quarta-feira, 29 de março de 2017

Esta desvendado o segredo da proxima vitoria eleitoral da FRELIMO

O Milagroso DUAT.
Esta desvendado o segredo da proxima vitoria eleitoral da FRELIMO em tempos de crise orcamental e relacoes azedas com os doadores internacionais.
O DUAT!
E a provar isso, sao as candeias as avessas nas pracas fortes do MDM, sobretudo em Quelimane. Na Beira, nao tarda, por questoes "ambientais", vao haver desocupacoes estrategicamente feitas, dispersando o eleitorado base de Simango, que, como sabemos, tem feito um uso abusivo tambem da explicacao oficiosa da miseria e pobreza absoluta das suas gentes.
E assim que o edil de Quelimane estara ja a provar na sua propria pele o peso do PARTIDAO ao lhe ser negado o tao sonhado aterro sanitario para a sua urbe. Mesmo que este, e ele ate desconfia, esteja nas barbas de outra jurisdicao governamental em Maquival.
E nao vai ser dificil faze-lo. Ate um leigo se questiona como um terreno semi-pantanoso, propicio para os Palmares da MADAL, nao ficaria melhor como reserva fundiaria de algum empreendimento turistico similar aos de Zalala.
E para o cumulo do seu infortunio, e justamente o ministerio dos ambientalistas, hoje carregados de moral e bons costumes, alem de premiacoes e prestigio internacionais, quem ira proferir a sentenca do DUAT.
Em sintese, no bienio 2018 a 2019, mesmo que a crise financeira se acentue, a terra sera, tal como nos anos 90 o entao parque imobiliario do APIE foi, o chamariz para o chamado eleitorado incapturavel e os donos do poder em Mocambique.
E uma vez mais, a Oposicao ficara a ver lulas, distraida com questoes de politica estratosferica em seminarios.
Mais valia que, a partir de agora, comecasse a fiscalizar o modo como o DUAT esta a ser atribuido aos supostos camponeses. E que nao seria de admirar se o metodo de gestao "7 milhoes" se mantivesse em vigor, porque a maquina infernal e o seu SG ainda la estao. E esses senhores, como ja lhes vimos muitas vezes fazer, sao especialistas em reescrever os discursos do chefe do dia, como por exemplo, engajarem-se na "causa justa" para que as parcelas do DUAT acabem por ser vendidas, a tuta & meia, aos interesses empresariais que lhes unem tambem ao capital multinacional internacional. E cumpria-se assim uma grande profecia. O milagre da DESMULTIPLICACAO dos DUAT em Mocambique, por gente pauperrima que nada mais tem do que um milagroso pedaco de papel timbrado para comer e beber ate a proclamacao dos vencedores dos pleitos eleitorais que se avizinham.
Seria interessante perceber se alguns membros da RENAMO ou MDM estao tambem a ter direito a estes DUAT. Mas para isso, ca temos a Linnete Olofsson e a Ivone Soares para nos esclarecer.
De 50 mil em 40 anos da independência para 500 mil em dois anos e meio de governação.
Este é o resultado do MITADER, que conseguiu conceder os DUATS ao povo em tão pouco tempo.
De uma paz de papel para uma paz de facto sem precisar nenhuma assinatura. Clareza nos objectivos. Esse é o Nyusi a governar e a resolver problemas. Este é o quarto presidente da República. Nosso Nyusi.
Gosto
Comentários
Dino Foi
Dino Foi Cuidado com os números EVR! Estão a mentir muito ao Chefe!
Se alguém pegar numa calculadora e somar os números atirados no Fórum Nacional de Comercialização Agrícola pelos ministros e governadores capaz próxima semana o PR distribuir chapadas!
Anyway, não estou a dizer que este teu post seja o caso mas, está se a brincar com números.
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quais são os números errados? Eu estou disposto a corrigir. Serei mais concreto no post a seguir. Fiz o meu trabalho de casa
Egidio Vaz
Egidio Vaz No sistema de informação de terras está registado 50 mil registos em 40 anos. Agora, com o TERRA SEGURA superou-se os 500 mil registos de ocupações, que são acmopanhados de entrega progressiva de DUATs. Esses são factos oficialmente conhecidos e registados.
Ido Alfred
Ido Alfred No turismo foi assim mas semana passada o Ministro vei reconhecer falhas nas estatisticas. Nao enganem o chefe
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ido Alfred, apresente a sua estatística
Dino Foi
Dino Foi Veja o fim do meu post, estou a dizer que espero que este não seja o caso.
Gosto · 3 · 26/3 às 14:31 · Editado
Ivanildo Mucavel
Ivanildo Mucavel Dino Foi, da próxima apareça com factos e não especulações, por favor. Quanta gente pode dizer o que bem entender e quando quiser mas que não o faz por ser desnecessário?
Dino Foi
Dino Foi Ivanildo Mucavel: Factos em relação à??
Dino Foi
Dino Foi E Ivanildo Mucavel: De que especulações me referi?!
Manish Cantilal
Manish Cantilal Kikikikiki Dino Foi daqui a nada comeca o set prepara te.
Gosto · 2 · 26/3 às 16:44 · Editado
Dino Foi
Dino Foi Minha internet aqui em quelimane não está em dia mas vou tentar.
Dino Foi
Dino Foi Epa!
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave concordo. eu nao acredito em nenhum numero lançado pelos governantes, a experiencia pratica com eles me da o devido conforto para dizer sem medo nenhum, mentem muito a NYUSI. Mas nao deixo de louvar os esforço feito pelo MITADER que e claramente visivel.
Egidio Vaz
Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave então, como você e onde vai buscar o outro número? Basta não crer para estar certo?
Adelson Rafael
Adelson Rafael A metodologia RDUAT adoptada pelo programa "Terra Segura" privilégia a regularização em bloco. Os 15 mil DUAT em Mocuba foram alcançados em 9 meses ao preço unitário de USD 50. Verdadeira obra...!!
Estanislau Baptista
Estanislau Baptista Por vezes penso em perceber o Egidio Vaz e nao consigo, cheguei a conclusão que ele e enigmático e so posso continuar a nao o perceber
Orlando M. Quembo
Belarmino A. Lovane
Belarmino A. Lovane Kikikikikiki. Esse é o melhor caminho. A juventude agradece
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Uma paz de facto mesmo? Com um dos interveniente nas matas e a queixar-se de falta de garantias? Acho ser um passo para la, mas ainda nao atravessamos o Rubicao.
Juma Aiuba
Juma Aiuba É verdade. O programa Terra Segura é bem pensado. Eu estou há 3 meses numa ONG que ajuda as comunidades a legalizarem as suas terras, principalmente as pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis. Num momento que se incentiva o associativismo para melhor discutir sobre investimentos é, de facto, o DUAT uma grande obra. Amanhã estarei em Malema e Ribaue para falar de legalização da terra comunitária.
Gosto · 6 · 26/3 às 13:57 · Editado
Adelson Rafael
Adelson Rafael Eu também estou numa ONG que tem trabalhado com a DINAT no programa "Terra Segura", estou surpreso pela positiva da visão estratégica do programa!
Juma Aiuba
Juma Aiuba Adelson Rafael, estaremos juntos nas próximas semanas. Somos parceiros. Eu estou na ORAM-Nampula. Trabalho com a Marlene, a tua ponto-focal aqui. Hehehehehe... Sei que estás surpreso.
Adelson Rafael
Adelson Rafael Já estava ver Malema + Ribaue, era coincidência demais, há muitíssimo de bom que explorar no "Terra Segura"!
Juma Aiuba
Juma Aiuba Muito. A população não pode discutir com investidores se não tiver a sua terra legalizada. Terra Segura é top.
Vasco Ernesto Muando
Vasco Ernesto Muando Em Sofala, estamos a delimitar terras comunitária
El Patriota
El Patriota E quando é que esse Terra Segura vai começar a actuar nas capitais provinciais?
Gosto · 1 · 27/3 às 7:41
Juma Aiuba
Juma Aiuba Aqui também estamos a delimitar terras comunitárias.
Gosto · 1 · 27/3 às 8:13
Juma Aiuba
Juma Aiuba El Patriota, na cidade tem o governo local que te atribui o terreno para construires ou querendo podes requerer o teu DUAT.
Gosto · 2 · 27/3 às 8:15
El Patriota
El Patriota Que dura 10 anos
Iveth Marlene
Iveth Marlene Parabens. O povo precisa!!!!
Felisberto Luis Machava
Felisberto Luis Machava JA E' bom sinal nunca e' tarde.vale mas do k dar duats ao chineses k fasem e desfasem na terra d nos
Kleber Alberto
Kleber Alberto Ta um pouco estranho, aqui mesmo no khamavota, estou a 3 anos tramitando o expediente, ate agora DUAT, nada, veja k e quase todo Q.7, pelo menos entre amigos e vizinhos ninguem aqui viu esse doc. Nao faco fe aos numeros, em tramitacao? Talvez!
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Realmente esse Nyusi traz mudanças: a bastante tempo que o país não aplicava preços reais do combustível e, ...phaaa ta ai...
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde E a muito tempo que nao viamos PAZ nao assinada. Logo, Phaa esta ai a Paz sem papel. Nyusi, o inovador mor.
Jr Chauque
Jr Chauque Hahahhaha hahahahahahah
Yussuf Adam
Yussuf Adam E quem esta a monitorar o processo..nestas coisas ha sempre uns que nao sao donos da terra que recebem os DUATS....
Joel Mabasso
Joel Mabasso Não nos contentemos com os 500 mil DUAT's já cedidos, e muito menos com o tempo em que isso ocorreu. O Governo não nos está a fazer favor algum, foi eleito para isso e tantas outras cenas.

Temos, sim, de concentrarmo-nos no que está a fazer, como e em
 quanto tempo faz, pois, vem aí eleições, e não queremos, nós os outros, perder tempo com histórias da carrochinha.

Exigimos mais e mais do Governo! Pois, nunca ninguém nos disse que o Governo está incapaz.

Bayeeteee!
Gosto · 3 · 26/3 às 15:19 · Editado
Classio Mendiate
Classio Mendiate E preciso ter atenção na lógica de gestão das dinâmicas do uso de solo, porque de acordo com o modelo clássico de gestão de uso de solo, a atribuição das parcelas ou títulos e uma das últimas etapas. O primeiro passo é o designado em inglês de Zoning> segue, planeamento de serviços> infraestruturas>.... depois vem a concessão dos espaços. Pelos vistos estamos perante um modelo inverso sempre provou aumentar drasticamente os atributos de desutilidade na modelagem e definição de usos. Ou seja o próprio estado poderá incorrer a enormes custos para investir nas terras que ele mesmo atribui sem definição detalhada de uso futuro.
Adelson Rafael
Adelson Rafael Programa "Terra Segura" tem foco no uso da terra para produção agrícola!
Classio Mendiate
Classio Mendiate Isso não justifica a falta de zoning!
Adelson Rafael
Adelson Rafael DINAT tem informação detalhada, com algumas falhas, mas ela está disponível, tenho interragido com eles nós últimos 16 meses e fiz essa constatação!
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde E o zoneamento como vai?
Estevao Chambule
Estevao Chambule Esses números a mim não me convencem meu caro #Egidio Vaz, pois não passam de uma propaganda para a popularização do PR diante dos distraídos. Quantos DUATs estão pendentes aqui na cidade e província de Maputo e porque razão? Sera que aguarda-se por uma atribuição em massa com direito a midia? DUAT e igual a BI e nao precisa presidente fazer entrega oficial do documento ao cidadão...
Jose Waite
Jose Waite Estava aqui eu a pensar o mesmo!
Porque e que tanto alarido e vangloria-se de algo que do principio e de interesse do proprio ESTADO para depois tirar proveito sob forma de imposto, p/ex o IPRA que actualmente e obtido de forma irregular e deficitario, dado que e dificil encontrar os sujeitos passivos/contribuintes, pois nao estao cadastrados e se estao e de dificil localizacao.
Egidio Vaz
Egidio Vaz O sucesso atrai muita inveja. E alguns Moçambicanos estão já a ficar sem jeito. Estão a se expressarem. Muito bom
Estevao Chambule
Estevao Chambule Sucesso? Meu Deus...
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Kkkk sao ironias do Dr. Vaz kkkkkkkk
Joel Mabasso
Joel Mabasso Há, aqui um misto de sentimentos, que resvalam para conclusões egoístas. Não se deve confundir DEVER com SUCESSO!!!

Há um ilustre, aqui, que tenta copiosamente puxar a brasa à sua sardinha, já fora do prazo.


Sempre que tal ilustre é contrariado, "dispara" contra tudo e todos, dizendo que todos aqueles que não comungam do que diz, são meros invejosos e, quiçá, anti-patriotas. Não percebo, caro ilustre, você tem ou não capacidade emocional para engolir "sapos"?
Adelson Rafael
Adelson Rafael Mbuya Egidio Vaz, julgo que não se trata de inveja mas desconhecimento. Pouca gente conhece o quadro legal da gestão da terra em Moçambique, quer solo urbano ou rural, daqui muitíssimo menos conhecem o programa "Terra Segura"!
Joel Mabasso
Joel Mabasso Nada mais lhe importa, senão fazer propaganda do suposto sucesso. Isso é extremamente insignificante, muitos, como eu, não estamos focados em bocados conseguidos. No final do dia, vamos sim exigir satisfações.
Carlos Moçambique Macuacua
Carlos Moçambique Macuacua Se é verdade q la famba bixa de duat"s entao ha que exonerar a direcao do distrito kamavota. Nao move palha. Muito gastei no processo q ora nem agua vem, nem agua vai. O que se passa?
Querem nos remover daki, razao de nao nos dar duat?
Joel Mabasso
Joel Mabasso E, aí, vocês têm licença para construção de casas? Parece-me que NÃO!!! Isto é absurdo, claro que sim!

Quem sabe, se a remoção de que falas não está para daqui a alguns anitos? Sou pessimista, sim.


Então, esta-se em ilegalidade da legalidade, um absurdo pah. Epah??????
Carlos Moçambique Macuacua
Carlos Moçambique Macuacua KIKIKI. JA ouviu alguem igual " é urgente tratar do duat"?
Mas ja entregue os documente exigidos e c todas despesas pagas p o efeito, o silencio é o duat. Olha, nem agua vem e nem vai pha. Veio o simango aki qd queria inaugurar algumas ruas, e trouxe uma dezena p certa zona. Passam 2 anos.
Gervasio Silverio
Gervasio Silverio Eu nao concordo com a paz de facto. A eloquencia dos numeros estou habituado. Tudo cosmetizado. Daqui a pouco vamos de coluna a Guro
Vitorino David
Vitorino David Bem haja e que se trabalhe para a Paz de facto
Jordão Bertino Cosme Mpinicamula
Jordão Bertino Cosme Mpinicamula Dr. seus posts sempre criam polemica na minha maneira de analise,cDr. por merito. Sucessos!
Gervasio Silverio
Gervasio Silverio Somente chega quem caminha. Governo so ta falar da paZ. Apenas com Djakama na cidade podemos aceitar. Temos presente apenas a penumbra da paz. Nem a sombra atingimos
Nelson Junior
Nelson Junior "........Esse é o Nyusi a governar e a resolver problemas"....Cada mocambicano tem direito de interpretar a sua maneira a governacao do Nyusi....vejo em Maputo e no resto Pais com grandissimos problemas de transportes publicos, o custo de vida eh altissimo em quase todo o Pais, o "gap" dos salarios eh elevadissimo, estamos quase no fim do primeiro trimestre escolar, e nao ha livros pra as criancas...pra nao falar das faltas constantes de agua e de energia...Que eu saiba, o Nyusi nao fez e nao faz nada diferente, comparando com os antecessores..,a fome e a miseria em Mocambique sao visiveis a olhos nus...repito, cada um ve as coisas como quer...Com o Nyusi, existe esta percepcao que esta fazer algo, mas a real realidade eh a mesma:..Mocambique eh um dos paises mais pobre do mundo...que eu saiba, o nivel de vida com o Nyusi nao subiu e nem melhorou
Gervasio Silverio
Gervasio Silverio Enquanto ele estiver no mato voltara a disparar no seu estilo de sempre.
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Xi kkkkkkkkk Dr.vaz esses algumentos é forma que viu para moralizar o presidente,espero k ele nao si orgulhe,mais sim procure mudar o senario ,pork por mim nada ta feito ainda n comecou com o mandato.
Filipe Mata
Filipe Mata Essa estória de duats traz água no bico! Esses números animadores se referem aonde? Por exemplo, no distrito municipal ka mavota, qual é a situação de regularização dos duats para os indígenas? Não me refiro aos novos, os vientes, que em pouco tempo têm os papeis. Estamos atentos. 
Mais não disse.
Salvado Novela
Salvado Novela Eu estou na Matola a 5 anos e dela para cá, devo ter tratado umas 500 mil vezes o tal de "duat" e até agora nada. 

PS: Não confundamos dever com sucesso, ademais isso é obrigação do PR. Fachavor de desbloquear a pendência dos duat's aqui na Matola.
Gosto · 1 · 27/3 às 1:23
Joel Mabasso
Joel Mabasso Filipe Mata, creio que conheces a música: "o tempo passa, a vida também, mas tudo vai ter que mudar, mudar, mudar!" Esperemos, para ver essa nova realidade almejada.
Leonel Muchano
Leonel Muchano Isso mostra que mais do que a inexistência de eficiência nos serviços nao há vontade "política", porque a combinação destes dois pressupostos resolveria em mais de metade os pedidos que jazem nas gavetas dos gabinetes das nossas instituicoes.
Amisse Abdula Cassamo
Amisse Abdula Cassamo Egidio Vaz, tenho uma duvida, quando se entrega ou recebe DUAT? poucas vezes vejo pessoas a receberem DUAT, exclarece me, por favor
Joel Mabasso
Joel Mabasso Heheheheee, não lhe provoques, pah. Heheheheee.
Nando Chimene
Nando Chimene Dr Egidio Vaz desculpa os Moçambicanos ja estão a kuerer satisfações do PR,sobr a vida dos Moçambicanos
Jeronimo Jose Nhavotso Jerry
Jeronimo Jose Nhavotso Jerry Boa essa dos Duats, mesmo Dlhakama vai receber seu duat de toda Gorongosa.kklkk
Hélder Nemésio
Hélder Nemésio Parabéns Nyusi
Alvaro Guimaraes
Alvaro Guimaraes Antes de dispararmos foguetes ou insultos ainda estamos para ver durante quanto mais tempo este ritmo se vai manter. Que esta distribuicao massiva de duats se pode tornar em tiro no próprio peh (dos que mandam) eh tambem um facto. Que vai ser mais dificil a partir de agora aos camaradas chefes obterem concessoes evocando as marchas, picadas de cobras e afins para libertarem o Pais tambem eh verdade.Vamos espetar para ver
Manuel Arsenio Manuel
Manuel Arsenio Manuel Nas proximas eleçoes, votaras no Nhusi
Jose Alexandre Faia
Jose Alexandre Faia CAMPANHA PRE ELEITORAL EM MARCHA !!!
Joel Mabasso
Joel Mabasso Heheheheee, oxa-lá a distribuição do igual número de DUAT's ocorresse, também, noutras paragens de Moçambique, numa única ocasião. 

Do Rovuma ao Maputo!!! Bayeeteee!!!
Albino Massembusse Júnior
Albino Massembusse Júnior Os tempos fazem mudar a maneira de pensar as coisas daz pessoas de vinho para água.
Frederico Pereira
Frederico Pereira mas assim do nada, meu nao sai!!!??
Fernando Gil
Fernando Gil Quem foram os agrimensores que delimitaram os terrenos e colocaram marcos?
Gosto · 22 h
Caula Manuel
Caula Manuel Bom sinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ