terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Top 10 países mais pobres do mundo


Top 10 países mais pobres do mundo



Nem todos somos supridos de nossas necessidades e muitos menos extravagâncias. Mal conhecemos ou sabemos desses lugares de fome, onde a miséria assola todo um continente esquecido, pois não acompanhou o crescimento de boa parte do ocidente. Esse é um top 10 do qual não nos alegramos em elaborar, mas fica registrado o que o mundo tem de pior.
Top 10 países mais pobres do mundo
10°

Serra Leoa
Embora a Serra Leoa esteja entre as 10 maiores nações produtoras de diamante do mundo (sendo a principal fonte econômica), um dos maiores produtores mundiais de bauxita, ouro e titânio; 81,5% de sua população é atualmente vivendo em pobreza. 53.4% da população vivem com menos de US $ 1,25 por dia e 52,3% são privadas de água potável.

Niger
Com PIB de US $ 700 per capita, o Níger é um país em desenvolvimento com a maioria de suas terras dominadas pelo deserto do Saara. Devido ao baixo nível de educação, terreno desértico, pobreza de seu povo, infra-estrutura deficiente, saúde precárias e outros, torna Niger um dos países mais pobres do mundo.

Eritréia
A Eritréia é um país no “chifre da África”. Como muitas outras economias da África, a economia da Eritréia também é baseada na agricultura de subsistência, 80% da população vive da agricultura e pastoreio, produzindo ainda uma pequena parcela da produção total. Seu PIB é de R $ 700 per capita (2010 aprox.), 50% de sua população está abaixo da linha da pobreza. A taxa de inflação é de 20% (2010 aprox.). A nação enfrenta muitos problemas de saúde, educacionais, ambientais, e variados desafios. No entanto, o seu desenvolvimento futuro depende da sua aptidão para melhorar os problemas sociais como o desemprego, o analfabetismo etc, portanto, foi classificada como uma das mais pobres do mundo.

Republica Centro-Africana
A República centro africana é um país sem acesso ao mar na África, tem a agricultura como subsistência, sua principal fonte do país. Indústrias de diamante e madeira contribuíram para as receitas de exportação, em certa medida (40% e 16% respectivamente). Seu PIB per capita é de R $ 700 e taxa de crescimento anual do PIB é um pouco acima de 3%.

Somália
A Somália é um dos países mais perigosos do mundo. Devido a um período de dois anos de guerra e ineficiência do governo tem mantido uma economia instável e informal, maioria com base em empresas de remessas, pecuária e de telecomunicações. Portanto, recebe o 6° lugar no top 10 dos países mais pobres do mundo com um PIB per capita de US $ 600.

Guinea Bissau
Guiné-Bissau, um país situado na África Ocidental com uma população estimada de 1.600.000, tem um PIB per capita de US $ 600, um dos mais baixos do mundo. Seu índice de desenvolvimento humano é também um dos mais baixos do mundo. Mais de 65% da população vive abaixo da linha da pobreza. Devido a uma instabilidade econômica prolongada; desequilíbrios microeconômicos e tem enfraquecido as condições sociais também. A economia em sua maioria depende da agricultura . Castanha de caju, nozes e peixes são as suas exportações em destaque.

Libéria
A Libéria é um país muito pobre e tem um PIB per capita de apenas US $ 500. Atualmente a Libéria está se recuperando dos persistentes efeitos da guerra civil e relacionadas interrupção econômicas , com cerca de 85% de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza. Em média, são 10 anos o tempo de estudo para as crianças e por isso o setor de educação está em retido pelas escolas e faculdades insuficientes, sem o fornecimento de professores qualificados também. Com infra-estrutura inadequada, saúde e cuidados ineficientes e vários outros problemas torna a Libéria o 4° país mais pobre do mundo.

Burundi
O baixo PIB de US $ 400 por habitante, se deve principalmente por causa de guerras civis, acesso à educação, a alta taxa de corrupção, consequências do HIV / AIDS, falta de atividade econômica, desigualdade social e sua geografia litoral. Com uma quantidade considerável de emigração, a nação é densamente povoada. 80% de sua população vive na pobreza. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos 56,8% de suas crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição crônica. Portanto, Burundi depende, principalmente, de ajuda externa.

Chade
Localizado como um país sem litoral da África, Chade tem como base a agricultura centrada e o setor industrial subdesenvolvido. A instabilidade política do país é a principal razão para uma economia fraca. Ele também é um dos países mais corruptos do mundo. Cerca de 80% da população estão vivendo abaixo da linha da pobreza, por isso Chade é considerado como umEstado abortado pelo Fundo para a Paz.

Zimbabue
Zimbabwe, localizado na parte sul da África, é declarado oficialmente a nação mais pobre do mundo, com um PIB muito baixo de apenas US $ 200 per capita. Sua economia perdura por muitas dificuldades; hiperinflação, o desemprego, a corrupção e a pobreza. O setor público é dominante, o Zimbabwe tem uma economia mista. Com base em estimativas de 2008, tem uma taxa de inflação de 14,9%. Mesmo a nação sendo abençoado pela natureza com exploração de ouro, cromita, amianto, carvão, cobre, ouro, níquel, platina, as condições em colapso político, econômico e social têm levado a pobreza, sem falar na emigração em grande escala.




Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ