Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente. Em um sentido extenso pode-se considerar como masoquismo também a forma de prazer com a humilhação verbal.
Então, o conselho de defesa e segurança decide REFORÇAR o apelo para o encontro directo entre Presidente Nyusi e Presidente da Renamo Afonso Dhlakama, ao mesmo tempo que orienta para a criação de condições de segurança para que este encontro aconteça. Em vez de ouvirmos uma resposta a estas medidas ou aspectos concretos sobre o que a Renamo precisa ou consideraria MEDIDAS DE SEGURANÇA, lá vêm os puristas “desconfiar” do apelo; com discursos que no final vão ainda atrasar o encontro directo: os puritanos agora exigem agenda, questionam “como podem confiar alguém que tentou matar o outro”, onde vai acontecer este encontro, entre outros mimos.
• Afinal, vocês desejam mesmo o bem para Afonso Dhlakama? Estão aqui nas redes sociais a fazer confusão na cabeça do público enquanto ele vive os piores dias de clausura;
• Estes discursos são para atrair Afonso Dhlakama à mesa das negociações ou para ainda mantê-lo lá no esconderijo?
• O que estes membros da Renamo querem fazer ou o que estão a fazer ou o que pretendem atingir quando fomentam e apoiam a permanência de Afonso Dhlakama em clausura?
Quer dizer, há uma oportunidade para a reconciliação e discussão directa dos assuntos já conhecidos e há quem chega mesmo a desconfiar tratar-se de uma táctica para atrair Dhlakama para depois matá-lo. Com este tipo de “análises” chego mesmo a pensar que a guerra alegra uns tantos ricos e pobres. Se não sabem como resolver problemas, calem-se ou perguntem os outros.
Pensem nisso:
Se o estado Moçambicano chegar a conclusão de que Afonso Dhlakama já não é parceiro da Paz e a porta do diálogo está fechada, o Estado irá dizê-lo de forma clara e concreta.
Se não querem negociar com o governo da Frelimo, querem o quê?
A falta de assessoria de qualidade e frontalidade dos seus conselheiros tem um só objectivo
1. Manter Dhlakama incoerente, inconsistente, o único responsabilizável pelo conflito (enquanto eles passeiam pela cidade de casaco e gravata) enquanto esperam por uma sorte qualquer que se abata contra Dhlakama: ou morre doente ou a bala lá no mato, para depois tomarem o poder.
Não estão a “defender” Dhlakama quando infundem medo e desconfiança pública e permanente contra as instituições do Estado;
Não estão a “defender” Dhlakama quando alimentam a esperança de “governar nas províncias onde teve maioria. Nem ele próprio não acredita nisto e já descartou a ideia. Ele quer negociar e já o disse.
Não estão a defender Dhlakama quando o alimentam com palavras de encorajamento do tipo “estamos contigo”. Vocês não estão com ele. Ele está com um grupinho de pobres militares sofrendo no mato e em risco de vida. Vocês estão a ler este post, em celulares 3G ou 4G, vão fazer screenshot e partilhar por whatsapp. Vocês estão com o governo moçambicano e nem por engano estão a pensar em se juntar a ele muito menos querem conhecer o caminho para Santunjira.
Seus hipócritas masoquistas, ajudem Dhlakama a regressar das matas para resolver o conflito. A única forma de fazê-lo é compulsando sobre as alternativas para mitigar o risco (medidas de segurança) bem como propostas de soluções para que esta porra de confusão acabe de uma vez por todas. Quanto mais Dhlakama for munido de propostas alternativas, melhor estará motivado a negociar. As vezes, o recurso a força é sinal de quem parou de pensar e acha que não tem mais propostas de solução (pacíficas) a apresentar. E são vocês que não municiam o vosso líder de ideias libertadoras.
Comments
Jeck Alcolete De repente é "aparecer, no caso falar, a todo custo nem que seja baboseira"
See Translation
Amide Midocas Hummmm Egídio lamento mas penso que quem tem q provar que está com boas intenção e o governo e evitar que haja mais uma tentativa de assassinato gato escaldado tem medo de água fria
See Translation
Egidio Vaz Como se prova isso? É justamente ai que devia dizer: mencione o que é necessário para transmitir confiança
See Translation
Jose Luis Freaq Son Pois é.Todo esse vucu-vucu que a Renamo levanta,trm como finalidade criar pressão ao Governo para uma negociação.Portanto,não é simplesmente o desconfiado que deve assegurar a Segurança do "desconfiante".O líder da Renamo deve encontrar formas de garantir a própria Segurança por sí durante o decorrer do tal encontro.
See Translation
Eusébio A. P. Gwembe O passado é forte. Depois da vergonha das Palmeiras, qual é garantia de que dessa vez será diferente? Parece-me que Egidio Vaztambém não está a propor alternativas, senão criticar os críticos.
See Translation
Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, os meus posts anteriores sobre este ponto contém pontos de acção concretos, executáveis e legais. Vá um pouco abaixo neste mural e verá.
See Translation
Egidio Vaz Publiquei: pensar na paz sabendo o que fazer. E "recapitulação". Propostas concretas e mutuamente benéficas.
See Translation
Egidio Vaz E mais Eusébio A. P. Gwembe, a solução para o conflito será encontrada à mesa das negociações. Ora, não há mais motivos para esperar, numa situação em que as pessoas e a economia sofrem. Não devemos nos comportar como ignorantes arrogantes: provocamos os problemas e esperamos ser convidados para a mesa da solução.
See Translation
Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz porque não parte do raciocínio de que desde a década 80 já têm dialogado? Queres ou não uma paz duradora ou uma paz como um castelo de areia?
See Translation
Egidio Vaz Prof. Antonio A. S. Kawaria como se chega a uma Paz duradoura senão interagindo? O que estão a dizer ao Dhlakama neste momento? Que o que o CDS disse nao passa de uma figa de mentira? Que Dhlakama não deve se emocionar com este apelo? E que ele deve continuar no mato? É isso? Procedendo assim estão a "proteger" Dhlakama?
See Translation
Antonio A. S. Kawaria Mas o amigo Egidio Vaz sabe o que a Frelimo faz. Durante dois ou mais anos a Frelimo nunca foi a Joaquim Chissano com nenhum ponto de agenda e facilitada que era, teria sido com alguma contra-proposta. Sabemos dos últimos encontros Dhlakama-Nyusi que não produziram nada. Sabes também que se for para a paz duradoira, antes do encontro Nyusi-Dhlakama, já deve ter se chegado a alguns consensos.
Mas ACIMA DE TUDO resumir os problemas de Mocambique e mesmo da Renamo a Dhlakama, não me parece produtivo.
Quanto à confianca, tenho que dizer que Nyusi não mostrou passo nenhum. Estavam lá ou não os que atacaram Dhlakama em Manica por duas vezes e em plena Beira na mão de mediadores. Para mim, mesmo Filipe Nyusi está com medo por vida dele.
See Translation
Ebenezer Eben Hawena, será que é isso mesmo que querias dizer????
Voce nao ouvio o proprio lider a dizer que vai dialogar sim, mas dpois da tomada de posse nas provincias autónomas???
O que disseste, quando o Dlhakama deu a proposta ao Governo, de convidarem o Zuma e a Igreja Catolica pra mediar o conflito???
O cilencio do Governo durante muito tempo, enquanto o povo morre e se refugia no Malawi, nao te diz nada?
Ninguem agita Dlhakama, ele ja é bem crescido pra cair nesse papo furado.
As pessoas ja acordaram e ja sabem o que o Governo quer fazer.
AS TENTATIVAS DIZEM TUDO.
See Translation
Cristiano Manejo Eu nâo paro de desconfiar,pos nos ultimos dias o nosso empregado deu nos muitas versôes k nem dava nos esperança dessa ultima supresa de chamar os seus conselheiro de segurança pra criar se tais condiçôes. É por isso k o edil M.A acabou dizendo k o #NIUSY pisca a esquerda enqnto vai a direita. Cntdo tbm creio e tenho fé k vai se criar um desposetivo de segurança pra k o #Cota saia e apareça confiante de k nada ira lhe acontecer contra a sua vida.
See Translation
Egidio Vaz Assim vocês enchem-no de medo e continua lá no mato até morrer. Não se preocupam com ele. Querem que continue a fazer o vosso filme. Parece que estou a ver o filme "Fast and Furious VI"
See Translation
Abel Zico Egidio Vaz parece que escreveu essas criticas todas de forma mais emocional e menos consciente...Penso que as coisas nao sao assim faceis como tenta descrever. Foi tentando por 3 vezes em muito pouco tempo a mando das mesmas pessoas que hoje o chamam para sair da mata e negocia...Que garantias dao? Enquanto nao houverem garantias concretas especulacoes a volta dessa "boa vontade" do CDS vao permanecer e talvez aprofundar...E mais, se leu o outro comunicado de imprensa, da Comissao Politica da Frelimo reunida ainda ontem depois do CDS vera a contradicao...Em vez de tom reconcialitorio tem o tom mais critico e apontando o dedo a Dlhakama...e essa mesma CP 'e dirigida por Nyusi que preside tambem o CDS e alguns dos seus membros fazem parte dos dois organismos que no mesmo dia se contradiz. As vezes apontar os erros das criticas dos outros 'e muito facil... Talvez o assunto do post tivesse tudo para que fosse uma grande mensagem, mas a linha da redaccao foi decepcionante... Boa noite!
See Translation
Egidio Vaz Então falemos destas garantias ilustre. E não dá desconfiança. O que viria a ser garantias? É deste tipo de soluções que o mundo agora precisa. Respostas. Eu também quero isso. Se for necessário dizer que ele deve ir viver na ponta vermelha, vamos exigir isso. Se quisermos dizer que ele deve morar num hotel sozinho com seus homens, vamos. Isto já aconteceu e podemos de novo. Se quisermos helicóptero do estado com Nyusi lá dentro idem. Mas devemos falar se soluções.
See Translation
Abel Zico 'E exactamente isso...Concordo que as desconfiancas nao ajudam nesse momento, e ja se provou tambem que a mediacao apenas interna nao ajuda no aspecto seguranca. Acredito eu que a participacao da comunidade internacional daria mais confianca a Dlhakama e seu pessoal para que esse encontro se realize. E tambem concordo que se discuta antes, entre elementos intervenientes das duas partes, uma agenta clara, com os pontos objectivos e alcancaveis sem precisar de muitos alaridos, aqui tambem uma participacao da comunidade internacional ajudaria a evitar trapaceadas...Ja 'e um grande passo dado pelo CDS mas Nyusi em si tem tambem uma grande missao, parar as vozes da frelimo que minam uma possivel reconciliacao. Ninguem pode ter confianca se 'e chamado para conversar e resolver algum problema sendo simultaneamente insultado pelas mesmas pessoas...Temos grandes desafios para os 2 lados.
See Translation
Ematum X Tubarão Ficou claro que eis 1 dos G40 fingido. Não passas de 1 sanguessuga que faz tudo por tudo para acalmar a sua lombriga queixar se da fome. Foste infeliz neste post, abriste a boca aguenta as moscas entrando por aí.
Aguarde a fúria dos resistentes sr. Egídio Vaz.
See Translation
Antonio A. S. Kawaria Egidio Vaz, eu só ri do princípio ao fim deste teu post. Afinal os problemas de instabilidade em Mocambique resumem-se a uma única pessoa - DHLAKAMA? Se assim for, o pensamento de Sérgio Vieira é valido e a visão de todos os outros é NULA.
See Translation
Nelson Junior Bravo Sr. Egidio e bem visto...esses parlamentares da Renamo em nome do Afonso, vivem nas cidades, vivem bem,etc,etc..,sacrificam o pobre velho pra os seus interesses...malandrinhos!...parabens e bem bem visto..,mas esses fanaticos da renamo nao compreendem
See Translation
Francisco Maingue Jose KKKKKKK, So posso rir primeiro, nao ao retorno a guerra. Tem que haver um trabalho muito aturado no sentido de se deixar tudo bem claro. Tem que se saber primeiro as pessoas envolvidas no processo, assinar se um termo de responsabillidades por parte destes envolvidos para em caso de eventuais vergonhices alguem ser severamente responsabilizado. O Nyusi nao e' serio, hoje diz uma coisa e amanha aparece com outra versao contraria sobre o mesmo facto, Hora nao posso me ajoelhar perante um unico mocambicano para pedir paz, hora a renamo nao tem organizacao que nao sabe com quem negociar, ate compara o Dhlakama a um leao perigoso fora da jaula e que deve ser abatido. Este presidente ja nos mostrou o quanto pisca a esquerda e vira a direita. Tem que haver um trabalho convencente para se trazer aquele lider. MINHA OPINIAO.
See Translation
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Se oque escreve o jornal CANAL MOZ for verdade, pode ser desastroso.
See Translation
Armando Tomas Fernando Fernando Este post meu caro egidio, botou muita água, porque não aborda aquistao de seguranca do dhlakama,
See Translation
Nelson Junior Oh caro sr. Armando, e a seguranca dos inocentes em Sofala, Tete e Zambezia?..francamente!..
See Translation
Armando Tomas Fernando Fernando Nelson Junior,será que ainda se recorda das embuscada que dhlakama sofreu? Quem cometeu as embuscada se ainda recorda,? Qual a garantia de seguranca, para as mesmo pessoas não volte de novo lhe embuscar?
See Translation
Nelson Junior Parece eh isso caro Egidio, o Afonso eh mais importante do que o povo Mocambicano e o Pais....pensando assim, o Afonso eh quase um Deus..e o inteiro povo ?
See Translation
Armando Tomas Fernando Fernando Assim está para me dizer que ele pode morer para para pais estar em paz?
See Translation
Nelson Junior Voces em Mocambique ainda nao se aperceberam de que esse Afonso tambem tem tanta culpa, e acima de tudo sofre de sindrome napoleonico e eh um ditador...
See Translation
El Patriota Desta vez nao alinho com o teu pensamento, bom Egidio. As cicatrizes de Zimpinga e Beira ainda estao por sarar... Ate amanha.
See Translation
Egidio Vaz Okay, tem razão. Talvez ficar calado e chorar em silêncio é melhor do que falar muito. Pode não ajudar tanto. Quando a zanga acabar voltaremos ao debater. Mas por favor, parem de atacar pessoas inocentes.
See Translation
Cossa Cossa Sou da opinião que as diferenças sejam resolvidas por via do diálogo. Não haja dúvidas, mas saibamos que garantias dadas pelo Governo à Renamo não são, de todo, assunto novo. Ninguém está para aqui a assustar DHL e sugiro que deixemos os homens de fato e gravata de lado (na cidade). É preciso que se faça um trabalho no sentido de garantir que as tais garantias sejam garantidas à letra. É onde deve residir o receio do homem. E enquanto isso, infelizmente, o navio vai a deriva
See Translation
Vilanculos Cláudio Vilanculos E.V. seja realista nas suas abordagens. Aki ninguém xta agitar o líder. Mas sim a ideia foi dele mesmo a fazer essas todas exigências. Nenhum dos facebookistas foi até onde xta o presidente Dlhakama pra coxexar com ele.
See Translation
Augusto Fernando Magaia Recordar o artigo, do Manuel de Araujo, o President Nyusi Pisca a direita e vira a esquerda
See Translation
Ematum X Tubarão Para os que insistem que Dhlakama deve aparecer antes de todos os pacotes legislativos serem aprovados quero dizer o seguinte:
Veio -me à memória a rendição do Chefe Apache Gerônimo.
O exército não conseguiu derrotar o Chefe Gerônimo que já só tinha 35guerreiros e arranjou um oficial que conhecia Gerônimo para negociar a paz.
Este oficial foi portador de um documento com as condições de rendição e conseguiu que Gerônimo descesse das montanhas e se entregasse.
O acordo nunca foi cumprido e vergonhosamente até os batedores Apaches que estavam nas fileiras do exército americano foram presos depois da rendição de Gerônimo juntamente com ele. O oficial que conseguiu a rendição foi colocado num local recôndito dos EUA para que não se lembrasse que um só homem tinha conseguido o que um exercício 10000 vezes superior aos guerreiros não tinha conseguido. Nunca atribuíram qualquer medalha ou condecoração a este oficial que morreu quase incógnito.
Os governos ou o poder, se preferirem, têm este hábito de não cumprir os acordos depois de conseguirem a assinatura da outra parte.
Os colaboracionistas, como os batedores apaches, também são imediatamente dispensáveis pelo que podem, como aqueles guerreiros, ser presos no momento seguinte...
A História ensina e é por isso que em Kiev os manifestantes não retiram as barricadas até novas eleições e obrigaram o parlamento a indultar os que participaram nas manifestações, soltar Julia, destituir o presidente e marcar eleições.
A Renamo Resistência Nacional Moçambicana tem de resistir à tentação de se desarmar antes de todos os pacotes legislativos terem sido aprovados no parlamento!
O único arrependimento conhecido de Gerônimo foi a sua rendição!
Por isso Egidio Vaz procura outra forma de escovar seus Boss.
See Translation
Egidio Vaz Você é um/a cobarde que se esconde atrás de nomes sem sentido. Eu não discuto com cobardes. A nãos er que tire esta mascara. Eu dou a cara pelas minhas ideias. E o/senhor/a?
See Translation
Ematum X Tubarão Opah! Só preste atençao no conteúdo, pois nao somos iguais... vc cultiva na cidade eu cultivo no mato mas quando vamos ao mercado público não olhe pela cara. Vai apreciando produto meu caro Egidio Vaz
See Translation
Ematum X Tubarão A cobardia esta no seu post, na tentativa de quer aparecer em público com ideias de missuassua. Só pode ser gajos daquela origem, porque quando estuda pouco tem sido problemáticos em viver de aparência. Mano Egidio Vaz por respeito a sua ideia é nula.
See Translation
Francisco Maingue Jose Muitos aqui fazem comentarios a favor da saida urgente de Dhlakama para o suposto dialogo sem garantias claras de seguranca. ate ai tudo bem, mas no dia da humilhacao todos estarao em suas casas conferindo toda vergonha pela TV e ele la sozinho sendo beliscado a vida.
See Translation
Neldo Langa Já que estamos nessa..... A carta a convidar o líder já foi enviado?
Sabemos que o PR tem dificuldades em enviar essas coisas ...
See Translation
Vitor Constantino falas..falas e nada dizes ..dizes ..logo que estão descartadas as provincias..pois ...e logo pelo proprio ..Dhlakama..!?.a culpa e de vozes como tu que querem protagonismo...porque sim ...
See Translation
Egidio Vaz EU sou formador de opinião. Esforço-me sempre para oferecer ao público alguma análise que valha a pena, seja para mudar de opiniao seja para fortalecer uma determinada opinião. Não ganho por isso. O meu ganho é ajudar as pessoas a pensar por si. Protagonismo não enche barriga e só luta por ele os imbecis e nescios, carentes e com baixa autoestima.
See Translation
Vitor Constantino ahhh,, opinion maker ...ahahhh..espetaculo...ainda bem que vozes de burro não chegam aos céus ...formador..ahhh..aiii Deus me defenda...
See Translation
Egidio Vaz Porquê você vem para aqui o caro Vitor Constantino? Vir insultar para depois desaparecer/Não julga que vale a pena deixar os que estao interessados em discutir com tempo para pensar?
See Translation
Vitor Constantino Não gosto de gente que vive a custa do cartão de partido ...aparece por convite não por mérito e opinião todos temos ...e parvos como tu e nome de que de quem falam que o Dhlakama descartou as provincias...estas a querer ..o que com esse teu pensamento...imbecil .
See Translation
Egidio Vaz Vitor Constantino gosta de pensar mal. Seja realista.Sofala, Manica, Tete, Zambezia e Nampula continuarao a ser governados pela Frelimo até 2019. Se existe algo que se pode fazer é trabalhar na constituição para que em 2019 quem ganhar as provincias merecer o governador lá. Se insistir na ideia de governar a força a guerra será inevitável. Eu é que não quero fazer-me de nabo. E nem quero alimentar ilusoes.
See Translation
Egidio Vaz Ebenezer Eben o povo deve ser dirigido. Com um lider longe do povo vai ser dificil tomar o poder. Sozinhos nao é possivel. Acabaremos mortos. Por isso insisto que Dhlakama deve estar aqui connsoco. É a melhor estraegia de segurança que podemos nós povo oferecer.
See Translation
Ebenezer Eben Hahahaha... Aqui conosco é melhor segurança!!
Kkkk...wena pah!!!
Boa noite pra ti tambem!
See Translation
Estevao Pangueia Egídio, a Renamo como segundo maior partido em Moçambique, numa situação pos conflito, deve aparecer com um projecto sério que irá apresentar ao seu povo, resultante da reflexão feita depois do impasse com o Governo, não basta agitação emocional de algumas pessoas que apoiam o seu líder, não, o país e o mundo estão atentos nisto. Vamos deixar utopias...
See Translation
Francisco Pacheco Chigogoro Se voce tem uma opiniao........e nao tem medo de expo la, entao prepare se para enfrentar um batalhao de ignorantes raivosos
See Translation
Egidio Vaz Kkkkk, estou habituado. Dentro de dias voltarão para me dar razão. Ilustre, o que estou a dizer é verdade e tenho conhecimento concreto. Qaunto Dhlakama saia de Santunjira nas vesperas das eleições, certos sectores da Renamo ficaram tristes e andaram a amedrontar colegas seus que foram busca-lo. Eu se e conheço-os. Um a um.
See Translation
Fernando Costa Permiram-me uma opinião que não é mais que um desabafo. Sinceramente eu por mais que pense não encontro uma forma de compromisso possível e blindado contra agendas ocultas de um lado e outro . E só um compromisso desse tipo será aceitável e viável na actual situação.
Sei que a Renamo e as FDS não podem continuar a bater-se desta forma porque arriscam a um dia destes perderem completamente o apoio do povo . É o sangue deste povo que se derrama na beira das estradas e nas matas. É um país adiado a caminhar para o abismo económico e social que reclama o fim deste conflito.
Precisamos todos de paz. Mas não acredito numa solução fácil de a encontrar face ao radicalismo instalado.
Encontrar mediadores capazes de garantir a segurança do líder da Renamo e aconselhar as partes sentadas na mesa, apenas será possível militarmente, com uma força armada internacional de interposição e com mediadores aceites de comum acordo no aspecto político. E claro em tomadas de decisão na própria AR.
Mas será que mesmo assim seria solução? não sei se antes não seria necessário que as agendas políticas sejam discutidas e aprovado um conjunto de medidas que satisfaçam as partes. Mesmo assim, sinceramente não sei.
Quase tenho receio de pensar que estamos num beco sem saída...
See Translation
Egidio Vaz Ilustre, nao estamos num beco sem saída. As pessoas é que insistem se encostar à parede e pensar que estamos num beco sem saida.
See Translation
Fernando Costa Eu sei que tem saída. acabo de percorrer o Niassa e Nampula de ponta a ponta por terra. cerca de 2000 km. encontrei em cada aldeia bandeiras dos 3 partidos principais, erguidas ao vento e junto delas irmãos a conversarem em paz. Se a paz dependesse deles eu teria a certeza que existe solução. infelizmente nós sabemos que os caminhos da paz e da guerra se definem em Maputo. . e eu cada dia gosto mais de estar lá onde a mocambicanidade não se discute...
See Translation
Francisco Pacheco Chigogoro Se voce tem uma opiniao........e nao tem medo de expo la, entao prepare se para enfrentar um batalhao de ignorantes raivosos
See Translation
Egidio Vaz Kkkk, esta foto é do ano passado. Dhlakama está mais abatido mais magro. Obrigado por partilhar a foto
See Translation
Macombe Hanga Mwenemutapa A coisa mais facil é comentar, falar e é pensar que sempre somos dono da verdade! dr. Egidio Vaz, se coloque no lugar de Dlhakama, antes de trazer seus devaneios! o seu texto é insipido e infeliz...!
See Translation
Dionisio Gil Com todo respeito ao Egidio.mais nao foi feliz. Melhor ir dormir ao invez de chamar pessoas de Mosoquistas ou parafilicas. Agora tou a ver que voce Egidio,ja tens outra tarefa que nao vais cosequir de satisfazer os seus patroes. Vai dormir e pensa um pouco.
See Translation
Prince Abraham Kkkkkkkk, mas voce Egidio... voce nao esta bem mesmo de cabeca. Estas patetices qui andas a escrever nao te merecem. Cerio pha, kkkkkk
See Translation
Egidio Vaz Você quer ver Dhlakama a morrer. Não o quer na cidade. Patetice é denunciar as intenções malevolas. Andar a pulverizar a ira popular e apelar a emoção nao é politica.
See Translation
Egidio Vaz Ebenezer Eben é possivel que tenham querido mata-lo. Mas também não estou bem seguro sobre o comando; de onde é que ele teria vindo.
See Translation
Egidio Vaz Ebenezer Eben é também importante lembrar que ele esteve à premio por 16 anos. Caçaram-no com até avioes e bombardeamentos.
See Translation
Francisco Maingue Jose Mano Egidio, sera que teve promessas de qualquer comissao quando o matarem?
See Translation
Prince Abraham Ainda bem qui sabes Egidio qui a minha pulverizacao surte efeito porqui e racional. Mas a tua e dos cambadas seus nao pega e nunca pegou porqui sois patetas e preconceituosos traidores
See Translation
Egidio Vaz Francisco Maingue Jose, não sou pobre nem desemprego. Tenho profissão e gosto o que faço, incluindo escrever o que penso. Quantas pessoas viu beneficiar cargos de direção em função do que escrevem? Aponte nomes.
See Translation
Prince Abraham E so calcular o nr de pros e contras do teu post. Ai teras provas qui o povo ja nao cola em voces tolos lambe botas
See Translation
Egidio Vaz Prince Abraham, conhece-me desde quando? Diga a verdade. Eu estou na praça fazer 10 anos. E nas redes sociais há 15. A fazer mesma coisa. E conquistei meu espaço com profissionalismo.
See Translation
Muzungu Ndini Mano Egidio, um valor a mais sempre e' bem vindo mesmo tendo emprego e ganhando bem, so para lembrar que os piores praticantes de crimes de sequestros ,roubos, burlas e entre outos, sao pessoas de capacidades robustas de finanxas.
See Translation
Prince Abraham Egidio um individuo e bem conhecido pelas suas atitutes e personalidades alem do tempo de vida. No mundo existem muitos velhos ignoramtes
See Translation
Egidio Vaz Prince Abraham não sou velho ignorante e julgo que se quiser continuar a interagir comigo pare imediatamente com esta malcriadez.
See Translation
Prince Abraham Egidio entenda bem o portugues. EU nao disse qui voce e um velho ignorante. Simplismente generalizei a questao de antiguidade
See Translation
Amad Canda Como é possível confiar num homem que, em apenas dois meses, orquestra-te duas tentativas de assassinato?
Há razões mais do que suficientes para que haja desconfiaça.
See Translation
Prince Abraham Acho que drogam se no mesmo laboratorio com Juliao J Cumbane depois vao falando sozinhos e automolestando se psicologicamente. Dhl viveu momentos maos dificeis em 16 anos do que agora qui ha TVs e Internet para se divertir, tambem longe da poluicao, stress e correrias das cidades. E nao corre risco nenhum
See Translation
Egidio Vaz O Professor Julião João Cumbane e eu concordamos em certos valores comuns e discordamos em certos processos. Ele é da Frelimo eu não pertenço a nenhum partido Político. Ele não gosta de Dhlakama por aquilo que faz; eu respeito-o e acho que é interlocutor válido para a democracia; ele julga que o que está a acontecer é crime da Renamo eu julgo que é crise da reconciliação; nós concordamos na necessidade de restaurar a paz mas divergimos nos processos. Como vê, eu conheço o meu parceiro do debate. Alguns aqui não conhecem se quer Dhlakama ou a política por detrás da Renamo. Eu conheço-o tanto em pessoa como pelos livros. E ele me conhece também. Já privamos juntos. O que escrevo Dhlakama lê. Pode não concordar mas ele lê e respeita. E eu nunca perdi respeito a ele. E ele sabe que eu também o quero bem.
See Translation
Prince Abraham Egidio entao segundo a sua explicacao como dizes aqui, eu Prince com todo carinho apelo te para distanciar te em termos de argumentos e propostas aos assuntos qui mexem com a politica principalmente quando a questao em foco e Renamo/Dhlakama. Pois porqui do jeito qui interves e totamente parcial qui nao parece apartidario assim como falaste. E isto toca bastante com a sensibilidade da maioria qui a Ama este lider. Eu tambem nao sou menbro da Renamo mas apoio e simpatizo me a este partido e seu lider porqui e la onde reside a decencia e honestidade, acima de tudo solidariedade para com este povo sofrido.
Por favor contribua em outros aspectos da vida social excepto dossiers concernente a Renamo/Dhlakama. Combinado (!?)
See Translation
Henriques Luis Matsenguane Sera por ter sido o conselho de defesa a emitir o comunicado que Dlakama deve sair do esconderijo a convite do presidente que se deve confiar que desta vez é mesmo para negociar? Dom Singulane, Agostinho do Rosario convenceram ao mesmo Dlakama para sair das matas, viram o que aconteceu? Nem um tolo cometeria o mesmo erro. A verdade que seja dita. Bissopo escapou por triz. Nao sao sinais de perigo esses todos?
See Translation
Gildo Afonso Alguns intelectuais analistas, pensam que escrevem coisas que vão de acordo com a realidade/verdade. Porque se a guilhotina do Governo lhes contemplassem e salvos por sorte, aí saberiam o verdadeiro sentido da palavra "segurança & confiança" . Sei que todos querem aquela fama da palavra "analista".
Não precisa ser muito letrado para saber a solução dos problemas do nosso país, basta só vontade e seriedade por parte do governo e do seu partido.
O governo alimenta-se tanto da exclusão, intolerância... abrindo falhas na sua inteligência.
Senhores analistas/intelectuais, ajudem o governo a rever oa seus planos e que tragam soluções inofensivos para o povo e "pensar diferente", construção duma só Nação e direitos iguais...
Pelo menos nós os pobres campesinas e menos escolarizado que procuramos o refúgio no Malawi, já sabemos a mediocridade do nosso governo e seu partido.
See Translation
Antonio A. S. Kawaria Mais uma questão que julgo fundamental. O que o governo da Frelimo diz sobre a mediações proposta pela Renamo? O que o governo diz sobre o modelo de diálogo proposto pelo grupo de Lourenco de Rosário que é de integrar outras forcas políticas e a sociedade civil?
See Translation
Egidio Vaz Antes de falar da Frelimo pergunte a Renamo. A Renamo quer ser ela sozinha a negociar a Paz ou Guerra com o governo da Frelimo. Como tal, continuará assim.
See Translation
Antonio A. S. Kawaria E a Frelimo quer o contrário? A Frelimo tem a responsabilidade acrescida porque os seus líderes juraram à bandeira e CRM.
See Translation
Antonio A. S. Kawaria E penso que estamos acostumado de como as coisas funcionam lá. Quando há coincidência a bola se deixa com uma parte e a outra se cala. Portanto, e para este caso vale a pena exigirmos da Frelimo que jurou inclusão. O senhor Nyusi falou muito bonito no dia 15 de Janeiro de 2015.
See Translation
Egidio Vaz Hehehe, ele também nao quer isso. Quer negociar com Dhlakama e nao ha espaço para "inflitrados". Já imagina o que se busca.
See Translation
Estevao Pangueia Meus caros! Moçambique precisa de restabelecer a paz mais rápido possível, com estas ameaças do mundo actual, se nos encontram nestas condições, ficamos uma Síria...
See Translation
Homer Wolf Simplesmente recuso-me a acreditar que (as deliberacoes d)essa reuniao do Cons. Nac. Defesa e Seguranca tenham transformado o Egidionesse homem de tamanha fe'...
Parece o proprio Santo Egidio... eh eh eh
See Translation
Egidio Vaz Hehehhe, "solution journalism". Mano Homer Wolf. Já pensou no impacto paralisante dos vossos medos?
See Translation
Egidio Vaz Os partidários dizem que o governo nao é de confianca porque tentaram matar Dhlakama por tres vezes. E agora, como será?
See Translation
Homer Wolf Eu acho que nem e' preciso ser "partidario" para defender essa posicao. A logica e a realidade empirica ensinaram-nos isso...
Eu ainda me lembro do semblante de Dhlakama, todo feliz, emocionado e cheio confianca daquela vez em que os mediadores o foram buscar. Ele sim, estava de espirito aberto. Percebia-se. Para no dia seguinte acontecer aquela palhacada na Beira....
Achas mesmo que uma simples deliberacao do tal de CNDS - que ja' ninguem se lembrava que existia - vai convencer alguem assim de animo leve?
(Ah, so' pra ver: ate' Matsinhe esteve la por indicacao do PR... E' para esperar que novidade?... eh eh eh)
See Translation
Lenon Arnaldo Na sua óptica Dhlakama deve continuar no mato e a matar e pilhar bens de civis até a natureza tratar dele morrer por si, pois, as últimas imagens AMMD são muito más
See Translation
Lenon Arnaldo Fazes parte dos que estão a beber uma boa lite bem gelada enquanto o madala anda as pulgas/melgas em grutas
See Translation
Felix Tivane Problema simples não existe. Nyusi e Dhlakama já tiveram encontro e não teve efeitos desejáveis para a paz efectiva em Moz. Creio que a terceira força citada por Dr. Lourenço do Rosário é determinante para pôr-se fim a essa tremenda vergonha nacional. É interessante que parte dessa força consegue arrastar/instrumentalizar até académicos/pensadores com forte poder da análise a acreditar que juntar o NYu e o DHl é única via de sucesso à paz efectiva. Gente por que não mexer com as pessoas certas para alcançarmos a paz? Eu e você sabemos....sabemos muito bem quem são eles, o que pretendem e como alcança-los. Tem novela, bebida e igreja suficienta para acomodarmor-nos espiritualmente, francamente..
See Translation
Armando Tomas Fernando Fernando Meu caro egidio Vaz reconhece hoje foste infeliz no teu post, imagine no seu lugar,que alguém te tenta mais de duas vezes para te matar, ainda vai continuar confiar nesta pessoa?não acha mil vez morer por doenca ou picada de cobra do que vir entregar se ao seu inimigo, sem nenhuma garantia de seguranca, em nome de paz?
See Translation
Egidio Vaz " imagine no seu lugar,que alguém te tenta mais de duas vezes para te matar, ainda vai continuar confiar nesta pessoa?". E qual é a solução? Prefere terminar na guerra? É isso? Se o proprio ofendido já disse que está disponivel para negociar desde o momento que seja num lugar que se sinta seguro? E o CDS recomendou criar estas condiçoes de segurança. Afinal estou a inventar alguma coisa eu? Estou mesmo, do fundo do seu conração? As palavras que estoua citar do lider da Renamo sao mentira?
See Translation
Armando Tomas Fernando Fernando Se existe garantia de seguranca, cho que não há problema de dhlakama sair conversar com nuyssi, só que nuyssi pisca para esquerda, mas curva para direta, será que é mororista sério para viajar com ele?
See Translation
Calisto Cumbana Egídio Vaz está a confundir nos. Já não sabemos se é parcial ou imparcial ultimamente têm envergonhado os alfabetizados
See Translation
Egidio Vaz Ser imparcial é acordar toda a hora e falar mal do governo? Aqui eu exercito o pensamento independente. O que nao gosto mesmo é estar a repetir ideias lugubres e paralisantes. Quero andar, quero ver as coisas a andar. E andar a dizer que falta confiança não ajuda. Na falta da confiança, accionam-se os mecanismos assessorios. Nem isto os partidarios do facebook estao a fazer.
See Translation
Calisto Cumbana Bro é fácil para haver confiança basta mandar recuar todas as frentes militares postas pelo governo para que a renamo não se senta encurralada assim vai surgir o diálogo. Agora dizerem que querem dialogar meia volta insultam no extremam as posições humilham no sinceramente
See Translation
Felix Tivane Na algum momento precisamos de muita leitura e ou de maturidade política para perceber teoria dos beligerantes.
See Translation
Egidio Vaz A teoria dos beligerantes reside no poder. Existe um poder formal, o do governo e outro poder informal, que se pretende paralelo, o da Renamo. Neste momento, a Renamo comporta-se como um poder alternativo; nao é por acaso que uma reuniao entre as duas lideranças é chamada CIMEIRA pelos membros da Renamo. É esta ilusão do poder que se pretende preservar a custo do sangue inocente
See Translation
Felix Tivane Como moçambicano acredito em dias melhores para alguns e piores para outros....mas acima de tudo penso que devo ainda procurar admirar e questionar a minha exacerbada fé em Mudança...ceder é bom quando realmente procuramos mostrar aos outros que fizeram a escolha errada...
See Translation
Joze Macovane nao ha +papo...aprovem na AR ultimo chumbo ds gvrnadores....i o Djaka virä p a foto cm o PR
See Translation
Romeu J Maluleque Maluleque Quero cooperar com Egidio Vaz mas nao consigo...
Quero atribuir te nota 10 mas nao consigo...
Estou preso nas teias de un autentico dilema entre o confiar e nao confiar...
Sao raros os homens como Egidio Vaz destemidos...,sabendo que uma cobra mamba altamente mortifera, introduziu se no seu quarto, e ao cair da noite, entre no mesmo quarto para dormir, e as pessoas que viram a mamba agritarem cuidado,,,Vaz cuidado mamba....estas pessoas estarao agitar o Vaz para nao tirar uma soneca bem folgado no mesmo quarto?
Que pobre homem sou, de nao ser como o Vaz....
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ