terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Eu, os DJ e a questão da auto-estima.

Vakitheeeeee

Este assunto que inicio hoje, muito complexo. Mexe com muitas pessoas e instituições e ao mesmo tempo cria a sensação de inoportunidade sempre que pretendemos abordá-lo ou até ficamos com o receio de não sermos devidamente percebidos. Entretanto, no relatim do nosso silêncio, me parece, a coisa ganha contornos que roçam a nossa soberania cultural, se esta expressão for aceite, aqui neste fórum , sendo a melhor que retrata aminha opinião sobre o assunto.
Vamos a esta primeira abordagem.
Meus amigos, DJ's, hoje vocês serão o meu alvo, no bom sentido, claro.
Como se sentem, no quadro da auto-estima, quando ao terminarem um trabalho, Iniciado dia anterior, constatam que do total das músicas que tocaram, numa festa de moçambicanos e em Moçambique, por assim dizer, 90% são angolanas, 5% moçambicanas e 5 % do resto do mundo?
E esses meus colegas, Humberto Luis, Neyma Alfredo, Mr. Bau, Liza James, Julia Duarte, Liloca, Didácia, Zico da Silva, Stewart Sukuma, Ta Basil, Xidiminguana, Valdemiro José, Mingas, Djakas, Mussodji, Aniano Tamele e muitos outros, ainda na podem, só eles, fazer, no mínimo 50% do evento,com tanto trabalho de alta qualidade que tem feito?
Mesmo durante a refeição, quando não se pretenda contratar malta "nós outros" para fazer musica ambiente ao vivo, não se pode evitar os meus ídolos George Benson, Eral Klugh, Kirk Whalum, Kenng G e muitos outros e passar-se a tocar os conceituados Jazzistas made in Moz( Jimmy Dluldu, Moreira Chonguiça, Ivan Mazuze, João Cabral, Carlitos Gove, Zoko Dimande, Orlando Venhereque, Isabel Novela e Muitos outros)? Qual afinal o problema? Bem bem bem, como dizem os mais velhos, I Mhaka Mune?
Colegas DJ, não nos está a faltar auto-estima aqui?
Por favor não se ofendam e se quiserem conversar venham sem pedras na mão porque só sugerí uma conversa alargada a outros amigos do FB.
Mais, não se refiram aqui aos promotores de espectáculos e fazedores de rádio e televisão, sobre quem dedicaremos post específico, nos próximos dias pois, entendo que cada um tem a sua responsabilidade nisto.
Bom dia e boa semana tipicamente moçambicana para todos.
Assim em voz muito baixinha: alguém Ja esteve em Angola e se lembra de ter ouvido uma música, uma só moçambicana e a ser dançada quase que de forma doida pelos nossos irmãos de lá? Responde baixinho, muito baixinho mesmo para não te ofenderes a ti mesmo amigo.
Acho que : o jazz, afrojazz, Marrabenta, pandza, dzocuta, quizomba, hip hop e vuku vukus que nos vukam a todos, feitos por músicos locais, já são em qualidade e quantidade suficientes para que os Djs nos passem a brindar com festas só MOZ, só e só MOZ.
Será necessário um Decreto para isso?

Olá Fred Jossias, tudo bem mano! Vai algum beef? Sim, desde que seja bem passado. Grande abraço jovem.
Vakitheeeee
30 people like this.
Comments
Manish Cantilal Mas dj toca aquilo k o povo ker ouvir... 
smile emoticon
. 2000-2008 90% de musica tocada era mocambicana.
Filimao Suaze Manish, o povo quer ouvir? Porquê é que quer ouvir? Porque ouviu antes e gostou. E quem tocou antes p o povo ouvir pela primeira vez?
Mário Manhiça Eish, Tiko 15!
O que mais me surpreende é que se pedes uma música moçambicana numa festa o Dj leva muito tempo a procura do que uma estrangeira. Está mesmo difícil
Fernando Jorge Francisco Cumbana certo Suaze.Continuamos com a mania de que tudo o que vem de fora è bom
Emerson Guilande Boa e oportuna reflexão caríssimo Filimao Suaze, como bem perguntaste "I MAKHA MUNE?" 
Se pudesse solicitava os préstimos de um certo grupo, que não posso mencionar o nome, para fazer uma lavagem cerebral nos moçambicanos para perceberem que "MADE IN MOZAMBIQUE" é MANINGUE NICE e vale não só a pena, a galinha inteira também.
Filimao Suaze Emerson Guilande, faz como achar melhor, faça share ou convide-os para virem aqui conversar. No final, sairemos todos a ganhar, ainda que não nos entendamos, da nossa guerra civilizada de palavras, uns aprenderão dos outros ainda que nao o confessem aqui publicamente. do it bro.
Leonel Vasco Concordo...está na altura das nossas consciências admitirem a qualidade da música nacional e parar de se iludir com a música feita além fronteiras...a falta de qualidade é algo ultrapassado...que se promova e se assista os espetáculos 100% moçambicanos de modo a compensarmos os esforços destes grandes artistas...
Pitcho Duvane Apoio e quer concordar com a reflexão do Filimao Suaze , o que se passa mesmo!?
Jorge Manuel Cossa Grande Filimao Suaze.pela segunda vez sou obrigado a não concordar consigo.um Dj é um elemento singular,que na minha óptica rege se por princípios próprios.Acho que primeiro deveria se questionar como certa estação de rádio localizada em Maputo não mete nem nunca meteu na sua programação MÚSICA MOÇAMBICANA,mesmo está ter sido credenciada pelo governo para o exercício de actividade no PAÍS. nb.A música moçambicana sempre foi de Boa qualidade desde sempre. (Caro Suaze);Aguardo sua reação.
Emerson Guilande Não concordo consigo Caríssimo Jorge Manuel Cossa, o Dj apesar de ser um elemento singular como o dizes, tem muito poder de influenciar as massas. Nestas rádios que dizes que nunca tocam músicas moçambicanas, são os Djs que fazem a selecção das músicas. Enfim, todos nós temos a nossa cota de responsabilidade pelo actual estágio da nossa cultura. Os tais que valorizam o de fora saem das nossas famílias.
3
21 hrsEdited
Jorge Manuel Cossa Onde se lê está deve se ler esta .
Filimao Suaze Caro Jorge Manuel Cossa, não leu o meu post com muita atenção. Eu disse, sobre os fazedores de radio e televisao, assim como sobre os promotores de espectáculos, eu abordaria em próximos posts. Sustentei tal posição, dizendo que para mim, cada um tem a sua responsabilidade neste assunto. Vai. Reler? Obrigado.
1
23 hrs
JoaoStelio Zitha Tema interresante temos d sugerir um grande debate em varios meios d comunicação incluindo no nosso Mozefo....
Eduardo Ponzole Olha Suaze, é lamentável o que esta acontecer em Moz....Vezes sem conta eu me pergunto se os Dj's de Moz tocam música Angolana como forma de ganhar espaço no mundo dos show's ou é mesmo falta de auto estima...sinceramente estamos a importar tudo...e não estamos a exportar nada....
Filimao Suaze EU adoro temas complexos como este e que colocam alguns em saia muito justa. Entram aqui, leem e depois dizem hiuuuuuu! Hoje está quente e bazam sem dizer nem A e nem B. Tem de ser assim manos, as vezes tenho de picar um pouco sobre coisas sérias porque, em algum momento, temos de ser sérios. neste assunto de hoje, digo-vos a nossa Soberania Cultural está sim em jogo . De vez em quando temos deixar as piadas e os nholwenes de lado e falarmos de coisas sérias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ