisão.
Boaventura Alberto Massango Ilustre Orlando Chirrinze talvez ir ao perfil do Nini ver onde supostamente começa esta preocupação da PGR , acho eu na minha pobre opinião que não tem nada a ver com o condicional Pk aquele senhor pelo um dos aeroportos do nosso país quando foi para onde esteja. Quem deu visto ? De quanto tempo ?
Escreve uma resposta...
Hobety Luys Muhamby Se as acusações que pesam sobre Ele forem justas deve haver responsabilização. Agora só espero que não seja mais um joguinho da máfia dos mais espertos para distrair os incautos.
Fernando Augusto Januario Se a justiça não trabalha criticam. Se trabalha tambem criticam. Qual é a Vossa. Se é inocente vai provar.
Abrão Paulo Munguambe Assim querem esconder a investigaçao da policia sobre o pacto q teve com os bandidos q resgataram os dois reclusos. Esse de Nini Satar ñ vejo porq haviam lhe liberado porq é um bandido de grande tamanho
Fernando Augusto Januario Para muitos só os pobres ė que cometem crimes. Se não prendem uns devem deixar todos? Isso de certeza não.
Mery Jose Madisse Até que enfim. ...esse até já estava a virar "herói "
Vincent Nhavene Calma, nao conheces a verdade verdadeira
Amad Ravia E quem conhecê a verdadeira verdade é você Vincent Nhavene?
Jasso A Jasso Aqueles que consideras heróis são os verdadeiros criminosos deste País. É só ver como estão a delapidar o País impunemente....
Mery Jose Madisse Não me venham com balelas. ...vocês esquecem rápido é incrível. ..foi provado em juízo o envolvimento do Nino no assassinato de Carlos Cardoso e na falência do extinto BCM. ..todos os acusados estão mortos ele é o único que continua vivo a se exibir no FB. ..era sem tempo. ..sim. .ele é bandido e lugar dele é atrás das grades. ..
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Escreve uma resposta...
Zelio Jaime Mazuzes Estava de ferias tem que voltar pra gaiola humana
Claudio Lombene Estranho
Pedro Jose Formigao Ja começou espetaculo...
Joel Manhiça Zondiwane Se faz parte da quadrilha dos malfeitores deve ser preso
Pedro Domingos Nhamposse Não há mola pr pagar salários devem recorrer ao .....
Rui Capaina Vce falou o importante,ate hoje as pessoas nao tem onde ter salarios
Orlando Chirrinze O mês termina no dia 30 e hoje ainda é dia 26.
Que relação tem o salário com o mandado de captura? Nem parece que somos jovens racionais, de quem depende o futuro do nosso país.
Pedro Domingos Nhamposse primo o lugar d bandido é n cadeia s ele Sor um deles deve ser condenado não essa palhacada
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ