Tem sido o hábito dos melhores restaurantes do Mundo, servir sopa aos seus clientes como aperitivo antes de servir a devida refeição!
Ora numa interpretação política, em relação "à sopa", queremos dizer que o conflito que opõe entre Governo e à Renamo, não terá a victória militar como a solução absoluta para alcançar a PAZ!
Mas neste momento estranhamos à decisão do Governo de recorrer à força para desarmar à Renamo, sabendo sistematicamente que não vai desarmar totalmente à Renamo por via da guerra, mas sim no fim ao cabo, terá que sentar numa mesa de negociações com a Renamo afim de alcançar à PAZ por via do diálogo e não da guerra!
A Promessa do General KHALAU, de derrotar os grupinhos insignificantes da Renamo dentro de algumas semanas porque julga contar com o "apoio de Dlhakama" este, que está fora do alcance das forças governamentais, não constitui uma promessa credível e nem constitui também novidade em relação aos conflitos similares que já se travaram neste país!
Nós pensamos que o General KHALAU é um militar com muita experiência, que não poderia enganar os seus superiores, prometendo varrer os homens residuais da a Renamo num instante como se tratasse, varrer uma teia de aranha!
O General deve encorajar aos seus superiores hierárquicos a optarem por uma solução política e não militar!...
O Governo ciente deque o presente conflito militar que está a promover, irá culminar com um acordo pacífico, então surge uma pergunta, porquê à guerra como aperitivo para alcançar à desarmação Renamo? Porquê não promover imediatamente um diálogo político-directo sem recorrer à guerra? Prazer de ver o jorrar de sangue inocente?
O PIMO, rejeita essa estratégia de recorrer à guerra como "A SOPA DA PAZ" porque essa sopa é confeccionada com a carne dos militares de ambas partes e dos civis inocentes e não com legumes! Que dificuldades teria o Governo para servir à PAZ aos moçambicanos sem recorrer a Guerra antes de sentar na mesa das negociações ?
Estão a morrer os nossos filhos nas Forças de Defesa e Segurança, assim como os que estão do lado da Renamo, somente para defender os interesses obscuros duma meia dúzia de pessoas e não dos interesses da Nação Moçambicana!
A Nação moçambicana, não autorizou o Governo do Presidente Nyusi, à recorrer ao exército republicano para dirimir conflitos políticos entre o Governo e a oposição!
A Nação moçambicana, ainda sente-se habilitada a promover e supervisionar o diálogo pacífico com a Renamo, com vista a criar um clima bastante atraente para a Renamo e os seus homens desarmarem-se voluntariamente e passarem à odear à violência para nunca mais! ...
A Nação Moçambicana deve condenar severamente ao Governo por crime de abuso ao poder estabelecido constitucionalmente no país, pois cada munição que está a ser disparado, num estado de direito e democrático, constitui um património dos contribuintes do imposto que assegura o orçamento geral, cujo o uso pelo governo depende da autorização dos outros órgãos independentes do mesmo Estado de Direito!
A Nação moçambicana, deve responsabilizar aos tutelares do poder do Estado para indemnizar o sangue e à vida aos familiares das vítimas deste macabro conflito, a partir do dinheiro dos seus bolsos e não do erário público, pois esta guerra não faz parte duma estratégia para a defesa dos interesses Superiores da Nação, mas sim à defesa dos interesses particulares da "MINORIA ESMAGADORA" que nem chegam a se confundir com a dimensão dos interesses partidários!
Esta é a distância que separa entre o discurso da tomada de posse do novo Chefe do Estado que garantia à PAZ genuína em relação a presente campanha de derrame do sangue dos cidadãos inocentes, que ultimamente desmente ao mesmo discurso!
Não há razão do próprio Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, rasgar o seu próprio discurso, que nutre tanta confiança aos moçambicanos sobre o seu carácter pacífico e humanista que lhe difere bastante do temperamento dos seus antecedentes Estadistas na Chefia da Nação!
O PIMO, continua a acreditar que o melhor ambiente para o diálogo sobre a PAZ, em Moçambique deve ser encontrado num clima de valorização mútua entre os intervenientes e condena qualquer estratégia de condicionar o início do diálogo num clima de humilhação entre as partes!
Quando um militar, falha uma missão de risco e de extrema confiança, a partir da sua chefia máxima, à única saída que tem é ser fuzilado!
No mínimo é demitir-se voluntariamente, pois já não merece confiança do Chefe e à sua manutenção no posto, compromete a imagem do Chefe!
Suponhamos que você recebeu ordens, para "limpar sarampo" ao Dlhakama, nas duas emboscadas e invasão à sua residência!
Por teres falhado, a regra militar é simplesmente o seu fuzilamento! Se fosse eu no lugar de qualquer Chefe Militar, já terias desaparecido para nunca mais, porque você traiu à minha confiança por falhar a tua missão e deixou marcas bastantes visíveis que permitem a opinião pública desmascarar o segredo que ti confiei e consequentemente, a minha imagem pública estaria compremetida com qualquer investigação séria sobre os crimes relacionadas às emboscadas!
Felizmente, parece que não é o que aconteceu no caso em debate, pois não há pronunciamentos oficiais de quem dignifica à Nação para evitar especulações!
Meu amigo, José Francisco Narciso, afaste-se dos métodos criminais que foram baptizadas como coragem de Estado para desarmar os homens da Renamo!
Você está a declarar publicamente que o ESTADO, rege-se pelas emboscadas terroristas contra os operadores das políticas ilegais fora da Constituição da República?
Gosto · Responder · 12 · há 16 horas
José Francisco Narciso Até na creche com crianças de pouca edade, estou seguro que dificilmente vão crer essa tua história Sr. JR Agogo. Assim que vai contar essa tua paranóia outro lado. Se é que os Bandidos Armados vivem melhor que todo o mundo, porqué que você não vai incorporar a essa boa vida lá na selva? Suponho que você não estará escrevendo desde as matas, verdade?
Se não é assim pois você és um hipócrita, animas os velhos dos bandidos armados de Afonso, para que sigam eternamente na selva, quando você goza dos seus plenos direitos na sociedade civilizada.
José Francisco Narciso Sr. Yá - Qub Sibindy, eu não creio que houve ordens concretas, de eliminar fisicamente o DIABO Afonso Sanguinário Dhlakama, que para mim não seria nada mal. Porque se as ordens fora essas, eu estou completamente seguro de que o Dhlakama seria hoje uma maldita história que Moçambique e os Moçambicanos tiveram que padecer. Eu creio que as ordens foram de presuação e nada de eliminar- lhe.
Amos Madjiruane Ja sao muitos como voce que desejaram a morte dele,blindades e avioes de guerra com armamentos pesados,bombas,bazucas,metralhadoras,Ak47,Mig.MG.pistolas,tanques de guerra ate mais de Bilhoes de meticais ja foram gastados pelo estado na tentativa de acabar com ele,mas mesmo assim nao conseguiram....muitos como voce tentaram mas foram mortos,outros rezaram pra Deus e Diabo mas mesmo assim nada... vejo que ele é poderoso,assim que Esta a pensar assim dele os seus dias ja estao quase a chegar, sua Criatura...Dlhakama é grande papa...ta???
José Francisco Narciso Pois amigo Amos Madjiruane, o Dhlakama os governará desde o inferno, como você diz que ele é imortal, já veremos até quando.
José Francisco Narciso Desarme total e completo, para um Moçambique livre das ameaças do Afonso Sanguinário Dhlakama. Se em mais de duas décadas o Dhlakama quis deixar apodrecendo os homens em cativeiro, quem me garante que não vai seguir com a sua malandrice?
Não atrapalhe Sr Yá - Qub, deixa as FDS fazerem o seu trabalho, que para isso estão. As Forças Armadas não negociam, simplesmente atuam. Enquanto os políticos siguem reunindo para as tascas, as FDS tem como obrigação cumprir e fazer cumprir a lei e ordem, contra todos aqueles que pretendem perturbar a paz e tranquilidade públicas. E os Bandidos Armados de Dhlakama não são excepção, isto deve ficar bem claro.
O desarme dos Dhlakamas já começou!
Rogerio Justino Comentar é Bom . mas sentir dor é outra coisa. Significa abrir matraca para nao cherar e nao contribuir em uma ideia.....
Zulficar Mahomed Opa, de novo este....
Mussa Baloz nao e facil com tu pensa snhr isso foi asinado no acordor da Paz que A Renamo vais manter as arma para seguranca do o lider de partido.
José Francisco Narciso Sr. Mussa Baloz, foi assinado no acordo de Roma, que o Dhlakama deve ter exército paralelo eternamente?
Tsala Muana Senhor Narciso a frelimo nunca vai alcancar o desarmamento a forca, hoje ve se uma renamo bem equipada a partir da propria frelimo o que aconteceu em murrumbala foi triste um pelotao quase aniquilado com todo poderio em termos do arsenal belico, deixaram no terreno.
José Francisco Narciso Sr. Tsala Muana, você estava presente lá, para conhecer o aniquilamento das nossas Forças de Defesa e Segurança do Estado? Cuidado com as intoxicações. Se os bandidos armados fora tão imortais como você pinta aqui, como é que estão apodrecendo no mato faz já 40 anos?
O desarme dos Dhlakamas já começou!
Tsala Muana O que deve saber mano Narciso a frelimo esta armar a Renamo nao existe nenhum desarme, nao se atenue com isso meu mais velho, e triste ver os miudos a chorarem como se fossem bebes.
Gulumba D. Mutemba Estamos cansados de merdas como estas do José Francisco,os homens da Renamo não serão nunca desarmados a força,não tentes nos enganar,não tentes nos atrapalhar. O país está nesse descalabro hoje por causa de merdas como estas,assim que comes as custas dos pobres pensas que a vida está um mar de rosas. Não é só a Renamo quem deve ser desarmada,a frelimo também. Só um parvo pode acreditar nas tuas merdas,os miúdos da fds estão a morrer muito nas matas. Podes me dizer porquê até hoje a frelimo não conseguiu acabar com a Renamo? Vai enganar aqueles miudinhos que estao nas fdm's,que não conseguem ver que esta guerra é mais política que nacional. Mesmo Machel que tinha testículos no lugar não conseguiu eliminar a Renamo,não é o kalau que menos consegue carregar a sua própria barriga vai conseguir.
Tsala Muana sr Narciso o desarmamento da renamo ja comecou pergunte ao homem de ancas na cara(Khalau) quantas armas ate hoje tem nas maos das FDS? E pergunte a Renamo quantas armas que a Frelimo entregou a renamo? Na Beira foi Stick agora a freladrao esta a pagar com juros.
José Francisco Narciso Isso é típico dos bandidos armados,Gulumba D. Mutemba, assim foi desarmado o vosso canalha Afonsinho, depois de tanto desprezar e insultar as nossas Forças de Defesa e Segurança do Estado Moçambicano, terminou demostrando ao mundo, o tal comando ou super- marines, não eram de verdade como tal. Deixam as nossas FDS, cumprir com a tarefa, que é de defender a Nação Moçambicana de todo tipo de terrorismo, incluido de Afonso Sanguinário Dhlakama também. Eles juraram defender a Pátria, incluso com a própria vida, chegando o caso.
Silu Ch Passei para informar que so faço gosto em palavras sábias...
Tsala Muana Sr Narciso com seus insultos ao Dlhakama , nao dissem nada porque ele nao vem os comentarios, os bandidos armados estao na frelimo, toda escumalha da frelimo sao ladroes, assassinos, pedofilos, sequestradores, mandantes de albinos, na cidade da beira as FDS oportunaram se aquilo nao foi desarmamento queriam assassinar o Messias ele como um de boa fe deixou as catorzinhas a passear as sua classe, e hoje a frelimo perdeu quantos homens? e quantas armas? Nao engana ninguem agora todo o mundo sabe que a frelimo ja perdeu terreno nao somos povos de 1980.
Jusubo Abdullah De Armando Deixa este senhor frelo com tomates furado ele brinca aos soldadinhos os leões da gorongosa estão aspera de mais efectivos para posterior aniquilamento.
Tsala Muana Amigos nao podem ser enganados ate hoje as FDS ja perderam a batalha em todas as frentes, eu nao sei se um dia malawi querer anexar mocambique vai conseguir nos nao temos forca capaz de lutar com simples catanas fogem, eles pensaram o que fizeram na Beira seria o mesmo que iam fazer em murrumbala, Gorngosa, Inhaminga, na historia das guerras do mundo nao existe nenhum exercito que desarmou o outro exercito atraves de guerra talves vamos beber a experiencia do Khalau como ficou um tempo na Russia.
Tsala Muana Deixem pagar quando a cabeca nao regula o corpo e que paga.
Iko Mendonca Engracado, quando um negro fica sem capacidade de estar sereno perante inumeras atrocidades se acha obra do satanas. Desde que comecaram as guerras,eles sempre foram feitas por homens despresiveis,homens sem espirito sem dom nem piedade,homens que trocam a barbaridade por troca de uma sopa quente ao cair da noite. Ha muitas coisas que nao sabemos, pois ai entra a segunda guerra a guerra do boato,rumores e desinformacao. Eu no meio de tudo isto nao sei quem diz a verdade. Se e o governo ou o povo que vive estas atrocidades.
Gulumba D. Mutemba Onde é que estão os filhos dos dirigentes,os filhos dos dinheirudos? Porquê só são os filhos dos pobres a morrer nesta pora da guerra? Gostaria de ver um familiar do kalau com arma para desarmar os guerrilheiros da Renamo.
JR Agogo Sr José Francisco Narciso Os homens armados da renamo sempre gosaram boa vida se nao fosse assim, eles teriam manifestado como madgerman fizeram, como os médicos fizeram, como muitos outros grupos de pessoas fizeram quando viram seus direitos violados.
Sabe-se que a vida militar nunca foi um banquete, pior ainda para estes que vivem no mato mas a maneira como os guerrilheiros da renamo comportaram durante os 16anos, os 20 anos mostram que eles tem um LÍDER certo.
Esses homens estão quase em todo Pais mas, não há relatos de disparos sem ordem mesmo perante uma provocação.
Nunca obteram algo de alguém a força mas, verificamos isso quase em todo lado onde a FIR e FADM tem passado.
Nemane Selemane Li muitos livros sobe utopia no frelimo um nos anos oitenta, ate acreditava no que contavam, mas o final de Mocambique rumou outro caminho. Hoje ja nao penso da mesma maneira de oitenta. Como Tal so vou acreditar se apresentarem a ultima arma e o seu dono.
Gulumba D. Mutemba 4 dias sem energia na minha zona,não há dinheiro para melhor a qualidade,mas há dinheiro para investir na guerra. Negros são mesmo obra do satanás.
Marcelino Voabil Em quanto o governo continuar fasendo segredos mortiferos, nos continuaremos do lado de quem luta para defender o povo!!
Agostinho Duarte No caso do ministro do interior por exemplo: para mim torna complicado, encontrarmos a paz, com aquele tipo de aposta a ataques contra as bases da RENAMO; em devidos momentos,fico sem perceber,se de facto este país tem presidente da República por dignidade! Aliás, os conselheiros que estao por ai espalhados para regular a tençao funcional dos governantes qual é a sua tarefa? Pensei que estariam ai como servidores do povo ao enves de servidor a um singular?
Agostinho Duarte Eu nao sei se o sr Francisco Narciso,garante segurança nas suas contribuiçoes neste ponto de encontro. Se eu conhesse ao sr,faria as seguintes perguntas: porque é que o sr nao tem paz no teu coraçao? Que difença existe entre voce, homens da RENAMO e os das FADM? Meu caro amigo,gostei imenso por teres aparecido neste ponto de encontro,mostraste que só oque tens demais no coraçao, é o diabo. Mas em todo o caso,voce nao é mau. Mesmo com comentarios sanguíneos,espero que um dia o nosso sr te ilumine e traga paz para o teu coraçao. Seja abonçoado;
Ju Almeida Sanguinario e akele.k rouba voto de eleiçao em eleiçao e provoca a guerra em Moç.
Felix V. Mondlane Morreu o meu amigo da infancia em defesa de interesse de algumas pessoas que nem chegam 50.
Abdul Latif Mussagi Eu também gostaria de ver o khalau a dirigir pessoalmente as operações.
Rui Armando Iapala Sr josé xtá confuntir o sanquenario e o homem de paz , o MESSIAS é homem de paz o povo ja confirmou com isso só os seu chefes de certeza é k sao sanquenarios incluindo a você mesmo xtás no grupo.
Edmo Cussaia Eu vejo k o presidente do pimo e' um homem de coragem agora, nunca pensei k chegasse ate nesse ponto mas agora viu a realidade k o povo ta' enfrentando, muita forca sr presidente do pimo se fosse k os outros partidos da oposicao tivessem ideias como essas tenho certeza k as coisa seria outras..
Ger Jaime Mario Iso e mas que,verdade...
Dino Akilis Boa hora k eu desmobilizei da enpresa da Frelimo.
Armando Tomas Fernando Fernando José Francisco, eu aposto contigo nunca vão conseguir disarmar a Renamo a forca, as fds,só vão entregar armas..
Julio Lacitela Yaaaa. Indemnizar os familiares dos mortos com fundos proprios. Valeu.
Jah Warrowarro Jose Francisco Narciso as Fadm, fir, uir, seja la uque for estao a morrer bem! E nos o povo vamos apoiar a renamo..
Rui Armando Iapala Esse khalau alguma vez ele vir ou ouviu k a querra termina com a querra.
António Nhamuxoco Manuel Manuel Eu agradeco sr Pimo porque só com as sua palavras na verdade passarem por um ouvido desses senhores responsáveis da Nação Moç podem valer a pena de serem seres racionais
Daí passarem a olhar que somos também humanos embora não temos autoridade de dar ordens
Temos direitos de
VIDA
SAÚDE
OPINIÕES
RESPEITO
DEMOCRACIA
sobretudo à PAZ
AS NOSSAS VIDAS NÃO SÃO AS VOSSA
POUPEM NOSSAS VIDAS SI VIERAM COM GANÂNCIA NOS LUGARES QUE ESTÃO NINGUÉM OS OBRIGA FICAR
VOLTEM DE VIERAM E.
Star Muamafeco Sr José Francisco Narciso definitivamente, o Sr. Não está bem. Aconselho-o a procurar um psiquiatra.
Silvestre Cambula Para os que aceitam participar nesta guerra, o resultado é este e maís que este.
Nando Mais si bindi em peso.
Calton Maluzane Epha ta mal.
Marrabenta Boss Zerleny falou e disse.
Silu Ch Triste cenário.
Lourenço Eugénio Tembenuca Fala-se tanto de PAZ, PAZ, PAZ......eu axo k as pessoas têm dificuldades em conceituar a palavra PAZ, tal vezes pur isso "ela" não é efectiva em moz.
Abdul Latif Mussagi A Renamo esta com armas desde 1992. Fez parte do acordo de paz no seu artigo 8 que a Renamo devia ter homens de guarnição para os seus altos dirigentes e não se especificou a quantidade. Desde 1992 até 2014 nunca se ouviram tiros dessas armas. Então a pergunta é: quem quer guerra e quem quer a paz. Não podemos ser hipócritas, onde damos sumo pela boca e uma navalha nas costas, como no filme de mata e reza de julian gema o cowboy. Aliás, o povo moçambicano de ontem já não é o mesmo de hoje em termos de ver e abordar os assuntos. Ir a igreja num dia rezar e prometer paz e no dia seguinte ouvirmos que soaram tiros já é dança sem ritmo. Informações sobre os acontecimentos em torno de guerra não declarada não dependemos apenas das tvm rm stv e outros órgãos que de antemão nada dizem de concreto. Hoje é fácil obter informações sobre os acontecimentos através de outros meios. Deixemos o orgulho e a arrogância de lado e nos rebaixemos perante a verdade. A paz é o que todos desejamos.
Hassan Osman Que Pena esta Falta de Bom Senso. Quantas GUERRILHAS que se passaram e outras ainda em curso, pelo mundo fora, e todas elas não tiveram Vencedor e todas terminaram só à Mesa de Conversações. E até é caso para questionar mesmo "a quem beneficia este Triste Clima no nosso País"? Diz-se que não é GUERRA, então o que é isto?.
Leonardo Sagura Sagura Eu acho que deveria presidente Nyusi ordenar fim dos ataques e ele mesmo dar passos significativos e publicos em direccao a PAZ. Acabar com supostas negociacoes secretas que ele mesmo disse estarem a correr algures neste pais. Pai mentiroso e desgraca para familia. Sr. Presidente.
Mussa Baloz ele ainda ta availiar e sendo enganado com um group mais tarde vai realizar que vala.pena sentar e dialogar para ter solucao concreta.
Tchalinho Jose Proença Falta de consciência.
Amos Madjiruane esta bebado khalau.
Diche Diche Então em uma vez viva renamo
Viva e vida dlhakama.
Osvaldo Tembe Meus irmãos eu acredito que ninguém aceitaria de livre vontade ir a guerra, não esqueçam que aqui em Moçambique para arrumar um emprego não fácil, agora os vão travar esses tiroteios são jovens moçambicanos que por falta de emprego e a opção acabam obedecendo essas ordens de enfrentar o irmão para o matar. Enquanto continuar militar tem obrigação de aceitar e obedecer as decisões dos seus superiores..
Prince Abraham Kkkkkk... desarmar teoricamente! Na pratica a Renamo Resistência Nacional Moçambicana esta sendo REARMADA ate com armas pesadas.
Mussa Baloz Iso que xta acontecer agora em murrumbala e a Renamo ja xta em posicisao dos arma pesadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
MTQ