Eusébio A. P. Gwembe adicionou 2 fotos novas.
Sérgio Vieira escreveu um artigo «o início do fim» em que também chama para si o esforço dos que lutaram pela Unidade Partidária da Frelimo, cito: «Mondlane, Marcelino e nesse grupo inicial João Munguambe, Feliciano Gundana, Joaquim Chissano, Pascoal Mocumbi, Fernando Ganhão e eu mesmo e outros, batemo-nos pela causa da unidade partidária, base da batalha pela unidade nacional, única capaz de derrotar um inimigo poderoso e bem armado» In O País, 16 FEVEREIRO 2016.
Não sou contra, até porque pode ser. O problema é quando (e talvez pelo peso da consciência) tenta apagar o nome de URIA SIMANGO deste esforço, que iniciou muito antes dele (SV) se tornar membro da Frelimo e continuou por uns 8 anos, lado a lado com Mondlane como ilustrado no cartaz de propaganda de 1963 (foto 1) e na Conferência de Imprensa depois do Segundo Congresso, em 1968. Quem estava ao lado direito de Mondlane era Simango. Quem impediu a destituição de Mondlane por Mabunda, Gumane e Mahluza, (03-10-62), foi Simango. SV sabe que ser encontrado com a foto de Mondlane, Simango e Marcelino dava direito a 2-7 anos de prisão, depois de boa confissão sob torturas, o que não acontecia com a foto dele.
Tu, Cedrickslov Nkhoma e 87 outras pessoas gostam disto.
Comments
Egidio Vaz Obrigado a Eusébio A. P. Gwembe pela clarificação. Estes senhores abusam demais
Gosto · Responder · 12 · 20/2 às 14:34
Eduardo Domingos Entao a historia está muito mal contada nao é EusebioEusébio A. P. Gwembe?
Gosto · Responder · 2 · 20/2 às 14:37
Eusébio A. P. Gwembe Sérgio Vieira é que está a chamar para si os benefícios do sacrifício dos outros, Eduardo Domingos. Os factos históricos mostram uma deliberada intenção de manipular a história.
Gosto · Responder · 7 · 20/2 às 18:48 · Editado
Egidio Vaz Sergio Vieira não é fonte fiável. Adultera tudo. Até o Lutar por Moçambique nas transcrições das entrevistas que Mondlane mandou-lhe fazer.
Gosto · Responder · 4 · 20/2 às 14:41
Eusébio A. P. Gwembe Muito mau, mas mesmo assim, acaba deixando escapar coisas úteis. Por exemplo, por que só evoca nomes desses ai, sabido que, por exemplo, Munguambe tinha sido expulso da Frelimo por Mondlane, em 26 de Março de 1963 e Marcelino dos Santos o tinha sido dois dias antes do 25 de Junho de 1962.
Gosto · Responder · 6 · 20/2 às 14:46
Raul Novinte Amigo Eusébio A. P. Gwembe, obrigado pela informação e clarificação das coisas. Nós sabemos que as coisas começaram andar tordas do assalto do poder na liderança da Frelimo depois do assassinato do Dr. Mondlane.
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 15:09
Eusébio A. P. Gwembe As coisas começaram a andar mal muito antes do primeiro Congresso, Raul Novinte. Quem assegurou o barco durante a ausência de Mondlane foi mesmo Simango. E as crises continuaram. Os assassinatos de Muthemba e Kankhomba, antes da morte de Mondlane, são o testemunho.
Não gosto · Responder · 7 · 20/2 às 15:14
Raul Novinte Então podemos dizer que o assassinato do Mondlane foi devido ao alastramento da crise e foi orquestrado internamente!?
Eusébio A. P. Gwembe Há um Jornal que foi publicado no dia 2 de Fevereiro de 1969, na Zambia. Ai tem umas pistas de ter sido uma orquestra interna, com cada detalhe do que havia de acontecer no dia seguinte. Talves Amos Maurício Sumane, o líder do UNAR/UNAMO fosse um profeta propagandista ou que foi uma mera coincidência. Mas está escrito, Raul Novinte
Gosto · Responder · 5 · 20/2 às 15:25
Raul Novinte Eusébio A. P. Gwembe Cedo ou tarde saberemos a verdade.
Germano Milagre A verdade completa eventualmente virá a tona... Porque há historiadores sérios em Moz ...
Não gosto · Responder · 6 · 20/2 às 15:24
Raul Novinte Mas será que todos que naquela altura faziam parte da tal Frelimo e que eté hoje vivem, ninguém tem a coragem a coragem de encarar a verdade? Até quando viverão com este episódio?
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 15:31 · Editado
Aurélio Simao Raul Novinte, ninguem, sob pena de......, a vida é uma vez, e se alguem o fazer será a destruição do partido porque vão perder credebilidade. E está de parabens Eusebio Gwembe po ter essa iniciativa de dar aulas da verdadeira historia com fontes
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 15:44
Antonio A. S. Kawaria O meu amigo Lindo A. Mondlane que acredita muito nesses mentirosos não marca presença nestes dados?
Gosto · Responder · 2 · 20/2 às 16:06
Nkuyengany Produções Mano Lindo A. Mondlane vha-ku yangula hàlènuVer tradução
Lindo A. Mondlane Kkkk... Kunyengany
Alvaro Guimaraes Os meus cumprimentos pela sua honestidade intelectual Eusebio
Gosto · Responder · 2 · 20/2 às 16:09
Henrique Guambi meu Deus quanta gente enganada?
Maylene Paulo falta um nome que muito bem doi-te mencionar....Uria Samango. Engana-nos que eu gosto. um pouco de velha faz bem .
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 16:20
Mugaza Waka Machel Isto não se difere de crescer e ter filhos, pensando que o pai que lhe foi apresentado é o verdadeiro, enquanto que o verdadeiro está bem próximo de ti só que sua mãe não quer lhe dizer a verdade apenas os vizinhos te fofocam sobre a sua verdadeira identidade! !!!
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 16:26 · Editado
Rafael Ricardo Dias Machalela Pelo bem da história como ciência, estamos agradecidos Eusébio...
Gosto · Responder · 3 · 20/2 às 16:23
Maylene Paulo 50%
Alicene Erasmo Esse e' o lado que mais gosto do "mundhimua" Eusebio Gwembe(ja' agora nao sera' Gwambe nao?).
Não gosto · Responder · 2 · 20/2 às 17:18 · Editado
Estevao Pangueia Sérgio Vieira, o que tenta fazer é sacrilégio cuja fé é verdade histórica, tem uma responsabilidade em esclarecer a história e aos mocambicanos, sobre o incidente do mbuzini, nestes últimos dias aparece a criticar os camaradas do curso da história no qual é cúmplice. Há um lugar de Urias Simango na unidade interna da Frelimo, basta se recordar dos depoimentos do Mondlane, do que acontecia na Tanzânia.
Não gosto · Responder · 4 · 20/2 às 18:10
Joanguete Celestino empenhado com a história e com a ciência
Não gosto · Responder · 1 · 20/2 às 18:17
Danilo Tiago É por causa dessas situações que sou de opinião que os nossos manuais de história devem ser reescritos
Não gosto · Responder · 5 · 20/2 às 18:53 · Editado
Jorge Antonio Calane Kito VOLTO JA
Elsa Marisa Eduardo Mencionaste me no teu comentário porque mesmo.???? não entendi.....
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 18:31
Eusébio A. P. Gwembe Desculpe, nem tinha notado...lol.
Gosto · Responder · 2 · 20/2 às 18:48
Poeta Levianno kkkkk
Jemusse Abel É curioso o titulo da sua obra, que exalta-se como unico capaz de fornecer a verdadeira historia desta etapa da historia de moz. Ignora ou mesmo desconhece o impacto da experiencia na produção do conhecimento, pois os sentidos as emoções e os interesses do individuo podem contribuir na obliteraçao da verdade. Kant tem muito a ensinar o senhor SV.
Gosto · Responder · 3 · 20/2 às 18:41
Aloysius Tmt É caso para se dizer: "Tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia acaba por lá ficar."
Gosto · Responder · 1 · 20/2 às 18:53
Germano Milagre Muitas vezes tenho opiniões e visões diferentes do Eusébio. Com o tempo fui respeitando-o cada vez mais. Quando se trata de história ele é na minha opinião absolutamente íntegro... Um excelente historiador que eu faço votos que continue assim e nunca se deixe dobrar por ninguém. Assim teremos no futuro uma fonte/referência de qualidade e uma contribuição preciosa para a construção da nossa história comum. Só espero que um dia em absoluta paz ele consiga, mantendo as suas preferências políticas, falar com o pessoal sénior da Renamo e de outros oposicionistas da frelimo para conseguir entender e interpretar num contexto histórico as suas motivações.
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 0:51 · Editado
Alexandre Chivale Eusébio A. P. Gwembe, espere por um PS, na famosa Carta a Muitos Amigo, dedicado exclusivamente a ti, com insultos à mistura. Esse tio é alérgico a quem o contraria. Aguarde🙊
Não gosto · Responder · 5 · 20/2 às 22:56 · Editado
Alexandre Chivale Depois de conversar com os seus camaradas de trincheira, dificilmente podes levá-lo à sério. Um deles segredou-me que muito do que diz no livro lançado há 6 anos não passa do "ouvi dizer", mas que é apresentado como "vi".
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 12:53 · Editado
Amarildo Gussule Não somos reacionarios, só queremos a verdadeira historia do nosso país. Queremos sentar e contar as gerações vindoras, oque se passou no passado. Um dia a verdade vira, nimguem ira acorrentar os nossos pensamento. Porque esta e a "geração da verdade". Siga em frente meu mentor
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 6:20
Emilio Piao Bom dia, boa tarde e boa noite mundo.
Nesta sociedade é que eu faço parte. Há personalidades que tem muita coisa por dizer.
As mesmas personalidades não tem o poder de se expressar. Onde as opiniões construtivas são ameaças para um grupo de pessoas.
Emilio Piao!!!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 8:09
Vassili Vassiliev He,he,he...Eusebio Gwembe, lembra-se do caso Yezhov durante o periodo Stalinista? O ADN marxista e tramado!
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 13:08
Angela Maria Serras Pires Tens de contar que samora e os outros mandaram assassinar Uria Simango por isso são todos culpados
Lennon Kyuri Barroso A Verdade virá a tona nesta Pátria de Herois! Calma, näo se agitem, havemos de ver e ouvir mais coisas!
Nkuyengany Produções Reaccionários os Libertadores da fortuna
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ