quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Mcel e TDM: a queda de dois colossos!


As notícias sobre prováveis despedimentos em massa na Mcel e TDM deixam-me atónito. Até podia se considerar uma invenção, mas é verdade. O que me custa acreditar é que a Mcel, desde a sua fundação em 1997, teve anualmente uma prestação eficaz. Prova disso, é que até 2011 ela fazia parte do “Top Five” na pesquisa da KPMG sobre as 100 maiores empresas de Moçambique. E agora o descalabro.
A Mcel foi vanguardista na sua área. Fora de ser a primeira empresa de telefonia móvel do país, ela foi a pioneira, em Moçambique, a lançar serviço de banca móvel, através de uma parceria da qual resultou o mKesh.
Se no começo a Mcel só empregava um total de 50 colaboradores, este número subiu vertiginosamente, chegando a cerca de 1000 trabalhadores. Tudo isto porque a cada ano a empresa ia crescendo económica e financeiramente. Expandiu a sua cobertura por todo o país. Mas está no descalabro.
Tudo o que fosse evento cultural tinha a assinatura da Mcel: verão amarelo, fama show, moçambola e tantos outros. Em parceria com a agência de publicidade Golo, fazia publicidades de deixar cair o queixo de qualquer um. Ninguém, em Moçambique, não conhecia a Mcel. Mas o que houve, concretamente?
Das minhas fontes soube que a Mcel vai despedir 350 trabalhadores porque as suas contas não batem certo. Compatriotas, não acham que aqui há gato? Há qualquer coisa que não está muito bem esclarecida…. Onde é que foi parar o dinheiro que a Mcel produziu durante uma década e meia?
Por quê a Mcel não usou esse dinheiro para a sua consolidação no mercado? Quem delapidou a empresa?
Para mim, a promíscua relação Frelimo-Estado é que acabou com a Mcel. A empresa foi feita de saco azul para alimentar a insaciável sede dos camaradas. Só para vos dar pequenos exemplos, qualquer membro do partido podia ser administrador da empresa, receber salários chorudos e sem nunca pôr lá os pés. E quantos camaradas fizeram isso? Quantos mamaram às tetas da Mcel?
A TDM tem planos de despedir 500 trabalhadores. Desengane-se quem pensa que a queda desta empresa tem que ver com a conjuntura. A TDM também foi delapidada. Foi uma empresa histórica cuja se os decisores tivessem preferido, hoje seria um gigante inabalável. Mas houve saque. Os dinheiros que deviam ter robustecido a empresa foram usados para fins indevidos.
Em Moçambique não são só as estatais Mcel e TDM que estão de rastos. O fenómeno abrange muitas empresas, nomeadamente a LAM, CFM e Aeroportos de Moçambique. Estas empresas foram obrigadas a pararem no tempo. Foram sabotadas. Se até hoje a LAM ainda não anunciou despedimento de trabalhadores, julgo que é questão de tempo. O facto é que a empresa já não se aguenta e está cheia de dívidas escandalosas.
Portanto, mais uma vez, quero deixar aqui a minha humilde colaboração e lançar o debate para estas questões. É que, para mim, o que fustiga de verdade o país não é essa guerra que chamam de tensão político-militar. É a corrupção, a promiscuidade, o compadrio, a delapidação do erário público por um grupo de pessoas que não custa identificar.
Isso de guerra é para desviar atenções. Moçambique tem problemas concretos que se não forem resolvidos colocarão o país na bancarrota. O apetite voraz dos camaradas precisa ser parado. E é neste trocar de ideias que se inventa a melhor fórmula de se parar com a desgraça.
O que é feito do processo sobre as dívidas ocultas? Parece-me que está estagnado. Neste andar alguém de vós acredita que os culpados serão responsabilizados? Eu, sinceramente, não acredito. Ainda esta segunda-feira, o representante do FMI, residente em Moçambique, reiterou numa entrevista à RM que se deve fazer uma auditoria independente às contas públicas. Que eu saiba ninguém quer que isto aconteça. E como fica o país? Como ficam os moçambicanos?
Às vezes fico aborrecido com comentários de algumas pessoas aqui no Facebook. Por exemplo, à véspera da realização da marcha do sábado alertei para que todos saíssemos à rua. Outros trouxeram opiniões distantes da realidade. Agora pergunto: afinal quem vai trazer a revolução? Isto é tarefa de todos nós moçambicanos enquanto cidadãos deste país que se chama Moçambique. Esta guerra deve ser travada por todos.
Enquanto fingimos que não vemos, alguma elite vai engordando às custas do povo moçambicano. E jamais pensem que eles estão preocupados com o povo. Estão preocupados com as suas contas bancárias. Não viram o que fez o ex governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, a semanas Foi-se divertir a grande e a francesa em Miami Beach enquanto o grosso do povo moçambicano não tem pão para comer. Acham que o Gove estava preocupado com o povo?
Até sempre
Nini Satar
LikeShow more reactions
Comment
170 Comments
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Matias Mandlate O pais esta caminhar p uma situaçao em k os lençenciados vao vender credito, nas ruas e vao ser ambulantes o estado nao ta criar empregos, so forma muitos kuadros sem copentecia nenhuma e todos kerm fcar no escritorio so p roubar e ganhar salario so
Isaias Manjate No meio deste assunto temos que ter enconta um ponto muito inportante gove sim foi passar as férias cm a familia,"algo infeliz qui nao deveria ter feito postar as fotos".de lembrar que ele trabalha e recebi sera cm o que ele ganha nao pode viajar?
Luis Munguambe Mente quadrada. Fostem bem lavado o cérebro pelos camaradas
Ray Bob Manhiça Ninguem eh proibido de passear sim e passar ferias. Mas neste momento e na situacao em que o pais se encontra. Ele como um profissional "CAMARADA" devia sim passar as ferias e passeios dentro do territorio mocambicano, talvez contribuindo para alavanca...See More
Belarmino Cumbana bela abordagem Ray...
Holden Macuapa 。MEUS CAROS ,GOVE CUMPRIU O MANDATO DELE NO B。M。。A EXONERACAO NAO FOI POR TER IDO PASSEAR PELAS TERRAS DO SEAN。。。OQUE INTRIGOU AS PESSOAS E OSTENTACAO VINDO DELE NO PERIODO QUE ELE DEVIA SER EXEMPLO! O POVO SABE QUE ELE GANHA MUITO BEM PRA FAZER UM IMPERIO ,MAS EM TEMPOS DE CRISE FOI MAL PRA ELE
LikeReply6September 5 at 2:42pmEdited
Ray Bob Manhiça Ninguem falou de exoneração senhor. Exonerar é normal e nem sempre é produto de maus resultados. Estamos em tempos que quase todo mocambicano nao quer ouvir a palavra "banco". Devido a varios factores. E o rei do banca posstando lazer.
LikeReply2September 5 at 5:38pmEdited
Hélio Carvalho Como ñ vi nada de importante nisso ali...Aproveito gradecer a # Deus por tudo q tem me proporcionado e aproveito tbm dizer q Eu te amo mãe ♡
Ray Bob Manhiça Hélio Carvalho Aproveita pedir tambem que deia sabedoria aos donos da economia moz.
Benjamim F. Malate Pode viajar é direito dele gozar férias onde lhe apetece, o dilema está no momento em que o país se encontra, enquanto canta aos 4 ventos que as pessoas devem adoptar austeridade, poupar mais, conter os gastos em futilidades ele faz exatamente o inverso, assim é complicado alguém o levar a sério.
Anotha Panrowa Na verdade ele tem salário para viajar, mas se poupasse divisas do país e passasse férias em Pemba não era nada mau!
Dollar Man Bila Ele não deve mandar o povo sacrificar se enquanto ele esta numa boa..
Em politica a sua imagen conta
Eunicio Jeje Heldon esse espirito de revolta comeca aki nas redes sociais!
N proiba as pessoas de se expressarem ans redes sociais, se nao, nao te diferes dos k inviabilizam as manifestacoes pacificas! I'm Just saying man.
Pantheraz Bande Kkkk...mais esse tem mente bem quadrada.
Kito Macuacua É engraçado o posicionamento de certas mentaldades quando se debate um assunto tão nítida que até meus trisavós podiam entender mesmo que não tenham passado de algum tipo de aprendizado.Caros austronautas lembro que me que foi neste portal do facebo...See More
Coffin Boy Coffin A propósito, quantos dólares foi ele permitido levar ao estrangeiro?
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Faquir Suleiman Momade Estamos muito mal com esses que nos fazem pagar por terem eles libertado o país como dizem , Somos culpados por não ter existido antes. Todos são ladrões, inclusive o Dlakama também. Estamos cansados queremos uma intervenção internacional. Quanto ao Gove MrMomade Assife Abdul Satar , ele foi infeliz por postar e a gente ver , mas a posição dele na classe social permite e espero que é uma das figuras que esteja a ganhar bem . Mas agiu mal e não foi no momento certo
Amosse Chauque Cabe cada um d nós se isto pode começar conosco se keremos é so decidir, decisão a falta de coragem.
Amosse Chauque Com a caida dessas duas empresas, me faz voltar ao tempo 25 anos atras ou seja apos assinatura dos acordos geral Da paz,onde muitas empresas foram sakeadas os valore e foram a falençia falando Da vidreira, metal box,zuid, cajuca e mais tarde texlom e ...See More
Nelson Wa Ka Maculetane Há uma empresa de Construção Civil em Moçambique que empregava acima de 400 trabalhadores e estava a beira da falência, milagrosamente conseguiu um contrato para construção de armazéns e residências em Nacala-Porto e Palma, receberam até valor da prime...See More
Edmilson Dengo Uma empresa de construção nao pode ter activos biológicos??? hahahahahah . . . Só da pra rir mesmo . . . #Nelson, o que classificas por activos biológicos?????
Abdul Remane Ibraimo A situação económica do país cada vez pior,o pobre ficará cada vez mais pobre.Pena de muito de nós com licenciatura, mestrado, e com experiência profissional sem emprego,e muitos ainda a ser graduados pela varias universidades.Para ser empreendedor,pre...See More
Tuy Cipriano Já se espera por isso uma vez que a Mcl estava de braços cruzados nem promoções faziam apenas limitavam se pelo facto de ser primeiros na telefonia movem em Moçambique, cruzaram as mãos e ai esta o resultado espero futuramente a movitel também caso continue silenciosa acontecera o mesmo
Tassilimah Tainarah Só para lembrar que a Mcel saiu da TDM.... e agora voltam à unir se..

Consequecias...See More
Amosse Chauque As indeminizaçoes ñ resolverao nada na vida desses traabalhadores pois dai em diante jamais tera algo a fazer. E com custo de tao alto ñ imagino.
Milton Matusse Recordo-me das palavras do Marshall Samora Moisés Machel.

Para os seguidores da Bíblia, Moçambique está tipo as Cidades de SODOMA e GOMORA.
Youssef Razak Ė muito fácil criticar os sintomas sem ter a mínima idea da doença. Ė triste ver o povo ser puxado de um lado para otro. Moçambicanos não aceitem ser a arma de inimigos que fingem ser o vosso amigo. Eu sei que Moçambique ė um país corrupto mas è import...See More
Barbawing Alves Nunca esteve preocupado com o povo, esta ali foi gozar o dinheiro do povo...
Uissidio Uisse Ugembe Eu apoio a revolução. Uma auditoria externa deveria ser feita sim.
Sarmento Horácio E ai Governo vai dizer que tudo isto eh devido a tensão político militar... enquanto o tubarões ainda estão numa boa.
E o engraçado de tudo isto , eh que demissão só afecta elementos...
Arsenio Titos Matsinhe Obrigado nini por alertar este povo dorminhoco,irmaos vamos acordar o nini tem toda a razao toda a atensao agora xta na guerra isto eles k xaman de tensao politica,mas pra mim isto tudo e' um esquema muito bem orquestrado pelo governo para vos enganar,...See More
Valeriano Tomas Nicuto Me desculpe pessoa, mas no fim de tudo sao voce que vao as urnas para votar o melhor ladrao mesmo o presidende da renamo esta no mesmo pacote. A verdade alguns mocambicanos sao combarde. E por isso viveremos n miseria ate no caixao.
LikeReply3September 6 at 1:07amEdited
Humberto Ferraz Por mim e devido a concorrência.houve má gestão do marketing. bem disseste palavras sabias que ambas foram pioneiras. mas isso não deveria servir de sombra da bananeira. factor novas tecnologias. factor gestão de tarifas que são tão altas. o Estado po...See More
Amad Clids Inglosse O primeiro presidente de moçambique ja previa tdo isso que esta a acontecer! Os que estao por de traz disso sao os "Gananciosos, coruptos e com uma coragem de vender a patria" mais preferiram lhe calar pois estava a atrapalhar planos de muitos...! Este pais esta descontrolado e de qualquer maneira
Lino Marques Tembe Kikiki quantos mamaram as tetas da Mcel ,em Moçambique estamos num ramo seco que só falta um dia ceder,a pobreza feita por um grupo da elite no topo é a mãe de todos os conflitos com isso as leis moçambicanas são madrastas sempre protegem os gatunos da elite será mais pais de família sem pão para meninos em casa por causa da queda de grandes empresas
Rogerio José Magombe Olha eu ja tou farto so q nao tenho nada pra fazer eu odeio este partido da frelimo moçambicanos e moçambicanas vamos apertar o cinto exigir a justiça internacional porque a nossa nao vai fazer nada porque quem os coloca lá sao eles por favor vamos quebrar o mito dos camaradas.
Francisco Langa-The Satyriasis relativamente ao Gove, penso que todos sabemos que em crise ou nao Gove tem dinheiro suficiente para se divertir em qualquer parte do mundo, sendo um figura publica claro que cai mal ao publico principalmente pelo tempo que o pais esta viver. Se analis...See More
LikeReply5September 5 at 9:25amEdited
Florencio Amade O grande problema dos Moçambicanos é tentar deixar a revolução somente para Dlhakama depois de tudo feito iremos correndo para tirar proveito.
Somos grandes hipócritas.
David Carvalho Vejamos, quantas empresas de construçao civil existem em em Moz, e quantas estao a operar? Quando é que vamos pelo menos valorisar o que é nosso, energia, gas, mao-de-obra e mais, porquê devemos pagar taxas elevadas enquanto outros usam a um preço de banana?
Roberto Huo Uma reflexão muito interessante e de facto à que por mão na cabeça e começar a pensar no amanhã porque se isto não parar....
James Lugard Açho que maioritariamente o capital que era investido nas duas empresas era do suposto criador de patos e ele como já não é o que era aliado ao descontentamento ,deve ter retirado o saco azul nas empresas. Pois não há quem não sabe que ele tinha acções...See More
Marino Gomes Mas quem tem dúvidas disso ???para mim a PGR devia meter a mão na Mcel porque não entendo como é que uma empresa que faz dinheiro entra na falência ???isto não é a frelimo ,são uns que roubam usando o nome do nosso partido
Samuel Arlindo Mazivila Temos que fazer algo pra esses camaradas pararem com a coropsão, usam a democracia indireta pra nôs roubar sem preçeber. A uninca opcão que temos é fazer a nossa justiça propria pra levatar as vozes do povo.
Juma Abdul Algo está errado por traz de tudo isso, pela minha óptica o afundar desses barcos nunca funcionarão pois os motores dos estão gripadose é faz muito tempo sem capacidade de reparação.
Juvenal Celestino Munday Obrigado Nini pela sua rica e verdadeira observação sobre o nosso belo país. As suas palavras vão ao encontro daquilo que é a realidade. Precisamos pós de reverter isso. Viva a revolução. O povo no puder... "o povo unido jamais será vencido "
Elias Chilaule e tem uma outra coisa o nosso presidente nao me parece tar preparado para governar parece k alguem lhe colocou la a forca em quanto ainda faltavao viajem a fazer.ora veja ele ta preucupado em viajar todos os dias ele ta fora do pais e si lhe perguntar o k ele la trata nao vos respondera nada pos nao ha nada assinalavel k ele fez
Joao Alexandre Papucides A auditoria podera acontecer. E depois? As centenas de auditorias que ja foram feitas que resultados produziram? Isto presisa é de uma vassourada e lixo depositado no maior hotel nas bandas da machava.
Pedro Paulinoo Massango Aleluia papa nini.. a despertar o povo dorminhoco.. a revolução começa assim.. temos que derrubar esses tubarões insaciáveis. Sem pena desse povo sofrido..
Muchuquetane Guenjere Dizia essa parte concordo plenamente consigo: " Em Moçambique não são só as estatais Mcel e TDM que estão de rastos. O fenómeno abrange muitas empresas, nomeadamente a LAM, CFM e Aeroportos de Moçambique. Estas empresas foram obrigadas a pararem no tem...See More
Negro Bruto A fama e agrandesa enganou lhes. a Mcl A guio como focem lideres africanos deque eles sao donos ningue lhes vencerara. nao se precuparam com acorrida e assim foram perdendo quase todos clientes nos so usamos mcl para o IZI para tranferencia e comprar c...See More
Muchuquetane Guenjere Durante o consulado do presidente Guebuza, qual foi a empresa publica que nao quedou? TDM, Mcel, ADM, LAM, as empresas Rm, TVM, tambem estao mal. Essa parte
Hobety Luys Muhamby Quanta verdade num só texto. "Segundo Momade Assife Abdul Satar, a promíscua relação Frelimo-Estado é que acabou com a Mcel". Eu pessoalmente concordo consigo e assino por baixo.
Rafa Barroso Não é sou o Gove a cúpula da FRELIMO não estão para o povo. Isso é percebido. Um ex Margarida Talapa foi uma dela Administrador não executivo da mcel ganhava 180.000.00mts por mes enquanto deputado e quando foi banida com a lei da probidade pública ele preferiu estar na AR como deputada e o cargo na mcel passou para o genro s lapidar o fundo da mcel. Coitado de Moçambique.
Al-Aziz Ibn Sicapo É agora que devia cair esse governo... Aliás já demonstrou incapaz em dirigir os anseios de todos moçambicanos.
Fingues Ramos Imaha Imaha Eu principalmente xtou chocado deste k o novo governo tomou posse nunca fez nada de melhor.. Arrisco me em dizer k este vai ser o pior governo ja visto em moçambique.
Arcénio Isaías Hey Nini u ta ni vavissa, acho que o maior sonho de todo corrupto seria de ter nascido em Moçambique. os da cor vermelha estão se dando bem e o país afundado.
IG'nnanza HD Ni ta fa hi nomu mina. Funtshi na ha miyela, va nga ku hi mina lhaya. Leswi a lhaya NiNi, i khale swi le timbilwini ta vo tala. Kambe a nomu wu dlhaye vo tala. Swi djula lava nga tlanyala.
Julio Moises Balate Essas empresas produzem ou produziram dinheiro suficiente para o seu auto sustento, os chefes e que roubam muito
Hobety Luys Muhamby Aqui ha muita coincidência. Logo depois de Guebuza deixar a Presidencia da República ha maior parte das empresas públicas e estatais foram a falência.
LikeReply1September 6 at 4:49pmEdited
Lourenço Rafael Comé É muita coisa num país só meu ninguem quer tomar iniciativa só gostoamos de reclamar.
Leonardo Muchiguere sou da opinião que deve ser feita uma auditoria e que se apurace aonde tanto dinheiro foi alocado e quem sao as pessoas que tavam por frente destes processos e que explica-se o porque deste despedimento em massa...
Aristides A. Penisela Guirrugo Muitos fingem de não saberem da verdade. O povo precisa de se libertar do medo e da hipocrisia.
Celso Francisco Pelomenos sabemos quem o nosso inimigo mesm sabndo k nunca vamos derrubalo por sermos cachoros deles e ai so ladramos quando eles kerem e onde kerem!
Distante Sitoe Quem devia fazer a revolucao e a juventude.e se a juventude nao consegue nem segurar as calcas na cintura.como vai segurar o destino do pais.
Nusno Pires Do jeito como as coisas andam muitas empresas que servem de saco azul do regime ainda vao fechar ate ao final do ano
Kleber Alberto Dirigentes 7-1, todos picaretas, todos bandidos, estao pouvo se lixando, mas burros que nao sao, as empresas que tem nao vao resistir a crise, e os milhoes roubados nao vao resistir com as dividas.
Stelio Elias Machambe O que se passa com o meu povo?
Pra onde iremos?
O que será do resto da nossa vida? E dos nossos filhos?
50 of 170

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ