domingo, 1 de novembro de 2015

QUEM ASSESSORIA O ATENDIMENTO AOS FERIDOS EM COMBATE?

    QUESTÕES PARA A ORDEM DOS MÉDICOS DE MOÇAMBIQUE (OrMM) (3)
    O QUE É FEITO DOS FERIDOS DA POPULAÇÃO?
    Também não são reportados nem socorridos os feridos das populações onde ocorrem os confrontos. São na sua maioria camponeses empobrecidos por um Governo que pouca atenção presta à zona rural (basta ver o cada vez mais pequeno Orçamento para a produção agrícola, nem vale comparar com o apoio que era dado pelos colonos).
    Não são poucas as vítimas (feridos ou mortos) nesta parte da população, e são frequentes as noticias das violações e torturas perpetradas pelas FDS e UIR, além da destruição de casas de construção precária e bens como vingança, por acharem que apoiam os da Renamo.
    32 people like this.
    Comments
    Bruno Miguel Jorge É triste não há o que comentar
    Like3 hrs
    Like3 hrs
    Maria Do Carmo Manjate Triste realidade, as vezes tenho a impressao k estamos sendo governados por loucos, tarados atrasados mentais.
    Like2 hrs
    Carlos Cardoso Mal e trist !
    Like2 hrs
    Darlindo Carlos Lopes Barros O Povo só é lembrado no tempo das eleições,depois bem,despois já nada conta meu bom amigo.Seja feliz e tenha uma belissima noite
    Like11 hr
    QUESTÕES PARA A ORDEM DOS MÉDICOS DE MOÇAMBIQUE (OrMM) (2)
    O QUE É FEITO DOS FERIDOS DA RENAMO?
    Dissemos acima que a guerra era mais letal porque a Frelimo, estando no poder, nunca trouxe desses confrontos feridos da Renamo. Nem um sequer.
    O que o Governo da Frelimo faz com eles? 
    São Moçambicanos, se estão feridos têm tanto direito a tratamento como os da Frelimo.

    É mais um crime hediondo mata-los quando estão feridos e indefesos. As Convenções Internacionais são contra estes crimes de guerra.
    Talvez o melhor seja a Cruz Vermelha Internacional intervir, a Cruz Vermelha Nacional praticamente não existe e nunca se interessou pelos mortos e feridos em todas as guerras civis em que continuamente e perpetuamente Moçambique esta envolvida.
    21 people like this.
    Comments
    Manuel Cardoso Questão muito bem levantada. LEI INTERNACIONAL.
    Like25 hrs
    Nando Conceicao Frelimo X Renamo
    Like24 hrs
    Raúl Salomão Jamisse Para reflectir. ...
    Like4 hrs
    Ziko Yabodoka Interessante este levantamento...merece um debate sério.
    Like3 hrs
    Prince Abraham Renamo e uma guerrilha eles desde o tempo da Guerra pela democracia ja sabem como tratam dos seus feridos. Mas se e que tem havido feridos!!! Que pouco provavel senao os da FDS ja estariam a exibir e gabarem se com imagens nas TVs
    Like23 hrs
    Ali Juhute Grande tema para debater.
    Like2 hrsEdited
    José Nbeua Pertinente a questão. Os feridos e os mortos, acrescento eu e dos dois lados. Passa a ideia de uma guerra sem consequências,sem mortos. Sera que estamos perante uma guerra virtual de video-jogos?!
    Like2 hrs
    Marcos Cipriano Maulate A MNR-RENAMO, sempre fez passar imagem de que seus homens eram tal como RAMBO, isto e,imortais apenas os soldados do estado e que sofriam estes danos, ate o dia 25.09.15 em gondola ter ser visto a verdadeira face da MNR-RENAMO, que afinal de contas aqueles fulanos eram homens normais como qualquer um de nos, de RAMBO nada tinham.
    Like2 hrs
    Lasti Zaix como dizem o peixe morre pela boca
    Saimon Ynhasena Ynhasena aquilo nao foi guerra foi matar alguem num convivio normal

    News Feed

    QUESTÕES PARA A ORDEM DOS MÉDICOS DE MOÇAMBIQUE (OrMM) (1)
    QUEM ASSESSORIA O ATENDIMENTO AOS FERIDOS EM COMBATE?
    Tudo o que diz respeito a vida e saúde do Povo Moçambicano diz respeito à Ordem dos Médicos Moçambicanos e à Associação dos Médicos Moçambicanos, e agora também à recém-criada Ordem dos Enfermeiros.
    As decisões que o Governo tomar que afectem a vida e a saúde do Moçambicano têm que ter o aval destas organizações, com compromisso escrito após encontros de trabalho recebendo a assessoria destas organizações.
    O Governo iniciou mais uma guerra civil, com início em Sabe (Morrumbala, Zambézia) e em Satungira (Gorongoza, Sofala), os envolvidos são o Partido Frelimo e o Partido Renamo. Essa guerra entre estes Partidos tem sido mais letal porque um desses partidos Governa Moçambique, negando sistematicamente, até mesmo por fraudes, a possibilidade de partilha ou transferência democrática do poder para outros partidos.
    Tem sido sistemático neste Governo da Frelimo o desprezo por estas organizações da Saúde, resultando disso uma grande falta de atendimento de urgência às vítimas desta guerra civil, tornando a mortalidade dos Moçambicanos envolvidos muito mais alta. Para situações de tão alto risco de vida era necessário o acompanhamento de condições para o atendimento urgente dos feridos e com a possibilidade de intervenções cirúrgicas de urgência, além de condições para a rápida evacuação dos feridos.
    21 people like this.
    Comments
    Marcos Cipriano Maulate Pelo que se sabe a FRELIMO nao detentora de armas, mas sim renamo, que a luz da constituiçao da republica sobre a criacao de partidos politicos nao deveria possui-las, falas tanto da partilha do poder em moçambique, porque que nao diz o mesmo para o seu pais onde o PSD-CDS governa enquanto quem ganhou eleiçoes e PS que tem a maioria no parlamento....kikikik, nao vais conseguir nos desestabilizar mais como fizeste no passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ