O Chefe de Estado e o líder do MDM mantiveram, hoje, um encontro, na Presidência da República, onde a tónica das discussões foi a paz.
E porque o presidente do MDM entende que o diálogo político não deve envolver apenas o Governo e a Renamo, Filipe Nyusi e Daviz Simango acordaram que o líder do MDM vai passar a ser informado dos desenvolvimentos das conversações de forma periódica.
O presidente do MDM disse, semana passada, que o novo modelo do diálogo político não ia produzir resultados porque, no seu entender, fugia dos pontos essenciais que podem devolver a paz aos moçambicanos.
UMA CHUCHA PARA DAVIZ...
Diz-se que quem não chora não mama.
Ora, o MDM fartou-se de chorar - "quer porque quer" ser parte activa no diálogo - mas, mesmo assim, ninguem teve a pachorra de lhe estender uma teta.
Ora, o MDM fartou-se de chorar - "quer porque quer" ser parte activa no diálogo - mas, mesmo assim, ninguem teve a pachorra de lhe estender uma teta.
O PR Nyusi, generoso como sempre (eh eh eh), é que acabou oferecendo uma chupeta a Daviz. na audiência que lhe concedeu hoje. Prometeu que vai passar a informá-lo em primeira mão sobre todas as conversas que entabular como líder da Renamo.
Grande consolação!... tsc
Daviz Numa Encruzilhada?
Quando a política torna-se num jogo de racionalidade estratégica, algumas decisões podem constituir um presente politicamente intoxicado. Bitone Viage
Lembro-me que desde 2012 ano que a crise política teve sua génese e sobretudo quando as negociações sobre a paz começaram a ter lugar, o MDM sempre reinvidicou um espaço como o terceiro partido com assento parlamentar, mas em contrapartida a sua vontade era bipolarmente desdenhada.
Passam sensivelmente 5 anos e eis a "grande" noticia que hoje nos é brindada, o Presidente Nyusi promete que vai passar a informar Daviz Simango sobre os densevolvimento da paz.
Que ilações podemos aqui tirar? Será que também a Sociedade Civil não passará a ser informada? Aguardemos!
Porém é preciso acima de tudo saudar este tipo de posicionamento, pois o que queremos é a construção duma sociedade inclusiva.
Bem-haja Moçambique!
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ