O Presidente Filipe Nyusi reuniu-se hoje, em Maputo, com Daviz Simango, Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), tendo como agenda os últimos desenvolvimentos do processo de paz, no país.
Falando momentos após o encontro, Simango disse, a jornalistas, ser importante que o MDM esteja a par dos passos que tem sido dados e, particularmente, compreender melhor as iniciativas levadas acabo pelo Chefe do Estado moçambicano sobre este processo.
O encontro, segundo o líder da segunda maior força política da oposição com representação parlamentar, serviu de oportunidade para de uma forma clara e directa sabermos dos contactos que o Chefe de Estado tem mantido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Até soubemos que teve mais um contacto esta manhã, afirmou Simango.
Olhamos para isso com muita satisfação porque como partido político com representação parlamentar temos que nos comunicar com os moçambicanos sobre o processo, disse Simango.
Sublinhou que no mesmo encontro foi informado sobre os passos que estão a ser dados e sobre o que vai acontecer nos próximos tempos. Ficou acordado que periodicamente teremos oportunidade de, em primeira mão, acompanharmos, por perto, as iniciativas do Presidente da República.
A nossa preocupação é com acordos a dois que não constituem a forma justa e mais correcta de representar os interesses dos moçambicanos, disse Simango.
Durante a audiência, segundo Simango, ficou claro que todo o processo vai desaguar na Assembleia da República, o parlamento moçambicano, o mais alto órgão do poder legislativo no país.
Cabe a nós, partidos políticos, acompanhar de perto as iniciativas do Chefe de Estado para que quando o processo chegar ao parlamento, estejamos na posse de informação necessária para melhor contribuirmos no processo, afirmou.
Segundo Simango, esta é uma janela que se abre para que o MDM possa apresentar as suas contribuições de forma directa e permitir que a voz deste partido possa ser ouvida.
Um entendimento entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, culminou com o prolongamento da suspensão das hostilidades para dois meses, depois de uma trégua de sete dias.
Há mais de quatro anos que o Governo e a Renamo dialogam para acabar com as hostilidades militares no país.
O diálogo vai reiniciar brevemente para discutir assuntos militares e descentralização do país.
MAD/mz
AIM – 13.02.2017
Homer Wolf
UMA CHUCHA PARA DAVIZ...
Diz-se que quem não chora não mama.
Ora, o MDM fartou-se de chorar - "quer porque quer" ser parte activa no diálogo - mas, mesmo assim, ninguem teve a pachorra de lhe estender uma teta.
O PR Nyusi, generoso como sempre (eh eh eh), é que acabou oferecendo uma chupeta a Daviz. na audiência que lhe concedeu hoje. Prometeu que vai passar a informá-lo em primeira mão sobre todas as conversas que entabular como líder da Renamo.
Grande consolação!... tsc
Comentários
ABílio J. Conge Isso é para dizer o mamão!
Gosto · 21 h
Homer Wolf Não... Isso para dizer que Daviz deve continuar a chorar. E se possível mais alto - se quiser realmente lograr com os seusintentos...
Gosto · 21 h
ABílio J. Conge Talvez não seja oque ele realmente queira, o Nyusi na minha opinião só vai lhe dar uma teta sem leite, e agora é o triangulo? E os restantes partidos não tem opinião? Hehehe...
Gosto · 1 · 21 h · Editado
Agostinho Augusto O tempo é mestre.
Gosto · 21 h
Francey Zeúte Para não ouvir pela televisão como nós outros povo. Mas há coisas que fazem rir.
Gosto · 7 · 21 h
Carlos Da Fonseca E depois? O que ele vai fazer com tais informações?
Gosto · 4 · 21 h
Homer Wolf Isso que o PR está a fazer não é favor nenhum...
Duma ou doutra maneira ele vai ter de nos informar a todos o que se está passar... tsc
Gosto · 9 · 21 h · Editado
Maria João Marques Vou comentar, sob o meu ponto de vista, eu acredito muito sinceramente que a construção de um país se faz com a participação no diálogo de todas as forças politicas existentes inclusive as organizações da sociedade civil. Chamo a isto participação e cidadania. Informar do diálogo, ok.... tudo bem ... obrigadinha ..., mas informar o povo constitui um dever do presidente da Republica... acho eu ...
Gosto · 11 · 21 h
Ocultar 13 respostas
Homer Wolf Concordo plenamente...
Mas acontece que aqui não se está bem-bem "no processo de construçáo de um país", mas sim no fim de uma guerra parva, entre duas forças políticas... Não sei se é tão imperioso assim (pelo menos por enquanto) o envolvimento de uma terceira força...
O MDM podia masé aproveitar este tempo que os seus adversários estão ocupados com esse assunto, para se agigantar no terreno, politica e objectivamente...
Gosto · 4 · 21 h · Editado
Maria João Marques Homer estratégicas politicas, que poderiam ser muito bem utilizadas :-) , mas isso .... são outros quinhentos ! :-D :-D
Gosto · 21 h
Maria João Marques aqui a palavra "construção" tem o duplo sentido de ser também desenvolvimento de um país
Gosto · 20 h
Mussá Roots As guerras também fazem parte da construção de um país, eh eh eh eh...basta recordar que a nossa independencia, o regime democrático foram frutos de guerras...agora a "descentralização" e outros assuntos do processo de construção, serão frutos de conflito.
Gosto · 1 · 12 h
Homer Wolf As conversaçóes entre Nyusi e Dhlakama sáo essencialmente para a assinatura de um acordo de cessar-fogo definitivo.
Nesta fase o que poderá trazer Daviz, ou as OSC de novo?
Gosto · 9 h
Mussá Roots Cessar-fogo, sim, aí é entre os dois, mas os problemas que nos levaram ao "fogo" são de todos.
Gosto · 1 · 9 h
Homer Wolf Nope... Quem ateou fogo foram eles os dois - objectivamente falando.
Até porque eles é que tem armas e "engércitos, ntsém...
Daviz, extraparlamentares, OSC e malta nós, só iriamos atrapalhar e procurar protagonismo.
Deixemos que eles resolvam o cessar-fogo e depois entramos nós, "os democratas"...
(Se até mediadores internacionais experientes suaram e bazaram sem entender os códigos Frel-Rena, com 40 anos de existencia... Agora vais querer lá os MDMs, PTs, Egologistas, Sibyndistas, Parlamentos Juvenis, Lambdas e por aí fora... náo será só para atrapalhar?)
Gosto · 3 · 9 h · Editado
Mussá Roots Kkkkkk, "Lambda's" , também! Eh eh eh eh eh...
Se alguem diz que está lutando pela descentralização e esta vai afectar a todos, "Mabotes" e "Lobos" é justo que depois de resolverem como parar de se perseguír com armas, chamem os outros, para se resolver e criar condições para tal.
E mesmo, no caso do cessar-fogo, devem informar outros Moçambicanos, poraque afinal os tiros atingem A todos,e não só aos membros da "#FrenaMo"
Gosto · 1 · 8 h
Maria João Marques Mussa Roots não há processo democrático enquanto houver conflito armado ... isso não existe
Gosto · 8 h
Mussá Roots Eu não disse isso,Maria João Marques, mas que a nossa "democracia" ,entenda, multipartidarísmo, foi fruto da guerra dos 16 anos.
Gosto · 1 · 8 h
Homer Wolf Weºre in circles...
Eu acho que neste momento - filosofias à parte - quem de tem conversar é Nyusi e Dhakama (acompanhados pelos respectivos assessores). Afinal sempre foi esse o desiderato do povo, desde que esta mixórdia começou...
Qualquer mamana do mercado Adelina, se lhe perguntas pela soluçáo deste conflito armado, responde-te: «esses tem que conversar...»
Gosto · 8 h
Mussá Roots Sim, para pararem de agredir o povo, e depois,uma vez identificadas as "desculpas" para a agressão, devem incluír todas forças vivas da sociedade...
Gosto · 1 · 8 h
Homer Wolf Bingo!
Gosto · 1 · 8 h
Helder Mario Maria João Marques. Na Africa nao existe Democracia, mais sim ditadura. Contam se os Paises africanos onde o processo democratico funciona na sua plenidade.
Democracia em Africa è vista a lupa porq a olho nu jamais veremos.
So p dar ex: Tudo q è cargo de relevo no governo se n è filho é primo ou sobrinho ou mais um amigo muito proximo.
Para ser chefe em Africa n precisa exactamente ter conhecimento ou formacao na area a dirigir.
Assim vai a nossa africa
Gosto · 1 · 21 h · Editado
Homer Wolf Tambem não é preciso esculhambar a nossa Äfrica dessa maneira...
Gosto · 1 · 20 h
Maria João Marques Africa , está em processo de construção de uma democracia, mas isso, estamos todos. Podemos dizer que Europa , que é o "velho continente" ,está melhor que Africa, mas também somos mais velhos, e já tivemos 2 guerras mundiais, e um sem numero de incidentes democraticos . Basta escutar os telejornais . As vezes Helder Mario, mais do que formação é preciso ter visão estratégica, e muitissimo bom senso . :-)
Gosto · 3 · 20 h
Estevao Pangueia Penso que Daviz perdeu oportunidade de ir a presidência pedir a participação de outras forças políticas e sociedade civil na busca d paz.
A partilha de informação não deve ser apenas com ele, não, com todo povo moçambicano.
Gosto · 1 · 21 h
Edio Matola como diria o Lobo, tsém.........
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf Aqui é cada um por si...eh eh eh
Aliás, eu não sou apologista da participação de tooooodos... Pelo menos nesta etapa. Acho que atrapalha mais do que ajuda
Gosto · 3 · 19 h
Jose Cossa Lembrar que o MDM eh filho da RENAMO....
Gosto · 2 · 20 h
Homer Wolf E lembrar também que Renamo é filho da Frelimo... So what?
Gosto · 3 · 20 h
Spirou Maltese Kkakakakakakak o Cossa sentiu se aCossado e nada mais disse....
Gosto · 1 · 20 h
Jose Cossa Logo melhor conversar com o Pai...e dar noticias ao filho que gosta de se meter onde nao eh chamado?
Gosto · 20 h
Observador da Justiça Talvez se chamassem tbm os netos da Frelimo, Malta Mabote, Sibindy,ett al...
Gosto · 1 · 19 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Que o tempo me ensine a escrever como você Homero...
Gosto · 6 · 20 h
Homer Wolf Yuh... O que foi já?
Gosto · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Você percebeu a introdução feita no texto? Isso é princípio de um alto texto.
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf Vc é que é ... A ESTRELA DO ESTRELA... eh eh eh
Gosto · 2 · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehehehhe. Ao ponto d'eu ser estrela lá, é porque há pouca luz 😂😂😂
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf Deixa lá de assumir essa postura humilde...
Gosto · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Só me coloco no meu lugar. We still have long way to go
Gosto · 2 · 20 h
Maria João Marques Rafael ;-) mai nada Rafa ! :-)
Gosto · 1 · 20 h
Mussá Roots Domingues se rendendo a malta Chiquinho conde..."nice" kkkkkkkkk
Gosto · 1 · 12 h
Jose Cossa RENAMO Filho da FRELIMO? FALA SERIO
Gosto · 20 h
Homer Wolf MDM filho da RENAMO? Fala sério...
Gosto · 20 h · Editado
Jose Cossa Homer Wolf TEM DUVIDA DA PATERNIDADE OH AMIGAO
Gosto · 20 h
Homer Wolf Quando alguem me tenta convencer aos BERROS eu tenho sempre dúvida...eh eh eh
Mas explique-me lá, em minúsculas, o que lhe leva a afirmar k MDM é filho da Renamo...
Gosto · 20 h
Germano Pais Apoiar o Governo é um dever constitucional.
Gosto · 1 · 20 h
Paulo Gundana Isso nao passa duma finta. Ao inves de simples informacao o dialogo devia sim envolver outros partidos e OSC. Agora informacao no fim do dia todos seremos informados "o conveniente" tal como o "puto Daviz" ...
Gosto · 19 h
Francisco Alexandre VAI LHE MATRECAR SEMPRE. KKKKK. ..ESTE É UM PALHAÇO MESMO. ASIM ACREDITOU QUE SERA DITO TUDO MESMO SEM MENTIRAS? KKKKKKKKKK
Gosto · 2 · 19 h
Jose Eduardo Entao o segredo sobre a Nacao passa a ser de conhecimento dos tres. Continua pouco em funcao dos 25 milhoes de mocambicanos sobre os quais se segredam.
Devia haver a divulgacao publica sobre as condicoes que sistentam os acordos que se alcançam telefonicamente.
Gosto · 1 · 16 h · Editado
Jose Chirruco A ver Vamos
Gosto · 11 h
Ebenezer Eben
Gosto · 10 h
Adriana Dos Santos Ele foi dado boa tefeição
Hehehehehe....
Gosto · 2 · 10 h
Naftal Dos Santos Gomes Kkkkk
Gosto · 8 h
Linette Olofsson Homer Wolf, é um direito! Sendo um direito , temos que o exigir, nós estamos num processo de consolidação da democracia, ainda não há experiência...Numa democracia consolidada é constitucional e de direito que os partidos representados no parlamento tenham algo a dizer e a partilhar sobre processo de paz! A soberania reside no povo, os partidos políticos representados no parlamento entram todos da mesma forma, porquê que as questões da paz deve ficar reduzidas apenas em 2 partidos? A sociedade civil deveria exigir também. Infelizmente, fizemos parte dos Países da periferia e ainda pensam que é um favor . Bolas!!!! Acordem ....
Gosto · 1 · 8 h · Editado
Homer Wolf No essencial estamos ambos de acordo Linette Olofsson
Só discordamos quanto à questão dos timmings de entrada em cena dos partidos, com e até sem assento no parlamento, e das OSC...
Eu defendo que neste momento, por questóes pontuais de cessar-fogo, sejam apenas os beligerantes a envolver-se. Foi assim em Roma, foi assim em Lusaka...
Na continuidade do processo, aí sim, náo tenho dúvidas de que todos devemos ser chamados para contribuir de uma forma ou doutra
Gosto · 1 · 8 h
Linette Olofsson Partidos políticos e armados? Partido político representado no parlamento e na guerrilha? Onde está o acordo? Conheces? O que foi acordado nos telefones? Só em Moçambique! Homer Wolf
Gosto · 7 h · Editado
Linette Olofsson Homer Wolf, estamos numa situação diferente de Lusaka e Roma, temos um povo pacato!
Gosto · 7 h
Homer Wolf Aqui exige-se practicidade. Quem está a combater são as tropas governamentais (Frelimo) e as da Renamo - por razóes que só eles os dois conhecem.
Infelizmente, só eles tem neste momento a "prerrogativa" de mandar calar das armas. E náo estou a ver onde, neste ponto, o MDM teria uma palavra a dizer...
Gosto · 1 · 7 h
Milton Chembeze Nestas conversações/discussões ninguém devia estar de fora.
A vida de milhões de moçambicanos não pode ser discutida por partidos que no passado nos brindaram com acusações de não cumprimento de acordos (nomeadamente de Roma).
Quanto mais alargada for a base (partidos, OSC, ...) nessas conversas melhor.
Não vamos nós deixar que gente que provou não ser séria decida como deve ser a nossa paz (se tem de ser diária, semanal, mensal, anual ou de 20 anos, ...).
Gosto · 1 · 7 h
Linette Olofsson Homer Wolf forma retrógrada de pensar! Estado de direito? Partidos armados no parlamento? Só em África-Mocambique
Gosto · 5 h · Editado
Linette Olofsson Só se ri, quem verdadeiramente não conhece o valor do exercício democrático, não basta votar e ser eleito, estudar numa a academia, muito mais que isso, é consciência é dia o dia.
Gosto · 2 · 8 h
Ricardino Jorge Ricardo Assim já nos dividiram:
25000000:3(frelimo de Nyusi,renamo de DHL e mdm de Deviz) depois da conversa cada um vai informando seu povo.
Gosto · 6 h
Zulficar Mahomed Políticos de meia tigela. Um engenheiro de casinhas e outro engenheiro mecânico.
Gosto · 3 h
Linette Olofsson Ao menos são engenheiros, com todas as dificuldades que tiveram devido ao regime, são formados, muitos não conseguiram lá chegar
Gosto · 2 h
Linette Olofsson Nyusi não é engenheiro ? Qual é o mal Zulficar Mahomed, tanto ódio ciúmes porquê ? Cada um tem o seu destino! Alla
Gosto · 2 h
Zulficar Mahomed Eng° de "canudo", apenas.
Politicos ? Zero, tal como seus seguidores.
Gosto · 1 h · Editado
Muzila Wagner Nhatsave eu acho que foi um grande ganho para o Daviz.
Gosto · 1 · 2 h
Homer Wolf Sim, do mal o menos...
Falando momentos após o encontro, Simango disse, a jornalistas, ser importante que o MDM esteja a par dos passos que tem sido dados e, particularmente, compreender melhor as iniciativas levadas acabo pelo Chefe do Estado moçambicano sobre este processo.
O encontro, segundo o líder da segunda maior força política da oposição com representação parlamentar, serviu de oportunidade para de uma forma clara e directa sabermos dos contactos que o Chefe de Estado tem mantido com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Até soubemos que teve mais um contacto esta manhã, afirmou Simango.
Olhamos para isso com muita satisfação porque como partido político com representação parlamentar temos que nos comunicar com os moçambicanos sobre o processo, disse Simango.
Sublinhou que no mesmo encontro foi informado sobre os passos que estão a ser dados e sobre o que vai acontecer nos próximos tempos. Ficou acordado que periodicamente teremos oportunidade de, em primeira mão, acompanharmos, por perto, as iniciativas do Presidente da República.
A nossa preocupação é com acordos a dois que não constituem a forma justa e mais correcta de representar os interesses dos moçambicanos, disse Simango.
Durante a audiência, segundo Simango, ficou claro que todo o processo vai desaguar na Assembleia da República, o parlamento moçambicano, o mais alto órgão do poder legislativo no país.
Cabe a nós, partidos políticos, acompanhar de perto as iniciativas do Chefe de Estado para que quando o processo chegar ao parlamento, estejamos na posse de informação necessária para melhor contribuirmos no processo, afirmou.
Segundo Simango, esta é uma janela que se abre para que o MDM possa apresentar as suas contribuições de forma directa e permitir que a voz deste partido possa ser ouvida.
Um entendimento entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, culminou com o prolongamento da suspensão das hostilidades para dois meses, depois de uma trégua de sete dias.
Há mais de quatro anos que o Governo e a Renamo dialogam para acabar com as hostilidades militares no país.
O diálogo vai reiniciar brevemente para discutir assuntos militares e descentralização do país.
MAD/mz
AIM – 13.02.2017
Homer Wolf
UMA CHUCHA PARA DAVIZ...
Diz-se que quem não chora não mama.
Ora, o MDM fartou-se de chorar - "quer porque quer" ser parte activa no diálogo - mas, mesmo assim, ninguem teve a pachorra de lhe estender uma teta.
O PR Nyusi, generoso como sempre (eh eh eh), é que acabou oferecendo uma chupeta a Daviz. na audiência que lhe concedeu hoje. Prometeu que vai passar a informá-lo em primeira mão sobre todas as conversas que entabular como líder da Renamo.
Grande consolação!... tsc
Comentários
ABílio J. Conge Isso é para dizer o mamão!
Gosto · 21 h
Homer Wolf Não... Isso para dizer que Daviz deve continuar a chorar. E se possível mais alto - se quiser realmente lograr com os seusintentos...
Gosto · 21 h
ABílio J. Conge Talvez não seja oque ele realmente queira, o Nyusi na minha opinião só vai lhe dar uma teta sem leite, e agora é o triangulo? E os restantes partidos não tem opinião? Hehehe...
Gosto · 1 · 21 h · Editado
Agostinho Augusto O tempo é mestre.
Gosto · 21 h
Francey Zeúte Para não ouvir pela televisão como nós outros povo. Mas há coisas que fazem rir.
Gosto · 7 · 21 h
Carlos Da Fonseca E depois? O que ele vai fazer com tais informações?
Gosto · 4 · 21 h
Homer Wolf Isso que o PR está a fazer não é favor nenhum...
Duma ou doutra maneira ele vai ter de nos informar a todos o que se está passar... tsc
Gosto · 9 · 21 h · Editado
Maria João Marques Vou comentar, sob o meu ponto de vista, eu acredito muito sinceramente que a construção de um país se faz com a participação no diálogo de todas as forças politicas existentes inclusive as organizações da sociedade civil. Chamo a isto participação e cidadania. Informar do diálogo, ok.... tudo bem ... obrigadinha ..., mas informar o povo constitui um dever do presidente da Republica... acho eu ...
Gosto · 11 · 21 h
Ocultar 13 respostas
Homer Wolf Concordo plenamente...
Mas acontece que aqui não se está bem-bem "no processo de construçáo de um país", mas sim no fim de uma guerra parva, entre duas forças políticas... Não sei se é tão imperioso assim (pelo menos por enquanto) o envolvimento de uma terceira força...
O MDM podia masé aproveitar este tempo que os seus adversários estão ocupados com esse assunto, para se agigantar no terreno, politica e objectivamente...
Gosto · 4 · 21 h · Editado
Maria João Marques Homer estratégicas politicas, que poderiam ser muito bem utilizadas :-) , mas isso .... são outros quinhentos ! :-D :-D
Gosto · 21 h
Maria João Marques aqui a palavra "construção" tem o duplo sentido de ser também desenvolvimento de um país
Gosto · 20 h
Mussá Roots As guerras também fazem parte da construção de um país, eh eh eh eh...basta recordar que a nossa independencia, o regime democrático foram frutos de guerras...agora a "descentralização" e outros assuntos do processo de construção, serão frutos de conflito.
Gosto · 1 · 12 h
Homer Wolf As conversaçóes entre Nyusi e Dhlakama sáo essencialmente para a assinatura de um acordo de cessar-fogo definitivo.
Nesta fase o que poderá trazer Daviz, ou as OSC de novo?
Gosto · 9 h
Mussá Roots Cessar-fogo, sim, aí é entre os dois, mas os problemas que nos levaram ao "fogo" são de todos.
Gosto · 1 · 9 h
Homer Wolf Nope... Quem ateou fogo foram eles os dois - objectivamente falando.
Até porque eles é que tem armas e "engércitos, ntsém...
Daviz, extraparlamentares, OSC e malta nós, só iriamos atrapalhar e procurar protagonismo.
Deixemos que eles resolvam o cessar-fogo e depois entramos nós, "os democratas"...
(Se até mediadores internacionais experientes suaram e bazaram sem entender os códigos Frel-Rena, com 40 anos de existencia... Agora vais querer lá os MDMs, PTs, Egologistas, Sibyndistas, Parlamentos Juvenis, Lambdas e por aí fora... náo será só para atrapalhar?)
Gosto · 3 · 9 h · Editado
Mussá Roots Kkkkkk, "Lambda's" , também! Eh eh eh eh eh...
Se alguem diz que está lutando pela descentralização e esta vai afectar a todos, "Mabotes" e "Lobos" é justo que depois de resolverem como parar de se perseguír com armas, chamem os outros, para se resolver e criar condições para tal.
E mesmo, no caso do cessar-fogo, devem informar outros Moçambicanos, poraque afinal os tiros atingem A todos,e não só aos membros da "#FrenaMo"
Gosto · 1 · 8 h
Maria João Marques Mussa Roots não há processo democrático enquanto houver conflito armado ... isso não existe
Gosto · 8 h
Mussá Roots Eu não disse isso,Maria João Marques, mas que a nossa "democracia" ,entenda, multipartidarísmo, foi fruto da guerra dos 16 anos.
Gosto · 1 · 8 h
Homer Wolf Weºre in circles...
Eu acho que neste momento - filosofias à parte - quem de tem conversar é Nyusi e Dhakama (acompanhados pelos respectivos assessores). Afinal sempre foi esse o desiderato do povo, desde que esta mixórdia começou...
Qualquer mamana do mercado Adelina, se lhe perguntas pela soluçáo deste conflito armado, responde-te: «esses tem que conversar...»
Gosto · 8 h
Mussá Roots Sim, para pararem de agredir o povo, e depois,uma vez identificadas as "desculpas" para a agressão, devem incluír todas forças vivas da sociedade...
Gosto · 1 · 8 h
Homer Wolf Bingo!
Gosto · 1 · 8 h
Helder Mario Maria João Marques. Na Africa nao existe Democracia, mais sim ditadura. Contam se os Paises africanos onde o processo democratico funciona na sua plenidade.
Democracia em Africa è vista a lupa porq a olho nu jamais veremos.
So p dar ex: Tudo q è cargo de relevo no governo se n è filho é primo ou sobrinho ou mais um amigo muito proximo.
Para ser chefe em Africa n precisa exactamente ter conhecimento ou formacao na area a dirigir.
Assim vai a nossa africa
Gosto · 1 · 21 h · Editado
Homer Wolf Tambem não é preciso esculhambar a nossa Äfrica dessa maneira...
Gosto · 1 · 20 h
Maria João Marques Africa , está em processo de construção de uma democracia, mas isso, estamos todos. Podemos dizer que Europa , que é o "velho continente" ,está melhor que Africa, mas também somos mais velhos, e já tivemos 2 guerras mundiais, e um sem numero de incidentes democraticos . Basta escutar os telejornais . As vezes Helder Mario, mais do que formação é preciso ter visão estratégica, e muitissimo bom senso . :-)
Gosto · 3 · 20 h
Estevao Pangueia Penso que Daviz perdeu oportunidade de ir a presidência pedir a participação de outras forças políticas e sociedade civil na busca d paz.
A partilha de informação não deve ser apenas com ele, não, com todo povo moçambicano.
Gosto · 1 · 21 h
Edio Matola como diria o Lobo, tsém.........
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf Aqui é cada um por si...eh eh eh
Aliás, eu não sou apologista da participação de tooooodos... Pelo menos nesta etapa. Acho que atrapalha mais do que ajuda
Gosto · 3 · 19 h
Jose Cossa Lembrar que o MDM eh filho da RENAMO....
Gosto · 2 · 20 h
Homer Wolf E lembrar também que Renamo é filho da Frelimo... So what?
Gosto · 3 · 20 h
Spirou Maltese Kkakakakakakak o Cossa sentiu se aCossado e nada mais disse....
Gosto · 1 · 20 h
Jose Cossa Logo melhor conversar com o Pai...e dar noticias ao filho que gosta de se meter onde nao eh chamado?
Gosto · 20 h
Observador da Justiça Talvez se chamassem tbm os netos da Frelimo, Malta Mabote, Sibindy,ett al...
Gosto · 1 · 19 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Que o tempo me ensine a escrever como você Homero...
Gosto · 6 · 20 h
Homer Wolf Yuh... O que foi já?
Gosto · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Você percebeu a introdução feita no texto? Isso é princípio de um alto texto.
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf Vc é que é ... A ESTRELA DO ESTRELA... eh eh eh
Gosto · 2 · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehehehhe. Ao ponto d'eu ser estrela lá, é porque há pouca luz 😂😂😂
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf Deixa lá de assumir essa postura humilde...
Gosto · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela Só me coloco no meu lugar. We still have long way to go
Gosto · 2 · 20 h
Maria João Marques Rafael ;-) mai nada Rafa ! :-)
Gosto · 1 · 20 h
Mussá Roots Domingues se rendendo a malta Chiquinho conde..."nice" kkkkkkkkk
Gosto · 1 · 12 h
Jose Cossa RENAMO Filho da FRELIMO? FALA SERIO
Gosto · 20 h
Homer Wolf MDM filho da RENAMO? Fala sério...
Gosto · 20 h · Editado
Jose Cossa Homer Wolf TEM DUVIDA DA PATERNIDADE OH AMIGAO
Gosto · 20 h
Homer Wolf Quando alguem me tenta convencer aos BERROS eu tenho sempre dúvida...eh eh eh
Mas explique-me lá, em minúsculas, o que lhe leva a afirmar k MDM é filho da Renamo...
Gosto · 20 h
Germano Pais Apoiar o Governo é um dever constitucional.
Gosto · 1 · 20 h
Paulo Gundana Isso nao passa duma finta. Ao inves de simples informacao o dialogo devia sim envolver outros partidos e OSC. Agora informacao no fim do dia todos seremos informados "o conveniente" tal como o "puto Daviz" ...
Gosto · 19 h
Francisco Alexandre VAI LHE MATRECAR SEMPRE. KKKKK. ..ESTE É UM PALHAÇO MESMO. ASIM ACREDITOU QUE SERA DITO TUDO MESMO SEM MENTIRAS? KKKKKKKKKK
Gosto · 2 · 19 h
Jose Eduardo Entao o segredo sobre a Nacao passa a ser de conhecimento dos tres. Continua pouco em funcao dos 25 milhoes de mocambicanos sobre os quais se segredam.
Devia haver a divulgacao publica sobre as condicoes que sistentam os acordos que se alcançam telefonicamente.
Gosto · 1 · 16 h · Editado
Jose Chirruco A ver Vamos
Gosto · 11 h
Ebenezer Eben
Gosto · 10 h
Adriana Dos Santos Ele foi dado boa tefeição
Hehehehehe....
Gosto · 2 · 10 h
Naftal Dos Santos Gomes Kkkkk
Gosto · 8 h
Linette Olofsson Homer Wolf, é um direito! Sendo um direito , temos que o exigir, nós estamos num processo de consolidação da democracia, ainda não há experiência...Numa democracia consolidada é constitucional e de direito que os partidos representados no parlamento tenham algo a dizer e a partilhar sobre processo de paz! A soberania reside no povo, os partidos políticos representados no parlamento entram todos da mesma forma, porquê que as questões da paz deve ficar reduzidas apenas em 2 partidos? A sociedade civil deveria exigir também. Infelizmente, fizemos parte dos Países da periferia e ainda pensam que é um favor . Bolas!!!! Acordem ....
Gosto · 1 · 8 h · Editado
Homer Wolf No essencial estamos ambos de acordo Linette Olofsson
Só discordamos quanto à questão dos timmings de entrada em cena dos partidos, com e até sem assento no parlamento, e das OSC...
Eu defendo que neste momento, por questóes pontuais de cessar-fogo, sejam apenas os beligerantes a envolver-se. Foi assim em Roma, foi assim em Lusaka...
Na continuidade do processo, aí sim, náo tenho dúvidas de que todos devemos ser chamados para contribuir de uma forma ou doutra
Gosto · 1 · 8 h
Linette Olofsson Partidos políticos e armados? Partido político representado no parlamento e na guerrilha? Onde está o acordo? Conheces? O que foi acordado nos telefones? Só em Moçambique! Homer Wolf
Gosto · 7 h · Editado
Linette Olofsson Homer Wolf, estamos numa situação diferente de Lusaka e Roma, temos um povo pacato!
Gosto · 7 h
Homer Wolf Aqui exige-se practicidade. Quem está a combater são as tropas governamentais (Frelimo) e as da Renamo - por razóes que só eles os dois conhecem.
Infelizmente, só eles tem neste momento a "prerrogativa" de mandar calar das armas. E náo estou a ver onde, neste ponto, o MDM teria uma palavra a dizer...
Gosto · 1 · 7 h
Milton Chembeze Nestas conversações/discussões ninguém devia estar de fora.
A vida de milhões de moçambicanos não pode ser discutida por partidos que no passado nos brindaram com acusações de não cumprimento de acordos (nomeadamente de Roma).
Quanto mais alargada for a base (partidos, OSC, ...) nessas conversas melhor.
Não vamos nós deixar que gente que provou não ser séria decida como deve ser a nossa paz (se tem de ser diária, semanal, mensal, anual ou de 20 anos, ...).
Gosto · 1 · 7 h
Linette Olofsson Homer Wolf forma retrógrada de pensar! Estado de direito? Partidos armados no parlamento? Só em África-Mocambique
Gosto · 5 h · Editado
Linette Olofsson Só se ri, quem verdadeiramente não conhece o valor do exercício democrático, não basta votar e ser eleito, estudar numa a academia, muito mais que isso, é consciência é dia o dia.
Gosto · 2 · 8 h
Ricardino Jorge Ricardo Assim já nos dividiram:
25000000:3(frelimo de Nyusi,renamo de DHL e mdm de Deviz) depois da conversa cada um vai informando seu povo.
Gosto · 6 h
Zulficar Mahomed Políticos de meia tigela. Um engenheiro de casinhas e outro engenheiro mecânico.
Gosto · 3 h
Linette Olofsson Ao menos são engenheiros, com todas as dificuldades que tiveram devido ao regime, são formados, muitos não conseguiram lá chegar
Gosto · 2 h
Linette Olofsson Nyusi não é engenheiro ? Qual é o mal Zulficar Mahomed, tanto ódio ciúmes porquê ? Cada um tem o seu destino! Alla
Gosto · 2 h
Zulficar Mahomed Eng° de "canudo", apenas.
Politicos ? Zero, tal como seus seguidores.
Gosto · 1 h · Editado
Muzila Wagner Nhatsave eu acho que foi um grande ganho para o Daviz.
Gosto · 1 · 2 h
Homer Wolf Sim, do mal o menos...
Daviz Numa Encruzilhada?
Quando a política torna-se num jogo de racionalidade estratégica, algumas decisões podem constituir um presente politicamente intoxicado. Bitone Viage
Lembro-me que desde 2012 ano que a crise política teve sua génese e sobretudo quando as negociações sobre a paz começaram a ter lugar, o MDM sempre reinvidicou um espaço como o terceiro partido com assento parlamentar, mas em contrapartida a sua vontade era bipolarmente desdenhada.
Passam sensivelmente 5 anos e eis a "grande" noticia que hoje nos é brindada, o Presidente Nyusi promete que vai passar a informar Daviz Simango sobre os densevolvimento da paz.
Mas do que Daviz será informado? Pois duma ou doutra forma todos nós temos sido superficialmente informados sobre os contornos destas negociações, então oque é que vão passar a informar o Senhor Daviz?
Que ilações podemos aqui tirar? Será que também a Sociedade Civil não passará a ser informada? Aguardemos!
Porém é preciso acima de tudo saudar este tipo de posicionamento, pois o que queremos é a construção duma sociedade inclusiva.
Bem-haja Moçambique!
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ