Pelo menos oito pessoas perderam a vida e outras 14 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, vítimas de um acidente de viação ocorrido na tarde de ontem (quarta-feira), na cidade de Nampula.
O sinistro envolveu uma viatura de transporte semi-colectivo de passageiros e um camião basculante, tendo este último embatido frontalmente a primeira. O acidente ocorreu por volta da 16h00, ao longo da Estrada Nacional número um, concretamente na zona de Mutava-Rex, Posto Administrativo Municipal de Namicopo, na cidade de Nampula.
Segundo apurou “O País”, a viatura que fazia o trajecto Nacala-Porto – Nampula era de quinze lugares, mas estava transportado mais de vinte passageiros, contrariamente a lotação recomendada. Presume-se que o excesso de velocidade seja uma das principais causas do sinistro, uma vez que o motorista da viatura mini-bus não conseguira controlar o perigo.
Ainda, de acordo com algumas testemunhas, também o condutor do veículo pesado não controlou o trânsito no sentido inverso.
O director do Banco de Socorros do Hospital Central de Nampula, Frederico Sebastião, disse que deste número de mortes, cinco ocorreram no local e três a caminho daquela unidade sanitária.
“Dos dados preliminares, temos o registo de oito óbitos e 14 feridos, e destes feridos três estão num estado grave, estando outros em observação”, disse Sebastião.
O director do Banco de Socorros do Hospital Central de Nampula adiantou que aquele estabelecimento hospitalar está a assistir “cuidadosamente” a todas as vítimas.
Por seu turno, um dos agentes da Polícia Trânsito, que não quis entrar em detalhes, garantiu que a sua corporação está a trabalhar no sentido de apurar mais dados que podem fornecer informações concretas a serem disponibilizadas posteriormente.
“Agora estamos a trabalhar para apurar mais dados e oportunamente poderemos falar”, disse o agente.
Refira-se que, os danos foram mais notórios na viatura de transporte semi-colectivo de passageiros. Entretanto, nos últimos tempos, os acidentes de viação originados por excesso de velocidade têm causado muita dor e luto nas famílias moçambicanas, com particular destaque na província nortenha de Nampula.Acidente de viação mata e fere em Nampula
Vida e Lazer - Motores |
Escrito por Redação em 23 Março 2017 |
O acidente deu-se por volta das 16h00 na Estrada Nacional número 13 (EN3), na zona da Rex, periferia da urbe. Cinco pessoas morreram no local e três no Hospital Central de Nampula (HCN), para onde tinham sido socorridas. Segundo testemunhas, o sinistro, do tipo choque frontal entre viaturas, foi provocado por um camião basculante, que supostamente perdeu direcção, saiu da sua faixa de rodagem e embateu violentamente contra um minibus de transporte sem-colectivo de passageiro, vulgo “chapa”. Outro depoimento dá conta de que o condutor do “chapa”, que infelizmente perdeu a vida no local do incidente, tentava fazer ultrapassagem a um outro “chapeiro”, sem no entanto perceber que no sentido contrário vinha o camião com o qual colidiu. Em seguida, o camionista colocou-se em fuga, deixando as vítimas mortais e os sobreviventes à própria sorte. Frederico Sebastião, director do Banco de Socorros do HCN, confirmou a entrada dos oito óbitos, dos quais três mulheres e cinco homens, e de 15 sobreviventes naquela unidade sanitária. Dos três feridos graves, um encontrava-se na sala de reanimação até ao fecho desta edição, disse aquele dirigente a jornalistas. |
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ