As Universidade Moçambicas: Um Ninho de Cientistas Estéreis?
Algumas Universidades em Moçambique deixaram de produzir conteúdos científicos, passando a produzir "Ensaios sobre o Lambibotismo".
É triste o cenário que caracteriza as nossas universidade, como é possível um país independente há mais de 40 anos não consegue ao menos colocar uma Universidade no raking das 1000 (mil) melhores do mundo?
O Estado gasta dinheiro, pagando Reitores que permitem a proliferação da improdutividade dentro das nossas universidades.
Professores Mestres que nunca produziram se quer um artigo científico, mas são professores universitários, digam que exemplo estes irão dar aos seus educandos?
Com que cara um Professor Mestre terá autoridade científica para mandar um estudante produzir um artigo científico se ele própio nunca escreveu?
É doloroso, angustiante ver nossos Reitores a permitirem isso, as nossas Universidades devem começar a produzir e a competir no xadrez acadêmico, como será possível sermos um país desenvolvido se as nossas universidades nada produzem?
O berço de qualquer que seja o tipo de desenvolvimento, é a academia, meus caros, enquanto que, as nossas universidades estarem apenas preucupadas em produzirem improdutivos e alimenta-los, não iremos a lado nenhum.
Os centros de pesquisas das principais Universidades do nosso país, só reproduzem textos, pesquisam coisas que não se enquadram a nossa realidade, financiam pesquisas vazias e sem conteúdo pratico.
Os melhores estudantes quando terminam as suas licenciaturas são deixados a sua sorte, a questão que nunca se cala, porquê não consiguimos dar um acompanhamento a estes estudantes? Em outras universidades estes estudantes são bem acompanhados e até recrutados, mas aqui no meu país a teoria do caraguejo esta minando esse processo.
É triste, sinceramente é triste, deixamos as nossas universidades serem controladas por estéreis que não gostam de ver os outros a produzirem para o bem das universidades até mesmo para o país.
Sinceramente esta na hora de expurgar esses improdutivos e coloca-los no seu devido lugar, uma universidade é um espaço de produção e não de ostentação de diplomas sem meritocracia pragmática.
Devemos fazer algo, os nossos Reitores devem pelo menos visitarem os centros de pesquisas e observarem oque estes produzem, vamos tornar as nossas universidades também em polos de desenvolvimento, esse desafio não só deve ser colocado aos distritos, as nossas Universidades tambem são chamadas.
Um pofessor Mestre e Doutor que não tenha pelo menos um artigo científico Internacionalmente reconhecido pelo menos nos últimos dois anos, esse deviam ter vergonha do seu nivel.
Atenciosamente
26/03/2017
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ