domingo, 16 de abril de 2017

Atentado na Síria matou pelo menos 126 pessoas, incluindo 68 crianças

 

Autocarros transportavam civis retirados de aldeias xiitas cercadas por rebeldes anti-Assad.
O cenário de destruição à entrada de Alepo, após o atentado de sábado.
Foto
O cenário de destruição à entrada de Alepo, após o atentado de sábado. LUSA/SANA HANDOUT
A explosão que no sábado atingiu uma coluna de autocarros que aguardava autorização para entrar na cidade de Alepo, na Síria, fez pelo menos 126 vítimas mortais, segundo o balanço actualizado este domingo pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização com sede no Reino Unido. Pelo menos 68 das vítimas mortais eram crianças.
A explosão registou-se na zona de Rashidin, nos arredores de Alepo, onde cerca de 70 autocarros que transportavam civis provenientes de duas aldeias xiitas, abrangidas por um acordo de retirada de habitantes cercados, aguardavam ordem para seguir viagem.Os socorristas sírios retiraram pelo menos uma centena de corpos do local e o número de vítimas poderá ainda aumentar, cita a Reuters.
As localidades em causa, Fua e Kafraya, estavam cercadas por rebeldes. Dali saíram pelo menos 5000 civis e centenas de combatentes fiéis ao regime de Bashar al-Assad.
O chamado “acordo das quatro cidades”, mediado pelo Qatar e o Irão e que prevê que habitantes de duas zonas cercadas por forças rebeldes e duas outras cercadas pelo regime sejam transferidos para áreas menos hostis, encontra-se suspenso desde a noite de sexta-feira.
Ainda não houve uma reivindicação da autoria do atentado, que a imprensa estatal afirma ter sido perpetrado por um bombista suicida ao volante de um automóvel armadilhado.
  1. Dankake
      
    Se ao menos fosse um ataque químico
  2. mariaberger
      
    A mais pura das selvajarias.
  3. mariaberger
      
    A mais pura das selvajarias.
  4. Luis Simões
      
    É um escândalo o total silencia dos EUA, França, RU, ONU, UE!...
  5. Incompetente
      
    São os tais rebeldes moderados que as carpideiras daqui gostam de louvar como lutadores da liberdade.
    1. Luís Miguel
        
      O mais provável é que tenha sido o daexe. Também morreram cerca de 30 elementos da força rebelde que escoltava os autocarros. Como referi ontem, foi talvez a primeira vez em que socorristas dos dois campos intervieram lado a lado no terreno. Se o ataque não for reinvindicado, nunca se saberá ao certo quem foi.
  6. Luis Simões
      
    Onde é que está a Ivanka agora? Porque é que o pai dela está calado?
  7. Luís Miguel
      
    Em comunicado, o grupo rebelde Arhar ach-Cham refere, nomeadamente, que (tradução minha) «Este ataque serve as políticas sectárias do regime. O regime, que é dos que mais beneficiam com o ataque, está a tentar encobrir os massacres que fez no Ghouta Oriental e em Khan Chaikhun». Isto remete para a aplicação do princípio investigatório «procura o criminoso entre aqueles a quem aproveita o crime». Princípio esse que também pode ser aplicado ao ataque químico em Khan Chaikhun, mas em sentido contrário. Veremos se não ocorrerá novo ataque químico em breve. Há rumores de que se prepara mais uma «fabricação» no enclave do Ghouta Oriental. Mais comentários sobre este assunto no artigo de ontem «Explosão atinge autocarros que retiravam civis cercados na Síria».
    1. Manuel Caetano
        
      Luís Miguel tendo em conta o histórico da utilização de armas químicas nesta guerra é possível detectar um padrão consistente ao longo do tempo (a utilização de armas químicas em vésperas de avanços significativos na busca de uma solução política para o conflito, com o objectivo de a frustrar). Os autores destes ataques devem ser encontrados entre os adversários de uma solução política (qualquer investigação séria para determinar a identidade dos culpados não pode deixar de fora ninguém com este perfil). Assim, infelizmente, prevejo (uma vez que Trump desenhou uma linha vermelha nesta questão) que as armas químicas voltarão a ser utilizadas num futuro próximo. O perigo de uma reacção em cadeia descontrolada que dê origem a uma grande guerra é bem real.
    2. Luís Miguel
        
      Com efeito, mas os russos já anunciaram haver indícios de que os rebeldes estarão a preparar um ataque químico no Goutha Oriental, na zona que controlam desta região periférica de Damasco. Contra eles próprios, portanto - ou, mais concretamente, contra a população que controlam. Corroboraria essa alegação a também noticiada distribuição de máscaras antigás aos combatentes. Neste contexto, só mesmo quem estiver muito predisposto para ser aldrabado - ou, talvez melhor, muito desejoso de o ser - se deixará ir no engodo. Naturalmente que a coisa teria de ser bem preparada, porque, caso fosse descoberta uma montagem destas, seria o fim definitivo da rebelião «moderada». Quanto ao ataque de ontem, espero que haja a decência de não exibir imagens das crianças carbonizadas.
  8. Manuel Caetano
      
    Simplesmente abjecto este crime cruel contra civis inocentes (como são todos os atentados contra civis) - o número de mortos vai, infelizmente, continuar a aumentar. Simplesmente abjecto o noticiário do Público (presumo que acompanhando um padrão dos média "ocidentais") sobre esta carnificina (até parece que a "explosão" ocorreu por ignição espontânea) - só podemos imaginar a dureza das palavras e a dramaticidade das imagens se as vitimas fossem do "lado certo". Simplesmente abjecto o silêncio (cúmplice?) dos profissionais da suspeita, dos bonzos da vulgata minimalista da democracia e do anti putinismo fanático e descabelado (apenas o colega Beep Beep salvou a "honra do convento").
  9. joao
      
    E são estes bandos de terroristas, todos professando o extremismo wahabita, todos exterminando as minorias curdas, xiitas, cristãs, druzas, todos querendo impor a lei islâmica que já está escrita e que dispensa outras leis ou eleições, e são estes terroristas que a aliança saudita/americana e seus aliados europeus querem impor aos sírios...
    1. joao
        
      Devo salientar que o Público refere em subtítulo (o que costuma evitar referir) quem eram os refugiados que foram mortos, da minoria xiita que estavam há anos cercados pelos terrorista. Como sempre, como sempre os mortos são das minorias que recusam e fogem do extremismo. Por exemplo, as vítimas da última tragédia com gás eram reféns que os terroristas tinham trazido do seu último grande ataque a Hama

      .


      Miguel AF Se Assad é assim tao mau, porque é que as multidões procuram nele proteção? Se esses rebeldes anti-Assad têm coragem para matar 112 pessoas inocentes, nada os impede de atacar a população com armas químicas para o incriminar!
      Gosto · Responder · 14 · 3 h · Editado


      Cláudia Abreu Muçulmanos sunitas a matar muçulmanos xiitas... é assim que morrem mais muçulmanos às mãos do EI...
      Este ataque é particularmente baixo e asqueroso... mataram mulheres e crianças xiitas que estavam a ser evacuadas em troca dos familiares dos próprios bombistas... não há um pingo de respeito, decência ou humanidade nesta corja maldita! Nem acordos respeitam... porcos!
      Gosto · Responder · 5 · 3 h


      Eurico BD Porque é que não dão a notícia completa e dizem às pessoas que são estes terroristas que os governos da NATO andam a financiar e a armar?? 

      porque é que não dizem que os nossos impostos andam a pagar a assassinos?...Ver mais
      Gosto · Responder · 18 · 4 h


      Joaquim Coelho porque pode ser mentira?
      Gosto · Responder · 4 h · Editado


      Hugo Freire Joaquim Coelho n é mentira lol é bem verdade!
      Gosto · Responder · 3 · 4 h


      Eurico BD não, burro, é porque não interessa a esta campanha de propaganda nojenta contra o povo sírio e o seu governo.

      são os contribuintes americanos que pagam os salários a estes animais:

      "The U.S, for its part, has stepped up financial support, handing over millions of dollars in new aid to pay fighters' salaries, said rebel commanders who received some of the money"

      https://www.wsj.com/.../SB1000142405270230470380457938297...



      Saudis Agree to Provide Syrian Rebels With Mobile Antiaircraft…
      WSJ.COM

      Gosto · Responder · 5 · 4 h


      Maria Teresa Kramer Eu,sempre ouvi que era o Quatar,que financia os rebeldes sirios,
      Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


      Eurico BD o Qatar arma e financia. mas são os EUA quem lhes paga os salários. é o acordo que têm com os terroristas...
      Gosto · Responder · 1 · 1 h


      Escreve uma resposta...





      Cristina Flora Que notícia triste 😭 são tão selvagens que não há acordos possíveis...
      Gosto · Responder · 2 · 4 h


      Sérgio Loureiro Que é selvagem, quem mata ou quem morre?
      Neste caso era seres humanos que iam procurar refúgio junto dos representantes legítimos da Síria.
      Gosto · Responder · 4 h


      Eurico BD a Cristina está obviamente a referir-se aos islamistas moderados.
      Gosto · Responder · 1 h


      Escreve uma resposta...





      Hadria Adriana Daqui uns dias não tem mais ninguém pra eles matarem lá na Síria.... e aí vão matar quem?
      Gosto · Responder · 4 h


      Maria Jesus Amaral Já nao há palavras para tanta maldade.Fico com o coraçao apertado ao ler estas notícias, é demais.
      Gosto · Responder · 3 h


      Torres Castro Castro So faltavam os homens prepapados antecipadamente com mascaras de gazes quimicos aparecerem de repente com um tantos "jornalistas" a concluirem a origem do ataque...
      Gosto · Responder · 3 h


      João André Ribeiro quanto mais violencia vejo no mundo mais a favor sou da legalização da erva... pode não ser a solução mais saudavel mas ninguem fica com ganas de porrada quando fuma... quem não sabe ser pacifico que fume charros
      Gosto · Responder · 4 h · Editado


      António Magarreiro E, curiosamente, os USA não dizem nem fazem nada.
      Gosto · Responder · 2 · 4 h


      Miguel Araújo Matou mais que uma MOAB 😂
      Gosto · Responder · 2 · 4 h

      1 resposta



      Maria José Antunes Síria: onde tudo se está a passar e o ocidente olha para o lado (aliás, lucra!)
      Gosto · Responder · 2 h


      Ana Fernandes ......mais que a bomba...
      Gosto · Responder · 3 h


      Lisete Roda Um tristeza e vergonha !!!!
      Gosto · Responder · 4 h


      Sofia Montenegro Crime hediondo.
      Gosto · Responder · 4 h


      Armando Loureiro Quem vai bombardear agora o trump?...
      Gosto · Responder · 2 · 4 h


      José Pedro Magalhães Je suis qualquer coisa xD
      Gosto · Responder · 3 h


      Carlos Lopes Tem que se arranjar uma desculpa. Eu gostava de ver A. Costa a condenar este ataque
      Gosto · Responder · 4 h

      1 resposta



      Diana Silva

      Gosto · Responder · 1 h


      Vitor Hugo alguem viu por ai a mariana mortagua
      Gosto · Responder · 1 · 4 h


      Maria Sá Pires

      Gosto · Responder · 3 h


      Nina Raposo Nem para os deles sao bons! Montanhas de odio empacotado.
      Gosto · Responder · 1 min


      Ana Rego Quando é que o mundo pára com isto???? Bolas!!!
      Gosto · Responder · 4 h
      22 de 31
      Ver mais comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ