História da semana:
Sou Manuel Martins, nasci e vivi com os meus pais ate aos 5 anos. O meu pai divorciou-se da minha mãe. Aos meus 6 anos de idades a minha mãe matricula-me na Escola Primaria de Ngangolo, Distrito de Nangade, provincia de Cabo Delgado, onde frequentei da 1ª a 5ª classe. Depois a minha mãe matriculou-me na Escola Secundaria de Nangade, que dista 60 km da minha aldeia
Frequentei da 6ª a 10ª classe, mais quando estive fazer setima classe mudei da casa da minha mãe para casa do meu pai. Durante a semana de aulas estava no internato, mas quando chegava fim-de-semana ia para casa. Quando pedia dinheiro ao meu pai para voltar a Escola, ele dizia: NAO TENHO DINHEIRO.
Ía a casa minha mãe informar a situacao, ela dava-me dinheiro para transporte a Escola, e foi assim ate que conclui 10ª classe. informei o meu pai que quero estudar mais, e ele disse-me: MEU FILHO NAO TENHO DINHEIRO, COMO JA CONCLUIU A 10ª CLASSE PROCURA EMPREGO.
Nao fiquei sastisfeito com a resposta do meu pai, fui conversar com mama, quero estudar ate 12ª, minha mãe aceitou e financiou os estudos. Em 2006 conclui 12ª . Entre estes dois anos o meu pai nao mandou nenhum valor. Voltei para casa chamei de novo o meu pai sentamos informei que ja conclui e pedia dinheiro para ir levantar o meu Certificado, ele disse: NAO TENHO DINHEIRO. Logo fui ter com a minha mae.
Procurei emprego, mais nao deu certo. Fiquei em casa 3 anos. Em 2010 fiz exame da admissao da UP delegacao de Montepuez, passei. Nao deixei de ir informar o meu pai, na verdade desta vez deu certo, ele tirou dinheiro, fui fazer inscricao em 2011, comecei estudar o meu primeiro ano da Faculdade.
Em 2012 segundo ano, fiz primeiro semestre, chegou tempo de ferias fui para casa. Quando terminaram as ferias chamei o meu pai sentamos de novo eu disse-lhe estou para ir a Faculdade. Ele disse-me:
NAO TENHO DIHEIRO PARA FAZER ESTUDAR, NENHUMA QUINHENTE, VAI PARA MONTEPUEZ BUSCAR TUAS COISAS E VOLTA PARA CASA, DISISTIR, JA FALEI, Levantou-se e foi embora. Fui informar a minha mãe. Ela tirou dinheiro e viajei para Montepuez matriculei comecei estudar segundo semestre do segundo ano.
Quando chegou fim do ano, fui passar as ferias em casa da minha mãe, nao fui a casa do meu pai lhe visitar. Acabaram as férias, a mamã tirou dinheiro dela e viajei a Montepuez, matriculei, assim estou fazer Terceiro ano e quem paga é minha mãe e ela nao trabalha.
Amigos como devo lidar com este pai?
O que devo fazer para mudar as atitudes dele?
Peço a vossa ajuda.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ