Os desacordos e desentendimentos entre a frelimo e a renamo continuam no diálogo de Maputo. Informações de fontes credíveis indicam que a frelimo está a tentar brincar um pouco ao negar a governação das 6 provincias pela renamo alegando tratar se de violação da lei esquecendo se que quem está a violar a lei é a própria frelimo que todo mundo sabe que nunca ganhou as eleições desde Chissano, Guebuza e este Nyusi, nenhum deles ganhou as eleições somente fazem fraude e falsificam os resultados. Eles estão a governar o país porque usam as forças de desejes a é segurança do estado, tribunais e o Conselho Constitucional para defender os seus interesses partidários. A polícia, o exército, os tribunais, etc, recebem ordens do comité central da frelimo para ajudar nas fraudes e validar inconstitucionalidades. Tudo isto não é violar a lei? E qual está lei que está sendo violada pela renamo? Se a renamo quisesse violar a lei não estaria a negociar com a frelimo, se esta a negociar com a frelimo é porque quer as coisas bem feitas e tudo dentro da legalidade, isto é, a renamo apenas quer um acordo com a frelimo sobre a governação das 6 provincias, este acordo será submetido a Assembleia da Republica apenas para homologação ou aprovação, não para ser objecto de debate. Portanto, o acordo passará a ser lei depois da aprovação no parlamento (Devido a fraude a Assernbleia da Republica deve funcionar em "Ad Hoc" mas a frelimo continua a abusar usando a sua "maioria" fraudulenta.
É assim como são as coisas em democracia. Aliás, a renamo lutou e continua a lutar pela democracia neste pais. A renamo não está a pedir um favor a frelimo com este acordo, o que a renamo está a fazer é para ensinar a frelimo como as coisas são feitas.
Enquanto a frelimo adulterera resultados eleitorais, através do preenchimento de urnas e viciação de boletins de votos, manipulação do sistema informático, falsificação de editas e actas, etc, a renamo não faz isso.
Segundo informações que recebemos de fonte da ala militar da renamo, o líder da Renamo Afonso Dhlakama que é simultaneamente comandante em chefe das forças da Renamo, chama atenção a frelimo para não brincar com assunto sério. A fonte cita Dhlakama como tendo dito:
"Nós não dependemos da frelimo, não precisamos de favores da frelimo, a renamo apenas depende do povo mocambicano. Nós temos forte apoio de mais da metade da população de Moçambique. Nós lutámos pela democracia multipartidaria no país. Nós temos ganho as eleições desde 1994 até 2014 mas porque a frelimo sempre usou as instituições do estado como o exército, a polícia, os tribunais para permanecer no poder através das fraudes e assim obrigar a renamo ficar muito tempo na oposição mas a renamo nunca fez confusão. Jà que são muitos anos de brincadeiras e se a frelimo não recuar só iremos tomar o poder a força nas 6 provincias mas não venham acusar a renamo de ser belicista. Nós não somos belicistas, do contrário já teriamos tomado o poder há muito tempo. Se a frelimo continuar a brincar nas negociações que ela mesma pediu, preferimos que sejamos chamados de belicistas por aqueles que são o inimigo do povo" - fim da citação.
A procissão ainda vai no adro...
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ