segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Os embaixadores da crise devem entender que o que está em causa não são probleminhas de resma.



Egidio Vaz
Ontem às 15:04 ·

#firmes.
Os embaixadores do miserabilismo dirão que 2016 foi ano para esquecer. Na verdade 2016 foi o ano em que se descortinaram os verdadeiros pastores do cinismo. Nyusi revelou-se verdadeiro engenheiro, fazedor de pontes e não de rios ou divisões. Verdadeiro pai da nação. Alguém que reafirma com mais actos do que palavras, a necessidade e a centralidade da unidade nacional.
Como primeiro chefe da nação com nível superior completo, recusa-se a primar pela violência, mantendo #Firme o seu juramento perante a constituição da República em resolver os problemas pela via pacífica.
Há que recordar que o actor que agita o país pela negativa nos últimos 40 anos é o mesmo. Começou com Samora, ficou com Chissano, passou por Guebuza e agora Nyusi deve limpar as incoerências de 40 anos. Há que reconhecer isto aqui: Nyusi não é dos homens que empurra assuntos com a barriga. Dhlakama é uma enciclopédia de de incoerências.
Os embaixadores da crise devem entender que o que está em causa não são probleminhas de resma. São assuntos arrastados pela incúria e má fé. Há que nos engajar na paciência e muito otimismo. 2017 deve ser ano de ação consequente. Tal como bem mencionado pelo PR, a paz começa nas nossas cabeças. Se você acorda todo dia zangado, dorme envergonhado. Este país está pronto para largar o bastão da pobreza. A partir de 2017.
A todos festas felizes. Eu disse, felizes.

Comentários


Arsenio Manjate Acho que não estamos a falar do mesmo Moçambique. Por favor não insultem a nossa inteligência.
Gosto · 29 · Ontem às 16:10


Piedade Edyz Pereira Não estamos a falar do mesmo Moçambique nem do mesmo moçambicano. Este post do Egidio foi infeliz.
Gosto · 5 · Ontem às 16:34 · Editado


Joao Jone Chicote Se 2016 não for um ano para esquecer pela Negativa então tenho nedo do futuro.
Gosto · 5 · Ontem às 16:11


Eugenio Patime FESTAS FELIZES
Gosto · 1 · Ontem às 16:11


Narciso Alexandre Realmente
Gosto · Ontem às 16:11


Nairinho Mabote Isto foi escrito com babalaza
Gosto · 12 · Ontem às 16:11


Valdemar Tuto Valente
Gosto · Ontem às 16:18


Alberto Pawandiwa Kkkkkkkk... Acho que o maior incoerente deve ser o dono do post.
Gosto · 3 · Ontem às 16:58


Delfim João Kkkkk..babalaza duma verdadeira bebideira....
Gosto · 1 · 7 h


Raul Novinte Será que Ilustre Egidio Vaz andou a beber durante a festa, ficou tão bêbado ao ponto de decidir escrever o que ele escreveu? Se bem que ele estava consciente quando escrevia este poste, então chego a uma conclusão: Alguma coisa está errada com ele.............
Não gosto · 27 · Ontem às 16:21 · Editado


Celso Cumba
Gosto · 3 · Ontem às 16:26


Innocent H. Ab Este devia ser o ultimo post de 2016. Acho que sera o mais debatido. Podendo, alguns, dizer que não foi E.V que o publicou.
Eu ainda nao comentei e nem sei se irei comentar este post..So agradeço e retribuo o desejo de festas felizes (e firmes).
Gosto · 6 · Ontem às 16:17 · Editado


Egidio Vaz Acusações atrás de acusações. Quer comentar meu post? Comenta
Gosto · 1 · Ontem às 16:17


Innocent H. Ab Ok. Deixa la tentar Mano. Gostei do post. Na verdade, eu nao acho que um academico deve estar sempre a dizer coisas que todo mundo diz e a mostrar coisinhas que até os cegos conseguem ver. Se nao, nao teria graça. Este tipo de observacao ajuda os outros a repensar as suas posicoes. Bem haja..
Gosto · 8 · Ontem às 16:22 · Editado


Sixpence Jairoce Waledzera nem?
Gosto · 3 · Ontem às 16:15


Egidio Vaz Acusações atrás de acusações. Quer comentar meu post? Comenta
Gosto · 2 · Ontem às 16:17


Arsenio Manjate Estamos firme no cinismo.
Gosto · 2 · Ontem às 16:17


Joao Jone Chicote O PR ora lovado na preservação da PAZ apresentou-nos sistematicamente dicotomia entre o seu discurso e as acções tendentes a pôr termo ao clima de guerra.
Vamos rezar para que 2017 haja menos declarações "não sérias" e um futuro risonho.
Gosto · 2 · Ontem às 16:17


Jeronimo Matsolo Joao Jone Chicote, alinho contingo se isto nao foi nada, entao nao tenho saudades do futuro
Gosto · Ontem às 16:17


Ariel Sonto Lendo...
Gosto · 1 · Ontem às 16:19


Valdemar Tuto Valente Festas felizes...
Gosto · Ontem às 16:19


Bitone Viage Alguém precisa urgentemente duma intervenção psico-médica.

Desculpa lá tio Egidio Vaz nos poupe dos seus Proxy Opinion's (opiniões empacotadas ou por procuração).
Não gosto · 43 · Ontem às 16:25 · Editado
Ocultar 25 respostas


Egidio Vaz Eu poderia apagar o teu comentário. Deixo como exemplo do medíocre que em ti habita
Gosto · 9 · Ontem às 16:21


Bitone Viage Proceda como quiser, mas a minha opinião ficou.
Não gosto · 19 · Ontem às 16:22


Mandela Wilton Lazaro Escovar os dentes no final do ano faz bem...
Gosto · 10 · Ontem às 16:25


Egidio Vaz Não tens opinião Bitone Viage. És um execrável ser vivo. Não consegues discutir se quer uma ideia. És o exemplo da falência do sistema de educação nacional. Um nada.
Gosto · 9 · Ontem às 16:26


Osvaldo Jocitala Se há muitos a não verem nada de conteúdo no teu post, ache isso verdade Mbuya e não mã fé! Em 7 pessoas(simple example), se 6 visualizam um vazio no post, considere isso um convite e uma oportunidade soberba para re-exame! Estou preocupado!
Gosto · 20 · Ontem às 16:29


Bitone Viage Egidio Vaz o senhor é a ultima pessoa que pode me dizer isso, sabe muito bem que sou o contrário do que diz.

Eu sou seu admirador, mas como seu discípulo não comugarei de algumas opiniões fezicas que ultimamente lança por aqui.
Gosto · 13 · Ontem às 16:31


Bitone Viage Estamos preocupados com a sua saúde.
Gosto · 15 · Ontem às 16:32


Almeida F. Massango E a ignorancia rossando o analfabetismo Egidio Vazpost da ate nojo como um que se diz academico e esclarecido mais queViage escreveu um post como este que vai contra mais de 27.000.000 de mocambicanos excepto você...
Gosto · 6 · Ontem às 16:33


Ireneu Bagao Estabeleçam a PAZ, isto é simples, se alguém escreve algo que não vez de bons olhos, cale-se. Não se insultem por aqui no final da hora o País não terá paz que MOZ precisa por causa desses comentários e post.
Gosto · 2 · Ontem às 16:43


Eurico Rogério Roque Bitone Viage, tú não és nada disso do que foi dito pelo Egidio, caro jovem. :D
Gosto · 3 · Ontem às 16:49


Benjamim Bccnuro Conjo Como é que um país vai ter paz;em quanto os que se diz que são os dono;são os próprios a sentivar a guerra:vamos falar menos e trabalharamos mais:
Gosto · 2 · Ontem às 16:53


Ireneu Bagao Falou bem Benjamin
Gosto · 1 · Ontem às 17:17


Dercio Lucas Sei que tens bloqueado aqueles que dizem coisas contrárias as que tens vinculado, sei também que tens feito principalmente aos que dizem de forma ofensiva. Não sendo o caso, com todo o respeito permita-me discordar com o seu tão infeliz post que mais parece encomendado tal como sugerem os outros comentários e juntar-me aos outros comentários apelando o seu bom senso que não tendo sido perdido foi emprestado a uma bota que precisava ser escovada. Sem mais do momento, estou certo que bota nenhuma manteria-se suja com tamanha adulação, portanto não precisa se justificar comentando.
Gosto · 4 · Ontem às 17:42


Lazaro Mabunda Bitone Viage Tenho a mesma preocupação.
Não gosto · 8 · Ontem às 18:37


Almeida F. Massango Lazaro Mabunda e Bitone Viage voces pahhh
Gosto · 2 · Ontem às 18:40


Juma Mussagy Abdul Mutualibo "EXEMPLO DA FALÊNCIA DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO "
Mano Egidio Vaz,deves pedidos de DESCULPAS não só ao meu irmãoBitone Viage, assim como a todos os moçambicanos que se beneficiam do mesmo SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Não ti esqueças que tu és espelho de muitos irmãos moçambicanos e que certamente estão tristes com este comentário próprio de indivíduos não educados que não é o teu caso. Li com apreço o teu post e percebi que estas a pedir ao presidente que pare de gastar tempo com a via e opte por um diálogo sério . De tal sorte que os moçambicanos estejam em PAZ com mais rápido possível.
Gosto · 4 · Ontem às 19:22


Mandela Wilton Lazaro Imaturo Egidio Vaz
Gosto · 2 · Ontem às 19:37


El Patriota Alto papo de cavalheiros por aqui. Gostei
Gosto · 2 · Ontem às 20:38


Gisela de Melo cc: Ivan Maússe
Gosto · 3 · Ontem às 20:55


Eurico Rogério Roque Mandela Wilton Lazaro, muito.
Gosto · 1 · Ontem às 20:59


Sidonio Pedro Egidio Vaz a ser apedrejado apenas por ter dito o que pensa. Em Moçambique, so e tido como intelectual credivel aquele que se esmera em apresentar um pais em falencia, e a profetizar as maiores desgraças. Ja aquele que tem opiniao diferente, e tido como lambe-botas e motivo de preocupaçao pelo seu estado de saude. Enfim, a avaliar pelos nossos intelectuais profetas, devemos ter motivos de preocupaçao.
Gosto · 1 · 23 h


Ireneu Bagao Subscrevo as palavras do sidonio
Gosto · 15 h


Eurico Rogério Roque Sidonio Pedro, Moçambique está ou não à beira do precipício? Acho melhor ser realista que apresentar um estado que diverge daquilo que é a nossa realidade.
Dizer que 1+1=3 quando claramente não é, é , no mínimo motivo de preocupação.
Gosto · 1 · 15 h


Sidonio Pedro Eurico Roque, ninguem esta a negar que o pais tem problemas, e alguns graves
Gosto · 13 h


Sidonio Pedro Eurico Roque, ninguem esta a negar que o pais tem problemas, e alguns graves. O ponto esta em como olhamos para os problemas. Ha opinioes como as do Eurico Roque, que acham que o pais esta falido e que desgraçadamente vai despencar no precipicio. entretanto, outras opinioes, acham que ha esperança, ha uma visao, ha caminhos a trilhar... ifelizmente, quem assim pensa, e logo desvalorizado e anchicalhado. Procura-se impor uma visao do apocalipse e de ausencia de esperança.
Gosto · 13 h


Gil Manuel Pindu piaanhadzo pinango, boca fechada nao entra mosca!
Gosto · 2 · Ontem às 16:23


Samuel Mazivila Kkkkkk, desta vez as festas te fizeram muito mal Egidio Vaz. Acha mesmo que os assuntos de meia resma nao devem ser resolvidos? Se gerires assim a tua casa vais ter uma familia de rebeldes. Nenhum assunto deve ser disprezado so porque nao enche uma resma pelo contrario esse assunto deve ser debatido e resolvido com a devida resposabilidade e num ambiente de paz.
Gosto · 13 · Ontem às 17:35 · Editado


Clovis Macave Nao sei se eh pra rir ou pra chorar...Festas Felizes pra ti tambem Egidio Vaz.
Gosto · 4 · Ontem às 16:24


Valdemar Usta Inde mano Sixpence Jairoce, chamwaliyathu alamuka na bhadhua nsolo!
Gosto · 1 · Ontem às 16:26 · Editado


Sixpence Jairoce Inde waledzera mesmo, também entendemos hoje é dia 26!
Gosto · 2 · Ontem às 16:27


Herminio Assamo Lembro me da história de que a pobreza esta nas nossas cabeças! Agora essa. .. parece uma ressonância.
Gosto · 4 · Ontem às 16:25


Ernesto Nhaule A processar...
Gosto · 1 · Ontem às 16:27


Valdemar Tuto Valente Igualmente....
Gosto · Ontem às 16:36


Lazaro Mabunda Erro de processamento.
Gosto · 2 · Ontem às 19:05


Valdemar Tuto Valente
Gosto · Ontem às 19:38


Valdemar Tuto Valente Ainda esta em 1%....
Gosto · Ontem às 19:38


Fahardine Sualehe Sualehe Enfim cada um escreve o que pensa. Este post provoca-me febre, volto já vou procurar um antipiretico não aguento.
Gosto · 1 · Ontem às 16:29


Moniz S. Walunga E' mesmo esse o objectivo deste post....kkkkk! Nao tem nada de utilidade!
Gosto · 3 · Ontem às 20:04


Piedade Edyz Pereira Contraditório os actos do tal senhor que falas com as suas descrições. Mas força ai mas tuas análises
Gosto · 1 · Ontem às 16:30


Xavier Antonio A coragem não é ausência de medo, é agir com prudência. Numa sociedade onde os academicos, os que se exprimem com objectivismo são eliminados, há que se poupar. Ironia!
Gosto · 6 · Ontem às 16:34


Munguambe Nietzsche Mandela foi um exemplo disso
Gosto · Ontem às 17:54


Almeida F. Massango Você vive cá ou na diaspora ohh ilustre Vaz
Gosto · 7 · Ontem às 16:34


Atul Laxmissancar Festas Felizes...Abraços !
Gosto · Ontem às 16:35


Agostinho Augusto Bravooo... Kkkkk
Gosto · Ontem às 16:35


Gilder Anibal Parece que o Egidio Vaz, já faz parte daquela LISTA de AXION, o limpa gorduras!
Gosto · 6 · Ontem às 19:21 · Editado


Valdemar Tuto Valente
Gosto · Ontem às 16:40


Johnny Jack Guittar O perfil do EV foi "hackeado"!
Gosto · 10 · Ontem às 16:41


Jojoch Filha Onde esta a mentira neste texto?.....digam com franqueza.
Gosto · 2 · Ontem às 16:41


Zina Ngorinenhi Thomas As vezes e preciso ser indireita; essa forma de abordar as quistoes dificilmente vai ser escalado por esquadroes da morte.
Gosto · 3 · Ontem às 16:41


Mauro Dinis Figueiredo Nyusi não tem nível superior completo. é apenas um licenciado, falta lhe o mestrado e doutoramento.
Gosto · 1 · Ontem às 16:43


Sergio Simango Tem uma licenciatura e licenciatura é um nível superior. Mestrado é uma especialização meu querido.
Gosto · 2 · Ontem às 17:05


Evans Malate Jr. O Mauro de certeza não tem o nível superior completo. Isso que acaba de dizer é assustador até aos mais ignorantes
Gosto · 2 · Ontem às 17:14


Mauro Dinis Figueiredo discutível meu senhor. licenciatura é uma especialização também. Ensino superior termina com o doutoramento. Muitos moçambicanos acham se Doutores por ter uma licenciatura, o que não é verdade.
Gosto · 3 · Ontem às 17:15


Galdinos Maparage Festas felizes Sr Mauro Dinis Figueiredo e beba com moderaçao e nada de exageros.
Gosto · 3 · Ontem às 17:18


Valdemar Tuto Valente Doutor...andei a ler um pouco no dicionário de língua portuguesa... significa ...forma de tratamento social que se dá a pessoas que têm um nível universitário, também significa sábio, aquele que tem o nível académico de doutorado, medico...
Gosto · Ontem às 17:32 · Editado


Eunicio Jeje Tudo merda !
Gosto · Ontem às 16:43


Sonito Wana Guiamba Hum....outras coisas..
Gosto · Ontem às 16:44


Jojoch Filha Realmente.nao olhou para Renamo nem na Freliiii,mas no facto real.organizem as mentes
Gosto · Ontem às 16:45


Cimindila Luabo Eu Concordo. O author da informaçao, elabrou a quando estava em cama na psiquiatria. Mas no estado critico ou amminesia profunda.
Gosto · 6 · Ontem às 16:46


Benjamim Bccnuro Conjo Muita paz; e muito amor;e que a nossa firmeza continue rumo ao bem estar do nosso pais:💪💪💪
Gosto · 1 · Ontem às 16:47


Maria Idalina Patia Festas filizes.
Gosto · Ontem às 16:49


Jemusse Abel Entendo que é o que ele quer do Pr mas que não o é! Boas festas!
Gosto · 1 · Ontem às 16:52


Emanuel Anti-Heroi Nkojola Alguem anda a usar o perfil do mbuya Vaz.
Prospero 2017
Gosto · 5 · Ontem às 16:53


Tesoura Júlio Tuboi Kkkk.....é ele mesmo
Gosto · 23 h


Abel Zico Só pode ser irónico este post, o Egidio Vaz queria falar o contrário... A ser um post verdadeiro eu fico deverás preocupado com o nivel de lucidez do autor...
Gosto · 9 · Ontem às 16:53


Valdemar Tuto Valente
Gosto · Ontem às 20:42


Cimindila Luabo Firme =a fixa, estável, que nao mexe,que nao bana, que desloca, que nao corre risco. Moz, està politicamente incerto, economicamente nao bom, moçambique está a ban ar só que ainda nao Caiu
Gosto · 2 · Ontem às 16:55


Francisco Jose #actosdoquepalavras...
Gosto · Ontem às 16:58


Eurico Rogério Roque Aff que nojo! 😖 A maioria dos Moçambicanos sabe muito bem quem Presidente Nyusi é e o que ele representa. Não é nenhum pai da nação, mas sim um líder medíocre que só se importa com seus interesses pessoais, assim como os seus antecessores

Por favor, alguém pra me dizer se este post é uma indirecta.
Gosto · 4 · Ontem às 17:01 · Editado


Joao Alexandre Papucides Amigo dr. Vaz. Sou seu admirador incondicional, mas desta vez permita-me uma pergunta: em que Pais acordou hoje? Estaremos sintonizados no mesmo NYUSSE? Abr.
Gosto · 8 · Ontem às 17:00


Betinho Armando Caboverde EV? Ish não te reconheço
Gosto · Ontem às 17:01


Filipe Primeiro Mapessa incoerente camaleao comentador
Gosto · Ontem às 17:02


Renato Tomas Muelega Eu prefiro acreditar q Egídio Vaz redigiu o texto sob fortes medidas coercivas. Alguém pode conferir se ele está de Boa saúde?
Gosto · 12 · Ontem às 17:03


Manuel Mageta Taque Eu já sei dirão que foi comprado, alienado, etc. Sou da mesma visão que muitos pensaram que o PR. seria marioneta de incapazes e belicistas, ele tenta e tentou na medida do possível o melhor de si em prol de um povo, não é fácil gerir um país que sempre foi dependente e doado tudo, e do nada cortarem tudo. Em Janeiro darei a devida vénia a ele e sua equipe se tudo finalizar bem. O sr. Dlhakama devia reformar e aproveitar as férias em todas as casas que tem nas capitais provinciais, mostrou-se ser um grande líder de guerra, mas para mim um politico amiúde, faltou-lhe coragem quando mais precisou, o povo estava com ele depois de duas tentativas de assassinatos, queríamos aquela mobilização popular sem armas, nem vandalismo para defesa dos seus ideiais. Os seus sequazes quando viram benesses da Assembleia da República assumiram os resultados, motivos para dizer não se faz politica com fome. Viva presidente Nyusi, abaixo os bobinadores e altifalantes sem opinião própria. Que o país inicie do zero, continue a eliminar tudo de mordomias e regalias, que as pessoas aprendam a viver do seu suor, e que consiga ainda no mandato que a ciência esteja acima do nepotismo e lambebotismo para a maior frustração dos preguiçosos e dos que vivem das tetas do Estado. Festas felizes.
Gosto · 3 · Ontem às 17:07 · Editado


Abel Zico Os problemas do país não são só a guerra e os mais graves nem foram provocados por essa guerra, mas sim por uma governação corrupta, gananciosa e incapaz em que o próprio PR Nyusi fez parte... Por isso, tentar lançar Dlhakama para o fogo dos nossos problemas é uma tentativa triste e falhada de distração... O resto é papo para o boi dormir e mais nada...
Gosto · 4 · Ontem às 17:12


Gito Katawala Na minha opinião, você foi o único que comentou com inteligência neste post. Há uns que deixaram o escárnio visceral que têm contra o Nyussi não ver o lado crítico contra o tio Afonso. Na minha opinião, um dos maiores culpados deste todo celeuma. Mas nunca darei um passe de legitimidade ao Nyussi ou os seus antecessores, tão culpados com gravidade.
Gosto · 1 · Ontem às 17:20


Manuel Mageta Taque Kkkk.... Abel Zico não concordas que a guerra nos leva ao retrocesso? Não me acanho dos EMATUM, MAM, Etc. Todos estes sim deve ir a barra da justiça, mas nos permitimos esse modus vovendus desde a morte de Samora, agora que remediemos isto ou assumamos as responsabilidades.
Gosto · 2 · Ontem às 17:20


Franque Rangeiro K k k Egídio Egídio acho que já não és o mesmo. Neste post estas a tentar tapar o sol com peneira? Só pode ser. Essa justificação è porque estas aí na capital pouco viajas para os distritos e muito menos para sua terra natal e viveres o que se vive. Para com essa tentativa de fechar os olhos do moçambicano. Esse foi o pior ano pá
Gosto · Ontem às 17:34


Abel Zico Caro Manuel Mageta Taque, muitas vezes olhamos com desdem aos fazedores da guerra e nunca aos criadores da guerra. Como estamos a falar de Nyusi devemos olhar aqui para os passos que levaram ao começo dessa guerra não declarada. E mais, sempre que o Dlhakama esteve disponivel para tratar dos assuntos de forma pacifica simplesmente foi empurrado ao mato para que a guerra seja materializada. Atenção, não digo que o Dlhakama não tenha culpa, tem e muita, mas esse post desfigura toda uma realidade que vivemos...
Gosto · 3 · Ontem às 17:35


Tocova Amisse Se nyussi fosse presidente apenas eleito pelo povo estaria num bom caminho,mas ele precisa de receber ordens do tio, guepato, e os outros. Por mais que ele tenha vontade de resolver algo sem aprovaçao dos titios o impasse estara para sempre. Questao do conflito é porque a frelimo considera o Dlhakama como inimigo acabam usando meios do estado e dinheiro que podiam usar na desmiltarizaçao dos homens da renamo sem pensar no desarmamento forçado.
Gosto · 2 · Ontem às 17:53


Hélder Nemésio Subscrevo! O Estado deve desmamentar-se.
Gosto · Ontem às 18:51


Zeiss Lacerda Tuas primeiras aulas de filosofia acho que foram dadas por um mergulhador 😂😂😂😂. Festas felizes Egidio Vaz. Deve haver um negócio de arrendamento de perfis aqui 😂😂😂😂.
Gosto · 12 · Ontem às 17:07 · Editado


Dioclécio Ricardo David 😂😂😂
Gosto · Ontem às 21:25


Tesoura Júlio Tuboi Kkkkk
Gosto · 23 h


Evaristo Cumbane EV morde e sopra. Pode ser por questoes de auto defesa. mas ele mordido mais do que soprar. esta apoiado
Gosto · 3 · Ontem às 17:08


Moniz S. Walunga Kkkkk..., essa de "morder e soprar" so' me faz lembrar uma cena dita por um G40 que dizia que a "Renamo age como ratos que mordem e sopram". Como para mim era grande novidade (minha ignorancia nesta materia), fiquei sem saber se ele criava muitos ratos em casa....kkkk
Gosto · 1 · Ontem às 20:17 · Editado


Moisés Arlindo Valério Sitoe Acho alguém andou a beber muito pombe durante a quadra, e já deve estar a perder a firmeza. ..
Gosto · 7 · Ontem às 17:12


Mussa Albino Ate parece!!!!
Gosto · Ontem às 17:13


Sura Rebelo Egidio Vaz nao me chames miserable .. palavras o vento leva e isso mesmo assistiu-se este ano: discursos vazios e arrastamento de barrigas... boas festas
Gosto · 5 · Ontem às 17:15


Dyno Salomâo Nicasse Isto esta cheirar mal pa
Gosto · Ontem às 17:16


Eliseu Soares Sergio Simango bem explicito. São poucos que entendem
Gosto · Ontem às 17:18


Eusébio A. P. Gwembe "Como primeiro chefe da nação com nível superior completo, recusa-se a primar pela violência". Li bem? Acho que sim! Compreendi bem? Acho que nao! Porque sera? Porque não encontro logica em afirmar que ele não prima pela violência por ter feito nível superior completo. Ou seja, os anterıores prımaram pela violência porquanto não tınham nível superıor completo. Os contextos não contam. E, em última instância, isto me leva a pensar que o analfabetismo tem uma correlação com a violência a tal ponto que quanto maior for o nivel de formação do líder menores serão as opções de violência. Será isso?
Não gosto · 20 · Ontem às 17:20


Ariel Sonto Não leve à sério tudo o que se diz por aqui. Pode ser que EV esteja a brincar.
Gosto · 8 · Ontem às 17:31


Raúl Salomão Jamisse Hehehe os historiadores podiam nos elucidar mais sobre governantes com escolaridade superior Vs escolaridade básica...contextos e acções.
Gosto · 1 · Ontem às 19:30


Moniz S. Walunga Kkkkkk...., esta e' a melhor analise que subscrevo sobre o post do Egidio Vaz! Parabens meu caro Eusébio A. P. Gwembe!
Gosto · Ontem às 20:19


Aida Flora Bahule Gostei desta análise. Sem palavras ofensivas
Gosto · 1 · 4 h


Egidio Vaz O analfabetismo esta positivamente correlacionado com a violência. A primeira a parte era mero elogio factual. Ele é o primeiro presidente da república com muitos graus superiores completo. A segunda parte é igualmente factual. NYUSI resiste tenazmente e com sucesso a violência armada. Os factos provam isso.
Gosto · 2 · 4 h


Moniz S. Walunga kikikikiki..,
Gosto · 2 h


Arlindo Francisco João Vicente Boas festas para ti também, e o resto são consequências do natal.
Gosto · 2 · Ontem às 17:21


Jorge Jone Força nessa nova empreitada Sr. Egideo! Festas felizes.
Gosto · Ontem às 17:24


Valdemar Tuto Valente
Gosto · Ontem às 17:36


Marcial Macome Para quem não se lembra l, neste país não são suas qualidades acadêmicas que te tornam referência mas sim o nível de bajulamento que o indivíduo tem para com o regime. Triste é ver pessoas com Egídio Vaz cederem a tamanha vergonha.
Tal como fez referência aos 40anos da suposta agitação por parte de quem ousa chamar de enciclopédia de incoerência, quaro chamar atenção para uma escravidão proposta pelos pseudo-libertadores da pátria. O país está mergulhado numa eterna miséria causado pelos adeptos do clube de lambibotas onde tem arquivo histórico o senhor Egídio Vaz...
Gosto · Ontem às 17:39


Mario Jacinto O que eu gosteí desse post é saber que foi escrito com alguem com nível superior como PR Nyusi.

Boas festas!
Gosto · 6 · Ontem às 17:39


Ilidio Nhampossa Egídio Vaz! És tu mesmo! ?
Gosto · Ontem às 17:40


Marcial Macome E quanto aos malabarista da história que confundem a opinião pública recorrendo a enciclopédia do bajulamento. Quero desejar às minhas condolências cognitivas...
Gosto · 6 · Ontem às 17:43


Gildo Afonso Precisamos fazer um "mukutho" (cerimónia em língua Chuabo) para trazermos de volta, o bom senso do nosso caro amigo E. Vaz. Ele precisa de uma ajuda talvez dum psiquiatra. Kkkkk
Gosto · 6 · Ontem às 17:45


Sura Rebelo Ariel Sonto ha uma maxima q diz: a brincar a brincar....
( termine quem quiser)
Gosto · 5 · Ontem às 17:45


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde O Dr Vaz (N'khutche filho) falou em funcao da sua conveniencia. Deixemos que diga o que achar.
Gosto · 1 · Ontem às 17:48


Ricardino Matusse Este Post, acho que foi escrito enquanto o Egidio tinha ao lado um balde com coisas geladas lá! Não consigo assumir que tenha sido escrito por ele😂😂😂😂
Gosto · 2 · Ontem às 17:49


Benny Matchole Khossa So entendo este post como uma engenharia social, para medir o pulsar do povo sobre os problemas levantados. Deste prisma, creio que alcançaras os objectivos. De contrário, este post só pode ser entendido por antítese...

Festas felizes irmão e aproveita para descansar um pouco o cérebro. São quadras isto aqui
Gosto · 11 · Ontem às 21:14 · Editado


Fernando J. Inacio Acho que o FB devia aranjar forma de remeter certas pessoas ao bafometro antes de escreverem algo ou comentar por aqui. Mais nao disse. Festas Felizes
Gosto · 4 · Ontem às 17:55


Nelson Matsinhe Uma visão optimista... E acho que não é utópico.
Gosto · Ontem às 17:58


Hélder Nemésio Egídio Vaz, estamos na presença de um país negativamente marcado por uma gestão do tipo sol sobre a peneira e isso é visível macroestruturalmente, nas nossas instituições (Ministérios Institutos Públicos e Empresas). Nyusi tem estado a travar uma luta enorme para transformar o nosso Estado numa instituição virada à satisfação dos interesses públicos.
Todavia, a situação conjuntural coloca-o camuflado e igual aos antecessores. Eu acredito em Nyusi, mesmo sentido na pele os efeitos negativos das medidas tomadas pelo seu governo aos funcionários públicos.
Nyusi tem uma missão espinhosa de purificar o Estado e prestar um verdadeiro serviço público.
Não conheço, na história mundial, uma transformação desse nível que não tenha gerado contendas e há mais: purificar um Estado com as finanças públicas em crise é complicado.
Gosto · 5 · Ontem às 18:01


Roque King Malaia incongruência,e o mesmo que ter falta de coerencia no que diz,uma verdadeira descrepancia verbal,satisfeito ilustre.
Gosto · Ontem às 20:01


Hélder Nemésio Não vejo incongruência verbal nesse discurso. Vejo sim um Egídio Vaz a apresentar uma abordagem diferente da habitual. Incongruência seria haver verbos com sentidos antagônicos no texto. Não há isso nesse texto.
Gosto · Ontem às 20:11


Ayrton Timm De Oliveira Parece o novo Lider de G40! Shame...
Gosto · 8 · Ontem às 18:07


Pedro Cumbane Cronicando...
Gosto · Ontem às 18:14


Pio Cassicasse Se Antes a pobreza estava nas nossas cabeças, agora a PAZ deve estar nas nossas cabeças... Sinceramente. Palmas para os escreve-pensamentos ao PR
Gosto · 4 · Ontem às 18:15


Elvino Dias Mano Egídio Vaz, não te compreendo. Mas ok, pelo sim ou não, respeito a tua opinião. Mas discordo do teor do teu artigo, pelos motivos que se me perguntares fundamentarei aqui
Gosto · 8 · Ontem às 18:18


Estevao Pangueia Não conheço nenhuma acção do Presidente Nyusi para merecer esta descrição!
Gosto · 5 · Ontem às 18:20


Tesoura Júlio Tuboi Babalaza
Gosto · 12 h


Nelsoncarlos Tamele So passei para ver comentarios...
Gosto · 1 · Ontem às 18:23


Mouzinho Zacarias Egídio Vaz virou brincalhão
Gosto · 3 · Ontem às 18:25


Moniz S. Walunga So' pode!!
Gosto · 1 · Ontem às 20:35


Raul Novinte Verdade , virou brincalhão mesmo.......
Gosto · Ontem às 21:38


Tesoura Júlio Tuboi Babalaza dá nisso
Gosto · 12 h


Joaquim Tesoura Deixar os nossos temos. Com crianças podem trazer post FIRMES. Kkkk
Gosto · Ontem às 18:26


Armando Nzucule Jr. Quando lí da primeira vez, não percebí, logo achei que fosse efeito colateral das geladas do natal. Voltei a ler, concluí que na verdade eu estou lúcido e sóbrio. Com todo respeito, acho que o nosso amigo/irmão Dr. #Vaz, precisa relaxar um pouco, tal como deve estar a fazer o #PR com nível superior completo!
Gosto · 5 · Ontem às 18:26


Salomão Mambo Como se nivel superior fosse sinonimo da clarividencia.
Gosto · 5 · Ontem às 18:27


Zarito Mutana Kkkkkkkkkkkkk boa tarde.
Gosto · Ontem às 18:30


Zarito Mutana Joaquim da Costa
Gosto · Ontem às 18:30


William Damasio Mbeve Li e quero voltar voltar ler...mas tenho a sensação de que isto não foib escrito pelo Vaz ou escreveu sob fortes medidas coercivas. Duvido q tenha sido comprado. Boas festas
Gosto · 4 · Ontem às 18:32


Makwiza Filoafricano Kikikiki nao aguentei.
Gosto · Ontem às 19:21


Alfredo D. Baltazar Eu conheço o autor e já o compreendo faz muito tempo.

Ninguém quer tornar-se coxo na idade que temos hoje, simplesmente por querer mostrar-se justo.

Em 2014, ele votou no tal enciclopédia de incoerência. Mas, já devia ter aprendido a lição pois já passavam mais de 35 anos, 3 presidentes e mais de 8 mandatos.
Gosto · 3 · Ontem às 20:27


Francelino Fino Anda tudo #FIRME
Gosto · Ontem às 18:37


Joel Manhiça Zondiwane Colicenca vou vomitar
Gosto · 3 · Ontem às 18:39


Juma Mussagy Abdul Mutualibo Kikikiki
Gosto · Ontem às 20:10


Tesoura Júlio Tuboi Kkkkkkk
Gosto · 12 h


Daniel Costa ESCRITAS POR ENCOMENDA ou academia promíscua para ganhar dinheiro para projectos de pesquisa? Irreconhecível este Dr.
Gosto · 2 · Ontem às 18:40


Josué Tambara Kkkk
Gosto · Ontem às 18:54


Mouzinho Zacarias Alguém roubou senha de Egídio Vaz...suspeito que seja professor de física...
Gosto · 8 · Ontem às 18:43 · Editado


Moniz S. Walunga Kkkkkkkkk....o fisico.....kkkkkk
Gosto · Ontem às 20:37


Tesoura Júlio Tuboi Kkkk....babalaza dá nisto aqui
Gosto · 12 h


Edgar Mario Mario dr: Vaz ultimament tens supredido bastante nos seus comentario nao sei o que mudou do seu lado em relaçao ao governo do dia.
Gosto · Ontem às 18:46


Joaoreis Reis Os actores políticos e os visionários, analistas, parecem folhas secas, não sabe a hora, minuto,segundo que será arrastada, pessoa sem posição é EGIDIO Vaz, devia mudar de nome, Egidio é nome de um santo Romano, esse Egidio Moçambicano parece mais coagista, enganador das suas tendências ou ideias, de olhos por um tempo estávamos, me parece foi todo enganoso!!!
Gosto · 2 · Ontem às 18:48


James Chiseko Vaz nao quis dzer o k disse. Talvez tentar levar o vaz pra o passado. Os pais da desgraxa e da incoerencia sao os k assumiram o poder a forxa depois da morte de magaia em 1966. Esses homens sao os mesmo k mataram khankomba, mondlane, uria simango, nungu, gwengere,ect. Homens k se juntaram a frente depois da mesma ser fundada. Esses tiranos sr vaz, criaram mocambique D onde prontificaram homens com virtudes assassina, criaram gulags(campos de matanxas). Vz tdo isso se esquece e chama afonsinho de incoerente. Na actualidade criaram esquadroes da morte, mataram cistac; admiro o atrevimento mental do vaz: talvz volte a nos dzer k a coerencia k vz encontra nesse grupo e a consisyencia do mesmo na arte de matar. Outrossim, vz ve merito no nyussi, mas s concistencia desse homens reside no virar o disco e toca o msmo. Ele herdou a arte de espora e bota pra manter o ilegitimo poder constitucionalmente entre pelo hermenegildo gamito. O vaz ker k o povo continue a acreditar nos novos colonos : os preto(gueses). Vergonha na pobre academia moxambicana
Gosto · 3 · Ontem às 18:54


Elson Guila Acho que o autor da publicação está a fazer um estudo qualquer. Nem precisou lançar um inquérito. O resultado está bem patente na forma como reagimos. É bem interessante.

PS: Lembram-se da publicação do K9 em relação ao rapper Angolano Yannick Afroman?
Gosto · 11 · Ontem às 18:59 · Editado


Abdul Yatima dr.Vaz!volte para camblazize sua terra.........!!!!!!
Gosto · 2 · Ontem às 19:01


Josué Tambara Kambulatsitsi?
Gosto · Ontem às 19:07


Abdul Yatima sim,ver o sofrimento daquela gente e comentar e fazer elogios ao PR!
Gosto · 2 · Ontem às 19:11


Alfredo D. Baltazar Quem ficará como assessor do Tigre, quando ele for para Kambulatsitsi? Está em jogo a questão da LEI DE SOBREVIVÊNCIA...
Gosto · Ontem às 20:33


Ismael Ngoenha Voce nao precisa disto
Gosto · 1 · Ontem às 19:02


Valdemar Tuto Valente Acho que se o fez é porque precisa...
Gosto · 2 · Ontem às 19:27


Ismael Ngoenha A pensar se lambebotismo é remedio ou doença ....
Gosto · 2 · Ontem às 19:30


Valdemar Tuto Valente Deve ser um mix...kkkkk
Gosto · 2 · Ontem às 19:33


Zito Carlos Lambebotismo neste meu admirado, prefiro não perder mais tempo lendo mais postes deste meu ex admirado.
Gosto · 1 · Ontem às 19:03


Muhamad Yassine Faz o seu papel mano. Mas se calhar fica um pouco melado quando ao tentar descrever o talento do outro tentas manchar outra pessoa. Se concentre na elevação do dito cujo sem destoar. Avante amigo . Cada um tem sua agenda nocturna e diurna
Gosto · 23 · Ontem às 19:04


Josué Tambara E cada um vai saldar no último dia sobre como gastou suas horas: noturnas e diurnas.
Gosto · 4 · Ontem às 19:06


Josué Tambara Em 1994 aquando a minha graduação 12a Classe em Dedza no Malawi, o convidado, John Tembo, proferiu seguintes palavras: "Os papéis que hoje ganham são nada em relação à educação que tiveram em casa dos vossos parentes. Os vossos papéis são inúteis sem amigos". Saiu e assim também vou me calar..
Gosto · 2 · Ontem às 19:04


Luis Madjadire meu irmao espero 2017 de muitos sucessos como chefe d G40,
Gosto · 4 · Ontem às 19:04


Michaque Tembe Tembe Todos excessos são tolerados nesta chamada semana de festividades, isso inclui alguns efeitos ou resquícios do que se tem consumido. Isso pode explicar alguns exageros saídos de algumas bocas...
Gosto · 3 · Ontem às 19:09


Nando Chimene Meus tempos ou num passado o País tava mas bem.. Mas este tempo sou tem Dr k sou fala pra sua casa.

Gosto · 2 · Ontem às 19:13 · Editado


Makwiza Filoafricano Esse é o tal historiador da FRELIMO o tal escriba. Escreve para agradar o senhor dono da terra e dos recursos naturais. Já esta vacinado . vou lhe bloquear para nao por sujidade na mente
Gosto · 1 · Ontem às 19:19


Rufino Joao Luanda A' escrever.....
Gosto · Ontem às 19:20


Jordino Cuna As palavras tem um poder muito forte... Tudo depende de como cada um entende....
Gosto · Ontem às 19:24


Victor Antony Está a se baldear para o lado de lá
Gosto · 1 · Ontem às 19:25


Felix Mapfinhani Manyundzeke Realmente sr. EgidioVaz, desde que o nosso engenheiro F. Nyussi tomou posse como pr da república, Moçambique vive uma paz nunca vista desde a Independência. Nunca mais vimos movimentações de militares saindo do sul para o centro e norte, as crianças e os camponeses estao bem seguros la, vao a escola e fazem suas actividades sem nenhum medo, porque o nosso louvado Pr nos troxe a paz que tanto almejávamos. FESTAS FELIZES!
Gosto · 15 · Ontem às 19:25


Zarito Angelo Meu idolo EV, Confesso que este seu post me deixou baralhado. Vejo aqui muita ironia, retorica e alguma indirectas. Certo? Oque aqui está escrito corresponde a realidade ou exprime o inverso?
Gosto · 5 · Ontem às 19:31


Dino Chabane você como eu entendemos o post do EV mesmo não percebendo
Gosto · 1 · 14 h


Álvaro Xerinda
Gosto · Ontem às 19:35


Zarito Angelo Por outras palavras gostaria ouvir de si se as descricoes aqui fei tas de facto espelham a realidade dos mencionados.
Gosto · Ontem às 19:39


Juma Mussagy Abdul Mutualibo Eu gostei da SÁTIRA do Egídio Vaz. Leiam bem irmãos irão perceber que tudo que ele disse não passa de uma provocação ao presidente para que em 2017 as coisas mudem para o melhor. O próprio presidente da República sabe que ele não é tudo isso que o nosso irmão Vaz escreveu. Pior o ensino superior completo.
2016 foi um ano que veio deitar a nú que o actual elenco governamental é uma farsa. Este país só pode mudar e conhecer dias melhores com um Novo governo desde que o presidente e a sua turma ñ saia do elenco guebuziano.
Gosto · 5 · Ontem às 19:41


Fernando Filipe Franco Ou frelo
Gosto · 23 h


Khalid Bangal Força! Estamos #firmes!!!
Gosto · 1 · Ontem às 19:53


Pires Calembo Quem escreveu este post é a sua esposa nem VAZ?
Gosto · 11 · Ontem às 20:00


Fernando Filipe Franco A esposa dele não fez nem nada. Mandem as bocas directamente ao visado
Gosto · 2 · 23 h · Editado


Pires Calembo Nao estou a preguntar você, estou com o dono da pagina esta?
Gosto · 14 h


Caly Aquário Quente Descobri k cansaste d ser imparcial e kers um lugar no governo no ano k xega amnha....!
Gosto · 3 · Ontem às 20:11 · Editado


Fernando Filipe Franco Está cansado das miudezas de galinha ou pato.
Gosto · 1 · 23 h


Caly Aquário Quente So pode
Gosto · 22 h


Cândido Amadeu Félix Egídio, Egídio, me parece que estás a fim de uma vaga ou seja um cargo de ministro ou deputado... Te admirava e agora duvido terem publicado esse post sem seu conhecimento. Melhore você é capaz.
Gosto · 1 · Ontem às 20:10


Valdemar Tuto Valente
Gosto · Ontem às 20:19


Claudino G. Nchumaly Escreva qualquer besteira, qualquer mesmo, as pessoas irap comentar e tu amanhã vais ficar todo contente e orgulhoso e dirás: a minha página é a mais visitada e os meus post os mais comentados de todos. Até a onde as estatísticas das redes sócias e Internet leva as pessoas a loucura.

Boas festas
Gosto · 6 · Ontem às 20:20


Moniz S. Walunga Bem dito!
Gosto · Ontem às 20:45


Valdemar Tuto Valente
Gosto · 1 · Ontem às 20:29


Aida Flora Bahule Este post é irônico. Tentem ver o texto com outros olhos e verão que isso é mais uma crítica bem FIRME ao governo Nyusi. A menos que eu esteja enganada em relação à coerência do mano Egidio.
Gosto · 1 · Ontem às 20:30


Valdemar Tuto Valente
Gosto · 1 · Ontem às 20:31


Milton Machel mas meu mbuya, por que um discurso que apela e faz apologia à felicidade, à paz, está täo eivado e (des)carregado de xingamento, zanga, rancor? bebe uma cerveja de mel, mbuya! relaxa, Varela! Abreijos à mana SNV e abraço forte aos futuros, Comandante Utsi e Major-General Primeiro. Paz e Amor aos Vaz!
Gosto · 4 · Ontem às 20:40


Ricardino Jorge Ricardo Cuidado! Cuidado! Lembram se do sr Hermínio,no ano 2014, na sede dum partido?...vestido de boné e uma camiseta vermelha e os seus discursos? Talvez seja o caso de hoje neste post. Aguardemos, que a verdade virá.
Gosto · Ontem às 20:45


Julio Waire Meu caro Egidio Vaz, o nosso povo nao tem capacidade de analise, por isso seja direto nos seus post principamente este esta a levantar o cabelo das pessoas porque nao entenderam a FIRME IRONIA, nele patente. Para todos efeitos boas festas
Gosto · 3 · Ontem às 20:46


Bone Waka Bem haja estas palavras PACIFICADORAS
Gosto · 1 · Ontem às 20:56


Sidonio Bras Não gostei e prontos. ...
Gosto · Ontem às 21:07


Tony Mushai Essa análise não pode ser dum acadêmico. Academia é feita para ver as coisas como elas são, se um acadêmico fica mais “cego” que um analfabeto, não existe outro nome pior para dar. Festas Felizes
Gosto · 6 · Ontem às 21:14


Isaias Adelino Joao Ser academico em Moz ee comentar a favor de dhlakama? Desesperanca mesmo!
Gosto · 3 h


Tony Mushai Caríssimo, ser acadêmico é ser apartidário. O país está numa situação em que todos nós somos chamados a dar um contributo em prol de desenvolvimento social e econômico. Ao escovarmos estaremos a dizer que os nossos dirigentes podem relaxar porque está tudo bem e que não precisam mover um dedo sequer, temos que corrigir as lacunas onde for necessário até mesmo quando se trata dos nossos prediletos. Um bom analista não tem tendências partidárias e ataca o próprio partido se for o caso. Egoismo é que nos faz dormir pobres em cima das riquezas. Moçambique tem tudo para estar no topo mas com os empatas que ensistem que ta tudo bem vai ser difícil.
Gosto · 2 h


Cândido Amadeu Félix Helder Eduardo Joao
Gosto · Ontem às 21:15


Adelle Albertinah G40 Nyussista??
Gosto · 2 · Ontem às 21:39


Raul Novinte O que interessa aos moçambicanos não é o nível superior de educação dos seus dirigentes mas sim a capacidade dos dirigentes em resolver os problemas dos moçambicanos.....
Gosto · 8 · Ontem às 21:40


Fidel Terenciano Filho Um discurso problematizador prezado Egidio Vaz. O fato de fazer uma retrospectiva interessante na forma de ver a governança no País,desde Samora, isso me agrada, contudo, algumas questões o-de cima podem ser elencadas com sua clara posição que assumes que não é ano para esquecer. Óbvio que não iremos esquecer. Aconteceram coisas que nas últimas duas décadas não eram comum de entre eles, subidas bruscas e repentinas de preços de produtos a todos níveis, aumento exacerbados de tudo e todas coisas bem como estagnação continua em termos de invenção republicana, sobretudo os modelos de negociação para a almejada "paz" e tomada de posição sobre um conjunto de questões "inclusão, respeito pelas diferenças de pensar e ver as coisas, regionalismo, que prefiro substituir por provincianismo, entre outras" da pátria que vinha sendo construída pela versão: pedra à pedra. Aprecio.
Gosto · 8 · Ontem às 21:49 · Editado


Bitone Viage Para o senhor Egidio Vaz tudo isso que de negativo aconteceu no país sobretudo este ano são uma alucinação nossa. Constitui nossa criação mental.
Não gosto · 16 · Ontem às 21:55


Eduardo Rodrigues Grande mentiroso . Não tens vergonha.
Gosto · 2 · Ontem às 21:56


Wilson Profirio Nicaquela Contraste perceptiva...
Gosto · 4 · Ontem às 22:10


Vernisto Adelino Egidio Vaz, metafórico ou irónico? Das duas, uma!
Gosto · 4 · 23 h


Julio Da Wilka Edwin Kakakakakakakak. Quero crer que o senhor Egidio seja um mestre em duplo sentido.
Gosto · 23 h


Gulumba D. Mutemba Este post é um bomba,mas admito que ainda tenho ler mais.
Gosto · 1 · 23 h


Tesoura Júlio Tuboi Meu Deus!!! Será Babalaza?
Gosto · 6 · 23 h


Valdemar Tuto Valente
Gosto · 3 · 22 h


Ivan Maússe Há poucos dias eu disse: somos uma sociedade de hipócritas, todos nós. Definitivamente, temos aqui um exemplo. Festas felizes à todos!
Gosto · 15 · 23 h


Myro Fernando Esse post nem merece o meu comentário mas ainda assim, tentarei deixar algo escrito
Gosto · 1 · 11 h · Editado


Ivan Maússe Meus amigos Myro Fernando e Dioclécio Ricardo David, espero que a partir de hoje entendam o teor das minhas palavras quando, naquele dia, eu disse que somos uma sociedade de hipócritas, todos nós!

Disse ainda que, quem não me entendia, iria me entender ao longo do tempo. Lembram-se dessas minhas palavras? Espero que lembrem.

PS: Nyusi e Dhlakama nos deram uma paz temporária de 7 dias. Tudo negociado via chamado telefônica. Afinal a paz é possível. Bem-haja a nossa hipocrisia nesta pérola do Índico.
Gosto · 1 · 47 min · Editado


Dioclécio Ricardo David Ivan, sempre tive a noção clara do que querias transmitir. Apenas desafiei-te a escancarar a exasperação. Ao ficares em meias palavras facilmente aliavas-te a correntes hipócritas. Bem-haja meu caro.
Gosto · 4 h


Ivan Maússe Dioclécio Ricardo David hehehe, estamos juramos, ilustre.

Festas felizes!
Gosto · 48 min


Myro Fernando Hehehe
Pátria de bananas
Nas Guinés, entre outros países os militares não deixam esses actos patéticos acontecerem
Gosto · 46 min


Germano Mutane Mano Egídio, tens uns amigos que tem corragem de atacar em público, mesmo sem terem compreendido o que escreveste..
Gosto · 23 h


Mateus Daniel Gregório Malunga Espírito de lambebotismo.
Gosto · 1 · 22 h


Yaqub Sibindy O Professor Egidio Vaz é um apóstolo da desgraça! Está a pregar no deserto, ninguém vai ti ouvir!

Quem tem martelo para colocar ponto final esta crise é Nyusi com a sua Frelimo e não Afonso Dlhakama!

Dlhakama é vítima e não agressor!

No dia que Dhlakama vai passar para ofensiva, você Egídio vais conhecer o quê é à guerra!

Ao invés de encorajar o Chefe do Estado para terminar com a guerra que os governantes venda pátria do seu partido provocaram, você Egídio estás a desinformar à opinião pública para procurar a agulha perdida nos postes de iluminação publica em vez de procurá-la no quarto onde se perdeu, alegando que não há iluminação no mesmo quarto!
Gosto · 30 · 22 h · Editado


Alfredo Manhege Esta a sujar meus professores esse não diga prof. Nao merece ne tem nada disso.
Gosto · 4 · 13 h


Elvino Dias Concordo
Gosto · 1 · 13 h


Emerson Matsinhe já confirmado o novo elemento do G40 já não há dúvidas
Gosto · 1 · 12 h


Costa Mondlane A certas pessoas que ainda nao entedem que o nosso pais esta a afundar cada dia que passa.porcausa da flm
Gosto · 11 h


Matias Lucas Vinte O problema deste país é ter pessoas que não aceitam opiniões diferentes. O ilustre professor Egidio Vaz mostrou aqui o seu ponto de vista. Caso não compartilham os mesmos ideais acredito que ele terá prazer em ouvir os contra-argumentos. Acredito que todos sabem que é anti ético chamar alguém de nomes (apóstolo da desgraça) só por causa de pensamentos diferentes. Meus irmãos ignorância é o carrasco do conhecimento. Saber ouvir é uma virtude. A Paz A Todos e Festas Feliz.
Gosto · 1 · 6 h


Isaias Adelino Joao Este Sibidy trata muito mal a lingua Portuguesa mesmo.... "Voce Egidio vais conhecer...". Vergonha deste sr.
Não gosto · 2 · 4 h


Armando Nhampossa sr. YS, vítima! Hummm. De quê?
Gosto · 21 h


Celso Macarala esse é o pensamento dele e cada um pode dar a sua opnião relativamente a isso e quanto a mim vou me cingir na possibilidade da realização da última palavra, mesmo em meio a crise: sejam "felizes".
Gosto · 1 · 21 h


Xavier Antonio Instinto de sobrevivência.
Gosto · 5 · 21 h


Hercilio Nhampossa
Gosto · 14 h


Eliha Bukeni Kkkkkk...219 comentarios em larga maioria censurando o EV. Mais uma vez se comprova a tese do Prof. Elisio Macamo, que defende que o debate politico na perola do indico esta enfermado pelo clubismo. Ninguem quer acreditar que o EV possa opinar "fora do team"!
Gosto · 1 · 21 h


Eurico Rogério Roque Não nos chateie.
Gosto · 14 h


Vernisto Adelino
Gosto · 21 h


Julio Lilito Boene Perfil clonado?
Gosto · 1 · 21 h


Tony Ferreira Só pode

Gosto · 1 · 20 h


Teixeira Teté Só pode ser ironia
Gosto · 3 · 21 h


Abreu Junior ?
Gosto · 20 h


Inacio Joao Tepeia Totalmente reprovado....
Gosto · 5 · 19 h


Boa Favorito Tambem nao seria possivel criticar o patrao dele nhusy.
Gosto · 3 · 16 h


Celso Guirimone O cara deve estar a falhar com o juízo. Egidio Vaz se Nyusi manteve-se Firme na paz e se dependense dele a tal Firmeza, moz já estaria em paz. Olhe o Dhakama como um homem burlado ou melhor arrastado pela burla desde Samora até
Gosto · 1 · 15 h


Albertina Albino Sambo A responder...
Gosto · 15 h


Zefanias Matsinhe Deus te ouça 👂 Deus te ouça!!!
Gosto · 14 h


Alfredo Manhege Repente será isso mesmo?
Gosto · 13 h


Hermenegildo GP Gramaticalmente chamaria ao teu comportamento tipico de uma "personagem redonda" que muda varais vezes de posicao ao longo da narrativa, mas prefiro acreditar que foi um acto fugaz causado por uma pesada ressaca... ou, ao invés de encomendarem os tradicionais perus tipicos da época, emcomendaram este post e estas a ter as festas felizes que tanto nos desejas.....
Gosto · 9 · 13 h


Paulino Da Fonseca Fanheiro Mais ñ disse... bota redonda nisso... pesada ressaca de um bebida ainda por descobrir...
Gosto · 2 · 13 h


Eustaquio Wazanguiua Excelente visão Hermenegildo GP
Gosto · 11 h


Jose Banze Mas tbm ja estamos habituados, nao ha nada aqui fora da sua normalidade...
Gosto · 1 · 10 h


Alfredo Manhege Estáo a nos dizer que pegaram uma tabua e nos povo temos que dizer que e uma pedra.
Gosto · 11 h · Editado


Paulino Da Fonseca Fanheiro O EV ta com uma pesada ressaca de uma bebida ainda por descobrir... obrigado por nos desejar felicidades...
Gosto · 13 h


Arlindo Chibebe Há sempre um caos quando os políticos tentam debater uma crise económica porque eles não entendem nada disso.
Gosto · 1 · 13 h


Joaquim Constantino #Este país está pronto para largar o bastão da pobreza. A partir de 2017#.
Este post é irónico... Como é que vai largar?
Gosto · 1 · 12 h · Editado


Ester Neves Quer acabar e iniciar um novo ano com um "Provoco"😂
Gosto · 12 h


Domingos Razão Fora do contexto não esperava um acadêmico . Será sede para ser chefe? Porque moçambicanos são assim?
Gosto · 5 · 12 h


Tesoura Júlio Tuboi O lambebotismo já é uma realidade.
A ser assim, nos proximos anos vão introduzi-lo como cadeira/discipina em ciencias politicas.
Bullshit.
Gosto · 5 · 12 h


Kleber Alberto Enciclopedia de incoerencia e voce EV, respeito te muito, mas voce desrespeitou meu povo, nao sei onde se distribui atum, sinceramente
Gosto · 6 · 12 h


Costa Mondlane O pais esta assim agora porcausa das dividas.roubos.e tudo mais. Ja pararam para pensar que lixo mocambique seria se nào esistisse a renamo como defensor desta patria?
Gosto · 6 · 11 h


Eurico Nhassengo Pois eh, o problema do povo e pensar com a barriga e agir desprepositadamente, se nos formos a ver a crise e' anterior s dividas, mas tudo de mau acontecendo acham que sao as dividas as mentoras, e o Nyusi ainda esta no seu segundo ano de lideranca, e podemos lhe dar o beneficio da duvida para poder nos demostrar o contrario, por isso ainda estamos FIRMES na luta contra a pobreza
Gosto · 11 h


Melody Obc Ouve cá Nhassengo, benefício da dúvida de quê? O mandato tem quantos anos? Se o foco dele era a paz, porquê não resolveu isso nesses dois anos? Haaa são questões estruturais, e? São insolúveis? Chegará uma fase em que não bateremos mais cabeça. Quando começarem a gequarentar, só vamos vos olhar. Porque ter plateia, para estar aqui a discutir encomendas, é que facilita tais encomendas e dá moral de priduzi-las.
Gosto · 4 · 11 h


Alfredo Manhege

Gosto · 5 · 11 h


Benjamim Rosa Nao se elagia a quem promove a loucura. É verdade que tem efeitos que alguns (pequenissima parte da populaçao), acham posetivo, mas nao era isso que os moçambicanos esperavam
Gosto · 11 h · Editado


Sulemane Gulamo Estou pensando em abrir uma clínica de reabilitação pra viciados em ler comentários, se você ta lendo isso,seja bem vindo, vc é um deles ! Kkkk
Gosto · 2 · 10 h


Sulemane Gulamo Estou pensando em abrir uma clínica de reabilitação pra viciados em ler comentários, se você ta lendo isso,seja bem vindo, vc é um deles ! Kkkk
Gosto · 2 · 10 h


Gabriel Alvaro Vaz, esta tua doxalogia, carece muito da uma verdadeira analise epistemologica. Pois, assumida como ela esta, torna se paradoxical, sim, mas daqueles que so a plebe, aqui ententida como aqueles disprovidos de razao podem consumir. Entao, da um pouco de razao a sua opiniao.
Gosto · 1 · 10 h


Speed McMacajo Junior Agora só comento assim ""Kikikok"
Gosto · 1 · 9 h


Luis Neves Quero comprar essa graxa...vem de Mutarara?
Gosto · 1 · 9 h


Luis Neves Nunca vi um suposto intelectual ser tao puxa-saco! Apana manhazi? Muatani?
Gosto · 1 · 9 h


Pedro Cristovao Mawai Jr. As vezes é preciso ser incoerente pra os que detem a azagaia,nao perceber de k lado estás.
Gosto · 1 · 9 h


Charles John Egidio Vaz e a Ironia do Destino. sera que esses dias tem jantado na Presidencia? sera que foi prometido um pelouro ministerial? ou sera que a mensagem do nhussi esta entrando no coracao do Vaz? Marcelo Mosse cria uma comissao de inquerito para Vaz.
Gosto · 2 · 9 h


Hermenegildo Sadina Pessoal, o texto do Egidio Vaz é uma ironia.
Gosto · 2 · 8 h


Luis Neves Não é tempo para ironias com assuntos que nos matam a cada minuto.....
Gosto · 3 h


Jorge Fernandes Não me parece ironia. Parece querer recomendar mais não sei quantos anos para resolver os maiores problemas dos Moçambicanos: a guerra e o problema económico causado pelas dívidas ocultas. Só EV não notou que o PR Nyusi não tem nem vontade nem capacidade de resolver estes problemas (alias, só deu passos negativos nesses sentidos).
Gosto · 4 · 7 h


Rafael Roque Pessoal o mano #Egidio #Vaz é das pessoas mais coerente dessa rede social. Penso que fez este post é para medir o quão as pessoas o conhecem como pessoa(ideal).
A mensagem apenas foi codificada. Os mais atentos entenderam o conteúdo.
Gosto · 3 · 7 h


Jorge Fernandes Já Manuel de Araújo mandara um recado ao PR aquando da inauguração do Hospital Central de Quelimane: Que se trocassem de lugar ele em três meses acabaria com a guerra!
Gosto · 2 · 7 h


Jorge Fernandes E resolveria o problema das dívidas ilícitas!
Gosto · 2 · 7 h


Albazino Ricardo Cumbane Ele é coerente, de alguma forma tem que defender a fonte de renda choruda, o resto é só dizer que estamos atentos à propaganda e já estamos vacinados, desde os tempos de xicononhoca que estamos cá, já aprendemos a peneirar o que vale apenas.
Gosto · 2 · 5 h · Editado


Arlindo Chissale Só que não poderia ser provisória...
Gosto · 5 h


Orlando Ntaiamanja Anyakusembedzera kudya, nghabe kwache. Asacheka makhundu wonsenene.
Gosto · 5 h


Celestino Cebu É complicado Egídio,, neste momento precisamos de acarinhar os dois pela tregua
Gosto · 3 h


Uric Raúl Mandiquisse Faça uma critica, seras idolatrado. Elogie e seras abocanhado. Realmente nao esperava que esse comentario fosse seu. E analisando ao fundo, vi verdades que poucos poderao ver.
Gosto · 3 h


Justino Alfaica Alfaica Eu sinceramente, sempre achei q esse EV tem falta d alguns parafusos na mente aparenta ser um meio chafurdar nas obordagens q faz e mtas vezis não se entendi uki ele diz....
Gosto · 3 h


Tomas Xerinda 24h e o dono da publicação só olhando...
Gosto · 3 h · Editado


Angelca Chibale Dhlakama e enciclopedia de incoerencias, Egidio Vaz oque queria dizer com a frase acima transcrita?
Gosto · 1 ·

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ