terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Em democracia todos temos direito á opinião

A MINHA HOMENAGEM DO ANO
Com o ano a terminar a minha homenagem de 2015 vai completa, para os trabalhadores e dirigentes da EDM. E justifico antes de choverem pedras.
Manter Moçambique iluminado, nas actuais condições da rede de transporte e distribuição, só é possível porque 24 horas por dia e noite, 365 dias ao ano, faça chuva ou sol, um enorme grupo de homens e mulheres dá o seu melhor pela empresa e pelos seus clientes nas 11 províncias, nos 150 distritos e em centenas de postos administrativos de Moçambique.
Tenho a completa consciência que com as limitações e condições das infra-estruturas, não é possível aos técnicos, fazerem muito mais.
Quem conhece a empresa sabe que tenho razão. Á muitos anos que as várias Administrações que passaram naquela casa, alertaram a quem de direito para a rotura eminente do sistema. A demanda de energia e o numero de consumidores, duplicou nos ultimos anos e as capacidades de transporte, transformacao e distribuicao sao quase as mesmas. Por motivos que acredito serem puramente financeiros, não foi possível investir em novas redes de transporte, nem reabilitar na totalidade as existentes. Mas a factores financeiros a empresa e os seus trabalhadores são alheios, porque a EDM depende a 100% da receita dos clientes, de financiamentos externos, e dos investimentos estatais. A tarifa de que resulta a receita, esteve 7 anos sem ser actualizada, os financiamentos externos sao cada dia mais dificeis de obter e os investimentos do Estado têm sido implementados á medida das possibilidades. Mesmo assim a energia chega hoje a praticamente todos os distritos do pais e nesse aspecto não era possível fazer mais que aquilo que foi feito.
Leio e ouço todos os dias inúmeras críticas á empresa vindas de todos os quadrantes. Em democracia todos temos direito á opinião mesmo quando falamos daquilo que não conhecemos. Aquilo com que não concordo é que essas críticas sejam dirigidas aos trabalhadores. Para mim eles são os menos culpados. Para mim eles são o mais valioso activo da empresa e sem o seu saber e esforço, estaríamos muito pior ainda. Para mim, eles são merecedores da minha consideração e homenagem.
Para todos aqueles que neste período de fim de ano, vão estar afastados das famílias em piquetes de rede, subestações e centrais, para que nós os outros possamos ter alegria nas nossas festas, vai o meu reconhecimento e o meu abraço.

Se não tivesse conferido a minha figura do ano ainda dava a distinção ao autor deste texto, Fernando Costa, pela coragem de ir contra a opinião popular e pela verticalidade na apreciação de quem se esforça. É claro que os cortes incomodam muito. Mas uma coisa que muitos de nós esquecemos é que uma boa parte dos problemas que serviços públicos como este enfrentam tem a ver com a pressão política para que abranjam cada vez mais gente. Isso não se consegue sem grandes percalços técnicos. Esquecemo-nos também que sentimos mais a sua falta não porque o produto não seja suficiente, mas mais porque as nossas necessidades aumentam com o produto...
24 comentários
Comments
Cachamba Amaral Pura verdade, eu como tu, sabemos o que os trabalhadores fazem para que o sistema funcione. Aplausos para ti e sobretudo para eles.
GostoResponder8 h
Diogo Teresa E a opniao dele. Passo 22h sem energia por vezes e dizem k estao a trabalhar?? Pode ser k sim? K se nao trabalhassem eu passasse 72h sem ela.
Francisco Alvarenga Caro amigo! Não posso concordar contigo! Uma empresa que presta um serviço mede-se pela exacta medida do serviço que presta. Não tenho dúvidas, se tu o dizes, que os trabalhadores dão o seu melhor, mas o serviço é muito mau.
GostoResponder78 h
Fatucha Salgado Puxasaquismo a esta hora??? Enfermeiros, polícias, garçons...tbm estarão de serviço páh! Naaaaaa....concorreu pra PIOR empresa do ano isso sim!!! Maus serviços, mau atendimento ao público, má qualidade de energia, respostas pouco credíveis enfim....não concordo. Ponto.
GostoResponder67 hEditado
Fernando Costa Tu nao me conheces.. puxa saco?
GostoResponder3 h
Fatucha Salgado Por te conhecer é k achei estranho o post...
Alfredo Chambule É para isso que pagamos: para termos Moçambique iluminado e não numa situação de "blackout". Temos que chegar a uma situaçao em que se diga: o cliente tem razão. Eu não me importo em pagar mais, desde que me prestem um serviço de qualidade. Sempre queaumentam as tarifas não sou consultado - e nem quero ser consultado -, mas que me sirvam porque essa é a sua vocação. Este meu comentário é extensivo à Saúde, Educação, Estradas, Transportes, etc.
GostoResponder87 h
Hermen Pateguana Concordo: porque de fato a EDM tem trabalhado muito para alimentar todo o pais. Do rovuma ao maputo. Sempre que temos uma avaria, o trabalho da EDM e enorme. Dura horas, dias, semanas e meses ate que volte ao.normal. isso vemos todos os dias. Quando avariou a substacao da matola, os tecnicos trabalham sim e esse e o trabalho deles. 

Nao concordo: porque o senhor dizer uma parte do assunto. Olha apenas por um angulo. Por isso mesmo e triunfalista. Eu penso que sempre devemos olhar de diferemtes formas. Assim, ficamos a saber os nossos meritos e demeritos.
GostoResponder17 h
Alfredo Chambule Qual é a função da Polícia? Manter a ordem e segurança púlicas. Qual é a função do Exército? Defender a soberania do país. Qual é a função dos Médicos? Salvar vidas. É isto o que nos deve guiar. E se estas funções são exercidas sem mácula, não há nada de extraordinário. É como um aluno que passa de classe... É para isso que estuda!
GostoResponder77 h
Osvaldo Pessane Uma pergunta: 
Por que razão quando todo profissional cumpre seu dever a gente vê como se estivesse a fazer favor para nós?
GostoResponder46 h
Victor Carvalho Cheira-me a graxa, nunca vi ninguém no mundo a realçar alguém que é obrigação na sua profissão a prestação deste tipo de serviços a entregar aos clientes ao minuto, 24:00, 7D da semana e 365 dias do ano. Só porque os médico, bombeiro, pessoal de segurança e outros afins são em todo o mundo dos cidadãos tão ou muito mais importantes do que esses que tu mencionas-te, tens que os abobar e compreendo, enfim, mas desconfio e democraticamente, como tu dizes. Para ti Um Bom Ano, Próspero e Feliz
GostoResponder26 h
Fernando Costa Em democracia todos temos direito á opinião mesmo quando falamos daquilo que não conhecemos.
GostoResponder76 h
Hermen Pateguana Por isso mesmo a democracia e uma farca.
GostoResponder4 h
Antonio Gomes Por favor Fernando Costa, está em campanha?! Nao vê que o serviço é, realmente, MAU! Recolha a sua "democracia" e nao diga que os outros nao conhecem o que o Sr.conheçe por obbra e graça de quê e de quem? O País esteve em guerra vários anos...era o Smith, eram os sul-africanos e a renamo a ajudar, e, prepare-se porque a situacao da distribuicao de energia é séria, ao ponto de estarmos a entrar numa situacao bem pior do que aqueles anos, Saberá explicar-me porquê?!
GostoResponder3 h
Fernando Costa eu conheco a operacao diaria da edm á 22 anos.. o esforco sobre humano que estes homens fazem para manter em funcionamento mesmo mau uma rede obsoleta e com as cargas sempre acima da disponibilidade.. Estamos numa situacao muito má. Mas os trabalhadores da edm nao tem culpa e fazem das tripas coracao para que tudo funcione...
GostoResponder3 h
Fernando Costa A unica explicacao para a actual situacao é falta de investimento. E nao existe outra... Investimento esse que ja foi solicitado á muitos anos..
Alfredo Chambule Tem toda a razão, Fernando Costa!
GostoResponder6 h
Lorena Massarongo Sarcasmo!
GostoResponder15 h
Antonio Carlos Pinto Ferreira 100 % de acordo, Fernando Costa.
GostoResponder5 h
David Moiane Se não houve investimento na EDM então de quem é a culpa??? De nós os clientes??? Para aumentar a tarifa é preciso justificar com a qualidade dos serviços prestados,portanto não concordo consigo porque nós como clientes o que nos interessa no final é energia d qualidade onde vai buscar o dinheiro para investir não cabe a nós...Há 7 milhões para distribuir por cada distrito mas não há dinheiro para investir na EDM??? Há algo de errado nos nossos dirigentes...Chega de nos fazermos de cegos e defendermos coisas erradas...BASTA
GostoResponder5 h
Edgar Barroso É o trabalho deles. Dveriam fazer muito mais (Estado, dirigentes da empresa e os trabalhadores).
GostoResponder15 hEditado
Concordo. 
Roland Prinz von Anhalt De acordo e grato pelos 4 dias este ano sem corte de energia.
GostoResponder5 h
Germano Milagre Desde que me passastes essa informação comecei a ter um pouco de mais cuidado nas criticas. Dos trabalhadores posso até concordar ( não tenho conhecimento interno suficiente para poder avaliar ). Como consumidor não posso estar satisfeito. Acredito que a origem do falhanço que é a EDM ( apesar de todos os esforços que enúmerastes e que não tenho razão nem conhecimentos para duvidar ) posso sim criticar sobre algumas administrações da empresa. Quando se gasta mais do que é preciso tanto na compra de material como de outras compras e assim se diminui a capacidade financeira da empresa, quando alguns trabalhadores fazem "gatos" ( essa expressão é brasileira e indica lugações ilegais ) extra para porem algum nos bolsos para melhorarem a sua situação financeira isso mancha a empresa e faz com que ela tenha menos capacidade. Mas sobretudo critico muito mais a nível político, nos sucessivos ministros que passaram no ministério da tutela e do partido no poder. Aqui tem sido a GRANDE falha. Quem decidiu que todos os distritos tinham que estar ligados a rede ? Houve considerações económicas para isso ? Quando linhas são lançadas porque im dirigente tem lá uma casa mas não é um investimento lucrativo, de quem é a culpa ? Quando apesar dos avisos não se aumenta a capacidade geradora e distribuidora de quem é a culpa ? Então a minha conclusão é que apesar de corrupção dentro da EDM que existe e eu sei pk já assisti a vários casos, o grande cancro têm sem dúvida sido os sucessivos governos que sem escrúpulos não programaram o futuro convenientemente. E até aonde sei isto ainda vai piorar muito até melhorar, e o governo continua mais preocupado em equipar a UIR do que providenciar serviços necessários para o povo. Como a saúde a eletricidade hoje é um bem necessário. Não podemos sonhar em ter um hospital central em cada distrito e foi uma má decisão ( económicamente falando ) ligar todos os distritos há rede nacional da EDM. Cada local a ligar deveria ser analisado o mérito económico para a EDM e depois de a EDM estar financeiramente sólida e bem gerida então poderia haver com extremo cuidado um "crescimento social" ... Minha opinião. Mas acredito que muitos trabalhadores de facto dêem o litro para que tenhamos eletricidade a maior parte do tempo.
GostoResponder14 h
Antonio Gomes Meu Caro Fernando Costa, já tirei o chapeu muitas vezes à EDM e respeito o trabalho de muita gente na EDM, porém, faço-lhe o relato breve do que vivi dia 24 de Dezembro. Estive sem uma fase durante dois dias... Linha do cliente, deslocacoes ao parque da EDM, sem qualquer resultado...como resolvi?! Apresentaram-me esquemas e dizeram-me, textualmente, "boss sabe quanto é o JOB?!" Lamento profundamente que estas situacoes ocorram, mas hoje esta é a real situacao que vivemos no nosso País...Estado Capturado! Boas festas para todos...dia 31 de Dezembro, estaremos às escuras, conforme já nos anunciaram! Desculpe mas nao tenho razoes nenhumas para voltar a tirar o chapéu à EDM.
GostoResponder3 h
Silvestre Chiuone Malate Antonio Gomes, se me der as dicas tirar-lhe-e chapéu. Estou sem uma das fases desde o dia 24. Linha do cliente, essa é pior que alguns automobilistas de maputo quando lhes pedimos para entrar na faixa de rodagem. Você envelhece a espera de uma oportunidade para entrar (em linha, )!

Já que dizem que temos que bater palmas, aí estão. Não nos esqueçamos que todos os sectores do Estado têm limitações! Eu prefiro tirar chapéu aos trabalhadores que enfrentam o dilema dos meios, com o sistema de compensação precário mas que mesmo assim ....esses conhecemos!

Alguém dá exemplo?
GostoResponder2 h
Edinho Gil Gil Não concordo, esquece!
GostoResponder2 h
Eliha Bukeni Nao ha duvidas que o congelamento das tarifas estrangulou a capacidade de reinvestimento da empresa, porem, seria desonesto passar uma esponja para a sucessivas equipas de gestao danosa que passaram pela empresa nos ultimos 10 anos com praticas de outsourcing direccionadas ao saque dos parcos recursos da empresa. Vejamos que o sul do pais estara sob restos restricoes no abastecimento dd electricidade nos proximos 12 meses tudo porque a subestacao da Matola possui 2 transformadores, um dos quais de reserva. Avariou o primeiro e ligou-se o segundo. No lugar de mandar reparar o primeiro num custo de 1 milhao de USD, a administracao esperou que avariasse o segundo para depois decidir encomendar 1 novo e mandar reparar os 2 avariados. Tem esses gestores da EDM nocao de quantos milhoes de USD o pais vai perder em 12 meses devido a sua negligencia!
GostoResponder2 h
Niklas Lehmann Hahaha, pensas que vao-te tratar melhor no 2016???
GostoResponder1 h
Silvia Maria Henriques Boa.Foi para isso que o 25 de Abril existiu.Nao mais censura.
Talhada Ac Concordo plenamente e ainda digo a minha homenagem vai ao Eng. luis Amado que dia e noite trabalha para manter iluminado o pais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ