quinta-feira, 23 de abril de 2015

DÍVIDA PÚBLICA MOÇAMBICANA ATINGE 20 MIL MILHÕES DE DÓLARES

DÍVIDA PÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ATINGE 20 MIL MILHÕES DE DÓLARES (PARTE II)
O quanto a família GUEBUZA contribui para essa dívida (versículo II)
"O ambicioso é capaz de tudo, vender a sua pátria por causa da sua ambição", Samora Moisés Machel.
Quando Samora cantava ditados comunistas como o de acima citado, era fácil virar-se para Karl Marx e aponta-lo como um diabo, mas Marx e Machel estavam correctos em alguns aspectos, não deveria existir ambiciosos e gananciosos no poder de um país africano.
Guebuza e sua família assaltaram, furtaram e contrabandearam o tesouro do estado.
Primeiro começou com seu projeto de Revolução Verde.
NB: Revolução verde: foi uma revolução na agricultura nos anos 70 e 80 onde foram introduzidos as maquinarias agrícolas, os fertilizantes químicos, os pesticidas químicos e muitos outros tipos de agrotóxicos para potencializar as áreas agrícolas. O sucesso dessa revolução foi devastadora porque culminou com a degradação dos solos e alto índice de poluição de água e do ar.
NB: a introdução de maquinarias agrícolas aumenta a compactação dos solos resultado do peso e da pressão das máquinas no solo.
NB: a compactação do solo culmina com a redução da porosidade do solo, elimina a microflora e a microfauna, aumenta baixa infiltração das águas no solo que em consequência provoca o escoamento superficial (conhecido comoo run off) das águas causando erosão hídrica.
No ocidente a revolução verde foi um fracasso porque até hoje os governos procuram recuperar as áreas degradadas por essa agricultura.
E nós queremos optar por degradar e depois recuperar o que vai gastar milhões de dólares e onde gasta-se milhões de dólares há quem enriquece de um dia para o outro enquanto o povo torna-se mais pobre.
NB: existe técnicas revolucionárias que são um sucesso atualmente na agricultura que deveria ser implementado ao invés da revolução verde. Tais como: o plantio directo, lavoura mínima, aplicação de fertilizantes orgânicos, controlo biológico, policultura, etc...
Mas nosso GUEBUZA amava investir em projectos inviáveis, não sustentáveis só para tirar dinheiro do estado e depois dizer que o projeto não tinha pernas para andar. A título exemplo temos a revolução verde, a hidroelétrica de Mpanda Nkhuwa, EMATUM. Que serviram de trampolim para roubar o erário público e dividir com sua família de corruptos.
Seus filhos viviam em Maputo e trabalhavam na Beira e Tete, entravam as 7h30 e largavam 15h30. Quem pagava as passagens tão altas dos vôos da LAM e por cima na classe executiva?
Quem pagava todos aqueles milhares de dólares diários aos 6 helicópteros alugados para os comícios absurdos de GUEBUZA nos 128 distritos de Moçambique? O estado em 10 anos não conseguiu comprar helicópteros mas conseguiu alugar por 10 mil dólares por hora cada helicóptero? Quantas horas leva só para esses 6 helicópteros sair de Maputo a Cabo delgado? Nosso dinheiro mais uma vez usado para fins individuais.
Qual era mesmo o salário de GUEBUZA? Nessas perguntas quero respostas de vocês meus caros confrades.
Escrito Por: Vladimir Cistac Guepatos
PS: não perca a parte Parte II, versículo III
  • 8 people like this.
  • Tomas Humbe O sr.guebuza era uma pedra de sapato para os mocambicano,esse madala consiguiu nus embluriar em 10 anos coajuvado com g-40,espero k haja justica.
  • DÍVIDA PÚBLICA MOÇAMBICANA ATINGE 20 MIL MILHÕES DE DÓLARES (PARTE I)
    No ano passado o governo através do ministro das finanças Manuel Chang, veio a público informar que a dívida pública de Moçambique era de 6, 8 mil milhões (bilhões) de dólares, superando o recorde atingido em 1998 que era de 6 mil milhões de dólares.
    O informe do tesouro nacional é falso e absurdo, visto que não engloba dívidas contraídas no período de 2007-2013 e indo mais além, o informe apenas menciona os valores contraídos e não adiciona os juros que são bem altos.
    A dívida apenas contraída para a construção da circular de Maputo e da ponte Katembe-Maputo num valor de 2 mil milhões de dólares sem contabilizar os juros e, taxas de capitalização e de atualização.
    Os juros estão taxados em 5% em 50 anos e as taxas de actualização e capitalização 6% e 7% respectivamente. Essas taxas são altas devido o empréstimo de risco que os credores estão submetidos visto que Moçambique é um país instável e com fraco desenvolvimento econômico (Moçambique a uma década atrás teve o perdão das suas dívidas, o que suscita receio aos financiadores)
    Não é de hoje que o governo vem falsificado informes e relatórios, a EMATUM, A CIRCULAR DE MAPUTO, A PONTE KATEMBE, AS AUTOESTRADAS, A ENH, AS LINHAS FÉRREAS E OS PORTOS, A PONTE KASSUENDE EM TETE, A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, O ESTADIO DO ZIMPETO, AS AERONAVES MILITARES, O JACTO PRESIDENCIAL, A REVOLUÇÃO VERDE, AS ESTRADAS, OS CENTROS DE INSPEÇÃO DE VEÍCULOS, CAHORA BASSA, A GUERRA DE SANTUNGIRA entre muitas e outras coisas.
    Documentos e contratos assinados foram encontrados pela administração Nyusi e revelam que o estado moçambicano encontra-se esburacado e falido e medidas de austeridade deverão ser tomadas antes de uma crise profunda.
    Medidas tais como: o aumento dos impostos, corte de ordenados salariais, período de reforma alargado, período de mudança de carreiras e categorias alongadas.
    PS: BREVEMENTE PARTE II
    Jornal Verdade @Verdade Moçambique Mozambique Ministério das Finanças Manuel Chang Dívida Pública Assembleia da República Parlamento
    PDA.VERDADE.CO.MZ|BY EDITOR

Sem comentários:

Enviar um comentário

MTQ