sexta-feira, 10 de março de 2017

VIOLAÇÕES DA TRÉGUA DE DHLAKAMA


A trégua dada por Dhlakama está de facto a trazer muitos benefícios aos mocambicanos, embora a indisciplina das forças militares da frelimo estejam a ensombrar a tal paz precária. A situação é particularmente preocupante nas províncias de Sofala e sobretudo de Manica, onde os militares da frelimo tem disparado contra as bases da renamo mas felizmente, estas não ripostam ao fogo para evitar incidentes que possam comprometer a trégua. 
Para além de violarem a trégua, os militares da frelimo praticam varios crimes e violações contra as populações, arrancando - lhes os seus bens, interpelam os na rua e arrancam - lhe o dinheiro, telemóveis e outros bens de valor. O indivíduo interpelado é primeiro violentamente agredido e de seguida despojado de todos os seus bens. Quando os militares da frelimo chegam nos mercadinhos informais, levam a força tudo o que quiserem e espacam quem resistir, criando grande alvoroço. Autênticos bandidos armados. 
No distrito de Barué (província de Manica), os líderes comunitários e a polícia comunitária foram distribuídos armas de fogo do tipo Ak-47 para intimidar a população em geral e particularmente os membros e simpatizantes da renamo. Ainda em Barué, em particular no posto administrativo de Nhamapassa, localidade de Nhassacara, na zona de Nhabuto, mos líderes comunitários, a polícia comunitária e as FIR cometem várias atrocidades contra as populações locais, chegando a levar a força mulheres na presença dos maridos, num espectáculo sádico que não lembra o diabo. Quem tiver mulher bonita é arrancado e esta torna-se esposa de um jagunço da frelimo e ninguém faz "nhó", sob risco de ser selvaticamente espancado ou morto.
Isto também acontece no posto administrativo de Honde, localidade de Phanze, onde chegaram a matar a matar dois membros da renamo que estavam a fazer actividades políticas. Isto foi no 6/3/17. Já no dia 8/3/17, o chefe do posto administrativo de Honde, fez um comício com a população onde, entre vários absurdos, disse abertamente que as autoridades locais da frelimo vão continuar a matar os membros e simpatizantes da renamo e disse ainda que o "governo" provincial de Manica deu autorização para isso.
 Depois de ouvirem este discurso do chefe do posto, os membros e simpatizantes da renamo (que são na verdade 99% da população local), os renamistas locais ficaram furiosos e enviaram mensagem para o seu lider para autorizar - lhes a dar "resposta a altura" mas Dhlakama desaconselhou tal atitude e apelou à calma e disse que a trégua é sinal da paz no país e é preciso não imitar as macaquices de alguns "xiconhocas" da frelimo.
De qualquer forma, é preciso que a frelimo faça a sua parte para manter a paz no país. A frelimo deve esforçar se para acabar com a intolerância política. Os membros da frelimo nas províncias do centro e norte não podem esquecer que são uma minoria insignificante e todos sabemos que se resumem aos chefinhos nos departamentos estatais e uma meia dúzia de membros da OMM e OJM e caso haja agitação de grande escala, serão massacrados pelos renamistas e ninguém tem medo das forças da frelimo e seus esquadrões de morte. 
Portanto, tenham juízo caros "chingondos" pró-frelimo, depois não digam que não avisei.
UNAY CAMBUMA

GostoMostrar mais reações
29 comentários
Comentários
Nitafa Nitafa Nomo
Nitafa Nitafa Nomo ...." Quem tiver mulher bonita é arrancado e esta torna-se esposa de um jagunço da frelimo e ninguém faz "nhó", sob risco de ser selvaticamente espancado ou morto..." kkkkk, a frelimo está atrasada em todas frentes. Nem táticas para conquistar uma mulher possuem.
Gosto · 9 · 8 h · Editado
Fato Albino
Fato Albino Isso de manter calma enquanto outros estao a ser morto nao ė bom. O povo deve reaguir em tempo,as mulher estao a ser a gredida com os bandidos da frelimo ...este Mondlane. Como governador ainda da mais forca matar outros Moz.e ele qual será a sua punicao ????
Gosto · 3 · 7 h · Editado
Razak Victor Dava
Razak Victor Dava Meu senhor nao enssita mocambicanos....pega arma voce vai lutar
Gosto · 3 min
Mussa Chiar
Mussa Chiar É VERDADE EU ACABO DE CHEEGAR DE NAMPULA CONSTATEI ISSO AO LONGO DA VIAGEM
Gosto · 5 h
Razak Victor Dava
Gosto · 4 min
Fernando Fernando
Fernando Fernando Que tregua essa enquando o povo esta ser massacrado, violado, roubado. Ser membro da renamo e ser um objecto q nao tem nenhuma funcao na comunidade. Isso nunca vai acabar e so espera, espera porenquando estamos acabar pouco pouco.Este e o plano da frelimo porque nao quer ceder o poder ao dono.
Gosto · 1 · 7 h
Makhandazi Makhalela
Makhandazi Makhalela De qualquer forma, é preciso que a frelimo faça a sua parte para manter a paz no país. A frelimo deve esforçar se para acabar com a intolerância política. Os membros da frelimo nas províncias do centro e norte não podem esquecer que são uma minoria insignificante e todos sabemos que se resumem aos chefinhos nos departamentos estatais e uma meia dúzia de membros da OMM e OJM e caso haja agitação de grande escala, serão massacrados pelos renamistas e ninguém tem medo das forças da frelimo e seus esquadrões de morte. 
Portanto, tenham juízo caros "chingondos" pró-frelimo, depois não digam que não avisei.
Gosto · 3 h
Rauljoao Chai-chai
Rauljoao Chai-chai Estão a querer comprometer a trégua esses indisciplinados.
Gosto · 1 · 7 h
NicriSs Manejo Jr.
NicriSs Manejo Jr. Não é novidade, pos ja se esperava.
Gosto · 7 h
Joana Simeao Ntelela
Joana Simeao Ntelela Yes. ESSA RAÇA CHAMADA FRELIMO ERA BOM QUE DESAPARECESSE DE MOÇAMBIQUE. PERSEGUÍ-LOS ATÉ À ETERNA SAUDADE.
Gosto · 3 · 8 h
Manhatefernando Jossias
Manhatefernando Jossias Ja nao programa com essas armas ate dao lideres comunitarios e policias comunitarios kkkkkkk
Gosto · 8 h
Antonio Bingala Frijon
Antonio Bingala Frijon Naue, razao di racar mulher di dono, sera k eses naue msambicano tabem, isu em falta d pesameto falta d amor etre nos mzibcano,upior k da arma polisia comonitaria,frelimo k bricadera ese voses nao sao frelimo sao frenhini
Gosto · 5 h
Isaias Alberto Simbe Simbe
Isaias Alberto Simbe Simbe Pessoal fiq asaber q numa dansa utilsando estrumento d batuque quando ovir um som d batuque asoar muinto fik saber q ja esta quase para rebentar dexe aduvida d fora. Vamos ver aucabar dextas coisas.
Gosto · 1 h
Gildo H Felisberto Saize
Gildo H Felisberto Saize Quanto e que mocambique vivera na paz?Porque todos os dias cantamos no hino dizendo que "mocambique o teu nome e liberdade".
Gosto · 4 h
Neto Alberto Mairoce
Neto Alberto Mairoce Desculp la Familias temos quntos Frelimo aqu n MOZ?
Gosto · 7 h
Tony Jambo
Gosto · 1 · 8 h
Customo Jo Jo
Customo Jo Jo K calma pah..tem k matar..ou responder esses pirikitos
Gosto · 6 h
Nelson Victor Sozinho Sozinho
Nelson Victor Sozinho Sozinho Eles precisao duma 3 liçao,e mandar lhes ao inferno..
Gosto · 7 h
Alves Selemane Selemane
Alves Selemane Selemane A paciencia tem limite
Gosto · 6 h
Chauque Victor Caminho
Chauque Victor Caminho Sempre tolerant...
Enoque Zaqueu
Enoque Zaqueu É a natureza da Frelimo. Até quando meu Deus !
    DEPUTADOS DA RENAMO NA TELEVISÃO INDEPENDENTE DE MOÇAMBIQUE PARA SE INTEIRAR DA CRÔNICA FALTA DE SALÁRIOS AOS COLABORADORES.

    . Um total de 10 deputados da Assembleia da República pela bancada da Renamo está neste momento, que editamos a presente publicação, nas instalações da privada estação emissora de TV, Televisão Independente de Moçambique (TIM) para se inteirar das reais razões de não pagamento de salários aos seus colaboradores há 8 meses. Os funcionários daquela empresa clamam por socorro. Não pinga qualquer tostão em suas contas bancárias, referente ao pagamento de ordenados, já lá vão mais de 8 meses. São pais de famílias que seguem a vida em desespero, com o futuro incerto e sem espaços de manobras para dar sustentos aos seus agregados familiares, que por sinal, são seus direitos dependentes . Andam de bolsos "furados". A bancada parlamentar da Renamo, a única com agenda virada à causa do povo, não ficou indiferente e nem alheia quando acompanhou o dilema, ficou sensiibilizada profundamente e, sem hesitar, tratou de deslocar-se áquela empresa para viver os factos e tirar satisfações.
    . 
     . NOTA: Coitado do meu amigo MAZOIO , do programa Tribuna do Cidadão. Aquele é um homem casado oficialmente, pai de família e não merecia essa má sorte. Trabalha incansavelmente durante 30 dias e no fim disto não leva nada para casa. Vale dizer que essa TV é propriedade do ministro da frelimo, o Celso Correa.
    . 
     . Muzungu Ndini, terras alheias.
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    Azaria Sitoe
    Azaria Sitoe Por sinal este canal já nao vai ao ar...Tá disligado, coitado do nosso Xando e Mazoio...
    Gosto · Responder · 1 · 3 h
    Ju Almeida
    Ju Almeida Ja nao ha emissao desde a semana passada.
    Gosto · Responder · 3 h
    Muzungu Ndini
    Muzungu Ndini Coitado mesmo. Azarias.
    Gosto · Responder · 3 h
    Ani Zita
    Ani Zita Só em Maputo
    Gosto · Responder · 3 h
    Anselmo Mavale
    Anselmo Mavale Quem promete cumpri.
    Gosto · Responder · 2 h
    Jose Majasse Dombe
    Jose Majasse Dombe Muitos Jornalistas e ademais funcionários eståo abandonando aquele canal televisivo.
    Triste.
    Gosto · Responder · 2 h
    Angandimasso Alface Luís
    Angandimasso Alface Luís Nem DEUS disse quem não trabalha nao deve comer , cada qual deve comer de suor dele.
    Gosto · Responder · 1 h
    Jose Majasse Dombe
    Jose Majasse Dombe A situação é triste.
    Antonio Ndande
    Antonio Ndande os de direitos devem pagar os ordenados desses super proficionais
    Gosto · Responder · 2 h
    Antonio Ndande
    Antonio Ndande os de direitos devem pagar os ordenados desses super proficionais
    Gosto · Responder · 2 h
    Dinis Francisco Cossa
    Dinis Francisco Cossa coitados destes funcionário
    Gosto · Responder · 2 h
    Curriculo Ensino
    Curriculo Ensino Essa ja deixou de ser independiente e dependiente da frelimo.
    Gosto · Responder · 2 h
    Fernando Antonio Madavane
    Gosto · Responder · 2 h
    Saul Armando Armando
    Saul Armando Armando E' mau isso ficar sem nada depois de 30 dias de grande grande trabalho.... Ouu senhor celso correia lhe da o que deles por direito.....
    Gosto · Responder · 1 h
    Simao Francisco Matavele
    Simao Francisco Matavele É sentimental,, nem a alimentação básica ( Tseke ) correm o risco d ñ conseguirem comprar..
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Edmundo Balate
    Edmundo Balate Depois desligaram o sinal
    Gosto · Responder · 1 · 1 h
    Ebenezer Eben
    Ebenezer Eben Ta mal isso.
    Victor Primeiro
    Victor Primeiro Salário não deve nunca faltar é algo sagrado
    VIOLAÇÕES DA TRÉGUA DE DHLAKAMA A trégua dada por Dhlakama está de facto a trazer muitos benefícios aos mocambicanos, embora a indisciplina das forças militares da frelimo estejam a ensombrar a tal paz precária. A situação é particularmente preocupante nas províncias de Sofala e sobretudo de Manica, onde os militares da frelimo tem disparado contra as bases da renamo mas felizmente, estas não ripostam ao fogo para evitar incidentes que possam comprometer a trégua. Para além de violarem a trégua, os militares da frelimo praticam varios crimes e violações contra as populações, arrancando - lhes os seus bens, interpelam os na rua e arrancam - lhe o dinheiro, telemóveis e outros bens de valor. O indivíduo interpelado é primeiro violentamente agredido e de seguida despojado de todos os seus bens. Quando os militares da frelimo chegam nos mercadinhos informais, levam a força tudo o que quiserem e espacam quem resistir, criando grande alvoroço. Autênticos bandidos armados. No distrito de Barué (província de Manica), os líderes comunitários e a polícia comunitária foram distribuídos armas de fogo do tipo Ak-47 para intimidar a população em geral e particularmente os membros e simpatizantes da renamo. Ainda em Barué, em particular no posto administrativo de Nhamapassa, localidade de Nhassacara, na zona de Nhabuto, mos líderes comunitários, a polícia comunitária e as FIR cometem várias atrocidades contra as populações locais, chegando a levar a força mulheres na presença dos maridos, num espectáculo sádico que não lembra o diabo. Quem tiver mulher bonita é arrancado e esta torna-se esposa de um jagunço da frelimo e ninguém faz "nhó" , sob risco de ser selvaticamente espancado ou morto. Isto também acontece no posto administrativo de Honde, localidade de Phanze, onde chegaram a matar a matar dois membros da renamo que estavam a fazer actividades políticas. Isto foi no 6/3/17. Já no dia 8/3/17, o chefe do posto administrativo de Honde, fez um comício com a população onde, entre vários absurdos, disse abertamente que as autoridades locais da frelimo vão continuar a matar os membros e simpatizantes da renamo e disse ainda que o "governo" provincial de Manica deu autorização para isso. Depois de ouvirem este discurso do chefe do posto, os membros e simpatizantes da renamo (que são na verdade 99% da população local), os renamistas locais ficaram furiosos e enviaram mensagem para o seu lider para autorizar - lhes a dar "resposta a altura" mas Dhlakama desaconselhou tal ati
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Billy Antonio Gomate
    Billy Antonio Gomate Trist isso.
    Gosto · 3 h
    Salaha Manuel Mueleia
    Salaha Manuel Mueleia Mas até quando?
    Gosto · 2 h
    Artur Paizane Paizane
    Artur Paizane Paizane Como tens estas imformações? Es 100 das mídias então.
    Gosto · 1 · 1 h
    Pilatos Alexandre Gil Bca
    Pilatos Alexandre Gil Bca Bandidos e fomeados deses supostos militares.
    MOCAMBICANOS PAREM DE SOBREVIVER E LUTAREM PRA VIVER
    meu irmao cade sua auto-estima,seu orgulho,seus sonhos,e seu futuro dos seus filhos e netos,
    pare d ficar d bracos atadas e d pe dobrados,ta espera q poLitico fique sasse com seu dinheiro,ou d ser removido com missi,
    ta espera d se cansar d abrir covas pra enterar sua famiLia fuziLado inocentemente,ou quando acabar todo aLgodao nas fabricas por fazerem tecidos d Luto,
    ta espera q todas no hospitaL cabe d tanto deramar Lagrimas,ou quando capim da sua paLhota desmorona emcima d te,
    ta espera q todos teus fiLhos abandonem sua casa d tanta pobreza,e se mendigar pra sobreviver,dormir na rua e nas varandas,
    ta espera q fique cochu pra entender o vaLor da paz e liberdade,
    pare d se comportar como medroso e preguicoso,se comportando d jeito q freLimo quer q seja uma boneca,q espera d ser servido e q alguem fassa seu dever e obrigacao,
    espera q vioLencia e criminaLidade massacra sua mente,vivendo insegura da sua sombra,
    a espera q freLimo te indevide mais,compra mais armamento,q roube te mais ate perder credibilidade do seu caracter,
    pare d chorar e Lutar porque o inimigo esta no seu portao a espera do seu imposto,a espera q lhe paga despezas d casa dele enquanto vce nada na miseria,quero q levante em busca d tudo q foi roubado peLa frelimo,
    eu quero use tudo q tem(catana,canete,papeL,enxada,camera,azagaia e cerebro)pra derubar freLimo,porq nao e partido apenas um grupinho d bandidos preguicosos q se aLimenta do suor e sangue d povo,
    vamos escoLher um partido certo q aLimentara as cLamacoes povo,q desemvoLvera a economia do pais,
    eu ja escoLhi renamo,porque e um partido q vive e senti na peLe o sofrimento do povo,protegendo riquezas pra beneficiar mocambicanos desfavorecidos,com justica e harmonia no seu governo,
    voce tambem ta livre pra escoLher,desd q seja um partido q oica a voz da nacao e sempre dando perioridade ao servir e protecao,mas menos freLimo porq e incompetente e corupto,
    By: pobre teimoso
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Carlos Antonio
    Gosto · 1 · 5 h
    Rancor Dos Indefesos
    Rancor Dos Indefesos Tao a espera q aLguem venha nos ensinar Lutar ou pra devoLver nosso orguLho,auto estima e corage d enfrentar os bandidos da freLimo.

    Vce tem tdo ao seu redor pra tirar freL do poder,e so dicidir pra lutar
    Gosto · 1 · 5 h
    Carlos Antonio
    Carlos Antonio Certo, tirar só com 1 dedo. Mas espero muito qui a RENAMO não velha com mais histórias de qui houve fraude. Menhor ficar de olho mais bem de olho. Todavia qui haja enquadramento de todos homens da RENAMO nu aparelho de estado. Para garantir a melhor segurança du líder.
    Gosto · 2 · 5 h
    Rancor Dos Indefesos
    Rancor Dos Indefesos A renamo so acho dificiL controLar 100% manobras da freLimo,mas com ajuda d nos o povo,
    juntos unidos com 50miLhoes d oLhos nas mesas d voto e controlando,ninguem pode faLsificar e manipulando resuLtados.
    Gosto · 1 · 5 h
    Rancor Dos Indefesos
    Rancor Dos Indefesos Tao a espera q a recarga de DSTV,ZAP,GOTV,STARTIME,esgotem sem assistir a sua noveLa ou liga dos campeos,por faLta d energia.
    A DELEGAÇÃO DA RENAMO NA ZAMBÉZIA ACAMINHO DE NAWELA-DISTRITO DE MOLOCUE!
    Saudações compatriotas
    Da Zambézia nos chegam informações que dão contas de que a comitiva do Delegado provincial da Renamo na Zambézia, está a caminho do posto administrativo de Nawela distrito de Alto Molocue, para mais um trabalho político com o povo, para depois logo a tarde rumar para a vila sede do distrito do mesmo nome de onde irá interagir com a população local.
    Mais detalhes nas próximas horas.
    By Afonso Chicuare.
    GostoMostrar mais reações
    Comentários
    Julia Ernesto
    Julia Ernesto Bom trabalho
    Gosto · 8 h
    Chauque Victor Caminho
    Gosto · 8 h
    Dudu Gabi Roberto
    Dudu Gabi Roberto ndatenda zvangu
    Gosto · 8 h
    Henriques Fernando Coelho Coelho
    Henriques Fernando Coelho Coelho Também, muito bom, norte e centro avitoria é nossa
    Gosto · 8 h
    Calisto Meque Meque
    Calisto Meque Meque Força Zambezia
    Gosto · 7 h
    Fernando Natal Luis Muchanga
    Fernando Natal Luis Muchanga Rumu ao atonomas
    Gosto · 7 h
    Joaquim Henriques
    Joaquim Henriques Kkkkkkkkkk
    Forward Mozambique resistance
    The victory is certain

    The Chang is coming
    Welcome DHLAKAMA the president of the Mozambique people 👫
    Ver Tradução
    Gosto · 7 h
    Fidel Albano Riadao
    Fidel Albano Riadao ISSO MESMO BOM TRABALHO
    Gosto · 6 h
    Silva Paulino
    Silva Paulino Faz bom trabalho para o futuro dos moçambicanos
    Gosto · 2 h
    Saul Armando Armando
    Saul Armando Armando Bom trabalho....
    Gosto · 1 h
    Breaking news:
    De Moçambique, província de Maputo, chegam nos gritos de socorro a partir do Ministério da Saúde
    (MISAU), sem tostão para reabilitar infraestruturas hospitalares.
    Informação que nos chega a partir daquele ministério , que tutela todos hospitais distritais e provinciais de Moçambique, encontra se desde 2016, com dificuldades em pagar funcionários seus ordenados (horas extras, apoio e subcidio de alimentação), os serviços de nutrição e dietética alimentam pacientes constantemente de feijão o que constitui ameaça a saúde dos internados. 
    Os serviços de radiologia é um caos devido a falta de manutenção das maquinas e os pacientes são obrigados a recorrerem aos hospitais privados, para fazerem o RX, desde Dezembro de 2016.
    Questionado ao ministério do pelouro, fomos facultado informação que dão conta a suspensão do financiamento externo, desde que o elenco de Guebuza, desviou verbas criando desta feita a crise, o que obrigou abandono do FMI etc.
    Publicado por General Mangane Mangane
    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    Calisto Meque Meque
    Calisto Meque Meque EMATUM PODE APOIAR
    Gosto · Responder · 1 · 20 h
    Gote Rafa
    Gote Rafa Ser governados com ladrões dão nisso
    Gosto · Responder · 1 · 18 h
    Nelo Artur Leo
    Nelo Artur Leo Xta complicado.
    Gosto · Responder · 17 h
    Jose Majasse Dombe
    Jose Majasse Dombe Vamos protestar contra Guebuza que divolva o valor que ele roubou e ponto final,o Nyusi deveria permitir isso se tambem ele nao estiver a roubar.
    Gosto · Responder · 11 h

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ