O que eu penso sobre as Declarações de Paulo Awade e da Reportagem da STV?
Não nego que haja alguns refugiados em Malawi, como Paulo Awade. Mas o que eu acho é que há exageros, tanto na reportagem da STV, como nas noticias que tem sido vinculados pelos órgãos de informação. Eu cresci em Mukhondezi, já refugiei_me em algum momento para Malawi. Não há, entre mukhondezi e Malawi, um distancia igual a 70km, logo a reportagem da STV mente.
O numero de 4, 5 Mil de refugiados é bastante elevado. Esse numero corresponde a toda população de mukhondezi, Ndande , Maonequela, o que não pode ser verdade, porque em mukhondezi a vida corre normalmente. Estive lá ha dias. As escolas estão a funcionar, o mercado que esta na ponte funciona plenamente, as escolas estão abertas.
A hipótese de que aquelas pessoas que estão em Malawi são famílias dos homens da RENAMO que estão aquartelados, pode ser verdadeira, porque voltando os homens a base de Matenge, as suas famílias tinham, naturalmente, de estarem em lugar seguro, para que não possam ser alvos fáceis. O que a reportagem da STV escondeu é que o quartel general da Renamo está exactamete naquela zona, em Matenge. Mas as as famílias dos homens Armados da RENAMO são também Moçambicanos, Senhor governador.
Uma pergunta final:como é que aqueles todos entrevistados tem a certeza de que quem está a queimar as suas casas são forças governamentais se aqueles também usam o fardamento da FADM? porque possuem a mesma resposta na ponta da língua? A unanimidade de respostas em pesquisas deve sempre remeter_nos a uma maior dúvida sobre os resultados a que chegamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ