sexta-feira, 1 de julho de 2016

Fugindo cidadãos moçambicanos inundar Zimbabwe - relatório



08:39 CAT | 01 de julho 20160 CommentsPrintShare
Mhoje_zimmoyo_photo_jpg
Mais de 500 famílias moçambicanas chegaram na província de Manicaland do Zimbabwe na sequência da violência renovada entre o governo de Moçambique e militantes armados da oposição, New Zimbabwe relatórios.

Mais de 20 anos após o fim de uma guerra civil de décadas, combates esporádicos, mais uma vez irrompeu entre o governo e combatentes leais à oposição, forçando um número crescente de refugiados a atravessar a fronteira para o vizinho Zimbabwe.

O partido no poder, Frelimo, está no poder desde a independência de Moçambique de Portugal em 1975, mas a oposição, a Renamo, está exigindo um governo independente no norte, onde tem apoio.

Mandy Chimene, Ministro Provincial de Manicaland, confirmou o desenvolvimento, afirmando que dezenas de refugiados tinha entrado fronteiras do Zimbábue para escapar uma guerra não declarada dentro de seu estado de origem.

"Como o governo, nós estamos dando apoio necessário para aqueles que chegam no Zimbabwe como se espera que os números para aumentar", Chimene foi citado como dizendo.

A maioria dos estrangeiros são disse ter se mudou para circunscrição Chipinge do Sul do país, onde o governo e organizações não-governamentais estão ajudando com abrigo temporário, alimentos e outras necessidades.

autoridades Zimbábue anteriormente rejeitou as alegações de que a Renamo está ativo na fronteira do Zimbabwe, com a estatal Manica Publicar relatórios de que as forças da Renamo foram recrutando jovens no lado Zimbabwe da fronteira.

reivindicações de recrutamento já foram negados pelo governo do Zimbábue.

Enquanto isso, o governo do Malawi instou transportadores e operadores de ônibus para usar a rota Zimbabwe alternativa para contornar Moçambique devido à insegurança provocada pelos ataques contínuos sobre motoristas de caminhão, com o ministro dos Transportes Malison Ndau dizendo que a rota alternativa era mais seguro.

Além disso, Moçambique tem implantado suas forças armadas para escoltar comboios de veículos que passam por áreas controladas pelos milicianos, a fim de garantir a segurança dos cidadãos estrangeiros.

Fonte: News 24

Fleeing Mozambican nationals flood Zimbabwe – report

8:39 CAT | 01 Jul 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ